25/03/2022
DESISTI DE EMPREENDER E VOLTEI PRA CLT: eu fracassei?
Não é de hoje que eu vejo um movimento bem intenso de demonização da CLT. Mas deixa eu te falar duas coisas:
Primeiro: não, você não fracassou. Você só precisa recalcular sua rota (se empreender for seu desejo pra vida, claro), e pagar suas contas. E tá tudo bem!
Segundo e eu sempre faço essa reflexão: será que se as empresas no Brasil não tivessem uma cultura TÃO LIXO tanta gente empreenderia? Porque a maioria das mulheres, segundo pesquisa do SEBRAE de 2021, empreende por NECESSIDADE.
Eu falo por mim mesma: eu só me apaixonei pelo empreendedorismo depois, mas quando abri minha primeira empresa, veio de um lugar de NECESSIDADE, porque meu CLT além de pagar o salários atrasados era um lugar de assédio moral o tempo todo, plantões escabrosos e coisas do tipo.
Isso que eu nem entrei na cultura da pejotização.
E é por isso que eu acho que nós, aqui, que estamos de fato empreendendo, temos a OBRIGAÇÃO de ter empresas saudáveis financeiramente, com gestão inteligente e estratégica. Mas isso não vai rolar se você não puder COMER e alimentar sua família, certo?
Tudo isso pra que a gente possa criar empresas boas de se trabalhar, com futuro, sem precarização, sem maltratar e esculhambar outros seres humanos.
Eu tenho pra mim que a empreendedora de hoje vai lançar as bases pra empresas mais humanas no futuro, pra que cada vez menos existam as Lyrinhas (eu) que em 2014, chorava na calçada do jornal que trabalhava, com um extrato na mão contendo 15 reais, e o salário atrasado tipo uns 20 dias, sem ter como pagar o próprio aluguel.
A gente precisa hoje criar as bases pra que a experiência e a relação das mulheres com o trabalho (seja empreendendo ou CLT) melhore.
E o empreendedorismo é essa ferramente.
Não, você não fracassou. O sistema fracassou. O status quo fracassou. A cultura de trabalho fracassou. Levanta princesa, faz teu caixa e tua reserva, e eu vou estar aqui pra te ajudar quando você voltar pro empreendedorismo com os dois pés na porta. 🔥