04/08/2022
🌐 CRESCE A INTENÇÃO DE VOTOS NULOS E BRANCOS PARA GOVERNO DO PARANÁ!
▪️A falta de opção e desconfiança do eleitor paranaense aumenta a cada dia a intenção de voto nulo ou branco nas eleições de outubro ao governo do Paraná.
- Cerca de 32.9% dos paranaenses afirmam que não pretende votar em nenhum dos candidatos ao governo do estado em outubro. Bom
- O número de pessoas que pretende votar nulo ou em branco cresce a cada dia nas eleições de 2022, hoje 32.9% dos paranaenses. Se esse número se confirmar será quatro vezes maior que nas últimas eleições, de acordo com a média das pesquisas, realizadas em 2014 e 2018. A porcentagem hoje já chega a 32.9% no cenário estadual.
- Até 2010, os votos nulos haviam caído bastante em relação às votações anteriores. Em 2002, foram 7,35% dos votos nulos; 5,68% em 2006; e 5,5% em 2010. Se todas as pesquisas deste ano se confirmarem, as eleições quebrarão o recorde de 2002 em quatro vezes.
- O cientista político explica que votar nulo e em branco, na prática, tem efeito semelhante. “Ao votar nulo, o eleitor permite que quem quer que esteja vencendo, continue vencendo. Então, tem um efeito análogo e semelhante ao voto em branco.
- O voto em branco é “para mim tanto faz, estou autorizando quem estiver ganhando a ganhar”. Na prática, o que você está fazendo, nada mais é do que permitir que o candidato que esteja vencendo se acomode na liderança”.
- Em toda eleição, ressurgem boatos de que, caso haja mais de 51% dos votos nulos ou em branco, a eleição é cancelada. Os institutos de pesquisas explicam que isso é falso e pode também ser um boato usado como estratégia por alguns candidatos. “Porque, às vezes, é mais fácil convencer alguém a votar em ninguém, do que propriamente votar em um candidato específico. Aumentar os votos brancos ou nulos pode favorecer uma estratégia de um determinado candidato”.
▪️Paranaenses explicam porque votarão em branco e nulo:
- Para o estudante e eleitor Davi Meskau, escolher um candidato para assumir o governo do Paraná está praticamente impossível, a única coisa fácil é eliminar tanto Ratinho Júnior (PSD) como Roberto Requião (PT) por isso devo votar nulo ou branco. Depois das eleições de 2018, o estudante de 23 anos procura estudar bastante para não ocorrer mais do mesmo.
- “Pretendo não votar em mas velhas raposas da política, muito menos em Ratinho Júnior (PSD) e Requião (PT) que vivem de barganhas e negociatas, isso já elimina os dois candidatos.” critica o eleitor.
- Como estamos sem opção de votos no Paraná, Meskau averigua com cuidado a influência dos postulantes Ratinho Júnior (PSD) e Roberto Requião (PT) para novamente não errar no voto, como fez nas eleições passadas. Porém, a princípio, Meskau deve votar branco ou nulo.
- Já a psicóloga Luisa Rotenberg se sente indecisa, mas provavelmente essa indecisão acabará tornando o voto em voto nulo. Para ela nenhum dos concorrentes é confiável e a maioria e os dois tem a ficha suja.
- “Antes até tinha uma opção, mas hoje vejo que não existe opção, mas depois de ver as opções, mudei completamente minha opinião sobre certos candidatos, tornando minha decisão de votar nulo mais provável”. Afirma Luisa.
▪️Sobre a pesquisa:
* Quem foi ouvido: 2002 entrevistados em 150 municípios.
* Margem de erro: Dois pontos percentuais para mais ou para menos.
* Quando pesquisa foi realizada: 05 a 20 de Julho de 2022.
▪️ Compartilhe essas informações nas suas redes sociais, para disseminar informações de qualidade!
®️Leia e assine o Diário Do Paraná, o jornal eletrônico que fiscaliza TODOS os poderes e também explica o cenário nacional e internacional. Esteja sempre por dentro das notícias do Paraná, Brasil e do mundo na Integral.