África & Celebridades

África & Celebridades Entretenimento¬icias África&celebridades é o centro de informação e entretenimento.

03/12/2024

Professores cancelem dos exames ou chamem UIR para Controlar

Não GODOLEMOS..
03/12/2024

Não GODOLEMOS..

FRELIMO É ACIONISTA DA MOVITEL. Sabias que?As acções da empresa MOVITEL, uma das mais lucrativas no sector económico nac...
01/12/2024

FRELIMO É ACIONISTA DA MOVITEL.

Sabias que?

As acções da empresa MOVITEL, uma das mais lucrativas no sector económico nacional, têm como accionistas figuras de peso do partido Frelimo. O accionista internacional da Movitel é a Viettel, uma empresa vietnamita que, juntamente com a SPI – Gestão e Investimentos, venceu o concurso para se tornar o terceiro operador móvel em Moçambique. Apesar disso, existe pouca informação pública sobre a composição societária da Movitel.

No site da Viettel, a empresa se apresenta como o “mais rápido operador móvel no Vietname, com 11 milhões de assinantes” e como "um operador móvel em crescimento a nível mundial”.

A Frelimo teria selecionado um grupo influente de militantes para assumir o título de propriedade da holding SPI, grande accionista da Movitel. Desde a década de 1990, a SPI já acumulava participações em várias empresas de sectores estratégicos nacionais.

A SPI – Gestão e Investimentos também detém 35% das participações da Kudumba Investimentos Lda., empresa concessionária dos polémicos serviços de inspeção não intrusiva.

Desde sua criação, a SPI expandiu-se rapidamente, participando em famosas joint ventures e formando uma rede de empresas em sectores como transportes, consultoria, hotelaria e turismo, contabilidade, informática, gestão económica, formação profissional, exploração madeireira, entre outros.
Embora a SPI – Gestão e Investimentos não figure no ranking das cem maiores empresas realizado pela KPMG, uma de suas subsidiárias, a Salvor Hotéis, alcançou a 65ª posição em 2009.

VIA: Whatsapp

A PRM juntou-se ao Povo.
29/11/2024

A PRM juntou-se ao Povo.

Última Hora*Última Hora*Última Hora*Juízes do Conselho Constitucional dizem que estão a ser ameaçados de morte Maputo (C...
25/11/2024

Última Hora*Última Hora*Última Hora*

Juízes do Conselho Constitucional dizem que estão a ser ameaçados de morte

Maputo (Canalmoz) - O Conselho Constitucional acaba de emitir um comunicado a infomar que os seus juízes estão a ser ameaçados de morte por causa do processo eleitoral, cuja validação ou não ainda está dependente daquele órgão.

Segundo o comunicado assinado pela presidente do órgão, Lúcia Ribeiro o Conselho Constitucional diz que está a par do estragos que estão a acontecer no País incluindo mortes devido a contestação aos resultados eleitorais, e que tudo está a fazer para alegadamente decidir de forma justa. "Sendo irrecorrível, deve ser justo, constitucionalmente válido e devidamente fundado nos elementos apurados no processo" lê-se no documento na posse do CanalMoz, que entretanto não diz quando é que vai anunciar os resultados. (Redacção)

24/11/2024

Não vamos recuar..

WILL YOU?Behold, oh Nations of the worldListen to the five-coloured voiceUnsilence your dumbened wordOur latest and enta...
24/11/2024

WILL YOU?

Behold, oh Nations of the world
Listen to the five-coloured voice
Unsilence your dumbened word
Our latest and entangled choice

Darkened have been our pages
Filled with hundreds of glooms
Chained and enslaved for ages
As the death of our hope looms

The shepherds of this poor flock
Feed the sheep with starvation
They're a huge stumbling block
For the sick seeking remediation

W'all vote, but only a few decide
Who is deemed fit the majority
Humiliated are we by their pride
The billionth on the list of priority

Mourns replied back with bullets
Like the sun our tears dawn anew
Look what's done by these pullets
U won't blind yourselves, will you?

```FILIPE ANGELINA.```
```Maputo, November 2024.```

22/11/2024

ECLIPSE MENTAL DE MIA COUTO E JOAQUIM CHISSANO.

Podemos definir Eclipse como o escurecimento total ou parcial de um astro feito por meio da interposição de um segundo astro frente à fonte de luz. Quando a Lua f**a entre o Sol e a Terra, diz-se que é Eclipse Solar. Já quando a Lua entra na região de sombra da Terra; diz-se que é Eclipse Lunar. E, sem querer extrapolar as fronteiras da licença poética, tampouco abusar os augúrios da nomenclatura científ**a, quando um indivíduo começa a perder parte das suas faculdades neurais, diremos que está em Eclipse Mental. O quase septuagenário Mia Couto, e o octogenârio Joaquim Chissano, parecem estar a viver esse Eclipse agora. Rebrilham, no colar dos seus muitos anos de vida fácil, pérolas de alguma perda de lucidez.

