![GOVERNADOR DE NAMPULA, EDUARDO ABDULA DESAFIA NOVOS DIRECTORES PROVÍNCIAIS, A BUSCAR IDEIAS INOVADORAS, DE MODO A GARANT...](https://img3.medioq.com/819/622/1137375918196228.jpg)
07/02/2025
GOVERNADOR DE NAMPULA, EDUARDO ABDULA DESAFIA NOVOS DIRECTORES PROVÍNCIAIS, A BUSCAR IDEIAS INOVADORAS, DE MODO A GARANTIR SERVIÇOS DE QUALIDADE, COM A DEVIDA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
O Governador de Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula lançou o desafio esta quinta-feira (06), na cerimónia solene de empossamento de quatro directores das Direções Provínciais do Conselho Executivo Provincial de Nampula e um assessor do Gabinete do Governador para área social.
Trata-se dos senhores: William Tunzine, Director Provincial de Educação; Pacre Jouhar, Director Provincial da Juventude, Desporto e Emprego; Delfina Sebastião Falume, Director Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente; Jamila Sara Hassane Bicá, Directora Provincial de Cultura e Turismo; e Inês das Dores Agostinho Semente Plácida, assessora para área Social.
Na ocasião, Eduardo Abdula disse estamos a realizar esta cerimónia num momento em que a Província de Nampula foi assolada pelos ciclones tropicais Chido e Dikeledi e, também pelas manifestações violentas que ocorreram em quase todo o país, e este não é tempo de esperar e se acomodar nos gabinetes de trabalho, é tempo sim de agir e entrar em acção para reconstruir as infra-estruturas perdidas, dar conforto e trazer mais ânimo aos afectadas, e tambem dar esperança e devolver a alegria à população que tanto espera de melhor da parte do Executivo.
O Chefe do Executivo, Eduardo Abdula disse a necessidade de enaltecer o sentido de missão dos Directores empossados para se colocarem à disposição nos seus sectores de actividade e darem o seu contributo na luta contra os males que enfermam a nossa população pois segundo ele “ não queremos directores que brilhem de forma isolada, por isso, desafiamos a trabalhar em parceria e união, sejam amigos uns dos outros porque, só assim a Província passará a ter ganhos extraordinários e caminhará a passos largos rumo a sua afirmação como província que marca sempre a diferença”.
Eduardo Abdula, referiu igualmente aos empossados que, não foram nomeados por serem melhores, mas sim porque reúnem requisitos e têm capacidades distintivas para marcar passos largos rumo ao alcance dos objectivos do Conselho Executivo Provincial de Nampula , isto é, para contribuir no empenho com união, força e determinação.
Eduardo Abdula, desafiou ao director de Educação a garantir a implementação exitosa do processo de ensino e aprendizagem bem como a aplicação de normas de organização e funcionamento de estabelecimentos da educação nos diferentes níveis de ensino, incluindo a alfabetização e educação de adultos não só, a necessidade do livro escolar esteja disponível nas mãos dos alunos, seja de forma impressa assim como em formato digital.
Assim como o ingresso e permanência do aluno na escola e ligação da escola à comunidade devendo estar sempre garantidos, e sem prejuízo disso, deve mobilizar recursos para a contínua expansão de infraestruturas escolares e assegurar a sua manutenção.
À directora do Desenvolvimento Territorial e Ambiente, foi desafiada assegurar a implementação de planos ambientais e de zoneamento ecológicos face aos eventos e mudanças climáticas que actualmente se aasiste. O desenvolvimento de programas de reflorestamento, plantio e conservação de árvores, incluindo a realização de programas de educação cívica ambiental nas comunidades.
E materializando a iniciativa uma escola, um pomar na Província bem como garantir o maneio, protecção, conservação e fiscalização dos recursos naturais assim como a correcta tramitação de pedidos de DUAT, o combate à erosão e à poluição ambiental devem ser uma realidade inequívoca.
Ao director da Juvertude, Emprego e do Desporto, foi desafiado a desenvolver iniciativas e programas que estimulem os jovens a serem patriotas, devendo promover iniciativas, programas que geram emprego e auto-emprego para além de empreededorismo e outras fontes de rendimento para os nossos jovens.
E promova iniciativas e associativismo desportivo, seja nas vertentes de rendimento assim como de recreação e formação, e promover a construção e expansão de instalações desportivas bem assim a realização de campeonatos Provínciais de jogos despotivos escolares, tradicionais e recreativos.
À directora da Cultura e Turismo, Eduardo Abdula disse espera a promoção, pesquisa e divulgação de artes e cultura bem como o desenvolvimento de indústrias culturais e criativas, e também, a correcta aplicação da lei na instalação, alteração, ampliação, mudança de localização e encerramento de emprrendimentos turísticos. Por outro lado, a promoção de produtos e das potencialidades turísticas e igualmente a promoção da qualidade e competitividade do turismo na Província.
À Assessora para Área social, foi desafiada a saber apreciar e confrontar os documentos conciliando-os com a legislação vigente nos diferentes sectores de actividades de área social e produzir pareceres conducentes a uma melhor tomada de decisão.
“Vamos trabalhar de forma diferente para alcançar resultados diferentes, conforme refere o nosso Presidente da República nas diferentes áreas de actividades de modo a garantir melhor para a nossa população que muito espera de nós”.Disse Eduardo Abdula.
Aresdides
Editor