jugmeirelles

jugmeirelles Para quem busca conhecimento, cultura e reflexão no universo das humanidades. Aqui tem equilíbrio entre (in)formação e opinião.

O renascentista francês Montaigne (1533-1592) defendia a subjetividade do humano e o profundo respeito pelo diversidade ...
03/05/2023

O renascentista francês Montaigne (1533-1592) defendia a subjetividade do humano e o profundo respeito pelo diversidade de cada cultura. O olhar do humanista trouxe nova reflexão sobre a importância da alteridade.Vale a pena conhecer seu trabalho.
Montaigne foi o precursor do gênero ensaístico.

Obras: Os Ensaios: uma seleção, São Paulo: Companhia das Letras, 2010 Tradução de Rosa Freire d' Aguiar.

Ensaios (Edição integral), Michel de Montaigne, Editora 34, 2016. Tradução de Sérgio Milliet.

A luta das mulheres pela igualdade de  exercer seus direitos dr forma igualitária tem sido um caminho tortuoso, porém ir...
08/03/2023

A luta das mulheres pela igualdade de exercer seus direitos dr forma igualitária tem sido um caminho tortuoso, porém irreversível. Que aprendamos a experenciar a sororidade para que, unidas, possamos combater a misoginia, que nos mata há tanto tempo.
Que a Malala seja inspiração para muitas gerações!







Bakhtin se referia à Idade Média, mas certamente no Brasil é difícil encontrar as fronteiras do Carnaval. Ele está nas r...
17/02/2023

Bakhtin se referia à Idade Média, mas certamente no Brasil é difícil encontrar as fronteiras do Carnaval. Ele está nas ruas, nos clubes, nas praças e quintais do país, e é sem dúvida, nossa maior festa. Divirtam-se!




Frida Kahlo é uma explosão de vida: talento, intensidade, criatividade, emoção. A exposição "Frida Kahlo", que começou n...
07/02/2023

Frida Kahlo é uma explosão de vida: talento, intensidade, criatividade, emoção. A exposição "Frida Kahlo", que começou neste mês e f**a em São Paulo até o final de abril, nos permite vivenciarmos, de fato, uma experiência imersiva nos passos da artista mexicana, que tanto inovou em muitos âmbitos da vida.
Ali, adentramos nos recônditos da memória, do desejo, do amor por si e pelo mundo, além de termos uma outra dimensão da luta de Frida pela sobrevivência a partir de um olhar profundo acerca das desigualdades e singularidades de cada um.

Vale a pena o mergulho nesse universo cheio de vida e autenticidade. Não percam !

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
SEGUNDA A SÁBADO:
Das 10h às 22h

DOMINGOS E FERIADOS:
Das 11h às 21h

LOCAL
Shopping Eldorado.
Av. Rebouças, 3970 - Pinheiros. São Paulo - SP








# jug



A tradição judaico-cristã traz uma imagem milenar da mulher, que há séculos vem sido reinterpretada pela arte e, mais re...
31/01/2023

A tradição judaico-cristã traz uma imagem milenar da mulher, que há séculos vem sido reinterpretada pela arte e, mais recentemente, pela historiografia especializada. Hoje em dia, muito da imagem do que era a mulher ou deveria ser neste imaginário vem sendo desconstruída para que a emergência da mulher real, de carne e osso, conquiste o seu lugar.

Que os novos caminhos sejam inspiração também para a história da arte !





#

Rupi Kaur é uma escritora e artista indiana que vive em Toronto. A autora usa diferentes meios para se expressar: a poes...
18/01/2023

Rupi Kaur é uma escritora e artista indiana que vive em Toronto. A autora usa diferentes meios para se expressar: a poesia, a ilustração, o design, a fotografia, os vídeos. Explosao de reconhecimento dentro e fora da internet, Rupi Kaur coloca em evidência um olhar feminista, cheio de introspecção: traumas, superação e cura estão entre seus temas prediletos. A artista de 29 anos é pura inspiração!  Vale a pena conhecê-la!
Seu primeiro livro foi publicado em 2014 com o titulo Outros jeitos de usar a boca e chegou a permanecer na lista de mais vendidos do New York Times por 40 semanas seguidas. Em 2018 foi publicado seu segundo livro O que o sol faz com as flores. Ambos os livros obtiveram um sucesso estrondoso com fãs e seguidores em todas as partes do mundo. Porém, só em dezembro de 2020 foi publicado seu terceiro livro, Meu corpo, minha casa. Vejam um de seus poemas desta obra:

mergulho na nascente do meu corpo

e chego a outro mundo

eu tenho tudo

o que preciso aqui dentro

não há motivo para procurar

em outro lugar

– meu corpo minha casa




Espetáculo teatral ConstelaçãoO teatro do Sesc Campinas (sescspcampinas) recebe o espetáculo “Constelação”, do Pra Quê? ...
12/01/2023

