Vox Magister

Vox Magister Vox Magister é um site de noticias- informações e formações voltadas ao Público (Católico e não só).
(1)

🇲🇿 D. António Juliasse faz um retrato dramático da situação em  , região que está a ser palco de uma ofensiva de grupos ...
02/22/2024

🇲🇿 D. António Juliasse faz um retrato dramático da situação em , região que está a ser palco de uma ofensiva de grupos armados que dizem pertencer ao Daesh, a organização jihadista “Estado Islâmico”.

Grande testemunho de fé serviço a Deus 👇
02/22/2024

Grande testemunho de fé serviço a Deus 👇

O Dicastério para o serviço do desenvolvimento humano integral pediu ao artista de rua mais conhecido por Maupal (Mauro ...
02/21/2024

O Dicastério para o serviço do desenvolvimento humano integral pediu ao artista de rua mais conhecido por Maupal (Mauro Pallotta) para recriar ilustrações semanais da mensagem quaresmal do Papa.

A primeira imagem retrata Papa Francisco empurando um carinho de mão com uma sacola rotulada "fé" em meio a um terreno cheio de pregos. A segunda, divulgada a 19 de fevereiro retrata Papa Francisco ajudando dois presos a escaparem da prisão: um sinal aponta na direção da liberdade.

Segundo as informações avançadas pela nossa fonte a 21 de fevereiro de 2024, na preparação para a sessão de encerramento...
02/21/2024

Segundo as informações avançadas pela nossa fonte a 21 de fevereiro de 2024, na preparação para a sessão de encerramento deste ano do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade, os bispos belgas teriam aberto uma discussão nacional sobre a permissão de mulheres diáconas e o fim da exigência do celibato sacerdotal.

De acordo com o site de notícias católico belga Kerknet , a conferência dos bispos belgas antes do sínodo de 2 a 27 de outubro, que acontecerá no final do ano, enviou uma carta a todas as dioceses propondo, entre outras coisas, uma abertura ao diaconado feminino e o fim da obrigatoriedade celibato sacerdotal.

O projecto de texto, aparentemente enviado a vários grupos de discussão e conselhos diocesanos em toda a Bélgica, apresenta três pontos básicos, o primeiro dos quais é que “uma Igreja missionária sinodal requer um diálogo aberto com o mundo que nos rodeia”.

A Igreja, diz, não pode limitar-se “a uma via de mão única” quando se trata de partilhar o Evangelho com o mundo.

Num segundo ponto, os bispos pedem que o Sínodo dos Bispos “defina a(s) nossa(s) tradição(s) da Igreja como dinâmicas e em constante desenvolvimento”.

Pediram também encorajamento na busca de “forma concreta para a descentralização” de certos temas de discussão na Igreja, “permitindo-nos trabalhar juntos em unidade com uma diversidade mais legítima”.

“Pedimos uma concretização da 'responsabilidade' dos bispos numa Igreja sinodal”, disseram.

Os bispos aparentemente apelam a uma reflexão mais profunda sobre o papel das mulheres na Igreja, propondo que a decisão relativa às mulheres diáconas seja deixada ao critério de dioceses individuais ou de conferências episcopais nacionais ou continentais.

Pedindo “luz verde para tomar certas medidas por conferência episcopal ou reuniões episcopais continentais”, os bispos disseram que, ao fazer isso, “a atribuição de uma responsabilidade pastoral crescente às mulheres e a ordenação de mulheres ao diaconado não precisa ser universalmente obrigatório ou proibido”.

Eles também avaliaram a longa datadebate sobre o celibato sacerdotal..

A este respeito, afirmaram que é necessário “redescobrir a natureza simbólico-sacramental do ministério ordenado”.

Disseram que a relação entre a ordenação sacerdotal e a autoridade absoluta na tomada de decisões requer novos esclarecimentos e pediram que tanto os sacerdotes como os diáconos envolvam mais leigos no processo de tomada de decisões, trabalhando “em equipas nas quais os leigos também têm o seu lugar e tarefa”.

Em relação ao polêmico debate sobre a ordenação viri probati, outestou homens casados ​​de fé e virtude comprovadas, ao sacerdócio – uma das principais propostas do Sínodo dos Bispos para a Amazónia de 2019 que o Papa Francisco optou por não implementar – os bispos também opinaram, sinalizando uma abertura à proposta.

