09/12/2021
Em contato com o Ex-prefeito de Chopinzinho, Sr. Álvaro, constatou-se que:
Quando eleito prefeito de Chopinzinho, imediatamente após a confirmação da eleição, de imediato e incisivamente recebeu diversas solicitações de lideranças politicas de um determinado segmento ideológico, pedindo que definisse conforme a própria vontade todas as secretarias, porém não alterasse a configuração da secretaria de finanças, o mesmo relata que por estar em processo de ingresso na gestão pública, sem experiência nestas questões, acatou aos pedidos por considerar avaliar posteriormente a conduta. Passado um período buscou profissionais para substituição, sempre que manifestava a possibilidade de troca do profissional, de imediato sofria forte pressão de interesses alheios e desconhecidos, que o levaram a acompanhar de perto os fatos. Em determinado momento esta secretária, solicitou afastamento das funções, afirmando estar saindo de férias e que se preparasse que ela não retornaria na função, devido ao acolhimento da aposentadoria pelo INSS (INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL). O mesmo relata que por estar de acordo com o seu planejamento sem gerar problemas na administração, procurou ajustar as equipes para ser resolutivo na demanda apresentada. Porém ao retornar das férias a mesma voltou com pensamento diferente, gerando um grande desconforto para a condução administrativa naquele momento. Por considerar ser final de mandato, optou por conduzir com calma a situação e no caso da reeleição não convoca-la novamente. Como não foi reeleito, percebeu que, após a nova administração ser confirmada, novamente ocorreu o mesmo processo, porém desta vez não participou de nenhuma conversa relacionada ao tema.
Indagado sobre a postura da secretaria, o mesmo relata que enfrentou bastante dificuldade com esta profissional nos quesitos abertura das informações relacionadas aos recursos públicos, sempre que solicitava informações relacionadas a valores para investimentos e obras, recebia sempre a mesma resposta “NÃO TEMOS DINHEIRO” após pleito eleitoral e já confirmado o novo gestor, foi dado início a conferência aprofundada das contas públicas a serem repassadas para o próximo gestor eleito, detectou que havia recursos disponíveis que poderiam ser aplicados para o bem da comunidade e que ficaram velados ou até mesmo camuflados e que desta vez foram apresentados!
Combatente, esta é a explicação clara dos fatos, que por vezes ficam escondidas dos olhos dos principais interessados pelo bem público, que é a própria população. Portanto combatente os munícipes de Chopinzinho, não são obrigados, a manter este perfil de profissional no órgão público para manutenção dos interesses de grupos ou de políticos em específico que outrora realizaram promessas de longo prazo ou possuem demandas obscuras a serem mantidas sob a guarda de agente público detentor de informações relevantes que supostamente podem vir a comprometer legados anteriores de gestão e controles.
Relatório com base nas informações coletadas via telefone com o Álvaro, ex prefeito de Chopinzinho.