Espetáculo teatral Constelação

O teatro do Sesc Campinas (sescspcampinas) recebe o espetáculo “Constelação”, do Pra Quê? Grupo de Teatro, nessa sexta-feira, 13/1, às 20h.
Na apresentação, três corpos e uma voz propõem uma poesia no espaço – quiçá um espetáculo – o compartilhamento de uma constelação de pensamentos e ações movidas pelo livro-objeto “Viva Vaia: 1949-1979”, de Augusto de Campos. Entre a palestra e a performance, cria-se um tempo-espaço próprio, no qual questionam-se as formas e os signif**ados.
O evento faz parte do programa “Aluno Artista” (www.sae.unicamp.br/alunoartista/), que teve início em agosto de 2010 e é coordenado pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O objetivo é incentivar e apoiar a produção artística e cultural dos alunos de todos os cursos de graduação da instituição. Atualmente, o programa realiza a sua 12ª edição.
Viva Vaia
A poesia de Viva Vaia traz não apenas questões gráf**as e visuais, mas também uma carga importante de crítica social, levando o leitor a pensar sobre o mundo que o cerca, com uma atualidade assombrosa ainda nos dias de hoje. O livro foi escrito por Augusto de Campos, entre 1949 e 1979.
Serviço
Espetáculo teatral: CONSTELAÇÃO
Data: 13/1, sexta, às 20h.
Local: Teatro do Sesc Campinas
Ingressos: Entrada gratuita mediante retirada de ingresso limitado na Loja Sesc a partir de duas horas antes do início da atividade.
Fonte: Carta Campinas (cartacampinas.com.br)



O JUG manifesta seu repúdio aos atos terroristas cometidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro hoje em Brasíl...
08/01/2023

O JUG manifesta seu repúdio aos atos terroristas cometidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro hoje em Brasília.

Essas pessoas são criminosas e devem pagar por seus delitos. O que houve nesta foi um atentado dos mais graves a nossa democracia. Uma tentativa de Golpe de Estado. Que as autoridades republicanas responsáveis por garantir as instituições democráticas ajam rapidamente, punindo seus organizadores e patrocinadores.

Brasil, 8 de janeiro de 2023




Ontem perdemos nosso maior ícone, Pelé! Considerado o atleta do século XX, Pelé era considerado o atleta perfeito, aquel...
30/12/2022

Ontem perdemos nosso maior ícone, Pelé! Considerado o atleta do século XX, Pelé era considerado o atleta perfeito, aquele que elevou o futebol em particular e o esporte em geral para além de todos os limites. Obrigado por tanto, Pelé! Siga em paz!

Desejamos a todas, todos e todes um Natal repleto de alegria e que possamos, de fato, esperançar novos e bons tempos. Qu...
22/12/2022

Desejamos a todas, todos e todes um Natal repleto de alegria e que possamos, de fato, esperançar novos e bons tempos. Que nosso 2023 seja mais democrático, em que a educação e informação de qualidade estejam presentes nas nossas vidas!

