TUA BASS TV MOZ

TUA BASS TV MOZ Informação e entretenimento
Siga nos no whatsapp
Link: https://whatsapp.com/channel/0029Vb25gBi7IUYXizT7s50r

15/01/2025

Venâncio Mondlane manda recado para Frelimo e Daniel Chapo

15/01/2025

VIBRA MAIS 15 01 2025

15/01/2025

CINEMA NA TV ,Romeo: O Vira-Lata Atrapalhado

15/01/2025

AMOR LOGICA DE VINGANÇA

15/01/2025

ESPECIAL TOMADA DE POSSE |15|01|2025

15/01/2025

super kids

11/01/2025

Venâncio Mondlane declara-se o “Presidente eleito pelo povo moçambicano”
“Eu, Venâncio Mondlane, Presidente eleito pelo povo moçambicano - não pelo Conselho Constitucional, não pela CNE - juro pela minha honra servir a pátria moçambicanas e aos moçambicanos”, afirmou, esta manhã, à chegada ao Aeroporto Internacional de Maputo.

11/01/2025

Líder da oposição Queniana toma posse com Povo

11/01/2025

Em Nampula, festejando o regresso do Venâncio Mondlane.
10.01.25

11/01/2025

Alto-Maé-Maputo 9.1.25

11/01/2025

Regresso de VM ao país: Venâncio Mondlane reitera disponibilidade para o diálogo político

11/01/2025

CHEGADA DO VENANCIO MONDLANE A MOÇAMBIQUE REPOSIÇAO

11/01/2025

AMOR LOGICA DE VINGANÇA 89

11/01/2025

SUPER KIDS

RETIRARAM O PASSAPORTEAO Venâncio Mondlane Mais uma prova, inequívoca de que estes tipos estão sem argumentos para a ava...
10/01/2025

RETIRARAM O PASSAPORTE
AO Venâncio Mondlane

Mais uma prova, inequívoca de que estes tipos estão sem argumentos para a avassaladora caminhada do Presidente Eleito pelo Povo e que os discursos de que sejam respeitadores da Lei, das regras democráticas e dum jogar político limpo não passa de chavões. Ontem, quando o Engenheiro Venâncio Mondlane desembarcou, seu passaporte foi retido nos serviços de Migração. A explicação que me foi dada é que o sistema já não reconhece o mesmo, em virtude de que seu portador, prescindiu do Estatuto de Deputado, logo, não pode ter aquele tipo de Passaporte. Balelas! Os resultados fraudulentos, colocam VM7 como Membro do Conselho de Estado, que o mantém merecedor de um Tratamento consentâneo. Pergunto, será que é assim que tratariam Guebuza ou Chissano no Aeroporto?

Claramente, querem intimidá-lo. É como quem diz, "estámos a reter-te em Moçambique." Sinceramente, não sei quem é o Conselheiro dessa gente que dia após dia só enterra a imagem de um partido já moribundo. Esse espectáculo baixo era evitável. O processo que vamos desencadear para recuperar o Passaporte só vai trazer mais sujeira. Dessa gente. Vamos apertar de tal modo que até saberemos quem deu essa ordem ilegal destapando mais factos de um Partido que pensa que é Estado. É preciso relembrar que Moçambique está a ser monitorado pelo Mundo e esse partido de camaradas é dos exemplos de maffio partidos mais badalados, internacionalmente... Mas, como não estão cansados de se exporem, Ok, vamos a isso!

Éscrito por Dinis Tivane ...

MARCELO RECEBEU CONVITE DE DE NYUSI PARA A POSSE DE CHAPO E CARTA DE MONDLANE O Chefe de Estado ainda não esclareceu se ...
10/01/2025

MARCELO RECEBEU CONVITE DE DE NYUSI PARA A POSSE DE CHAPO E CARTA DE MONDLANE

O Chefe de Estado ainda não esclareceu se vai marcar presença na tomada de posse do novo Presidente moçambicano. Venâncio Mondlane, figura da oposição, informou Marcelo do seu regresso a Maputo.

O chefe de Estado português anunciou, esta quarta-feira, ter recebido uma carta do Presidente moçambicano cessante, Filipe Nyusi, a convidá-lo para a posse do seu sucessor, e outra de Venâncio Mondlane, a informá-lo do seu regresso ao país.

Marcelo Rebelo de Sousa divulgou a receção destas duas cartas numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na internet.

“O Presidente da República recebeu ontem [terça-feira] uma carta do Presidente cessante de Moçambique, convidando para a cerimónia de tomada de posse do seu sucessor. Recebeu também hoje [esta quarta-feira] uma carta do candidato presidencial Venâncio Mondlane, informando que iria regressar amanhã [quinta-feira] a Maputo”, lê-se na nota.

