MozOn TV

MozOn TV MozOn TV é uma televisão jovem Moçambicana que visa Transmitir,Entreter e informar a si estimado telespectador.

‼️VIATURA C∆POTA E M∆TA CINCO (5) MEMBROS DO PARTIDO FRELIMO🙆‍♀️📌Uma viatura transportando cinco (5) membros do Partido ...
01/11/2023

‼️VIATURA C∆POTA E M∆TA CINCO (5) MEMBROS DO PARTIDO FRELIMO🙆‍♀️📌

Uma viatura transportando cinco (5) membros do Partido FRELIMO capotou na manhã de hoje no território tanzaniano a caminho de Dar-Es-Salam.

Os cinco ocupantes da viatura, incluindo o motorista, p€rderam a vida no local do embate. Até então são desc0nhecidas as c∆usas deste aparat0so ac!dente.

Apoio: (África & Celebridades)

Conselho Constitutional nega provimento aos recursos da FRELIMO, Renamo e Comissão de Eleições da CidadeO Partido Frelim...
31/10/2023

Conselho Constitutional nega provimento aos recursos da FRELIMO, Renamo e Comissão de Eleições da Cidade

O Partido Frelimo e a Comissão de Eleições da Cidade da Matola, submeteram recursos ao Conselho Constitucional, contestando a decisão do Tribunal Judicial da Matola, de dar provimento ao recurso do MDM e ordenar a repetição do apuramento intermédio em toda a autarquia.

Por seu turno, o partido Renamo submeteu recuso ao Conselho Constitucional, contestando a decisão do Tribunal Judicial da Matola, de negar provimento ao seu recurso, no qual exigia a repetição das eleições autárquicas na Matola.

O Conselho Constitucional negou provimento a todos estes recursos.

No seu acordão, o Conselho Constitucional reserva para si a última decisão sobre as VI Eleições Autárquicas ao nível do município da Matola, ou seja, no acordão da validação dos resultados.

Manuel de Araújo, dirigindo-se hoje aos seus eleitores via teleconferência, disse:"Tudo o que se está a viver, sobretudo...
28/10/2023

Manuel de Araújo, dirigindo-se hoje aos seus eleitores via teleconferência, disse:

"Tudo o que se está a viver, sobretudo neste processo eleitoral (desde o princípio até o momento) é obra do presidente Nyusi. Referiu ainda que o mesmo pretende empurrar o país à uma guerra sem precendentes, para forçar o adiamento das eleições (presidenciais e legislativas) do próximo ano para que ele não seja responsabilizado pelos crimes que pesam sobre si.
O mesmo desencorajou os munícipes a não entrarem em rixas, porque no seu entender pode haver infiltrados que queiram manchar o bom nome dos munícipes de Quelimane que vem marchando pacificamente, faz um mês. Pediu, de igual modo, que os munícipes, cada um no seu Posto Administrativo, aguarde da decisão liminar do Conselho Constituicional. Todavia, asseverou que depois que o CC validar os resultados a favor da Frelimo, ele não será responsável de tudo quanto os munícipes decidirem fazer."

A Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM) disse ontem que o país enfrenta a sua “maior” crise pós-eleitoral e que o proc...
28/10/2023

A Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM) disse ontem que o país enfrenta a sua “maior” crise pós-eleitoral e que o processo autárquico “foi inquinado de vícios graves” e apelou à intervenção do Presidente da República, admitindo nova votação.

“Que o senhor Presidente da República faça valer os seus poderes constitucionais, demonstrando, ainda e inequivocamente, que é um elemento agregador para os moçambicanos, nestes momentos cruciais e difíceis que se vivem. Ademais e lamentavelmente, até aqui, não se ouviu, de nenhum agente político com responsabilidades governativas qualquer comentário consciente relativamente a este pleito e sobretudo suas irregularidades, o que por si só avoluma ainda mais a perceção, cada vez mais assente, de que estas eleições já tinham um vencedor anunciado”, lê-se num comunicado da OAM, assinado pelo bastonário, Carlos Martins.

“Temos de tudo fazer para evitar um banho de sangue”, aponta.