Abraço fraterno! 🤗

Equipe JUG


#2023



*Sinpro Campinas promove palestra com o prof. João Cezar Castro Rocha sobre a “realidade paralela” do bolsonarismo*Na pr...
07/12/2022

*Sinpro Campinas promove palestra com o prof. João Cezar Castro Rocha sobre a “realidade paralela” do bolsonarismo*

Na próxima segunda-feira (12), às 14h15 com transmissão via Zoom, o Sinpro Campinas, em parceria com a Apropucc e o Centro de Estudos Sindicais (CES), promove a palestra “Realidade Paralela: a Retórica do Ódio e os Desafios para a Democracia”, com o escritor e professor João Cezar de Castro Rocha.
O palestrante é docente titular de Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, desde o golpe de 2016, vem se dedicando a pesquisar o comportamento da extrema direita brasileira e o conceito de “guerra cultural”, levado adiante pelo bolsonarismo, como método e prática política.
Em seu livro “Guerra Cultural e Retórica do Ódio”, Castro Rocha afirma que o Brasil vivencia um fenômeno inédito, que é a produção de dissonância cognitiva coletiva por meio do universo digital e das redes sociais. Segundo ele, a “realidade paralela” que atualmente pode ser observada nas manifestações de rua nada tem de espontânea, mas seria consequência de ações deliberadas. “Milhões de pessoas foram aprisionadas pela midiosfera extremista e vivem numa realidade paralela. Elas não estão em erro, mas em ilusão”, afirma.
Para corroborar sua tese, o pesquisador cita exemplos recentes: “Após a derrota da extrema direita nas eleições de outubro, passou a circular a informação de que Bolsonaro teria tido 61% dos votos válidos e que as urnas haviam sido fraudadas. Milhões de pessoas ainda acreditam nisso, ainda que os fatos provem o contrário. A última é a notícia de que Lula teria morrido no Hospital Sírio Libanês e um sósia estaria em seu lugar. Pode parecer ridículo, mas muitos acreditam realmente nessa teoria. Nos bloqueios de estrada e nos acampamentos golpistas diante dos quarteis, temos visto cenas absurdas, como gente de joelhos orando para um pneu ou comemorando a leitura de um ‘ofício’ que anunciava a ‘prisão’ do ministro Alexandre de Moraes – algo que nunca ocorreu”, diz ele.
O Sinpro Campinas irá divulgar o link para a palestra com antecedência. Fique atento às redes sociais do sindicato e das entidades parceiras.

Importante termos confiança em nós! Parq colhermos bem, é preciso plantar bem ! Força, foco e confiança! Obrigada  pela ...
17/11/2022

Importante termos confiança em nós! Parq colhermos bem, é preciso plantar bem ! Força, foco e confiança! Obrigada pela inspiração!❤️



Horizonte SubmersoO universo criativo do escritor Edgar Allan Poe, do artista plástico Paul Klee e do desenhista, músico...
11/11/2022

Horizonte Submerso
O universo criativo do escritor Edgar Allan Poe, do artista plástico Paul Klee e do desenhista, músico e cineasta Dave McKean inspiram o espetáculo “Horizonte Submerso”, que a Confraria da Dança () apresenta nessa sexta (11/11, às 20h)) e no sábado (12/11, às 16h30) no teatro do Sesc Campinas ().
A obra foi criada e é interpretada por Diane Ichimaru - que assina direção artística, dramaturgia, figurino e criação das máscaras, Marcelo Rodrigues - que assina o desenho de luz, e Esio Magalhães, ator e palhaço convidado especialmente para esse projeto. Já a composição e execução da trilha musical é do compositor, arranjador e pianista Rafael dos Santos.
Os artistas referenciados para a criação de Horizonte Submerso aparecem na obra como inspiração para um submundo, um lugar reservado aos sonhos e as lembranças. Por assumir esse caráter, o espetáculo se divide em nove cenas fragmentadas, como quadros que se sobrepõem um ao outro. Todos os artistas estabelecem uma relação entre o real e o fantástico, e discutem, em seus trabalhos, os impasses da dualidade, do sarcasmo, da realidade subjetiva e da abordagem sobre o tempo de um modo distorcido e fragmentado, atingindo muitas vezes o inconsciente.
A Confraria da Dança está sediada na cidade de Campinas/SP desde 1996. Honrando o termo “confraria” - conjunto de pessoas que se associam tendo em vista interesses e objetivos comuns - realiza parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas. A Confraria da Dança acumula em seu percurso premiações da APCA, da FUNARTE/ MINC, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, SESI SP, Itaú Cultural/Rumos
Serviço
Espetáculo Horizonte Submerso
Datas: 11/11, sexta, às 20h, 12/11, sábado, às 16h30.
Ingressos no site do Sesc Campinas (www.sescsp.org.br/unidades/campinas/) e nas bilheterias das unidades do Sesc.
Endereço: R. Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas

