Paróquia de Russas

Paróquia de Russas Página da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - https://www.facebook.com/paroquia.russas

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (29/01)Para uma planta crescer e dar frutos, é necessário que seja semeada em um terreno fértil...
29/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (29/01)

Para uma planta crescer e dar frutos, é necessário que seja semeada em um terreno fértil, cuidada, viver o tempo de espera até a colheita e, assim, produzir muitos e bons frutos.Cada um de nós tem sua história, seu jeito, suas vivências e, é claro, possui um terreno do coração diferente dos outros.

Mas, com consciência, podemos cuidar e aperfeiçoar esse terreno, adubá-lo, prepará-lo e arrancar as ervas daninhas. Assim, quando a semente for plantada e a chuva vier, a planta crescerá e dará bons e abundantes frutos, que nos conduzirão a viver segundo a vontade de Deus, que sempre tem a melhor semente para plantar em nós.Agora é hora de fazermos nossa parte para que os frutos do amor, da fraternidade, da justiça, da paz e da esperança cresçam a cada dia mais.

Para refletir:
Que tipo de solo é o meu coração? Como estou cuidando do meu terreno e das sementes já plantadas nele? Acolho e trato com alegria e esperança as novas sementes semeadas?

Tarciana Pereira, colaboradora do Núcleo Inaciano de Espiritualidade.

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (28/01)No evangelho de hoje, Jesus nos chama a atenção para fazer a vontade de Deus e viver em ...
28/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (28/01)

No evangelho de hoje, Jesus nos chama a atenção para fazer a vontade de Deus e viver em comunidade com nossos irmãos. Quando Jesus diz: “Pois quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”, ele não está rejeitando sua mãe nem a diminuindo, mas afirmando que a família vai além dos laços de sangue: ela é formada por aqueles que vivem de acordo com a vontade de Deus.

Refletindo sobre isso, somos chamados a perceber que a fé nos une como irmãos e irmãs em Cristo e nos convida a refletir se realmente estamos fazendo a vontade de Deus em nossas vidas, carregando nossas cruzes e ajudando nossos irmãos. Afinal, pertencer a essa família é uma graça, mas também uma responsabilidade de testemunho.

Ana Clara, agente pastoral.

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (27/01)Queridos irmãos e irmãs, o evangelho nos traz um episódio de grande tensão: Jesus é acus...
27/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (27/01)

Queridos irmãos e irmãs, o evangelho nos traz um episódio de grande tensão: Jesus é acusado de estar possuído por Belzebu, mas Ele responde mostrando que um reino dividido não pode subsistir. Jesus nos alerta sobre o perigo de não reconhecer a ação do Espírito Santo e de viver em divisão.

O evangelho nos chama à unidade e ao discernimento. Em nossas comunidades, somos muitas vezes tentados a julgar, criticar ou dividir. No entanto, o Reino de Deus é construído na comunhão, no diálogo e na confiança mútua. Precisamos abrir nossos olhos para reconhecer as obras do Espírito Santo na simplicidade do dia a dia e trabalhar juntos para superar as divisões que enfraquecem nossa missão.

Para rezar:
Senhor, dá-me um coração humilde e sábio, capaz de discernir tua presença em minha vida e em minha comunidade. Que possamos trabalhar pela unidade e pela paz, fortalecendo os laços de amor que nos unem como irmãos.

Fernanda Celi, catequista.

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (26/01)No evangelho de hoje, vemos o mesmo Espírito que conduziu Jesus pelo deserto, direcioná-...
26/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (26/01)

No evangelho de hoje, vemos o mesmo Espírito que conduziu Jesus pelo deserto, direcioná-lo para ser presença inspiradora e comprometida em favor dos últimos, dos mais pobres e marginalizados. Na Sinagoga de Nazaré, após proferir as palavras do Profeta Isaías, Ele apresenta sua missão: resgatar a vida dos últimos para torná-la mais sadia, mais digna e mais humana.

A profecia proclamada concretiza o grande desejo do povo de Israel, o cumprimento das promessas do Antigo Testamento: “Deus visita seu povo, a fim de restituir-lhe a dignidade e a alegria de viver.”. Entretanto, apesar de entusiasmados com tudo que foi escutado, poucos acreditaram e muitos se escandalizaram com que viram e ouviram. Era difícil acreditar no carpinteiro que se transformara no Messias.