O bastonário diz, no comunicado, que, ao longo do dia de hoje, Moçambique está “a testemunhar episódios de violência extrema em vários pontos” e que “o descrédito” é “sustentado pelo número, por demais elevado, de irregularidades apontadas ao processo eleitoral pelos tribunais distritais, que passam uma mensagem de que o crime e a manipulação compensam em Moçambique”.

A OAM apela igualmente à Frelimo, partido no poder, lembrando que "tem uma enorme responsabilidade histórica acrescida de estabilização do ambiente político em Moçambique, que ao longo dos tempos, tem sabido gerir essas situações, não devendo, por isso e pela carga institucional que carrega, ser visto como uma organização que dificulta o processo democrático, com recurso, para o efeito, às instituições democráticas".

"Só o assumir desta responsabilidade poderá perpetuar o seu legado histórico, pois e de contrário, reforçará o entendimento dos eleitores e da comunidade internacional de que a nossa democracia é uma farsa”, aponta.

“É imperioso o envolvimento de todas as forças vivas da s

O  Conselho Anglicano de Moçambique apela para que os órgão eleitorais, em especial o Bispo Dom Carlos Matsinhe, observe...
25/10/2023

O Conselho Anglicano de Moçambique apela para que os órgão eleitorais, em especial o Bispo Dom Carlos Matsinhe, observem a lei eleitoral e a prática da verdade. O órgão máximo deliberativo da Igreja Anglicana diz que o povo moçambicano espera honestidade, integridade, transparência, respeito e a verdade dos gestores do processo eleitoral.

Em carta pastoral, assinada pelo Dom Vicente Msosa, na qualidade de Vice-Presidente do Conselho Anglicano de Moçambique, a Igreja Anglicana em Moçambique lamenta por todas situações relativas a eventuais falhas de gestão eleitoral e de eventuais interferências de outros órgãos fora do processo eleitoral.

“À Comissão Nacional de Eleições, especialmente ao Bispo Dom Carlos Matsinhe, e ao STAE, o Conselho Anglicano de Moçambique apela para a observância da lei eleitoral e a prática da verdade. O povo moçambicano, os eleitores esperam de vós a honestidade, integridade, transparência, respeito e a verdade. Jesus Cristo exorta a humanidade para conhecer a verdade dizendo que a verdade vos libertará (Ev.Joao 8.32)”, lê-se na carta pastoral.

O Conselho Anglicano apela para que os moçambicanos, os eleitores e os actores políticos pautem pela paz.

“Aos partidos políticos, apelamos a observância da lei eleitoral e uso das instituições de justiça nos casos que considerem de injustiçados ou ilegalidades. Vos exortamos a tudo fazerem para a preservação da paz e tudo quanto fazem lembrados de que bem aventurados os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus. (S.Mateus 5.9). Clarificamos que a CNE é um órgão do Estado e não de qualquer religião ou igreja, incluindo a Anglicana”, avança a carta.

No documento, o Conselho Anglicano de Moçambique diz que tem estado a acompanhar pronunciamentos da sociedade moçambicana, dentro e fora do país, relatos de situações descritas como sendo de irregularidades no processo eleitoral, associadas a manifestações e protestos políticos.

“As situações acima descritas consubstanciam para a sociedade u

🚨O Conselho Constitucional decide não anular eleições em Chókwè e vai remeter os ilícitos eleitorais para procedimentos ...
25/10/2023

🚨O Conselho Constitucional decide não anular eleições em Chókwè e vai remeter os ilícitos eleitorais para procedimentos judiciários no Ministério Público.

Autarquias que provavelmente serão decididas pelo CC
25/10/2023

Autarquias que provavelmente serão decididas pelo CC

O Alto Comissariado do Canadá, das Embaixadas da Noruega e da Suíça, publicaram hoje um comunicado face às Eleições Autá...
25/10/2023

O Alto Comissariado do Canadá, das Embaixadas da Noruega e da Suíça, publicaram hoje um comunicado face às Eleições Autárquicas 2023.
Os órgãos diplomáticos manifestam preocupação quanto às irregularidades verificadas e apelam a submissão das reclamações nos órgãos de justiça.