“A ordenação sacerdotal de viri probati não deveria ser universalmente obrigatória ou proibida”, afirmaram os bispos no seu memorando.

Também sublinharam a necessidade de dar prioridade à comunicação com os jovens e de investir mais recursos na forma de difundir o Evangelho no e através do mundo digital.

Para isso, sugeriram que fosse estabelecido um mecanismo de conferências episcopais locais e assembleias continentais, “para que cada igreja local tenha as oportunidades necessárias para estar presente no mundo digital”.

No futuro, segundo Kerknet , a carta dos bispos belgas contendo as propostas será submetida à discussão nas diversas dioceses do país. Os resultados desta discussão devem ser recolhidos e apresentados aos bispos até 7 de abril de 2024, e depois serão enviados ao escritório do Sínodo dos Bispos em Roma.

Um comité teológico da Conferência dos Bispos Belgas também explorará as questões abordadas na carta, aprofundando-se nas questões que envolvem a tradição da Igreja e os vários cargos e ministérios da Igreja.

Um processo plurianual formalmente aberto pelo Papa Francisco em outubro de 2021, o Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade baseia-se num processo de consulta global que se desenvolveu a nível local, continental e universal, e está previsto para terminar com a segunda reunião de Roma deste ano. , agendado para 2 a 27 de outubro.

Com o objetivo de tornar a Igreja Católica um lugar mais colaborativo, acolhedor e inclusivo para todos os seus membros, o sínodo tem sido controverso devido aos temas polêmicos que estão sendo discutidos, incluindo a ordenação sacerdotal das mulheres, o diaconato feminino, o sacerdócio casado e a divulgação para a comunidade LGBTQ+.

Questões relacionadas às mulheres, especificamente ordenação de mulheres ao sacerdócioe o diaconado e as questões LGBTQ+ têm sido até agora as mais divisivas e controversas, com os participantes do Sínodo discutindo muito mais do que concordam.

Os bispos belgas já pressionaram anteriormente por reforma mais liberal na Igreja, abertamente indo contra o Vaticano às vezes, em meio a um país considerado um dos mais seculares em toda a Europa.

Embora o Papa Francisco tenha saudado a discussão sobre as mulheres diáconas e a ordenação de viri probati ao longo dos seus quase 11 anos de papado, e tenha tido repetidas ocasiões para tomar medidas, ele ainda não tomou nenhuma medida e não indicou que decisão tomará ou fazer, se houver, no encerramento do processo sinodal deste ano.


Fonte: catholicheralde.co.uk

 ESCADA CONSTRUIDA POR SÃO JOSÉ?Escada foi construída por um carpinteiro que não se conhece sua origem ou destino, com u...
02/21/2024


ESCADA CONSTRUIDA POR SÃO JOSÉ?

Escada foi construída por um carpinteiro que não se conhece sua origem ou destino, com uma engenharia e modo de construção desconhecidos e com materiais que não se sabe como foram parar ali.

TERIA O PRÓPRIO SANTO CONSTRUÍDO A MISTERIOSA ESCADA?

A Capela de Loretto está localizada na cidade de Santa Fé, no Estado no Novo México nos Estados Unidos. Ela foi construída em 1878 como um anexo do Convento de Nossa Senhora da Luz e foi projetada pelo arquiteto francês Antonio Mouly.

Mouly faleceu pouco antes do término da obra e isso acarretou um problema para as irmãs que administravam o convento: a capela de estilo gótico possuía logo em sua entrada um mezanino que seria utilizado para o coro durante as celebrações. Porém, com a morte do arquiteto, a escada que deveria ligar o primeiro piso ao espaço para o coral não foi construída, o que gerou um grande incômodo.

Para subir até o mezanino, as irmãs utilizavam uma escada improvisada, o que não era nada seguro. Para resolver o problema, uma escada apropriada deveria ser construída no local, mas todos os carpinteiros chamados para o trabalho diziam que era impossível construir uma escada em um espaço tão pequeno sem alterar o projeto inicial da capela, o que não era aceito pelas irmãs, gerando assim um grande impasse.

