17/11/2021
CARVÃO ATIVADO, MITO OU VERDADE?
O “milagroso” carvão ativado vem ganhando fama por prometer clarear os dentes de quem o usa. Esse produto, que por muitas pessoas vem sendo considerado quase que a “8º maravilha do mundo” pode não ser tão extraordinário assim. Confiar cegamente nesse tipo de clareamento alternativo pode não ser a decisão certa e saudável.
É fato que o carvão não funciona como agente clareador. O clareamento provocado por ele é causado pela remoção de detritos e de parte do esmalte dentário.
“Ainda assim, quero clarear meus dentes”
Isso não é problema, porém para realizar um clareamento dental, existem diversos fatores que precisam ser analisados. Como uma avaliação criteriosa para identificação de lesões cervicais pré-existentes, materiais restauradores nos elementos que compõe o sorriso estético (todos os que aparecem quando o paciente sorri). Logo, se faz necessário a orientação de um profissional.
Outro fator que também se analisa é qualquer tipo de alteração tecidual em mucosa e relatos de alergias dos pacientes a qualquer componente utilizado durante o tratamento. Outro ponto é em relação à quantidade de produto utilizado e a forma correta de aplicá-lo nos dentes, evitando queimaduras e deglutição, o que pode ocasionar irritações gástricas, bem como a sensibilidade.