ÚLTIMA HORA ÚLTIMA HORA 🔥TERMINOU A RECONTAGEM NA MATOLAVenci  de uma forma esmagadora e retumbante.A ser verdade;1. A P...
22/10/2023

ÚLTIMA HORA ÚLTIMA HORA 🔥

TERMINOU A RECONTAGEM NA MATOLA

Venci de uma forma esmagadora e retumbante.

A ser verdade;

1. A PROCURADORIA da Província de Maputo, deve fazer o seu trabalho e abrir com efeitos imediatos um processo crime contra o director provincial da CNE, do STAE e todos os envolvidos na fraude e contra Júlio Parruque por ter festejado fraude.

2. O Juiz Presidente do Tribunal Supremo deve com efeitos imediatos, promover o Juiz que esteve em frente do processo

3. Amanhã não se devia trabalhar na Matola

VOGAIS DA RENAMO E MDM APRESENTAM RECURSO AO CONSELHO CONSTITUCIONAL CONTRA O RECURSO INTERPOSTO PELA PRESIDENTE DA COMI...
22/10/2023

VOGAIS DA RENAMO E MDM APRESENTAM RECURSO AO CONSELHO CONSTITUCIONAL CONTRA O RECURSO INTERPOSTO PELA PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ELEIÇÕES DA CIDADE DA MATOLA

Seis membros da Comissão Distrital de Eleições da Matola (CEC), apresentaram hoje, domingo (22), uma queixa ao Conselho Constitucional através do Tribunal Distrital da Matola, contra a Presidente da Comissão de Eleições na Cidade da Matola, Carolina Cumbana. Denuciam os integrantes da CEC da Matola, que a Presidente submeteu um recurso ao Conselho Constitucional através do Tribunal da Matola sem ter reunido com o órgão deliberativo da Comissão Distrital de Eleições da Matola. Os membros deste órgão dizem que ela agiu em nome da Comissão Distrital de Eleições da Matola, assim sendo, defendem que não se deve dar provimento a esse recurso porque o órgão nunca reuniu para discutir este assunto. Sucede que todas as deliberações devem passar por plenária.

Como agravante, não foi o órgão que tomou a decisão, nem foi por voto.

Foi decisão da a Presidente da CEC e vogais do partido FRELIMO,sem conhecimento da outra parte.

ÚLTIMA HORAContagem paralela confirma vitória da Renamo na MatolaA Renamo está a ganhar na Matola com 59% dos votos cont...
21/10/2023

ÚLTIMA HORA

Contagem paralela confirma vitória da Renamo na Matola

A Renamo está a ganhar na Matola com 59% dos votos contra 34% da Frelimo, uma margem de 80.000 votos. Este boletim teve acesso às cópias dos editais da Renamo de 791 das 895 (88%) mesas de voto na Matola, que mostram a vitória esmagadora. A afluência às urnas foi de 60%, um valor elevado para eleições autárquicas.

Desconhecidos ameaçam mandatário  do MDM e forçam no a desistir do processo na MatolaO delegado de candidatura do MDM - ...
21/10/2023

Desconhecidos ameaçam mandatário do MDM e forçam no a desistir do processo na Matola

O delegado de candidatura do MDM - Movimento Democrático de Moçambique na Cidade da Matola, Renato Muelega , reclama estar a sofrer ameaças de desconhecidos nos últimos dois dias.
Muelega diz ter sido abordado por desconhecidos na tarde da quinta-feira, 19 de outubro, na sua viatura e forçado a assinar um documento sem que tenha tido acesso ao conteúdo. De seguida, o grupo obrigou-no a entregar o carimbo do partido, que trazia consigo na viatura.
"Mais tarde vim a perceber que afinal o documento era de desistência do partido ao processo que culminou com a decisão de se fazer a recontagem dos votos na Matola", declarou Muelega à Sala da Paz .

Face ao sucedido, Muelega diz ter comunicado as autoridades para que o documento em causa não tenha nenhum efeito jurídico.
"Não sofri nenhuma agressão durante o acto porque cooperei. Mas tenho estado a circular de forma condicionada", lamentou Muelega.