Sem conseguir resolver o problema, as religiosas decidiram realizar uma novena a São José pedindo que o padroeiro dos trabalhadores pudesse interceder pela situação. No último dia da novena, um senhor de idade já avançada bateu na porta do convento oferecendo seus serviços de carpintaria. Segundo as irmãs que o atenderam, ele portava apenas uma pequena maleta de ferramentas e montava em um b***o.

Depois de ser apresentado ao local da construção, ele aceitou o trabalho exigindo apenas uma condição: deveria trabalhar em completo isolamento com as portas fechadas. Caso alguém do convento entrasse na capela para orar, ele saía e retomava o trabalho apenas quando estivesse novamente sozinho.

Após três meses de trabalho, o carpinteiro entregou a escadaria pronta agradando muito as irmãs por harmonizar com o restante da construção e também por dar a elas mais segurança durante as celebrações.

Muito agradecidas, elas combinaram com o senhor que voltasse a noite pois seria dado um jantar em comemoração à conclusão das obras e no mesmo evento ele receberia o pagamento pelos três meses de trabalho.

Neste ponto começam os mistérios: o carpinteiro não apareceu para receber seu dinheiro e jamais voltou ao convento. Inconformadas, as irmãs procuraram por ele pela cidade de Santa Fé sem sucesso. Nenhum carpinteiro da região reconhecia o senhor descrito pelas freiras e nem mesmo a madeireira mais próxima não havia recebido nenhum pedido de material para aquela construção.

Não demorou para que as irmãs do Convento de Nossa Senhora da Luz começassem a atribuir a construção da escadaria ao próprio São José que teria descido do céu pessoalmente para atender ao pedido da novena dedicada a ele, lenda esta que rapidamente se espalhou pela cidade.

CARACTERÍSTICAS DA ESCADA
Os mistérios envolvendo a obra não se limitam apenas ao seu construtor. A escada foi feita sem a utilização de pregos ou cola, apenas foram usados encaixes de pinos de madeira. Ela possui 33 degraus, número que foi logo associado à idade que Jesus foi crucificado. A madeira utilizada na escada foi identificada posteriormente em laboratório com sendo de um abeto (espécie de pinheiro) – a questão é que esse tipo de árvore não era encontrada em nenhuma região próxima de Santa Fé.

Porém, o que mais impressiona é o seu ponto de equilíbrio. Ela é uma escada em caracol com duas voltas completas de 360 graus e não possuí nenhum eixo central de sustentação, o que, segundo muitos especialistas, a torna fisicamente incapaz de se manter de pé. Mesmo assim, foi utilizada por anos pelas freiras sem nunca ter ocorrido nenhum problema.

A Escadaria da Capela de Loretto está fechada desde 1970. Posteriormente, grades de proteção foram adicionadas às suas laterais bem como um suporte de metal para aumentar a sua segurança.

Construída por um carpinteiro que não se conhece sua origem ou destino, com uma engenharia e modo de construção desconhecidos e com materiais que não se sabe como foram parar ali, a Escadaria da Capela de Loretto desperta a curiosidade de engenheiros e arquitetos até os dias de hoje, tendo sua história contada em livros e em diversos documentários, mas para muitos moradores da cidade não há dúvidas a respeito de se seu construtor: São José, o carpinteiro, o pai de Jesus.

Hoje a Capela está dessacralizada e se tornou um museu devido a popularidade que ganhou recebendo cerca de 250 mil turistas por ano e sendo também muito procurada para a realização de casamentos.

Repost Vox Magister
Post Original: [Eduardo Honorato Paulo 19/03/2021, Redação CatolicaWeb]

02/21/2024
No primeiro domingo da Quaresma, o arcebispo de Santa Cruz, Bolívia, dom René Leigue Cesarí, falou das tentações, fazend...
02/21/2024

No primeiro domingo da Quaresma, o arcebispo de Santa Cruz, Bolívia, dom René Leigue Cesarí, falou das tentações, fazendo uma observação especial sobre os políticos.

Na homilia da missa celebrada na Basílica Menor de São Lourenço, dom Leigue disse que Jesus “foi tentado durante toda a sua vida”. No entanto, observou que “o poder de Jesus foi colocar-se a serviço da humanidade”, para curar os enfermos e ajudar as pessoas necessitadas.

