05/01/2024
Na lembrança de carros históricos de hoje, temos a Alfa Romeo 158 e sua atualização 159, conhecida como Alfetta.
O modelo disputou os campeonatos de 1950 e 1951, sendo campeão em ambos, com Guiseppe "Nino" Farina e Juan Manuel Fangio, e ainda levou a primeira vitória da categoria, em Silverstone, com Farina ao volante.
Em 1950 ainda fez a trinca do campeonato, com Fangio sendo vice-campeão e Luigi Fagioli o terceiro colocado. Farina e Fangio tiveram três vitórias cada um, com o argentino fazendo quatro poles contra duas do italiano. Farina levou vantagem por apenas um abandono contra três do seu principal rival, o superando por três pontos na tabela.
Já em 1951 o páreo foi mais duro para a Alfetta, pois a Ferrari veio mais forte e emplacou o vice e o terceiro colocado, Alberto Ascari e José Froilán González.
A Alfetta venceu quatro corridas, sendo três com Fangio e uma com Farina, enquanto a Ferrari venceu três, duas com Ascari e uma com González (a primeira da Ferrari na Fórmula 1, em Silverstone).
No final do campeonato Fangio conquistou 31 pontos, enquanto Ascari 25 e González 24, com o primeiro campeão Guiseppe "Nino" Farina acabando em quarto com 19.
Assim a Alfetta se despediu da Fórmula 1 com dois títulos e dez vitórias em treze corridas disputadas, sendo o primeiro carro dominante que se viu na categoria, com um detalhe importante: o projeto é antecessor da segunda guerra mundial, de 1937.