Fonte: Sala da paz

Angolanos lutando por Moçambique. Manifestação junto a Embaixada de Moçambique no Brasil.. Muito obrigado Hi**er, Nilza ...
21/10/2023

Angolanos lutando por Moçambique. Manifestação junto a Embaixada de Moçambique no Brasil.. Muito obrigado Hi**er, Nilza e Jprivado.

Em nota a propósito das eleições autárquicas, a organização acusa a polícia de ter criado “um ambiente de intimidação".A...
20/10/2023

Em nota a propósito das eleições autárquicas, a organização acusa a polícia de ter criado “um ambiente de intimidação".

A Amnistia Internacional (AI) critica o uso ilegal da força pela Polícia da República de Moçambique (PRM) para reprimir protestos pacíficos que se seguiram às eleições autárquicas do dia 11, que até levou ao assassinato de um rapaz de 16 anos no município de Chiúre, província de Cabo Delgado, e exige investigações das autoridades.

“O uso ilegal e desnecessário da força pela polícia contra manifestantes pacíficos é uma violação do direito internacional dos direitos humanos e não está em conformidade com as normas regionais e internacionais de direitos humanos sobre o uso da força”, diz o diretor regional da organização internacional de defesa dos direitos humanos para a África Oriental e Austral.

Em nota divulgada nesta sexta-feira, 20, Tigere Chagutah acrescenta que “as ações que documentámos, incluindo o uso desnecessário de gás lacrimogéneo e o uso de munições reais, são uma continuação de um padrão perturbador de táticas imprudentes e ilegais utilizadas pela Polícia de Moçambique contra os manifestantes”.

Para Chagutah, é evidente que a intenção da polícia aqui era criar “um ambiente de intimidação para desencorajar qualquer pessoa que tentasse exercer o seu direito de protestar pacificamente contra as autoridades estatais”.

Por isso, a AI pede às autoridades moçambicanas que abram “imediatamente uma investigação completa e imparcial sobre os agentes que atiraram e mataram um rapaz de 16 anos em Chiúre e feriram dois manifestantes em Nampula e Gurue, bem como todos os outros incidentes de uso ilegal da força, e garantir que os responsáveis sejam levados à justiça em julgamentos justos”.

A organização apela também “à libertação imediata dos apoiantes do partido da oposição, Renamo, centenas dos quais foram detidos arbitrariamente por participarem nos protestos”.

AI destaca uso regular de força desnecessária por parte da Polícia

A AI refer

Última Hora* Última Hora* Última Hora* Gurué: juíza sucumbiu à pressão da Frelimo e emitiu uma sentença contraditória Za...
20/10/2023

Última Hora* Última Hora* Última Hora*

Gurué: juíza sucumbiu à pressão da Frelimo e emitiu uma sentença contraditória

Zambézia (Canalmoz) - O Tribunal Judicial da cidade de Gurué diz que houve ilícitos eleitorais nas eleições de 11 de Outubro e alguns deles são, até, de natureza criminal e devem ser investigadas pela Procuradoria. Entretanto mesmo com esses ilícitos a juíza entende que "não houve irregularidades".

Ou seja: houve ilícitos que configuram crime, mas ao mesmo tempo não houve irregularidades. É uma contradição insanável.

Mas a decisão da juíza já era previsível. A juíza estava sob pressão do partido Frelimo desde o dia da interposição do recurso e até extrapolou os prazos legais. Porque os resultados de Gurué foram fabricados com números que ultrapassam a população eleitoral activa.

A Frelimo perdeu as eleições e durante o apuramento a polícia começou a disparar nas mesas de votação e a capturar elementos da oposição e os elementos da Frelimo no STAE foram falsificar editais e anunciaram a vitória do partido que perdeu, a Frelimo. A juíza entrou em enorme stress quando confrontada com a fraude e acabou por ditar uma sentença confusa.

