Justiça Nacional

Justiça Nacional Justiça nacional é uma página Moçambicana dedicada a publicação de notícias que marcam a atualidade i

Ossufo Momade recebeu suborno!Não se conhecem os valores em jogo, mas a verdade é que Ossufo, o Momade, foi pago. Muito ...
24/11/2023

Ossufo Momade recebeu suborno!

Não se conhecem os valores em jogo, mas a verdade é que Ossufo, o Momade, foi pago. Muito dinheiro. Para engolir sapos. Tudo foi concertado, ao mínimo detalhe. O Conselho Constitucional disse o que disse depois de uma concertação entre a Frelimo e o líder da Renamo, o senhor Ossufo Momade. Ele foi pago pela Frelimo para calar a sua e a boca dos seus “miúdos”, nomeadamente Venâncio Mondlane e António Muchanga- estes dois, conforme as nossas fontes, não aceitaram nenhum suborno.

Em Quelimane não foi possível negociar. Não propriamente porque Manuel de Araújo não queria o dinheiro- até porque este jovem é íntegro. Foi medo do povo. Os quelimanenses mostraram que têm tomates, maduros, muito maduros! O País, se a Frelimo tivesse abocanhado Quelimane, iria arder a partir da capital zambeziana!

Ossufo Momade até proibiu que Venâncio Mondlane marchasse hoje. Quando estava tudo definido, uma chamada de Ossufo Momade abortou tudo. Não deveria haver marcha. Nenhuma reclamação. E Venâncio Mondlane, contra a sua vontade, teve que mandar o povo para casa. Chamaram-no uma pseudo - reunião partidária. Tudo invenção de Ossufo. O que o dinheiro faz!!!???

O vil metal vai massacrar a Renamo…

Ossufo Momade tem que dizer aos renamistas se ele é mesmo da Renamo ou um infiltrado. Se a Renamo não mudar de líder corre o risco de ser esfarelada.

PS: Nós, o povo, temos que arranjar uma saída para isto. Temos que exigir dinheiro para passarmos a votar. Vai ser mais ou menos assim: para o eleitor se fazer às urnas tem que ter direito a X valor. Esse dinheiro não signif**a que é para votar na Frelimo ou na Renamo. Será pago pelo Estado. É só para ir votar. Votou e é pago logo ali, na ocasião. Do que vale ir votar, ser feito de palhaço, andar a formar bichas, sujar o dedo, enquanto já existe um vencedor conhecido? Para entrarmos nesse jogo, temos que ser pagos ou então não votamos!

Começamos próximo ano. Se não formos pagos, não vamos votar. Somos ou não capazes disso?

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Dia D!Hoje, a partir das 11 horas, f**aremos a saber se a democracia moçambicana- e o nosso futuro, claro- foi apunhalad...
24/11/2023

Dia D!

Hoje, a partir das 11 horas, f**aremos a saber se a democracia moçambicana- e o nosso futuro, claro- foi apunhalada cobardemente pelas costas ou não. Mas tudo indica que sim. Mas já que, como se diz, a esperança é a ultima coisa a morrer, f**aremos esperançados até às 11 horas, quando os donos do Conselho Constitucional (CC) abrirem a boca para dizer o que já se sabe: a Frelimo ganhou em 64 das 65 autarquias (?).

Resta saber se estamos em Moçambique ou Coreia do Norte!

E os que acordam cedo como nós, puderam reparar, nas principais artérias da cidade de Maputo, uma movimentação desusada de viaturas policiais. Prenúncio de que não vai ser fácil. Há-de cheirar balas e gás lacrimogéneo. Por isso, povo moçambicano, prepare-se. Os que vão sair à rua para as habituais manifestações, devem fazê-lo preparados.

E o que dissemos ontem não era nenhuma mentira- Justiça Nacional não anda atrás de fofocas. De fontes fidedignas tivemos informações de que um grupo de empresários, sobretudo de Nampula, disponibilizou qualquer coisa como 20 milhões de dólares ao ministério de Celso Correia. O dinheiro saiu sob pretexto de autorização para a exportação de feijões para Índia. É esse dinheiro que se pretende usar para calar as bocas de Manuel de Araújo (Quelimane), Paulo Vahanle (Nampula), Venâncio Mondlane (Maputo) e António Muchanga (Matola).

