
31/01/2025
O jovem na imagem, acusado de ser Unay Cambuma, chama-se Wilson Matias, de 26 anos, natural de Manica, e deslocou-se a Maputo para frequentar a faculdade.
Hoje foi encaminhado à Cadeia de Máxima Segurança, conhecida por B.O., acusado de crimes como difamação e calúnia, incitação à violência, atentado ao Estado e vários outros crimes graves. Neste momento, está a decorrer o registo dos nomes dos indivíduos que partilhavam informações com Unay Cambuma para publicação.
Ao que tudo indica, ele não foi encontrado por rastreamento, mas sim por algumas pistas que deixou.
A página trocou de nome diversas vezes; um dos nomes foi “Hora do Povo”, e nessa época Wilson não se mantinha anónimo, tanto que já fez uma carta aberta direcionada ao Fred Jossias e, no final da publicação, Wilson deixou a sua assinatura: “Wilson Matias, o dono da página Hora do Povo”.
Wilson Matias esqueceu-se de apagar boa parte das publicações da época em que a página era designada “Hora do Povo”, e nessa época ele não se escondia.
Más Moçambique agradece. Esse jovem foi um dos melhores do mundo da mídia digital, que chegou de abrir muitas mentes dos Moçambicanos.
Siga-nos O Crítico Da Noite