Citando Dom René, a nossa fonte avança dizendo que “Jesus aqui nos faz compreender que as tentações estão sempre presentes”. “Satanás é mau e o mal vem em diferentes formas e a qualquer momento”.

Uma das fortes tentações, considerou dom Leigue, “é o poder, o que vemos na nossa realidade, na nossa sociedade, o que vemos no nosso país: uma forte luta pelo poder”.

“Na vida de Jesus podemos ver que Ele tinha todo o poder, toda a autoridade, e O reconheceram assim, como autoridade, como o Todo-Poderoso, mas Ele nunca impôs seu poder para destruir o inimigo, Ele nunca expôs seu poder para dizer: 'Aqui quem manda sou eu e vocês obedecem'”.

“O poder de Jesus se manifestou no serviço”, disse. “O poder que se pode ter é servir, ajudar os outros”.

Ele advertiu sobre aqueles que “falam dos pobres, mas muitas vezes usam os pobres como escada, nada mais, porque por causa dos pobres muitas pessoas poderosas estão onde estão”.

Os pobres, disse o arcebispo, dão o seu apoio “para que as coisas corram bem ou melhorem a sua situação”, mas depois “se esquecem deles, só os usam”.

Dom Leigue falou depois sobre a situação da Bolívia, “um povo rico” com possibilidade de estar ao nível de outros países, mas que, no entanto, não está por causa “desta grande tentação que existe para alguns: têm a possibilidade de trabalhar para outros, mas olham para si mesmos e tomam tudo para si", lamentou.

Ele expressou o desejo de que os políticos aproveitem o tempo da Quaresma para olhar para “aquelas muitas pessoas que os apoiaram para que estejam lá, para que trabalhem por eles, não para tornarem as suas vidas impossíveis, mas para que tornem o seu caminho mais fácil”.

Por fim, disse que espera “que haja reconciliação, que haja trabalho conjunto para o bem de todos” e incentivou a não perder a esperança, a rezar por nós e pelos outros, especialmente por aqueles que mais precisam.


Fonte: Acidigital

CÁTEDRA DE S. PEDRO - FESTAFesta para uma cadeira? Entenda!É muito mais do que um assento, uma cadeira ou parte de um ob...
02/21/2024

CÁTEDRA DE S. PEDRO - FESTA
Festa para uma cadeira? Entenda!

É muito mais do que um assento, uma cadeira ou parte de um objeto litúrgico do presbitério: é o reconhecimento de que a história da Igreja Católica, que passa de geração em geração, inicia-se na missão que Jesus deixa para Pedro, ao entregar a ele a autoridade sobre o seu povo.

Significado espiritual

A tradição da Igreja atribui um forte significado espiritual à Cátedra. Ela marca a sede fixa do bispo, localizada na Igreja mãe de uma diocese que, por esse motivo, é chamada "catedral". Denota a autoridade do bispo. Traduz o ensinamento evangélico que o bispo, enquanto sucessor dos apóstolos, é chamado a transmitir à comunidade cristã.

Origem e sentido

A festa é uma antiga tradição do final do século IV. É uma oportunidade de dar graças a Deus pela missão confiada ao apóstolo Pedro e aos seus sucessores. A "Cátedra" de São Pedro é a representação do escolhido por Cristo como "rocha" sobre a qual a Igreja foi edificada (cf. Mateus 6, 18).

As Propriedades da Cátedra de São Pedro

A Grandeza da Cátedra

A Cátedra é um grande trono de bronze, sustentado pelas estátuas de quatro doutores da Igreja. Dois do Ocidente, Santo Agostinho e Santo Ambrósio, e dois do oriente, São João Crisóstomo e Santo Atanásio. A obra, do escultor italiano Gian Lorenzo Bernini, está localizada na Basílica de São Pedro.