Por outro lado, está claro que o CC vai anunciar a vitória da Frelimo. O problema é: o que a Renamo fará? É que este pode ser o princípio do fim do partido de André Matsangaissa e Afonso Dhlakama.

Seja como for, a nossa luta não é por sermos renamistas, do MDM, Pimo ou qualquer outro partido da oposição. É por um País justo, onde as instituições não andam à reboque de nenhum partido político. Muitos podem não perceber, mas é o nosso futuro que está em jogo. E nós, enquanto não nos partirem as pernas ou silenciar de vez, continuaremos a fazer a nossa parte. Moçambique precisa de tomates maduros de todos nós. Se nos unirmos, nenhum grupelho nos vai matrecar!

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Última hora: Frelimo tenta subornar destacados indivíduos da Renamo!Temos informação certa de que a Frelimo fez chegar a...
23/11/2023

Última hora: Frelimo tenta subornar destacados indivíduos da Renamo!

Temos informação certa de que a Frelimo fez chegar as seguintes propostas a Venâncio Maondlane e Manuel de Araújo: cinco milhões de dólares para cada um caso aceitem, pacif**amente, os resultados eleitorais a serem divulgados amanhã pelo Conselho Constitucional (CC). A proposta chegou também a António Muchanga, mas não sabemos quanto valor lhe prometeram. Todos negaram (mas já adivinha-se o que o CC dirá amanhã)!

Com mais pormenores, nos próximos dias, traremos detalhes sobre como e quem mandaram para tentar subornar os cabeças-de- lista da Renamo nos municípios de Maputo, Matola e Quelimane.

A verdade é que isto está a aquecer!

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Conselho Constitucional proclama resultados amanhã! Moçambicanas e moçambicanos, preparem-se: o Conselho Constitucional ...
23/11/2023

Conselho Constitucional proclama resultados amanhã!

Moçambicanas e moçambicanos, preparem-se: o Conselho Constitucional (CC) vai proclamar amanhã os resultados finais das sextas eleições autárquica de 11 de Outubro. Portanto, a partir de amanhã ou deixamos de sair à rua para protestar contra os resultados eleitorais ou vamos reforçar a presença nas estradas.

Vamos f**ar em casa, colados à televisão ou rádio, ou, então, comprem megas. Justiça Nacional actualizar-vos-á. É o futuro de Moçambique que está em jogo, lembrem-se disso!

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Renamo denuncia entrega de editais inválidos! Esta coisa de eleições autárquicas já é mais que aborrecida, convida à náu...
23/11/2023

Renamo denuncia entrega de editais inválidos!

Esta coisa de eleições autárquicas já é mais que aborrecida, convida à náusea. Quando não é uma é outra coisa. Ontem, a CNE disse que entregou todas as actas e editais solicitados pelo Conselho Constitucional (CC). Ainda ontem, o vice-presidente da CNE pela Renamo, Fernando Mazanga, denunciou que a CNE entregou editais inválidos ao Conselho Constitucional.

A ser verdade, o que a CNE entregou é um presente envenenado. O que o CC solicitou são editais originais e o que está a ser entregue são cópias. O CC, se quer mesmo salvar o País, evitar que Moçambique se estilhasse, tem que averiguar minuciosamente este assunto. É que o petróleo já foi jogado, só falta alguém riscar o fósforo. E parece que vai ser o CC a incendiar o País se validar o resultado dessas eleições, apoiando-se no já divulgado pela CNE.

Para dissipar qualquer equívoco, o CC devia considerar as denúncias da Renamo. Se as actas que foram entregues ao CC são realmente falsas, o CC tem que arranjar uma forma para que lhe sejam entregue os documentos verdadeiros, para que não seja acusado de conivente.