Ainda hoje, mesmo após dois milênios, as barreiras do preconceito, da intolerância e do fanatismo religioso seguem impedindo o reconhecimento do Sagrado. Muitos não compreendem que o conceito Divino não se encontra escondido nos ritos, nas normas ou nos sacrifícios penitenciais. Deus se manifesta na prática das bem-aventuranças, se humanizando nos pequenos e excluídos da sociedade.

Peçamos ao Criador a graça de correspondermos ao seu amor, para que assim, sejamos colaboradores do seu Reino, cuidando de todas as suas criaturas. Peçamos também, ao Espírito Santo, que nos conduza pelos horizontes desta vida e que, assim como foi Jesus, sejamos Sua morada acolhedora.

Sâmea Michelle, agente pastoral.

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (25/01)Hoje a liturgia nos trás a festa da Conversão de São Paulo, a história de Paulo nos most...
25/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (25/01)

Hoje a liturgia nos trás a festa da Conversão de São Paulo, a história de Paulo nos mostra que ninguém está além do alcance da graça de Deus. Mesmo aqueles que se opõem fervorosamente ao evangelho podem ser transformados.

A conversão de São Paulo nos desafia a refletir sobre nosso próprio encontro com Deus e como podemos permitir que Sua graça transforme nossas vidas e direcione nosso propósito. A luz do evangelho de hoje na qual somos convidados a "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”.

Jesus nos chama para compartilhar o evangelho, a boa nova de salvação, com todos. Não é uma tarefa limitada a um grupo específico de pessoas, mas um chamado universal. Ele também promete que aqueles que crerem serão acompanhados por sinais miraculosos, mostrando o poder de Deus em ação.

Peçamos a graça, à luz do evangelho e da conversão de São Paulo à nos desafia a refletir sobre nossos próprio encontro pessoal com Deus e com os irmãos e irmãs, que possando ser sensíveis ao sinais que Deus coloca em nossas vidas.

Neto Guimarães, Ministro Extraordinário da Palavra.

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (24/01)Neste evangelho Jesus sobe ao monte para concretizar esta Nova Aliança. Vale lembrar que...
24/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (24/01)

Neste evangelho Jesus sobe ao monte para concretizar esta Nova Aliança. Vale lembrar que a Antiga Aliança também foi selada com Moisés num monte. Monte é lugar de encontro com Deus, lugar de desafios. Hoje, Jesus sobe ao monte e lá ele chama quem ele quis. Chamar quem ele quiser signif**a a sua liberdade de escolha não mais atrelada a poderes humanos. Ele rompe com uma tradição de dependência e age livremente, submetido apenas à vontade do Pai. Dentre todos os que ele chamou, doze foram escolhidos.

Jesus chamou os discípulos para f**ar com ele, isto é, para formá-los e, em seguida, enviá-los para a missão. A missão consistia em pregar, isto é, ensinar o que aprenderam com Jesus e expulsar demônios com autoridade. Demônio é tudo aquilo que ameaça a vida, que prejudica as pessoas, que causa a morte. Para eliminar tudo isso é preciso autoridade, isto é, firmeza, coragem, perseverança.

Jesus os prepara para isso. Como diz o provérbio popular: "Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos". Todos estavam capacitados para exercer com autoridade a missão e expulsar os espíritos maus, os demônios. Porém, nem todos usaram essa capacidade e autoridade para fazer o bem. Hoje não é diferente. Quantos são os que foram capacitados para a missão, mas que usam aquilo que aprenderam em benefício próprio, traindo Jesus com comportamentos que desagradam a Deus!

Se quisermos que a Aliança que Jesus fez conosco permaneça firme em nossos corações, devemos nos empenhar em fazer a nossa parte, cumprindo a missão a que fomos chamados, colocando em prática os seus ensinamentos e nos empenhando em prol da vida. Assim "Deus nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas" (SI 84).

Alan Paiva, Ministro da Palavra.

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (23/01)O Cristo Senhor oferece um caminho intenso para a transformação interior. Muitas vezes, ...
23/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (23/01)

O Cristo Senhor oferece um caminho intenso para a transformação interior. Muitas vezes, buscamos a presença de Deus para resolver problemas imediatos ou externos, mas a verdadeira cura que Ele oferece acontece no coração, transformando nossas vidas de dentro para fora.