São Pedro

Pedro começou seu ministério em Jerusalém, depois da ascensão do Senhor e de Pentecostes. A primeira "sede" da Igreja foi o Cenáculo, em Jerusalém. É provável que, naquela sala, se reservasse um posto especial a Simão Pedro. Em seguida, a sede de Pedro foi Antioquia, na Síria, hoje Turquia. Era a terceira cidade do Império Romano, depois de Roma e de Alexandria do Egito. Naquela cidade, Pedro foi o primeiro bispo da Igreja.Pedro em Roma
O caminho de Pedro percorre Jerusalém (Igreja nascente), passa por Antioquia (primeiro centro da Igreja, que agrupava pagãos) e, posteriormente, Pedro dirige-se à Roma, centro do Império, onde concluiu, com o martírio, seu serviço de difusão do Evangelho.

A Cátedra de São Pedro e Roma

Roma e os Papas

Por esse motivo, a sede de Roma, que havia recebido a maior honra, recebeu também a tarefa confiada por Cristo a Pedro: estar a serviço de todas as Igrejas particulares para a edificação e a unidade de todo o Povo de Deus. A sede de Roma, depois das migrações de São Pedro, foi reconhecida como a do sucessor de Pedro, e a "cátedra" de seu bispo representou a do apóstolo encarregado por Cristo de apascentar todo seu rebanho. A cátedra do bispo de Roma representa, portanto, não só seu serviço à comunidade romana, mas também a sua missão de guia de todo o Povo de Deus.

Minha oração
"Senhor Jesus, mais uma vez na história, existem levantes, fora e até dentro da Igreja, que ousam desrespeitar e não reconhecer o Sumo Pontífice, que se assenta na Cátedra Papal, como quem tem a autoridade sobre o povo de Deus. Senhor, tende misericórdia da humanidade e devolve a paz na Igreja de Cristo. Amém."

02/21/2024

LITURGIA DA PALAVRA
DIA 22 DE FEVEREIRO DE 2024
ANO LITÚGICO: B
COR LITÚRGICA: BRANCO
I SEMANA DA QUARESMA - QUINTA-FEIRA
CÁTEDRA DE S. PEDRO APÓSTOLO - FESTA

LEITURAS DO DIA

PRIMEIRA LEITURA
1 Pedro 5, 1-4

«Ancião como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo»

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro

Caríssimos:
Recomendo aos anciãos que estão entre vós,
eu que sou ancião como eles
e testemunha dos sofrimentos de Cristo
e também participante da glória que há-de ser revelada:
Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado,
velando por ele,
não constrangidos mas de boa vontade, segundo Deus,
não por ganância mas por dedicação,
nem como dominadores sobre aqueles que vos foram confiados,
mas tornando-vos modelos do rebanho.
E quando aparecer o supremo Pastor,
recebereis a coroa eterna de glória.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 22 (23), 1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)

Refrão: O Senhor é meu pastor: nada me faltará. Repete-se.

O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados,
conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma. Refrão

Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,
não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo:
o vosso cajado e o vosso báculo
me enchem de confiança. Refrão

Para mim preparais a mesa
à vista dos meus adversários;
com óleo me perfumais a cabeça,
e o meu cálice transborda. Refrão

A bondade e a graça hão-de acompanhar-me
todos os dias da minha vida,
e habitarei na casa do Senhor
para todo o sempre. Refrão

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Mt 16, 18

Refrão: Aleluia. Repete-se

Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja
e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Refrão.

EVANGELHO
Mt 16, 13-19

«Tu és Pedro e dar-te-ei as chaves do reino dos Céus»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo,
Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe
e perguntou aos seus discípulos:
«Quem dizem os homens que é o Filho do homem?».
Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista,
outros que é Elias,
outros que é Jeremias ou algum dos profetas».
Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse:
«Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo».
Jesus respondeu-lhe:
«Feliz de ti, Simão, filho de Jonas,
porque não foram a carne e o sangue que to revelaram,
mas sim meu Pai que está nos Céus.
Também Eu te digo: Tu és Pedro;
sobre esta pedra edificarei a minha Igreja
e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus:
tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus,
e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus».

Palavra da salvação.

De grande estrela do football ao Sacerdócio.  📷Observatòrio Católico
02/19/2024

De grande estrela do football ao Sacerdócio.

📷Observatòrio Católico

A ILUSÃO RELIGIOSA E O PROFANO.As vestes sacras chamada indumentária litúrgica são de autoridade eclesiástica CATÓLICA.N...
02/19/2024

A ILUSÃO RELIGIOSA E O PROFANO.

