Projeto Cultural Roberto Pimentel Fraga

  • Home
  • Projeto Cultural Roberto Pimentel Fraga

Projeto Cultural Roberto Pimentel Fraga Promover o gosto pela literatura entre crianças e jovens

Entregamos cerca de 200 livros da Editora Itatiaia à EE Basílio da Gama, de Tiradentes, Minas Gerais, em 2022. Em função...
28/06/2023

Entregamos cerca de 200 livros da Editora Itatiaia à EE Basílio da Gama, de Tiradentes, Minas Gerais, em 2022. Em função dos protocolos de retorno às atividades coletivas normais a escola considerou melhor colocá-los para uso coletivo na Biblioteca. Como há 10, às vezes 20 ou 30 títulos iguais, como se pode ver nas fotos, a área de literatura está aproveitando para trabalhos em grupo, onde os jovens podem ler as mesmas obras simultaneamente. Estamos felizes por esse encaminhamento, sendo que muitos livros estão sendo emprestados aos estudantes e professores. Em breve, esperamos retomar a iniciativa, presenteando um a um.

28/06/2023
27/06/2023
14/06/2022

Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

14/06/2022

Orientação! ⚠️

14/06/2022

Obrigatório! ⚠️

os livros chegaram em Tiradentes!
06/06/2022

os livros chegaram em Tiradentes!

29/04/2022
29/04/2022

Você já se perguntou de onde vem a matéria prima do Café Soberano??? 😱

➡️ O nosso café vem lá do Sul de Minas. Um provador contratado por nós verifica e acompanha todo o processo de compra do café, e somente após a verificação que de que o produto está no padrão desejado é que é autorizado o embarque.

A preocupação com a qualidade do nosso café começa antes mesmo da matéria prima chegar à empresa! 😍
Café Soberano, gostoso como a amizade!

17/03/2022

(2755) BASÍLIO DA GAMA:

Nascimento: 08/04/1741 — São José do Rio das Mortes-Tiradentes (MG)
Falecimento: 31/07/1795 — Lisboa (PORTUGAL)

226º ano da morte do poeta luso-brasileiro José Basílio da Gama que escrevia sob o pseudónimo Termindo Sipílio, será lembrado amanhã, domingo (31/07/2021).

Célebre por seu poema épico O Uraguai, de 1769, e investido como patrono da cadeira 4 da Academia Brasileira de Letras.

Após ter ficado órfão, foi levado para o Colégio dos Jesuítas, no Rio de Janeiro.

Basílio da Gama e o Marquês do Pombal:

Em 1759, após a expulsão dos padres da Companhia de Jesus dos domínios portugueses, por um decreto do Marques de Pombal, Basílio da Gama passa a estudar no colégio episcopal de São José. Mais tarde, viajou para a Itália e conseguiu ingressar na Arcádia Romana, uma conquista única entre os brasileiros da época, assumindo o pseudônimo de Termindo Sipílio

Em 1765, Basílio da Gama escreve “Ode a Dom José I”, rei de Portugal. Em 1767, voltou ao Rio de Janeiro. No ano seguinte seguiu para Lisboa, onde foi preso, por ordem do Marquês de Pombal, acusado de ser partidário dos jesuítas. De acordo com um decreto, qualquer pessoa que tivesse mantido comunicação com os jesuítas, deveria ficar exilada durante oito anos em Angola, na África.

Basílio da Gama chegou a ser condenado ao degredo em Angola, mas livrou-se da pena ao escrever um poema exaltando o casamento da filha do Marques de Pombal “Epitalâmio às Núpcias da Sra. D. Maria Amália” (1769), onde elogia o ministro e ataca os jesuítas. Com isso, muda o rumo do processo e passa a ser favorecido por Pombal, que lhe concede carta de fidalguia e o nomeia Secretário do Reino.

O Uruguai – Poema Épico:

Em 1769, Basílio da Gama publica o poema épico “O Uruguai”, uma obra-prima do Arcadismo brasileiro, em que se encontram alguns dos mais apreciáveis versos da língua portuguesa.

O assunto da obra é a guerra movida pelos portugueses e espanhóis contra os Sete Povos das Missões do Uruguai, instalados nas missões jesuítas no atual Rio Grande do Sul, que não queriam aceitar as decisões do Tratado de Madri, que delimitava as fronteiras do sul do Brasil.

O longo poema "O Uruguai" é composto de cinco cantos e, embora contenha as partes tradicionais do poema épico, foi escrito sem divisão de estrofes. A simpatia que o autor mostra pela bravura dos índios e os elogios à paisagem brasileira fazem de Basílio da Gama um precursor do indianismo e nativismo que seriam desenvolvidos no século XIX, pelos escritores românticos.

O episódio mais conhecido é o da morte de Lindóia (canto IV), a índia que se deixa picar por uma cobra, quando recebe a notícia da morte de Cacambo, seu amado:

Lindóia:

Porém o destro Caitutu, que treme
Do perigo da irmã, sem mais demora
Dobrou as pontas do arco, e quis três vezes
Soltar o tiro, e vacilou três vezes.
Entre a ira, e o temor, Enfim sacode
O arco, e faz voar a aguda seta,
Que toca o peito de Lindóia, e fere
A serpente na testa, e a boca, e os dentes
Deixou cravados no vizinho tronco.
Açoita o campo coa ligeira cauda
O irado monstro, e em tortuosos giros
Se enrosca no cipreste, e verte envolto
Em negro sangue o lívido veneno. (...)

Outras Obras:

Basílio da Gama soube como poucos transformar política em poesia. Em 1776 publica “Os Campos Elísios” um poema em que se exaltam supostas virtudes cívicas de membros da família do Marques do Pombal.

Com a morte do rei em 1777, Pombal não se mantem no cargo e vários de seus atos são anulados. Basílio da Gama permanece-lhe fiel e chega a escrever em sua defesa. Em 1788, lastima a morte de Dom José I, em “Lenitivo da Saudade”.

Basílio da Gama foi admitido na Academia das Ciências de Lisboa, e sua última publicação foi “Quitúbia” (1791), um poema épico celebrando um chefe africano que auxiliou a colônia na guerra contra os holandeses.

Fontes consultadas:

https://www.academia.org.br/

https://pt.wikipedia.org/

https://www.ebiografia.com/

Artérias:






02/03/2022

Numa releitura do conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”, Guimarães Rosa mostra a trajetória das fantasias de uma adolescente até o confronto com a morte de sua avó, quando “mais se assustou, como se fosse ter juízo pela primeira vez”.

10/12/2021

PROJETO CULTURAL ROBERTO PIMENTEL FRAGA
PLACAR DOS LIVROS
11 dias

134 livros

03/12/2021

PROJETO CULTURAL ROBERTO PIMENTEL FRAGA
Nosso objetivo é presentear em Tiradentes os 350 alunos e os 60 professores e funcionários da EE Basílio da Gama.
Junte-se à família do Beto e dê livros de presente aos jovens de Tiradentes, Minas Gerais
Placar dos livros
décimo primeiro dia
134 LIVROS
12 colaborações

Participe você também!
Cada livro - presente R$12,00
Meta: 410 presentes

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Projeto Cultural Roberto Pimentel Fraga posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share