Os partidos da oposição vão recorrer ao Conselho Constitucional. (Redacção)

FAMILIARES E AMIGOS DESCREVEM ALICE MABOTE COMO "MÃE DOS OPRIMIDOS" QUE VAI INSPIRAR GERAÇÕESForam ontem a enterrar os r...
20/10/2023

FAMILIARES E AMIGOS DESCREVEM ALICE MABOTE COMO "MÃE DOS OPRIMIDOS" QUE VAI INSPIRAR GERAÇÕES
Foram ontem a enterrar os restos mortais da activista e Defensora dos Direitos Humanos, Alice Mabote. Foi no Paços do Conselho Municipal da cidade de Maputo, onde familiares, amigos e altas personalidades do governo moçambicano prestaram o último à Deus.
O porta-voz do Governo, Filimão Suaze, ouvido pela TV Sucesso, disse que Alice Mabote em vários momentos foi uma grande parceira do governo na discussão dos direitos humanos, considerando que o seu desaparecimento físico foi uma perda irreparável para todos Moçambicanos.
Para, ex-primeira dama de Moçambique, Graça Machel Alice Mabote morreu, mas a sua é voz imortal, que acima de tudo, os seus pronunciamentos devem ser revisitados para inspirar.
Já o presidente do partido Nova Democracia, Salomão Muchanga, descreveu Alice Mabote como uma mulher de coragem que sempre esteve no lado dos oprimidos, empobrecidos, humilhados e excluídos.
Alice Mabote que na sociedade foi conhecida pela sua bravura na defesa dos direitos humanos, deixa um vazio enorme na vida dos moçambicanos, mas apesar de tudo, no meio de tanta dor e tristeza, é vista por muitos como uma mãe dos oprimidos que vai inspirar gerações vindouras.

GOVERNO RECONHECE QUE HÁ ATRASOS DE SALÁRIO NA EDUCAÇÃO E PROMETE RESOLVER TUDO EM SETE DIASNão é novidade que no sector...
20/10/2023

GOVERNO RECONHECE QUE HÁ ATRASOS DE SALÁRIO NA EDUCAÇÃO E PROMETE RESOLVER TUDO EM SETE DIAS
Não é novidade que no sector da educação os professores estão a passar por necessidades financeiras, devido aos atrasos no pagamento dos seus ordenados.
Reagindo ao dilema que se vive na educação, o Vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa disse esta sexta-feira, a TV Sucesso que o governo reconhece que há atrasos no pagamento de salários e promete que tudo será resolvido dentro de sete dias.

MÚSICOS ZANGAM-SE COM GOVERNO DE PEMBA PORQUE ACTUARAM E NÃO FORAM PAGOS  Na província de Cabo Delgado, concretamente na...
20/10/2023

MÚSICOS ZANGAM-SE COM GOVERNO DE PEMBA PORQUE ACTUARAM E NÃO FORAM PAGOS
Na província de Cabo Delgado, concretamente na cidade de Pemba, os músicos estão insatisfeitos porque no dia da cidade deram um verdadeiro show de música, mas não foram pagos o que foi acordado com as autoridades locais.

ANTÓNIO MUCHANGA E MEMBROS DO MDM CONTROLAM URNAS CONTENDO VOTOS NA MATOLAO cabeça de lista da RENAMO, juntamente com me...
20/10/2023

ANTÓNIO MUCHANGA E MEMBROS DO MDM CONTROLAM URNAS CONTENDO VOTOS NA MATOLA

O cabeça de lista da RENAMO, juntamente com membros do MDM, estão acampados na cidade da Matola desde a noite de ontem, para controlar as urnas que contêm os votos da autarquia. O Tribunal ordenou a recontagem dos votos na cidade da Matola, levando a uma situação tensa onde o material eleitoral se encontra exposto às condições climáticas.

Segundo informações divulgadas pela TV Sucesso, o cabeça de lista da RENAMO, Muchanga, tomou conhecimento das condições precárias das urnas por meio das forças policiais que estavam encarregadas de garantir a segurança no local, por volta das 20h de ontem, ele imediatamente se dirigiu ao local onde as urnas estão armazenadas e permanece lá até o presente momento, com o intuito de supervisionar a integridade dos votos.

A situação é agravada pelo facto de que, embora os técnicos dos principais partidos políticos tenham chaves do armazém, as urnas estão vulneráveis às intempéries. Os partidos da oposição expressaram sua preocupação com a segurança dos votos e, por isso, não irão abandonar o local até que sejam recontados os votos.

