07/09/2020
Presidente da Vila Autárquica de Quissico, Abílio José Paulo, considera o 07 de Setembro como o momento mais alto da exaltação da emancipação política do nosso País.
O Edil falava esta manhã na cerimónia de deposição de uma coroa de Flores, na praça da Paz, em Quissico, à margem das celebrações do 46º Aniversário dos Acordos de Lusaka.
“Esta data, constitui o momento mais alto da exaltação da emancipação política do nosso país, pois este acordo foi resultado da longa e penosa luta e do sacrifício consentido pelos filhos desta pátria de heróis, no combate contra o sistema de dominação estrangeira de opressão e exploração.
Abílio José Paulo acrescentou que o fim da Luta Armada tornou-se possível com o cumprimento da palavra de Ordem “O nosso combate não cessará senão com a liquidação total e completa do Colonialismo Português”, contida na proclamação da insurreição geral armada do povo moçambicano liderado pelo então Presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Samora Moisés Machel.
E porque celebra-se esta efeméride numa altura em que o País e o Mundo debatem-se com um problema sanitário conhecido como pandemia do novo corona vírus, cujos impactos incidem sobre a economia local e global, Abílio José Paulo apela à população para que continue a observar e a cumprir rigorosamente as medidas de prevenção e combate a esta pandemia.
Por: Yasser Abdul
07/09/2020