/ / # dançacampinas

A vida perfeita às vezes esconde feridas que demoram a cicatrizar. No filme “Uma garota de muita sorte”, estrelado pela ...
07/11/2022

A vida perfeita às vezes esconde feridas que demoram a cicatrizar. No filme “Uma garota de muita sorte”, estrelado pela atriz Mila Kunis e produzido pela Netflix, podemos acompanhar o cotidiano de Ani. Vemos uma jovem bem sucedida, levando a vida que sonhou quando era adolescente, de casamento marcado e à espera de uma promoção em uma revista de prestígio. A gravação de um documentário sobre um tiroteio ocorrido em sua escola na época do Ensino Médio, contudo, traz consigo memórias que Ani se esforçou para tentar apagar e seguir a diante. Baseado no livro de mesmo nome que foi publicado no Brasil em 2015 pela , a autora Jessica Knoll trouxe à tona a própria violência que sofreu ainda adolescente em uma festa com colegas de escola. A dúvida de Ani é também a dúvida de milhares de meninas e mulheres: fingir que nada aconteceu e seguir a vida ou denunciar, correndo o risco de ser desacreditada e ridicularizada? Vale a pena, depois de tantos anos, mexer nessa ferida? Acompanhando as escolhas de Ani, talvez essa seja a única maneira de seguir a diante, de maneira plena...

Sarau pela democracia O movimento literário Bambu (), que reúne escritores de Campinas e região, apresenta o 3º Sarau do...
11/10/2022

Sarau pela democracia
O movimento literário Bambu (), que reúne escritores de Campinas e região, apresenta o 3º Sarau do grupo nessa sexta-feira (14.10) no bar Vila Bambu (.bambu), tradicional botequim no bairro Vila Nova, em Campinas, a partir das 19h30. O evento contará com show de Edh Lorran ().
O Bambu iniciou as atividades em abril deste ano com objetivo de inserção ao movimento dos saraus literários e debates sobre o tema na cidade, em uma ação de retomada cultural após o arrefecimento da pandemia por conta da vacinação. O Bar Vila Bambu, que inspira o nome do movimento, é a principal sede do grupo porque foi ali que ocorreu o primeiro encontro dos integrantes. O nome Bambu foi escolhido por indicar também o símbolo de resistência e flexibilidade em torno desta planta.
Para o coletivo, a iniciativa visa mostrar que a literatura resiste, apesar de todos os contratempos de nossa época, repleta de canalhas que odeiam a arte e fazem de tudo para destruir todos os meios de produção cultural. Enquanto há bambu, há flecha, e enquanto há literatura, há resistência.
Nessa sexta-feira (14.10), em razão do momento mais que especial, o Sarau terá como tema a defesa da democracia! Todes estão convidados para partilharem desse momento de luta!

Serviço: Sarau pela democracia
Data: 15.10
Horário: das 19h30 às 22h
Local: Bar Vila Bambu, rua Eleutério Rodrigues, 308 - Vila Nova, Campinas – Couvert artístico (10,00)

A indústria cinematográf**a só produz o que é passível de venda. Apesar de chamada de “sétima arte”, os grandes estúdios...
03/10/2022

A indústria cinematográf**a só produz o que é passível de venda. Apesar de chamada de “sétima arte”, os grandes estúdios não vão financiá-la se não tiverem uma previsão de público suficiente para pagar seus investimentos. É por isso que nos acostumamos com o “mais-do-mesmo” hollywoodiano: os mesmos enredos, que se passam nos mesmos lugares e com personagens que se confundem uns com os outros. Não à toa a produção de Mulher Rei ficou seis anos no papel, em busca de um estúdio que topasse investir em um filme que se passa no continente africano, baseado em uma história real e com seu elenco majoritariamente de mulheres negras. Segundo Viola Davis, sua protagonista, Mulher Rei não seria possível sem Pantera Negra, filme que mostrou a Hollywood que muita gente quer ver a história de um país africano (ainda que fictício) nos cinemas. A proximidade com Pantera Negra, porém, não termina aí, já que Mulher Rei conta a história das guerreiras Agojie, um exército de mulheres que defendia o Reino Daomé (atual Benim) e que também inspirou as guerreiras Dora Milaje, defensoras de Wakanda. O longa foi gravado na África do Sul e contou com um preparo físico extenuante para que as atrizes fossem capazes de representar a força e habilidade das Agojie. Davis, com 56 anos, afirma que esse é o filme que definiu sua carreira: “Estamos no centro da narrativa. Mulheres negras, mulheres negras de pele escura, cabelos crespos, mulheres negras. Não há salvador branco. Não somos os melhores amigos de ninguém. Temos nossa autonomia, nossa agência nisso. E é uma história incrível que não é apenas um filme de ação. É um drama histórico e nos permite humanizar mulheres que normalmente não foram humanizadas.” Em seu segundo final de semana em exibição no Brasil, Mulher Rei segue na liderança da bilheteria nacional, confirmando que por aqui também estamos ávidos por essas histórias.
Por