A RENAMO anunciou que planeja submeter ainda hoje um recurso ao Conselho Constitucional, exigindo um novo apuramento intermédio das eleições autárquicas na cidade da Matola.

Fonte: TV Sucesso

Samora Machel Júnior demarca-se das irregularidades eleitorais nas sextas eleições autárquicas em MoçambiqueConfira-se a...
20/10/2023

Samora Machel Júnior demarca-se das irregularidades eleitorais nas sextas eleições autárquicas em Moçambique

Confira-se a carta na integra a seguir:

Camaradas,

Quatro (4) cidadãos foram mortos a bala em Chiúre por conta de diferendos eleitorais, foram mortos pelas balas disparadas pela polícia da República de Moçambique. Aqui e ali, por todo Moçambique o clamor do povo é de desacordo perante os atropelos flagrantes à integridade das escolhas feitas pelos eleitores durante o processo das eleições autárquicas do último dia 11 de Outubro de 2023.

Na qualidade de membro partido Frelimo na sua direcção máxima (Comité Central), e com sentimento de profunda identificação com os ideias e história do Partido, expresso o meu total desacordo e desdém aos actos anti patrióticos, profundamente antidemocráticos que, embora sejam praticados em suposta defesa dos interesses do partido Frelimo, no ranger e arrepio da verdade, descredibiliza a marca FRELIMO perante o povo que por ele juramos lutar, libertar e defender.

São actos que corroem o processo democrático, põem em risco a unidade nacional e comprometem a paz que se deseja para o povo Moçambicano, independentemente das opções partidárias.

A FRELIMO tem uma longa tradição de democracia interna, de luta pela independência, seguida da construção de uma nação soberana e agora democrática. Sempre nos orgulhamos de ser um partido comprometido com os anseios do povo: Democracia, Justiça Social e Desenvolvimento.

É lamentável que, em momentos cruciais da nossa vida como são as eleições, interesses pessoais e de grupo se sobreponham ao desiderato colectivo, pondo em causa o nome do partido Frelimo e da Nação que um dia ousamos edificar.

As eleições autárquicas são um pilar essencial da nossa democracia, pois permitem que o povo escolha seus líderes e programas de governação locais, num exercício activo de cidadania nas comunidades. Das eleições do último dia 11 de Outubro, chegam-nos relatos de acções e comportamentos por

Católicos apelam a Frelimo a colocar o país acima de uma “vitória questionável”Em nota pastoral, o secretariado geral da...
20/10/2023

Católicos apelam a Frelimo a colocar o país acima de uma “vitória questionável”

Em nota pastoral, o secretariado geral da Conferência Episcopal de Moçambique começa por manifestar preocupação face àquilo que diz serem “acontecimentos alarmantes” registados ao longo do processo eleitoral, desde confrontos violentos às irregularidades na votação, contagem e justeza dos resultados eleitorais, passando pela actuação “questionável” dos que deviam garantir a ordem e segurança – forças policiais.

De seguida, os bispos católicos dirigem-se às lideranças do “partido beneficiário” da crise eleitoral, pedindo que chamem à razão os seus membros e simpatizantes para aceitarem a contestação dos resultados como parte do jogo democrático. A nota vai mais longe, ao apelar para que a viabilidade política, social e económica do País esteja acima dos “interesses partidários de uma mera vitória eleitoral questionável”.

Aos partidos que contestam os resultados, a agremiação pede que o façam de forma pacífica, seguindo os princípios consagrados na Constituição da República, e sem violência.

A nota pastoral da Conferência Episcopal, que integrou a plataforma “Mais Integridade”, mescla o tom crítico com mensagens de apelo à justiça e ao respeito pela legalidade, sublinhando, no entanto, que “não há legalidade sem verdade”.

“Apelamos aos órgãos eleitorais a rever com responsabilidade e justiça todo o processo de apuramento dos resultados que estão a ser divulgados, garantindo que tais sejam o reflexo verdadeiro dos votos depositados nas urnas e, portanto, da vontade do povo”, lê-se no documento, que considera ainda que “é nos momentos de prova que se vê a grandeza de um povo e de seus líderes”.

