14/07/2022
Há 3 décadas, desde que comecei a liderar e formar pessoas no ambiente profissional, tenho visto com bastante frequência pessoas presas em padrões, presas pelo medo e presas por muitos sofismas.
Esses padrões foram encruados em sua mente depois de anos de adestramento acadêmico e social. Já os medos foram consequência dessa linha de montagem, criando bloqueios imaginários e desperdiçando o talento de quem muito poderia colaborar com toda a sociedade.
A combinação desses dois medos cria um ambiente perfeito para o terceiro: a criação dos sofismas. Mas o que são os sofismas?
Sofisma é argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, mas que, no final do dia, não passa de uma mentira.
Muitos sofismas se apresentam com uma aparência ética, moral, ideológica e até religiosa oriunda de teologias repletas de segundas intenções. Como são sutis, descem redondo e, por isso, têm o poder de te sabotar por muitos anos sem que você perceba. Uma vez este vírus instalado em seu hardware, ele se esconde e f**a ali por anos.
Alguns exemplos de sofismas:
* Ganhar dinheiro é pecado;
* Empresário é tudo ladrão malvadão;
* Pra ter sucesso, tem que fazer algo errado;
* A pobreza é uma virtude;
* Quem nasce pobre morre pobre;
* Melhor pingar do que secar;
* Mais 1 pássaro na mão do que 2 voando;
* Trabalhar é odioso;
* Para progredir é preciso abandonar a família.
Esses sofismas, uma vez adotados por um indivíduo, ainda que inconscientemente, produz hesitação, dúvida, medo, culpa e tantos outros bloqueios que limitam o talento, a coragem e a iniciativa.
Os padrões, medos e sofismas precisam ser reeditados e, em seu lugar, você precisa ser retreinado para aprender a ser livre e exercer todo o seu potencial, identidade, a fim de cumprir sua missão é propósito em sua curta passagem por este Planeta.
Sem isso, assume-se o risco de vagar por sua existência como um mero pagador de contas e alguém que se permitiu ser enganado pelos sofismas, viveu dentro da gaiola dos padrões do sistema e cheio de medos que lhe impedirão de ser você mesmo.