Mais uma conversa deliciosa com Anna Clara De Vitto () nesta semana!  Apareçam !!
27/09/2022

Mais uma conversa deliciosa com Anna Clara De Vitto () nesta semana! Apareçam !!

A Dica da SEO é a obra “Independências: circulação de ideias e práticas políticas", organizada por Juliana Gesuelli Meir...
06/09/2022

A Dica da SEO é a obra “Independências: circulação de ideias e práticas políticas", organizada por Juliana Gesuelli Meirelles e Marcelo Cheche Galves.
A obra reúne resultados de pesquisa derivados de uma contínua renovação historiográf**a sobre os processos de independências em que o mundo luso-brasileiro é investigado com base na circulação de ideias e práticas políticas entre o Rio de Janeiro e Lisboa (Lúcia Bastos; Andréa Slemian e Renata Fernandes; Marieta Ferreira); entre Recife, Rio de Janeiro e Coimbra (Paulo Cadena); entre Lisboa e Salvador (Sérgio Guerra Filho); e entre o Rio de Janeiro e Recife (Paula Botafogo) 🧐
Lembre-se

🔬O Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, recebe o maior evento itinerante de ciência da América Latina. Unindo-se ao M...
26/08/2022

🔬O Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, recebe o maior evento itinerante de ciência da América Latina. Unindo-se ao Museu das Ilusões (), que já encontra-se no Shopping, a ExperCiência () começou na última quinta-feira e promete atrair ainda mais interessados em aprender sobre Ciência – e fazer ótimas fotos!

🔭As duas exposições são organizadas pelo físico e professor Júlio Abdalla, criador da ExperCiência e que já percorreu dezenas de cidades e recebeu mais de um milhão de visitantes. As atrações são interativas e levam o público a uma viagem pelo mundo da ciência, fazendo com que as pessoas possam aprender, de maneira divertida, sobre conceitos de física e matemática estudados em sala de aula. Em todas as atrações é possível encontrar placas informativas para compreender o que está acontecendo, além de haver monitores treinados para orientar o público sobre os objetos.

🧬A mostra busca apresentar a ciência de uma forma instigante para crianças, jovens e adultos, com o objetivo de despertar a curiosidade, transmitir conhecimentos básicos e conceitos da área de ciências da natureza de forma lúdica, proporcionando o contato com linguagens científ**as que vão proporcionar reflexões, aprendizados e experiências sensoriais para todas as idades.

Serviço: ExperCiência
Local: Parque Dom Pedro Shopping – Entrada das Pedras
Mais informações: https://campinas.com.br/agenda/experciencia-promove-conhecimento-com-experiencia-ludica-e-interativa-no-parque-d-pedro-shopping/

Espetáculo Rosas Negras A atriz, pesquisadora e coreógrafa, Fabíola Nansurê apresenta o espetáculo “Rosas Negras” (.espe...
24/08/2022

Espetáculo Rosas Negras 

A atriz, pesquisadora e coreógrafa, Fabíola Nansurê apresenta o espetáculo “Rosas Negras” (.espetaculo), nesta quarta-feira (24.08), às 20h, no teatro do Sesc Campinas (). O espetáculo-instalação-solo põe em cena a beleza, o vigor, a inteligência, a sensualidade e sensibilidade da mulher negra lutando contra os estigmas e os estereótipos imputados a elas pelo processo de colonização. Traz em sua dramaturgia, histórias de vida de algumas mulheres negras com relevantes contribuições para a luta contra a discriminação e violência contra a mulher negra. 