As vestes sacras chamada indumentária litúrgica são de autoridade eclesiástica CATÓLICA.

No direito canónico apresenta artigos que sustentam essas verdades. Hoje muitos são os homens de diversas seitas religiosas que por motivos de ilusões pastorais ou a falta de identidade eclesial, vão fazendo réplica de vestes católicas e seus objectos sagrados.

Na verdade o que esse homem está usando não propriamente veste sacra católica, é uma réplica aí faltou elementos fundamentais nesse veste.

A Liturgia católica é única e exclusivamente Apostólica, não se pode profanar, replicar ou deturpar.

A ilusão religiosa é um formato de sentimento que possuí o homem enganador, onde ele mesmo se apresenta como deus dos outros homens.

Prezados católicos, fiquemos vigilantes aos sinais dos últimos tempos.

Note: O homem na Imagem não é católico. É o famoso "profeta" Angolano BM SAMUEL.

Creditos e cortesia: CATEQUESE/Escola da Fé.

Rezemos por este menino: pois o dia da carreira na escola ele escolheu ser padre!  Malawi
02/15/2024

Rezemos por este menino: pois o dia da carreira na escola ele escolheu ser padre!


Malawi

Leonel Messi - Primeira Comunhão
02/15/2024

Leonel Messi - Primeira Comunhão

Grandes actores demonstram a sua fé católica ao postarem imagens com as testas impostas do sinal da cruz de Cinzas na Qu...
02/15/2024

Grandes actores demonstram a sua fé católica ao postarem imagens com as testas impostas do sinal da cruz de Cinzas na Quarta-feira de Cinzas - 2024.

Fonte: Observatòrio Católico

São Valentim [padre] e São Valentim de Terni [bispo]: patronos dos namoradosEm 14 de fevereiro, a Igreja celebra São Cir...
02/13/2024

São Valentim [padre] e São Valentim de Terni [bispo]: patronos dos namorados

Em 14 de fevereiro, a Igreja celebra São Cirilo, monge, e São Metódio, bispo.

Além deles, também faz memória de dois santos mártires: o padre São Valentim e o bispo São Valentim de Terni.

Protetores dos namorados e noivos

Ambos os santos Valentim viveram na mesma época no século III. Os dois foram mártires e lutaram pelo matrimônio cristão. Por isso, o Dia dos Namorados em várias partes do mundo passou a ser chamado em inglês de Valentines Day ou Dia dos Valentins.

Solteiros nas batalhas

O padre São Valentim viveu em Roma no tempo do imperador romano Cláudio II (268-270), o Gótico. O Império enfrentava vários problemas, com um grande número de batalhas perdidas. Segundo a tradição, o imperador atribuiu a culpa aos soldados solteiros, pois julgava que os solteiros eram menos ousados nas batalhas; feriam-se levemente e, logo, pediam dispensa. Conseguiam um afastamento e, quando voltavam, estavam casados. Uma vez casados, não se arriscavam mais, com a intenção de voltar vivos. Isso, segundo Cláudio II, enfraquecia as legiões romanas. Por isso, o imperador proibiu o casamento dos soldados.

Ousadia e martírio do padre

Padre Valentim continuou incentivando e celebrando os casamentos secretamente. Quando Cláudio II soube, mandou prender o padre e interrogou-o diante do povo. As respostas de São Valentim defendendo o matrimônio como união sagrada, querida por Deus e “sacramento”, impressionaram o imperador e todo o povo. Por isso, o imperador enviou-o apenas para uma “prisão domiciliar”. Porém, o local indicado para a prisão foi a casa do prefeito de Roma, chamado Astério, que era pagão e tinha uma filha cega. São Valentim curou a sua filha e conseguiu a conversão de toda a família. Ao saber disso, o imperador mandou que fosse açoitado e, a seguir, decapitado na via Flamínia no dia 14 de fevereiro de 269.