Quando os espíritos maus reconhecem Jesus como o Filho de Deus, nos revela que, mesmo as forças do mal, são subjugadas pela autoridade e poder de Cristo. Isso nos lembra que, embora o mal ainda esteja presente no mundo, ele não tem poder sobre aqueles que estão com Jesus. Esse reconhecimento é uma reafirmação do poder de Cristo sobre toda a criação.

Jesus nos fala que é preciso discernir o tempo certo para revelar o que é mais profundo de nossa vocação ou missão. Às vezes, o silêncio e a espera são necessários para que o plano divino se cumpra plenamente, pois tudo é no tempo d'Ele.

PARA REFLETIR:
Estamos buscando Jesus apenas por interesse imediato ou estamos dispostos a reconhecer e acolher o poder transformador que Ele oferece? Como podemos viver com a certeza de que, mesmo diante das adversidades e das forças que se opõem ao bem, Jesus tem autoridade sobre tudo e todos?

PARA ORAR:
Senhor Jesus, ensina-me a confiar no Teu tempo, a discernir Tua vontade e a viver com obediência e gratidão. Que minha busca por Ti seja pela transformação interior e não apenas por alívio imediato. Em Teu nome, assim seja!

Kauan Maciel, agente pastoral.

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (22/01)O evangelho de hoje nos ajuda a compreender as prioridades de Jesus em seu ministério. A...
22/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (22/01)

O evangelho de hoje nos ajuda a compreender as prioridades de Jesus em seu ministério. A sinagoga é um lugar de oração, assim como as Igrejas são para os católicos. Justamente nesse ambiente, o Nazareno traz ao centro um homem com deficiência física (mão seca).

Ao dizer “levanta-te e f**a aqui no meio”, Jesus deixa claro que os pobres, excluídos, enfermos e desprezados devem ser o centro das atenções da comunidade para que possam ser acolhidos e cuidados. Diante de uma realidade religiosa que muitas vezes se perde em meio aos espetáculos, fanatismos e distorções teológicas, Cristo não nos deixa esquecer que a Boa Nova é para todos, sem distinção ou preconceitos.

Peçamos a Deus a graça de não ser duros de coração, mas discípulos que reconhecem seu amor transbordante, manifesto na vida de seu filho, Jesus. Que nossa fé e religiosidade nos permita romper paradigmas e ser instrumentos de cura, acolhimento e proteção integral à vida e dignidade das pessoas que estão ao nosso redor, especialmente os mais vulneráveis e esquecidos.

Natan Leão, colaborador do Núcleo Inaciano de Espiritualidade.

✨️Desde 2007, a data de 21 de janeiro é marcada pelo dia nacional do combate a intolerância religiosa, que nos lembra a ...
21/01/2025

✨️Desde 2007, a data de 21 de janeiro é marcada pelo dia nacional do combate a intolerância religiosa, que nos lembra a necessidade de respeitar a liberdade religiosa.

👐A intolerância religiosa é a prática de qualquer ofensa que ofenda a crença ou cultura religiosa do outro é um crime inafiançável e imprescritível,ela fere a liberdade de crença, um direito essencial humano e gera divisões na sociedade.

💙 Papa Francisco nos ensina a formar nossas comunidades para o diálogo inter-religioso a acolhida e empatia. Sejamos portadores e semeadores de compreensão, respeito e empatia com as pessoas que pensam, veneram e cultuam a Deus de forma diferente que a nossa, pois assim, espelharemos a misericórdia e bondade do Pai, que faz nascer o sol para todos e envia as chuvas também com generosidade para todos os seus filhos.

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (21/01)Essa passagem nos convida a refletir sobre a verdadeira essência das leis e tradições re...
21/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (21/01)

Essa passagem nos convida a refletir sobre a verdadeira essência das leis e tradições religiosas. Jesus nos ensina que elas existem para servir ao bem das pessoas, promovendo a vida, a dignidade e o amor, e não como um peso que nos aprisiona. O critério de interpretação das leis deve ser a misericórdia e a necessidade humana.

Além disso, Jesus se apresenta como "Senhor do sábado", mostrando que Ele é a plenitude da Lei e que sua missão é libertar, curar e conduzir os corações ao amor. Sua resposta desafia toda religiosidade que prioriza normas sobre a compaixão.