“Rosas Negras” tem dramaturgia de Onisajé, direção de Diana Ramos e direção musical de Jarbas Bittencourt. Foi premiado nas categorias de Melhor Espetáculo e Melhor Dramaturgia no 2° Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro em 2021 e indicado ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria “Espetáculo do Interior” no mesmo ano.

De acordo com Fabíola Nasurê, "Rosas Negras" é uma grande "MULHERAGEM" à mulher negra. “Rosas Negras reverencia a ancestralidade feminina, coloca a mulher negra como protagonista da sua própria história, cria referência, empodera, potencializa a autoestima e a valorização de nossas raízes negras”, destaca a atriz.

Serviço

Espetáculo teatral: Rosas Negras

Com Fabíola Nansurê (Salvador - BA)

Teatro Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim)

Ingressos: Sesc Campinas 

Duração: 90 minutos

Fonte: sescsp.org.br / atarde.com.br

Virada Cultural SPA Virada Cultural 2022 acontece nos dias 20 e 21 de agosto, contando com cerca de 60 apresentações que...
18/08/2022

Virada Cultural SP
A Virada Cultural 2022 acontece nos dias 20 e 21 de agosto, contando com cerca de 60 apresentações que incluem grandes nomes da música brasileira. Campinas foi uma das 22 cidades selecionadas por chamamento público pelo governo do Estado de São Paulo, o que não acontecia desde 2015.
Ao todo serão 24 horas de programação distribuída por 18 locais da cidade, entre eles a Estação Cultura, o Teatro Castro Mendes, o Museu da Imagem e do Som (MIS), e a Praça Arautos da Paz. O evento ocupará espaços públicos e privados com a programação gratuita e aberta ao público. Além de música, outras linguagens artísticas serão contempladas, como teatro, literatura e arte urbana, dando espaço, inclusive, para artistas locais.
Alguns destaques
No palco principal, na Estação Cultura, o cantor, compositor e ator Almir Sater () se apresenta às 16h do sábado. No mesmo dia, a Estação Cultura recebe Davi Moraes (), filho de Moraes Moreira que fará uma homenagem ao pai, com a participação especial de Larissa Luz (). No domingo, o palco principal recebe a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas com Diogo Nogueira (diogonogueira_oficial), às 11h, a cantora Céu (), às 14h, e o trio Melim (), às 18h. Ainda na música, o cantor Diego Moraes () se apresenta no domingo, às 14h, na praça Bento Quirino.
Destaque também para o palco do Teatro Castro Mendes que receberá no sábado, às 15h, a peça "Cordel do Amor sem Fim", do grupo Os Geraldos (), destinada ao público adulto, e no domingo terá três atrações, entre elas o espetáculo infantil "Todo Dia", do grupo Tiquequê (). No MIS acontece a Mostra Curta Audiovisual de Campinas (), da diretora Mariana Atauri Maurer, na madrugada de sábado para domingo.
Confira a programação completa em
Fonte: correio.rac.com.br

Nesta quinta, temos o início da segunda temporada de Anna Clara de Vitto () aqui no conversa com! A convidada de estreia...
03/08/2022

Nesta quinta, temos o início da segunda temporada de Anna Clara de Vitto () aqui no conversa com! A convidada de estreia Lunna Guedes () é mais do que especial.🥰
Venha conversar sobre livros, editoras, livros artesanais e literatura de qialidade! A alma agradece !! 🙂🙃☺️




O poeta João Flávio Cordeiro da Silva, o Miró da Muribeca, 61 anos, faleceu no último domingo (31.07), em decorrência de...
02/08/2022

O poeta João Flávio Cordeiro da Silva, o Miró da Muribeca, 61 anos, faleceu no último domingo (31.07), em decorrência de um câncer, descoberto em 2020.  Poeta performático das ruas, saiu da Muribeca, bairro da periferia recifense que emprestou o nome a sua assinatura artística, para tornar-se referência na poesia urbana. Despertou para a poesia quando conheceu as composições da música popular brasileira que faziam sucesso na década de 1970. Apaixonou-se pelos livros e começou a criar os próprios versos.

