24/06/2025
A TORRE DE BABEL e as diversas línguas faladas
👉 Torre de Babel narrada no livro de Gênesis conta a história do surgimento das diversas línguas faladas pelos seres humanos. Pelo teor da história narrada, os historiadores entendem que a Torre de Babel é um mito fundador, pois traça uma origem para a diversidade da linguagem humana e a difusão dos seres humanos pelo planeta.
A Torre de Babel conta que após o dilúvio (outra narrativa presente na Bíblia), um grupo de pessoas se fixou em um determinado local, decidindo criar ali uma cidade e realizar a construção de uma torre que alcançasse o céu. O objetivo dessa construção seria impedir que as pessoas se espalhassem e tornar a torre famosa.
Entretanto, Deus desceu dos céus para observar a cidade e, ao perceber o ocorrido, resolveu intervir na situação. Ele decidiu gerar grande confusão na humanidade ao criar diferentes idiomas. O surgimento de idiomas distintos fez com que a construção fosse interrompida, já que os seres humanos não mais se entendiam. Assim, a humanidade se dispersou.
Esse mito pode ser encontrado em Gênesis 11:1-9. Vejamos a narrativa bíblica:
No mundo todo havia apenas uma língua, um só modo de falar.
Saindo os homens do Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se fixaram.
Disseram uns aos outros: “Vamos fazer tijolos e queimá-los bem.” Usavam tijolos em lugar de pedras e piche em vez de argamassa.
Depois disseram: “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da Terra.”
O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo.
E disse o Senhor: “Eles são um só povo e falam uma só língua e começaram a construir isso. Em breve, nada poderá impedir o que planejam fazer.
Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros.”
Assim, o Senhor os dispersou dali por toda a Terra, e pararam de construir a cidade.
Por isso foi chamada Babel, porque ali