01/10/2024
Dj Killamu: "Jéssica Pitbull é uma rainha (salvou o kuduro)"
"Em 2016 quando o Mestre Ara e Eu lançamos a Jéssica fomos muito incompreendidos, atiraram-nos pedras, falaram coisas feias sobre nós. Lembro me que na altura eu discutia todos os dias nas redes sociais e com amigos pessoais, todos não entendiam o porque decidimos lançar uma artista com um perfil totalmente diferente daquelas que nós lançamos durante os anos atrás. Eram debates grandes em que eu justificava e ninguém entendia.
Na altura tínhamos na produtora uma artista de referência no país que trabalhamos durante muitos anos para controlar o movimento, mas infelizmente em 2014 e 2015 fomos invadidos pelos Sul Africanos e o Afro House controlou o mercado, lembro me de várias reuniões entre Eu e o Mestre Ara, discutíamos as estratégias para inverter o quadro. Foi numa destas reuniões que surgiu a ideia de lançarmos alguém com um perfil diferente para fazer uma confusão no movimento no bom sentido para despertar. Olhamos para a estrutura da Jessica e não tínhamos dúvida que seria ela a pessoa certa para salvar o movimento.
Lançar ela num pavilhão com cerca de 20 mil pessoas na cidadela de bode e chamar as colegas de caniches mostrando que chegou a Pitbull foi algumas das estratégias que deram certo. Apartir daí o kuduro voltou, toda angola a falar da Jéssica, as colegas que já nem queriam cantar todas foram no estúdio gravar para responder a Jessica, os rapazes do kuduro voltaram a gravar, as televisões e rádios criaram debates por causa da Jéssica, mais de 100 novas cantoras de kuduro surgiram com a forma de vestir e falar da Jéssica, resumindo o kuduro voltou.
Mas não tem sido fácil estes 7 anos, muitas lutas, para manter a Jessica no topo. Ninguém além de mim e o Ara acreditou neste projeto, até a própria Jéssica teve dúvidas. Hoje posso dizer que 90% já acreditam naquilo que a 7 anos atrás eu e o Ara acreditávamos, e só estamos a 40% da capacidade da Jéssica, como sabem somos uma produtora pobre e