Que possamos aprender com Jesus a agir sempre com misericórdia, lembrando que o amor ao próximo é a maior lei.

Ana Clara, agente pastoral.

💚 Celebrações do 2° domingo do Tempo Comum em nossa paróquia.📖 Através do evangelho, percebemos como Jesus traz para o m...
20/01/2025

💚 Celebrações do 2° domingo do Tempo Comum em nossa paróquia.

📖 Através do evangelho, percebemos como Jesus traz para o mundo um novo sentido, de modo que Sua presença transforma nossas vidas.

📸 Confira os registros das nossas comunidades!

🌟 Irmãos e irmãs, hoje (20) comemoramos o dia de São Sebastião, padroeiro contra a peste, fome e a guerra e padroeiro da...
20/01/2025

🌟 Irmãos e irmãs, hoje (20) comemoramos o dia de São Sebastião, padroeiro contra a peste, fome e a guerra e padroeiro das comunidades do Peixe e do Centro.

⚔️ São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida.

✝️ ”São Sebastião que foste flechado pelo povo, mas também pelo amor divino, colocai em nós essa ferida de amor que não sara e não se cansa de procurar o amado de nossas vidas até às últimas consequências. Amém.”

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (20/01)Queridos irmãos e irmãs, o evangelho de hoje traz uma mensagem de renovação. Jesus, ao r...
20/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (20/01)

Queridos irmãos e irmãs, o evangelho de hoje traz uma mensagem de renovação. Jesus, ao responder sobre o jejum, ensina que a novidade do Reino não pode ser vivida em estruturas antigas e rígidas, como odres velhos que não suportam o vinho novo. Ele nos chama a abrir o coração para acolher o que é novo, mas sem abandonar o essencial: o amor, a misericórdia e a comunhão.

Somos convidados a refletir sobre nossa vida em comunidade. Estamos abertos as inspirações do Espírito Santo ou apegados a costumes e práticas que nos impedem de crescer? Renovar-se é permitir que Deus transforme nossa forma de pensar, sentir e agir, tornando-nos mais abertos ao outro, mais capazes de perdoar e de viver o evangelho em sua plenitude.

Para rezar: Senhor, transforma minha vida e minha comunidade. Ajuda-nos a abandonar os odres velhos do egoísmo e da indiferença, para que possamos acolher o vinho novo do teu amor e da tua Palavra. Que sejamos instrumentos de renovação e unidade.

Fernanda Celi, catequista.

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (19/01)No evangelho de hoje, Maria revela uma singular sintonia com Jesus, mostrando-se intimam...
19/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (19/01)

No evangelho de hoje, Maria revela uma singular sintonia com Jesus, mostrando-se intimamente unida à Sua missão. A total confiança da Mãe inquieta o próprio Filho, o qual não nega um pedido aflito e preocupante.

Diante da missão que recebeu, a jovem de Nazaré aprende a ser presença discreta nos lugares cotidianos e escondidos, escutando as inquietações que deles procedem. Enquanto os convidados de um casamento, em Caná da Galiléia, se divertem, Maria percebe a falta de vinho. Graças a ela, aquilo que poderia terminar em um problema, converte-se em alegria.

O acontecimento narrado é o começo de todos os sinais da missão de Jesus. Ele revela que a nova purif**ação não aconteceria com a água que limpa apenas o exterior, mas com o vinho saboroso que transforma o interior de todo ser humano. A partir de então, Deus manifesta sua "glória" através de Seu Filho, mostrando o desejo por uma relação sadia entre Criador e suas criaturas, sem imposição, rituais religiosos e purif**ações sagradas.

Como comunidade cristã, tomemos cuidado para não mantermos “talhas vazias” em nossas Igrejas, regadas por fanatismos religiosos, exclusões de fiéis e doutrinas insensíveis. Peçamos a Deus a graça de sermos portadores do melhor vinho, prontos para o encontro, o abraço, a vivência do amor e a comunhão fraterna, fazendo tudo que Ele disser em prol da edif**ação do Reino.

Sâmea Michelle, agente pastoral.