Teve o talento revelado pelo poeta Wilson Araújo, que o ajudou a publicar poemas em jornais. Em 1985, lançou o primeiro livro: "Quem descobriu o azul anil?". Então, largou o emprego e decidiu viver de poesia.  Miró publicou mais de 15 livros e tem poemas traduzidos para o espanhol e para o francês. Abaixo um poema de Miró da Muribeca no livro “O penúltimo olhar sobre as coisas”. 

tem gente que nunca andou de bicicleta 

mas sabe pedalar a sua vida 

tem gente quem fuma cigarro e morre de câncer 

antes de quem fuma maconha 

tem gente que diz bom dia 

e do nada morre à tarde 

tem gente que nunca foi ao cinema 

e sua vida virou filme 

tem gente que compra carros novos 

e morre atropelado 

tem gente que pensa que é moderna 

e é primata até dizer bosta 

tem gente que se falta luz 

nem um candeeiro acende 

tem gente que nem o poste suporta 

tem gente que no bar fala demais 

e esquece de pagar a conta 

tem gente que nem a conta paga 

e os dinossauros nunca souberam 

que o homem existiu 

✅️ Tomou posse hoje na Índia a primeira presidente de origem tribal no país. Droupadi Murmu é da tribo Santhal e contou ...
25/07/2022

✅️ Tomou posse hoje na Índia a primeira presidente de origem tribal no país. Droupadi Murmu é da tribo Santhal e contou com o apoio do primeiro-ministro Narendra Modi para ocupar a presidência. Murmu foi professora e tomava frente das questões envolvendo sua comunidade no estado de Odisha. Posteriormente foi legisladora estadual até se tornar governadora do estado de Jharkhand. Apesar de considerado um cargo cerimonial - já que o poder executivo encontra-se nas mãos do primeiro-ministro - Murmu será a chefe das Forças Armadas da Índia e terá papel importante especialmente em crises políticas, como em eleições inconclusivas.

✅️ "Minha eleição é a prova do fato de que os pobres da Índia podem ter sonhos e realizá-los também", disse Murmu, de 64 anos, em um discurso no Parlamento depois de tomar posse. 

Pela primeira vez na história da Colômbia, uma mulher negra foi eleita para a vice-presidência do país. Gustavo Petro e ...
30/06/2022

Pela primeira vez na história da Colômbia, uma mulher negra foi eleita para a vice-presidência do país. Gustavo Petro e Francia Márquez ganharam a eleição com 50,44% dos votos, derrotando o empresário direitista Rodolfo Hernández, mais um candidato populista que se diz antissistema. 

Francia se declara a “primeira negra, afrodescendente, nativa das regiões mais pobres” da Colômbia a obter uma votação histórica, o que levou ao convite de Petro para sua candidatura como vice. Ela nasceu no município de Suárez, em Cauca, no sudoeste da Colômbia. Foi lá que aprendeu sobre mineração, agricultura e pesca e começou a liderar a comunidade: “me tornei uma ativista no processo de comunidades negras onde aprendi a me reconhecer como mulher negra, a reconhecer meu cabelo, minha negritude com orgulho, porque esse país nos fez sentir vergonha, nos fez sentir que somos responsáveis pelos infortúnios que tivemos que viver”. 

Francia também liderou uma marcha de mulheres que andou mais de 500 quilômetros até a capital do país, Bogotá, para exigir a retirada de equipamentos ilegais de mineração da região onde viviam. 

Mãe de dois filhos, que retirou do país assim que começou a campanha, Francia é advogada formada pela Universidade de Santiago de Cali, e ganhou o Prêmio Goldman em 2018, algo como o Nobel do meio ambiente, por sua luta contra o garimpo ilegal na terra de seus ancestrais. Com o lema da campanha “Sou porque somos,” da filosofia ubuntu, ela pretende buscar a justiça racial, defender os direitos humanos e o cuidado da vida e do território, bem como os direitos das mulheres. Que venha a emancipação amefricana!

Por  

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado mundialmente em 28 de junho, tem o objetivo de conscientizar a popul...
28/06/2022

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado mundialmente em 28 de junho, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual. Além disso, a data também lembra as pessoas de que todes devem se orgulhar de sua sexualidade e não sentir qualquer vergonha da orientação sexual. O JUG celebra o Dia internacional do Orgulho LGBTQI+ com a poesia de Jéssica Iancoski () escritora, poeta e artista plástica. Publicou em várias antologias e revistas, nacionais e internacionais.