Na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa foi interrogado pelos jornalistas se tencionava ir à posse de Daniel Chapo como Presidente de Moçambique, marcada para 15 de janeiro, e não respondeu, na altura, a essa pergunta.

Questionado se já tinha felicitado o proclamado Presidente eleito de Moçambique, o chefe de Estado realçou a posição que assumiu em comunicado em 23 de dezembro: “Tomei devida nota dos resultados e incentivei ao diálogo”.

A data da posse do novo Presidente foi fixada em 2 de janeiro pelo Conselho Constitucional de Moçambique, depois de em 23 de dezembro ter proclamado Daniel Chapo como vencedor das contestadas eleições de 9 de outubro.

Segundo o Conselho Constitucional, o candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) — partido no poder desde a independência do país — venceu com 65,17% dos votos a eleição para Presidente da República.

Perante esses resultados, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, fez publicar nesse mesmo dia uma nota referindo que “tomou conhecimento dos candidatos e da força política declarados formalmente vencedores por aquele Conselho”, mas na qual não menciona Daniel Chapo nem faz a habitual saudação ao proclamado Presidente eleito.

Nessa nota, Marcelo Rebelo de Sousa antes “saúda a intenção já manifestada de entendimento nacional” e “sublinha a importância do diálogo democrático entre todas as forças políticas, que deve constituir a base de resolução dos diferendos, no quadro e no reconhecimento das novas realidades na sociedade moçambicana e do respeito pela vontade popular”.

O Presidente português também “reafirma a amizade fraternal entre os estados e os povos de Portugal e de Moçambique e a cooperação e parceria em todos os domínios ao serviço dos dois povos irmãos, na construção da paz, no respeito pelos direitos humanos, da democracia e do Estado de direito, no desenvolvimento sustentável e na justiça social”.

Por sua vez, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, escreveu na rede social X: “Concluído o processo eleitoral pelo Conselho Constitucional e designado Daniel Chapo como Presidente eleito de Moçambique, sublinhamos o propósito de que a transição que agora se inicia possa decorrer de forma pacífica e inclusiva, num espírito de diálogo democrático, capaz de responder aos desafios sociais, económicos e políticos do país”.

“Os laços fraternais entre Portugal e Moçambique permanecem um compromisso sólido para o futuro”, acrescentou Luís Montenegro.

Nas eleições gerais de 9 de outubro, os moçambicanos votaram para a Assembleia da República de Moçambique, elegeram as assembleias e governadores provinciais e o Presidente da República.

Esse processo eleitoral foi criticado por observadores internacionais, que apontaram várias irregularidades, e gerou violência e protestos nas ruas.

Os protestos foram incitados por Venâncio Mondlane, candidato a Presidente apoiado pelo partido Podemos que reclamou vitória e que segundo o Conselho Constitucional ficou em segundo lugar, com 24,19% dos votos, à frente de Ossufo Momade, da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), que teve 6,62%. (Lusa).

ENCONTRO NA PRESIDÊNCIA: DANIEL CHAPO DIZ QUE O DIÁLOGO POLÍTICO ESTÁ ABERTO E HÁ ESPAÇO PARA INCLUSÃO DE VENÂNCIO MONDL...
09/01/2025

ENCONTRO NA PRESIDÊNCIA: DANIEL CHAPO DIZ QUE O DIÁLOGO POLÍTICO ESTÁ ABERTO E HÁ ESPAÇO PARA INCLUSÃO DE VENÂNCIO MONDLANE

O diálogo político no âmbito do conflito pós-eleitoral convocado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, está já a produzir frutos satisfatórios sob ponto de vista de consensos. Esta observação foi feita pelo próprio Presidente da República.

O segundo encontro na Presidência contou com a presença do Secretário-geral da FRELIMO e Presidente Eleito, Daniel Chapo, e os presidentes dos partidos Renamo, Ossufo Momade, MDM, Lutero Simango, PODEMOS, Albino Forquilha e Nova Democracia, Salomão Muchanga.

O encontro teve como porta-voz Daniel Chapo, que confirmou o comprometimento dos partidos em aprimorar o diálogo com vista aos consensos rumo às reformas desejadas, para materialização deste desiderato, os partidos comprometeram-se a formar grupos técnicos.

Questionado se há ou não espaço para inclusão de Venâncio Mondlane, sendo ele o rosto das manifestações, Daniel Chapo respondeu: “a mesa de diálogo está em aberto mas como dissemos, é um diálogo interpartidário por isso que os líderes dos partidos estão representados ao mais alto nível”

Os partidos entendem que as reformas a serem levados a cabo nas diversas áreas devem acomodar os interesses dos moçambicanos condição indispensável para o alcance da paz e estabilidade do país.

Endereço

Maputo

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando TUA BASS TV MOZ publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar

Categoria