Bispo Conselheiro

Dom Valentim teria o dom extraordinário do conselho. Ele ficou famoso por conseguir reconciliar inúmeros casais de namorados. Conta-se que um dia, ouviu dois jovens namorados discutindo ao lado de seu jardim e foi até eles. Chegou com uma linda rosa na mão, o capuz sobre a cabeça, o semblante sereno e sorridente. A figura daquele bom idoso e a delicadeza da rosa acalmaram os dois namorados. Em seguida, deu a eles a mais valiosa lição. Pediu que os dois segurassem o caule da rosa com todo cuidado para não se espetarem. Eles assim o fizeram.

Depois, São Valentim explicou-lhes a beleza do sacramento do matrimônio e da união de corpos. E ensinou-lhes que “as rosas são lindas, perfumadas, delicadas, mas tem espinhos. E elas não vivem sem espinhos.

Assim também são as diferenças entre o casal. É preciso conhecê-las, respeitá-las e tratá-las com delicadeza, para que nenhum dos cônjuges seja ferido. Agindo assim, serão felizes e as brigas desaparecerão.” O jovem casal aprendeu a lição. Pouco tempo depois, o santo bispo celebrava o casamento dos dois. Depois disso, sua fama de casamenteiro se espalhou.

O martírio

Dom Valentim, estando em Roma no ano 272, converteu um famoso filósofo grego chamado Crato e, além dele, mais três de seus discípulos. Isso levou-o a ser denunciado, preso e julgado pelo imperador Aureliano. Crato e seus discípulos defenderam o bispo no julgamento, porém, de nada adiantou. São Valentim de Terni foi condenado e decapitado no 14 de fevereiro do ano 273. Os três filósofos recém-convertidos tiveram o cuidado de resgatar seu corpo e transportarem-no para a cidade de Terni. Lá, ele foi sepultado.

A Igreja incluiu São Valentim de Terni, bispo e mártir, no Calendário litúrgico, o protetor dos namorados e dos jovens. Suas relíquias estão guardadas na Igreja das Carmelitas, em Terni, que hoje faz parte de Roma. Ao lado da urna de prata que guarda seus restos mortais, tem a inscrição: “São Valentim, patrono do amor”. Há ainda na igreja um lindo vitral que mostra a imagem de São Valentim abençoando um jovem casal ajoelhado e os dois seguram uma rosa.

Oração a São Valentim de Terni

“São Valentim, que semeastes a bondade, o amor e a paz na Terra, sede meu guia espiritual. Ensinai-me a aceitar os defeitos e as falhas do meu companheiro e ajudai-o a reconhecer as minhas virtudes e vocações. Vós, que compreendeis os que se amam e desejam ver a união abençoada por Cristo, sede nosso advogado, nosso protetor e nosso abençoador. Em nome de Jesus! Amém!”

Texto: Professor Felipe Aquino - Editora Cléofas
Produção: Fernando Fantini - Comunidade Canção Nova

02/13/2024

REFLEXÃO SOBRE EVANGELHO DE HOJE: DIA 14 DE FEVEREIRO DE 2024
QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus” (Marcos 6,1).

Hoje, iniciamos a Quaresma, um tempo riquíssimo da nossa espiritualidade, onde vivemos um verdadeiro retiro de 40 dias, em preparação para a grande Solenidade da Ressurreição de Jesus, a grande Solenidade da Páscoa.A Quaresma, de fato, apresenta-se a nós como este momento favorável da graça de Deus, é um tempo forte, um tempo favorável da graça de Deus, tempo onde somos chamados por Deus, convocados pelo Espírito Santo, a uma profunda conversão e revisão de vida.A Quarta-feira de Cinzas marca, justamente, o início deste tempo favorável, neste momento favorável para voltarmos para Deus. Somos chamados a nos voltarmos inteiramente para Deus.As leituras escolhidas para iniciar este tempo forte são um grande incentivo para assumir este compromisso quaresmal de maneira autêntica, é um compromisso que assumimos de adentrarmos na Quaresma de forma autêntica.

A conversão acontece a partir da nossa disponibilidade de nos deixarmos reconciliar com Deus

O difícil movimento da conversão é, antes de tudo, algo que Deus deseja que nós vivamos, então, precisamos nos abrir a este convite, o principal convite da Quaresma é esse: convertei-vos, mudai de vida — "Voltai para mim de todo o coração" —, diz-nos o Senhor.A conversão acontece a partir da nossa disponibilidade de nos deixarmos reconciliar com Deus.