LGBTQQICAPF2K+

homens são homens

mulheres são mulheres

não é sobre ter peitão

pinto ovário bu**ta

es***ma bolas barba

menstruação

lesbi gay bi

trans tr****ti

q***r quest curi

inter ace pan poli

amigue family

two-spirit kink

+

tudo para dizer que

homem é homem

mulher é mulher

e se alguém quiser

ser nada ou dois

pode também,

amém.

🌈

92 anos de Elza SoaresElza Soares completaria 92 anos nesse 23 de junho. Para marcar a data, acontece o lançamento do DV...
25/06/2022

92 anos de Elza Soares
Elza Soares completaria 92 anos nesse 23 de junho. Para marcar a data, acontece o lançamento do DVD “Elza ao Vivo no Municipal” (Deck/Natura Musical), seu último registro audiovisual. Gravado nos dias 17 e 18 de janeiro no Theatro Municipal de SP (ela faleceu dois dias depois das filmagens), o DVD “passeia pelos clássicos da cantora e conta com depoimentos de figuras como Caetano Veloso e Chico Buarque.
No palco que sempre sonhou ocupar, Elza surge vestida de rainha – com um turbante representando uma coroa. O amigo e empresário, Pedro Loureiro, conta como ela gostaria de comemorar o aniversário. “Na nossa intimidade, teria um bolinho de massa branca com recheio de nozes que ela adorava. E uma vela branca, simples, para acender a vida”.
O DVD conta com as seguintes canções: Meu Guri; Dura Na Queda; O Morro; Lata D'agua; Comportamento Geral; Se Acaso você Chegasse; Balanço Zona Sul; Malandro; A Carne; Volta Por Cima; Maria Da Vila Matilde; Saltei De Banda; Salve A Mocidade; Banho, Mulher Do Fim Do Mundo.
Fonte: https://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/aniversario-de-elza-soares-marca-lancamento-de-dvd-com-seu-ultimo-show/



# feminismo

Mais uma conversa inspiradora por aqui com  nesta quinta, às 19h! Dessa vez, seu interlocutor e o poeta  ! Poesia faz be...
21/06/2022

Mais uma conversa inspiradora por aqui com nesta quinta, às 19h! Dessa vez, seu interlocutor e o poeta !

Poesia faz bem ao espírito! Venham! 😍






Bell hooks é  sempre muito  inspiradora para seguirmos nosso caminho em crescimento. Que a cultura do amor invada nosso ...
17/06/2022

Bell hooks é sempre muito inspiradora para seguirmos nosso caminho em crescimento. Que a cultura do amor invada nosso cotidiano. Bom fim de semana a todes!❤




Se você gosta de séries românticas e finais felizes, não pode deixar de assistir a Heartstopper na  . A série em oito ep...
16/06/2022

Se você gosta de séries românticas e finais felizes, não pode deixar de assistir a Heartstopper na . A série em oito episódios conta a história de Charlie, um menino que assumiu sua homossexualidade no colégio e que começa a se interessar por Nick, um dos garotos mais populares da escola, jogador do time de rúgbi e hétero. A proximidade de Charlie, contudo, faz com que Nick comece a questionar os próprios sentimentos e buscar entender o que de fato estava sentindo. A beleza da relação dos dois, a ansiedade à espera das respostas nas redes sociais, o toque inseguro das mãos, tudo isso é acompanhado de pequenas gravuras de corações, folhas ao vento e passarinhos coloridos. O bullying infelizmente aparece, mas é secundário diante de pais compreensíveis, professores que apoiam e amigos que dão suporte para os desafios da adolescência. A série tem ainda a participação pequena, mas sempre surpreendente, de Olivia Colman. A produção foi adaptada das histórias em quadrinhos de mesmo nome, escritas por Alice Oseman, e que já possuíam um grande número de fãs. Em tempos sombrios como os que estamos passando ultimamente, Heartstopper é o calorzinho no coração que todos precisamos. E o sucesso foi tanto, que a Netflix já confirmou mais duas temporadas!

Por:  

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when jugmeirelles posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share