Moçambique, recorde-se, vive momentos de tensão desde o anúncio dos resultados parciais das eleições autárquicas, que dão vitória ao partido no poder em 64 das 65 autarquias. Como forma de contestar os resultados oficiais, a Renamo, que reivindica triunfo em nove municípios, incluindo nas cidade

No seguimento do julgamento das dívidas ocultas no Tribunal Comercial de Londres, a Privinvest acusou os advogados contr...
20/10/2023

No seguimento do julgamento das dívidas ocultas no Tribunal Comercial de Londres, a Privinvest acusou os advogados contratados pela Procuradoria – Geral da República para defender o Governo moçambicano naquele processo de fazer desaparecer evidências sobre o envolvimento do actual Presidente da República, Filipe Nyusi, na contratação das dívidas ocultas.

Os mandatários judiciais da empresa libanesa e do seu proprietário, Iskandar Safa, Duncan Matthews disse perante ao Tribunal que os advogados da PGR comportam-se como Harry Potter, uma vez que estão a fazer de tudo para fazer desaparecer o nome do alto magistrado da nação moçambicana.

Prosseguindo, Matthews referiu que o nome do Chefe de Estado, que invocou imunidade diplomática para recusar prestar informações, foi “simplesmente apagado do processo”.

De referir que o Estado moçambicano, que exige indemnização 3,1 mil milhões dólares a Privinvest e o seu proprietário, a acusa a empresa libanesa de ter subornado funcionários públicos para aprovarem contratos e o financiamento de empréstimos de três empresas estatais, nomeadamente, Proindicus, EMATUM e MAM. (MozOn Tv)

“A Renamo obteve 51% dos votos em Quelimane contra 40% da Frelimo, de acordo com uma contagem paralela efectuada pelo co...
19/10/2023

“A Renamo obteve 51% dos votos em Quelimane contra 40% da Frelimo, de acordo com uma contagem paralela efectuada pelo consórcio de observadores da sociedade civil MAIS INTEGRIDADE.

Isto vai directamente contra o resultado oficial da comissão eleitoral distrital, que deu à Frelimo 50% e à Renamo 44%. Como em muitos outros lugares, parece que os editais verdadeiros foram substituídos por editais falsos para dar à Frelimo uma falsa vitória.” CIP Eleições

ÚLTIMA HORA LIL WAYNE DE MOZ FOI BRUTALLMENTE ESPANCAADO APÓS SER CONSIDERADO TRAIDOR EM NAMICOPONo bairro de Namicopo, ...
19/10/2023

ÚLTIMA HORA

LIL WAYNE DE MOZ FOI BRUTALLMENTE ESPANCAADO APÓS SER CONSIDERADO TRAIDOR EM NAMICOPO

No bairro de Namicopo, na cidade de Nampula, Orlando popularmente conhecido como Lil Wayne de Moz foi vítima de um ataque brutal que o deixou hospitalizado. Segundo fontes locais, o incidente começou na via pública e continuou em sua residência, aparentemente relacionado a alegações de envolvimento político.

Lil Wayne é acusado de ser membro de um partido político que supostamente esteve envolvido em actividades fraudulentas durante as eleições em Nampula. Isso levou a crescentes tensões entre ele e alguns jovens de Namicopo, que o consideram um traidor.

Lil Wayne de Moz está actualmente hospitalizado, e sua condição de saúde é desconhecida.

Siga a nossa página para mais informações

Decorre hoje, 19 de outubro, a Sessão de Abertura da VIII Sessão  Ordinária da Assembleia da República na IX Legislatura...
19/10/2023

Decorre hoje, 19 de outubro, a Sessão de Abertura da VIII Sessão Ordinária da Assembleia da República na IX Legislatura.

A Sessão foi marcada pela ausência da RENAMO que contesta os resultados das Sextas Eleições Autárquicas em Moçambique e convocou manifestações ao nível nacional enquanto disputa os resultados nos tribunais.

A União Europeia diz estar a acompanhar de perto a contagem de votos em Moçambique após as eleições autárquicas de 11 de...
19/10/2023

A União Europeia diz estar a acompanhar de perto a contagem de votos em Moçambique após as eleições autárquicas de 11 de Outubro, incluindo as manifestações que decorrem em diversas cidades.