O nosso coração que, muitas vezes, desvia-se da vontade de Deus, que erra o alvo, precisa voltar, precisa acertar a direção novamente. Por isso, as Escrituras nos recordam que na Quaresma é necessário rezar.A partir da nossa oração, usar as armas que temos para treinar a nossa alma — a esmola, o jejum.

Precisamos assumir essa disciplina dos nossos gestos concretos, o nosso coração pode descobrir essa alegria, a alegria de nos doarmos aos outros, a importância absoluta de dar primazia à escuta da Palavra de Deus, a urgência de nos desapegarmos um pouco dos nossos próprios apetites e dos nossos próprios interesses.Então, o tempo da Quaresma marca esse dinamismo da conversão.

Na medida em que estivermos dispostos a nos reconhecermos como pecadores, a admitirmos com sinceridade que somos pecadores, Deus vai nos concedendo a graça de nos voltarmos para Ele. Devemos dar espaço para Deus fazer uma grande revolução na nossa vida!Somos pecadores, isso é real!

Somos pó, isso é verdade! Mas, somos um pó habitado pelo Espírito do Ressuscitado; somos lugar santo, onde habita a misericórdia de Deus.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Bruno Antonio

02/13/2024

LITURGIA DA PALAVRA
DIA 14 DE FEVEREIRO DE 2024
ANO LITÚGICO: B
COR LITÚRGICA: ROXO
QUARTA-FEIRA DE CINZAS

LEITURAS DO DIA

PRIMEIRA LEITURA
Joel 2, 12-18

«Rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos»

Leitura da Profecia de Joel

Diz agora o Senhor: «Convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejuns, lágrimas e lamentações. Rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos. Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e misericordioso, pronto a desistir dos castigos que promete. Quem sabe se Ele não vai reconsiderar e desistir deles, deixando atrás de Si uma bênção, para oferenda e libação ao Senhor, vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, ordenai um jejum, proclamai uma reunião sagrada. Reuni o povo, convocai a assembleia, congregai os anciãos, reuni os jovens e as crianças. Saia o esposo do seu aposento e a esposa do seu tálamo. Entre o vestíbulo e o altar, chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, dizendo: ‘Perdoai, Senhor, perdoai ao vosso povo e não entregueis a vossa herança à ignomínia e ao escárnio das nações. Porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?’». O Senhor encheu-Se de zelo pela sua terra e teve compaixão do seu povo.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 50 (51)

Refrão: Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós. Repete-se

Ou: Tende compaixão de nós, Senhor, porque somos pecadores. Repete-se

Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade
e purificai-me de todas as faltas. Refrão

Porque eu reconheço os meus pecados
e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
Pequei contra Vós, só contra Vós,
e fiz o mal diante dos vossos olhos. Refrão

Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade. Refrão

Dai-me de novo a alegria da vossa salvação
e sustentai-me com espírito generoso.
Abri, Senhor, os meus lábios
e a minha boca cantará o vosso louvor. Refrão

SEGUNDA LEITURA
2 Cor 5, 20 — 6, 2

«Reconciliai-vos com Deus. Este é o tempo favorável»

Leitura da Seg. Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios

Irmãos: Nós somos embaixadores de Cristo; é Deus quem vos exorta por nosso intermédio. Nós vos pedimos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus. A Cristo, que não conhecera o pecado, identificou-O Deus com o pecado por amor de nós, para que em Cristo nos tornássemos justiça de Deus. Como colaboradores de Deus, nós vos exortamos a que não recebais em vão a sua graça. Porque Ele diz: «No tempo favorável, Eu te ouvi; no dia da salvação, vim em teu auxílio». Este é o tempo favorável, este é o dia da salvação.

Palavra do Senhor.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
cf. Salmo 94, 8ab

Refrão:Louvor e glória a Vós, Jesus Cristo, Senhor.

Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações. Refrão

EVANGELHO
Mt 6, 1-6.16-18

«Teu Pai, que vê no segredo, te dará a recompensa»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus. Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a ecompensa. Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto, para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa».

Palavra da salvação.

Address

New York, NY

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Vox Magister posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Videos

Share

Nearby media companies



You may also like