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (18/01)No evangelho de hoje, Jesus está sentado à mesa com Levi, que era cobrador de impostos, ...
18/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (18/01)

No evangelho de hoje, Jesus está sentado à mesa com Levi, que era cobrador de impostos, portanto um pecador público. E não somente Levi, também estavam junto a Jesus alguns outros pecadores, o que escandalizou alguns doutores da lei e religiosos da época. No entendimento deles, Aquele que se dizia filho de Deus deveria estar selecionando melhor as pessoas com quem ele se sentava à mesa.

Contudo, Jesus os mostra que Ele veio para os que mais precisam Dele, os pecadores. Jesus veio anunciar o Evangelho de Deus Pai, para que arrependidos, aqueles que haviam decidido segui-lo pudessem conseguir o perdão de suas culpas e salvar suas almas.

Vejam como o plano de Deus é perfeito, o tamanho de seu amor e misericórdia. O mundo estava afundado no pecado e vendo tantas almas perdidas para o mal, envia seu filho amado para contrariar as leis da época e mostrar que os pecadores eram sua prioridade.

Portanto, devemos f**ar atentos e reconhecer que somos pecadores, pois nosso Deus ama o pecador mas abomina o pecado. E ao nos reconhecermos como pecadores precisamos renunciar e abandonar as práticas que nos levam a pecar e nos afastam de Deus.

Peçamos ao Senhor a graça de nos reconhecer como pecadores e sermos dignos do perdão de nossos pecados e também dignos de merecer o céu.

Kelvia Maria, Ministra da Palavra.

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (17/01) Jesus está em Cafarnaum mais uma vez. Cafarnaum tornou-se lugar privilegiado pela ação ...
17/01/2025

📖 PARA REZAR O EVANGELHO (17/01)

Jesus está em Cafarnaum mais uma vez. Cafarnaum tornou-se lugar privilegiado pela ação de Jesus porque ali imperavam muitas formas de exclusão, de pecados que paralisaram as pessoas e, consequentemente, as marginalizavam. A notícia da presença de Jesus naquele lugar chegou logo aos ouvidos das pessoas e muita gente foi ao encontro dele. O local ficou pequeno, as pessoas se comprimiam para estar ao seu lado, para chegar perto dele, para ouvir as palavras cheias de sabedoria que saíam de sua boca.

Eram tantos os necessitados de uma Palavra de vida!
De repente, uma cena inusitada: uma pessoa totalmente paralisada é trazida até ele, carregada por quatro homens. O esforço que eles fizeram para que o paralítico chegasse até Jesus foi surpreendente e demonstrou o tamanho da fé deles e do que estava paralisado. Somente pessoas de tamanha fé teriam sido tão criativas como foram aqueles homens. Ao ver aquilo, Jesus não tem dúvida da fé deste homem e prontamente diz: "Filho, os teus pecados estão perdoados"

Jesus o chama de filho, o acolhe e isso já seria o suficiente para retirá-lo da marginalização em que ele se encontrava. Além disso, Jesus toca no cerne da causa da exclusão, o erro, o pecado que provocava a paralisia. Essa atitude de Jesus levou as pessoas a se questionarem sobre os pecados que as paralisaram. Quem eram os culpados por estes pecados?

E para nós, quais são, hoje, os pecados que continuam a nos paralisar? O que é feito para que estes pecados acabem? Quais os nossos esforços para chegar até Jesus?

É preciso que também nos libertemos dos nossos vícios, da nossa falta de fé, da nossa paralisia espiritual, e vivamos a palavra de Deus de modo que transforme nossa vida. A proposta de Jesus está lançada. Sua Palavra está no nosso meio. Cabe, agora, nos esforçarmos com fé, sabedoria e atitudes criativas, para chegar até ele, o promotor da vida.

Alan Paiva, Ministro da Palavra.

Atenção para o cronograma de missas desse final de semana! ⛪Lembrando, que por conta dos festejos de São Sebastião no Ce...
16/01/2025

Atenção para o cronograma de missas desse final de semana! ⛪

Lembrando, que por conta dos festejos de São Sebastião no Centro, a missa será às 19h. Logo, as missas na Igreja Matriz serão às 7h30min e às 17h, neste próximo domingo (19). ⚠️

Vamos celebrar juntos?! 🤍

Endereço

Russas, CE

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Paróquia de Russas posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Paróquia de Russas:

Vídeos

Compartilhar

Categoria