Se há alguma ingratidão da qual eu próprio não me perdoaria, seria se fizesse escorrer água suja sobre Mia, esquecendo-me de que ele é um dos rios onde um dia mergulhei e me lavei da lama da ignorância. Sou um dos milhares de Moçambicanos que aprenderam a ler lendo Mia Couto. Suas obras lançaram, na minha vida e na daqueles outros, os alicerces onde edificámos os nossos castelos de criatividade. Paixão pela palavra escrita. Crença no imaginário. Poder do abstracto. Aliás, quem lê a nova remessa de cultores literários Moçambicanos - Sérgio Raimundo, Lino Mukuruza, Pedro Pereira Lopes, Énia Lipanga, Amosse Mucavele, Dany Wambire, só para invocar meia dúzia deles - não se pode fazer míope aos vincos dobrados pelo veterano beirense, aqui e acolá. Eterno mérito. Merecida vênia.

Não me quero aventurar a calcorrear pelos atalhos do juízo populista. Tampouco aspiro ao recrutamento forçado de Mia Couto ao exército comandado por Venâncio Mondlane. O nosso escritor-mor denuncia ter sofrido tal assédio ideológico. Para mim, a liberdade pressupõe o direito a não ser livre da maneira como parece certo aos olhos da maioria. É contraproducente da mesma espada, usar-se um gume para desfazer aguilhões, e outro gume, para aprisionar corações. Uma coisa é revolução; outra é alienação.

Até porque olhos atentos poderão vislumbrar que a perda de lucidez de Mia Couto é ainda parcial. Ainda vê que o regime da Frelimo é autoritário e não respeita a cidadania. Que o "movimento de libertação e emancipação dos mais pobres foi capturado por uma elite predadora, responsável pela situação atual". Que "temos que nos libertar daqueles que comandaram a luta pela libertação nacional". Reconhece que as eleições de 9 de Outubro foram marcadas por fortes indícios de irregularidades. Que "as eleições expuseram a frustração acumulada da juventude urbana", e que "esse sentimento está sendo aproveitado por quem se intitula um messias".

O que torna esse posicionamento nublado, é quando Couto afirma que se ele "tivesse 20 anos hoje, também estaria revoltadíssimo e marchando, mas não sob as ordens de um profeta". É aqui que parece se haver inspirado em Joaquim Chissano. O Ex-estadista Moçambicano também tentou ridicularizar Venâncio Mondlane, numa colocação infantil de que ele é movido por fanatismo religioso. Aliás, ambos concordam em que deveríamos manter serenidade, até que o Conselho Constitucional se pronunciasse, conforme mandam as regras do jogo eleitoral. Criticam o processo, mas terminam sempre nesse ponto. São ratos. Roem a soprar, para atenuar a dor.

Comecemos por analisar a invalidação do posicionamento de Venâncio Mondlane, acusando-o de fanatismo religioso. Mesmo se supusermos que Mondlane está sob a embriaguez do ópio da religião (o que na verdade não é verdade), anular sua luta por conta disso seria incorrer em Falácia Genética. Esse tipo de falácia consiste em desacreditar alguém por conta do seu histórico pessoal. Não há nenhuma relação lógica plausível entre a luta de Venâncio Mondlane e o seu pendor religioso. Como todos sabem, ele é um Pastor evangélico. Mas, e felizmente, tem sabido dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Em relação à espera da decisão do Conselho Constitucional. Mia Couto fala do povo, escreve sobre o povo e para o povo, mas não é do povo. Parece-nos natural pensar como o faz. Chissano não precisamos de nos prender ou nos perder em labirintos de detalhes. Seria ingênuo esperar que um Presidente da República que teve acordo avaliado em cento e vinte milhões de dólares (USD 120.000.000) com a Vale, em 2007, hoje se faça passar por ancião da verdade e da justiça. Não tem credenciais nenhumas para o fazer. Ele é apenas um ladrão da velha escola. A ambos soa bem, e é facílimo, dizer que temos de esperar o veredicto dos Órgãos Competentes. Será mesmo razoável fazê-lo, quando os Órgãos Competentes são feitos de pessoas incompententes? De maneira nenhuma! Mia Couto e Joaquim Chissano estão em clarividente Eclipse Mental. E nós não podemos permitir que sua penumbra converta o sol dos factos em uma nuvem de utopias.

A FRELIMO DEVE DEIXAR O PODER. E O TEMPO DE O FAZER É AGORA.

Xiterrível...Assim, o engenheiro não vai dormir de tanto pensar nas ferramentas que o outro engenheiro apresentou!Sérgio...
22/11/2024

Xiterrível...
Assim, o engenheiro não vai dormir de tanto pensar nas ferramentas que o outro engenheiro apresentou!

Sérgio Raimundo - Militar

Mana Cecy: “Graças a mim vossas relações estão a pipocar”.
22/11/2024

Mana Cecy: “Graças a mim vossas relações estão a pipocar”.

Tudo isto é muito interessante. E prova a minha tese de que um País sem instituições é um País moralmente falido. Legalm...
21/11/2024

Tudo isto é muito interessante. E prova a minha tese de que um País sem instituições é um País moralmente falido. Legalmente, como é que o Chefe de Estado pede audiência a um "criminoso" procurado pela Justiça e o trata por "sua Excelência" no meio de um processo-crime com direito a buscas e bloqueio de contas? E como f**a a PGR e os Tribunais que andaram a se cortejar nos sovacos do partido. O que disseram que é "bandido" é afinal "Sua Excelência". E a culpa disto não é de quem usa e abusa da Justiça. É da Justiça que se vende por uma cerveja e um quilo de porco... do xibutxwana...