Numa nota enviada à DW, a União Europeia garante que continuará a “monitorizar” a situação em Moçambique, enquanto se aguarda a divulgação dos resultados finais das eleições autárquicas. Diz ainda que está atenta aos protestos no país.

O bloco refere, ainda, que o processamento dos votos decorre até 26 de Outubro e que os tribunais distritais estão a lidar com as queixas da oposição, como previsto na lei.

O gabinete de imprensa para Assuntos Externos garante que a UE “continuará a monitorizar a situação no terreno, bem como o respeito pelos valores democráticos, o Estado de Direito e os Direitos Humanos”, escreve a DW.

Na segunda-feira, os Estados Unidos da América também reagiram à tensão pós-eleitoral no país. Através da sua Embaixada em Moçambique, os EUA reconheceram a credibilidade dos relatórios apresentados sobre possíveis irregularidades.
( DW )

Juíza de Kamubukwana demonstra que houve fraude mas, devido as ameaças e medo, não consegue anular resultados falsos. Va...
19/10/2023

Juíza de Kamubukwana demonstra que houve fraude mas, devido as ameaças e medo, não consegue anular resultados falsos. Vamos avançar para o Conselho Constitucional.

TRIBUNAL JUDICIAL ORDENA RECONTAGEM DE VOTOS NO DISTRITO MUNICIPAL DE KAMAVOTARecentemente, o partido Renamo na capital ...
19/10/2023

TRIBUNAL JUDICIAL ORDENA RECONTAGEM DE VOTOS NO DISTRITO MUNICIPAL DE KAMAVOTA

Recentemente, o partido Renamo na capital do país submeteu um recurso ao Tribunal Judicial de Kamavota pedindo anulação de votos alegando que houve fraude no decorrer do processo eleitoral, naquela circunscrição.

Hoje, houve o julgamento. O tribunal deu provimento ao recurso da perdiz, ordenando a recontagem de votos em mais de 170 assembleias de votos, naquele distrito municipal.

Ainda hoje, esperava-se pela sentença de Kamubukwana, onde também a perdiz disputa pela anulação de eleições. No entanto, a TV Sucesso soube que neste distrito a leitura da sentença só será proferida amanhã.

Fonte: TV Sucesso Moz

KAMAVOTA: TRIBUN∆L DÁ PR0VIM£NTO AO RECURSO DA RENAMO E 0BR!G∆ AO APURAMENTO/RECONTAGEM COM BASE NOS EDITAIS ORIGINAIS🇲🇿...
18/10/2023

KAMAVOTA: TRIBUN∆L DÁ PR0VIM£NTO AO RECURSO DA RENAMO E 0BR!G∆ AO APURAMENTO/RECONTAGEM COM BASE NOS EDITAIS ORIGINAIS🇲🇿📌

"GARRAFINHA COM COMBUSTÍVEL" ACABA COM A VIATURA DO CHEFE DO STAE EM QUELIMANENinguém sabe ao certo como aconteceu. Mas ...
18/10/2023

"GARRAFINHA COM COMBUSTÍVEL" ACABA COM A VIATURA DO CHEFE DO STAE EM QUELIMANE

Ninguém sabe ao certo como aconteceu. Mas se sabe o que ocorreu. Uma garrafinha contendo combustível foi incendiada e depois arremessada ao interior da residência do director do STAE, em Quelimane. O objecto em chamas não poupou o primeiro artefacto que encontrou, no caso, a viatura do chefe do STAE.

O automóvel, que até ontem estava intacto, acordou hoje em cinzas. A Polícia não tem dúvidas: os autores do crime queriam algo mais do que incendiar a viatura. Daí que acções estão em curso para capturar os bandidos.

E a pergunta feita é: quem serão os tais bandidos? A PRM em Quelimane promete investigar, para depois responder a esta questão...

Foto 📸: Diário da Zambézia.

Endereço

Beira
Sofala

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando MozOn TV publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar

Categoria

Empresas De Mídia nas proximidades


Outra Canal de TV em Sofala

Mostrar Todos