Matias Junior

Os Moçambicanos são igual a este elefante 🐘 preso na cadeira, não imaginam a verdadeira força que tem só precisam vencer...
21/11/2024

Os Moçambicanos são igual a este elefante 🐘 preso na cadeira, não imaginam a verdadeira força que tem só precisam vencer o medo.

Querido povo moçambicano,  Jovens perderam a vida enquanto lutavam pacif**amente por seus direitos, e crianças inocentes...
20/11/2024

Querido povo moçambicano,

Jovens perderam a vida enquanto lutavam pacif**amente por seus direitos, e crianças inocentes foram vítimas de uma violência cruel e desumana. Cada vida perdida é insubstituível, e nada pode ser mais importante do que proteger a vida humana; foi por isso que decretamos 3 dias de luto Nacional.

Nestes três dias de luto nacional, meu principal apelo é para que todos demonstremos solidariedade e apoio às famílias enlutadas. Que sejamos uma presença de conforto em nossos bairros, que estendamos a mão com gestos simples, mas carregados de amor e humanidade. Estas famílias perderam o que tinham de mais precioso, e a nossa união pode ajudá-las a carregar essa dor.

Ao mesmo tempo, convido a todos para participarem de ações simbólicas, que reforcem o valor da vida e o nosso desejo de justiça:
- Priorizem manifestações pacíf**as nas ruas próximas às suas casas;
- Usem roupas pretas em sinal de luto e solidariedade;
- Mostrem panfletos de protesto em paragens e semáforos, para que a mensagem alcance todos;
- Batam panelas das 21h às 22h em suas casas;
- Paralisem os veículos às 12h por 15 minutos e buzinem das 12h às 13h.

Estas acções não são apenas formas de protesto; são um grito de unidade, um lembrete de que o valor da vida está acima de qualquer pessoa . Unidos, mostramos que não aceitamos violência, que não nos calaremos diante da injustiça, e que continuaremos lutando por um Moçambique onde cada cidadão seja respeitado e protegido.

Que Deus conforte os corações das famílias enlutadas e abençoe a nossa nação. A vida é o nosso bem mais precioso, e jamais descansaremos enquanto ela não for plenamente respeitada.

Venâncio Mondlane
Presidente Eleito pelo Povo Moçambicano.

Londres Cancela convite que tinha feito ao Daniel Chapo devido aos protestos contra sua eleição.
20/11/2024

Londres Cancela convite que tinha feito ao Daniel Chapo devido aos protestos contra sua eleição.

JORNALISMO INVESTIGATIVOTVM, SUCESSO, STV, MIRAMAR, NOTÍCIAS, RÁDIO MOÇAMBIQUE, etc., aonde vocês estão numa altura que ...
18/11/2024

JORNALISMO INVESTIGATIVO

TVM, SUCESSO, STV, MIRAMAR, NOTÍCIAS, RÁDIO MOÇAMBIQUE, etc., aonde vocês estão numa altura que o País precisa de vocês? Porquê a imprensa ou os media são o quarto poder? Porque informação é poder. Porque a verdade, que é a exposição de factos, liberta a humanidade.

Claramente, estas eleições-2024 devem ser invalidadas. Todavia, a pressão que os directos concorrentes fazem, como é o caso da persistência da equipe VM7 / PODEMOS junto ao CC, CNE e tribunais, deve ser incrementada pela imprensa, lendo as peças técnicas dos partidos, fazer confrontações e produzir suas conclusões. A linguagem jornalística oferece uma maior permeabilidade dos factos, se comparado com as petições dos partidos, que por imperativo do próprio ambiente do direito, não só são longos, mas, revestidos de termos quase inalcansáveis. Já o jornalismo, porque os órgãos de comunicação são periódicos, dão as novidades em partes, daí textos mais curtos e com português acessível.

Um dos maiores perdedores nestas eleições-2024 são os jornalistas, que não conseguiram não se manter imaculados à subversão da FRELIMO... Que pena... Que pena ver tudo mais evoluído noutros países, até a media... Se já importamos desde carros até ao cotonete, da música ao futebol, das extensões ao alho, não era suposto estarmos a importar NOTÍCIAS... Que pena que seja a imprensa estrangeira, a fazer Jornalismo Investigativo e vir dizer que mais de 296 mil Zimbabueanos votaram em Moçambique... e há ainda quem acredite que a FRELIMO vai governar...

DT77

17/11/2024
Nenhuma promessa até ca foi cumprida. Não se br**ca com o Povo determinado,  viva VM7 legítimo vencedor.
17/11/2024

Nenhuma promessa até ca foi cumprida.

Não se br**ca com o Povo determinado, viva VM7 legítimo vencedor.

Endereço

Maxixe

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando África & Celebridades publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para África & Celebridades:

Vídeos

Compartilhar