Nós sabemos que estamos a escrever na água, ao solicitarmos que o CC seja , realmente, transparente. O CC já provou inequivocamente que não passa de um braço da Frelimo. Mas temos que tentar. São os mecanismos legais que fazem qualquer país crescer. Não estamos a pedir que o CC decida à favor da Renamo. Estamos a pedir que o CC decida com equilíbrio, transparência, justiça. Se a Frelimo realmente ganhou abertamente nas 64 autarquias, que lhe seja dado o merecido. Se roubou, como parece o caso, o CC tem que castigar a Frelimo e dar ao César o que é seu. Caso contrário, do que vale termos tribunais, ir a votos, fingir que somos um Estado de Direito?

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Dick Kassotche: Pela boca morre o peixe!Há dias, o secretário de Estado da província de Manica, Stefan Dick Kassotche Mp...
22/11/2023

Dick Kassotche: Pela boca morre o peixe!

Há dias, o secretário de Estado da província de Manica, Stefan Dick Kassotche Mphiri, disse, publicamente, num evento que debatia a questão da retenção da rapariga na escola, no distrito de Gondola, em Manica, onde participaram raparigas, líderes comunitários e religiosos, pais e encarregados de educação, que se devia reflectir sobre a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras.

No entender de Dick Kassotche devia se legitimar o envolvimento de menores em uniões prematuras. Quer dizer, para ele, não há problemas nenhuns que uma menor de idade se envolva com alguém que tem idade de ser seu avô. E disparou: “Há crianças com 10 anos que apresentam o corpo de uma mãe de 23 anos. Quando Maria ficou grávida de Jesus, quantos anos tinha?”.

Este posicionamento, vindo de um alto responsável do Governo, causou indignação nalguns sectores da sociedade. E ontem, o Presidente da República exonerou o secretário de Estado da província de Manica. As razões da sua exoneração não são mencionadas, mas é estranho que isso aconteça depois de Dick Kassotche ter entornado o caldo.

Kassotche foi nomeado para o cargo em Janeiro deste ano. Portanto, só ficou dez meses e adeus. E há que fazer um reparo: em Manica anda uma soruma da boa, é abundante, aquela que misturam com a caganela redonda do cabrito depois de secar bem. Deve ser essa que Kassotche fumava para dizer o que disse. Estava a levar!

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Uma barata tonta chamada Frelimo!Já viram um Indivíduo atarantado, desorientado ou desorganizado, aquela barata tonta  q...
21/11/2023

Uma barata tonta chamada Frelimo!

Já viram um Indivíduo atarantado, desorientado ou desorganizado, aquela barata tonta que anda às voltas? É a Frelimo. Os camaradas têm mandado um e outro membro para publicamente desmentir que o partido está em crise. Amanhã será a vez de Verónica Macamo, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, dizer a mesma mentira às Missões Diplomáticas acreditadas no País e falar, também, das vergonhosas eleições autárquicas de Outubro último.

Consideremos que efectivamente a Frelimo não está em crise. Então, qual é a necessidade dos camaradas de a todo custo desdobrarem-se para convencer o povo e o mundo que não estão em crise? Isto não é coisa de quem tem rabo preso? Quer dizer, a Frelimo pifou de tal sorte que já nem tem uma estratégia política convincente?

Isso de andar por aí, convidar a RM, a TVM e o Notícias (as conhecidas caixas de ressonância da Frelimo) para dizer que o partido está saudável não cola. O partido está uma m***a. Prova disso é o povo que fugiu da Frelimo. Como é que um partido ganha as eleições e perde o povo? Como, senhora Verónica Macamo? Não há um paradoxo nisto?

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Mais um crime do bispo  Matsinhe!O bispo Matsinhe não ouve. Como foi que este individuo chegou mesmo a bispo? Quais são ...
20/11/2023

Mais um crime do bispo Matsinhe!

O bispo Matsinhe não ouve. Como foi que este individuo chegou mesmo a bispo? Quais são os seus méritos? Parece mais um individuo de boladas do que servo de Deus. Está envolvido em mais uma polémica. O bispo, em conluio com membros da Frelimo na CNE, tomou decisões à revelia dos membros da oposição.

Recordam-se das actas e editais solicitados pelo Conselho Constitucional (CC) à CNE? Pois é, a CNE já os enviou. Só que fê-lo à revelia dos membros da oposição na CNE. É mais uma fraude. Estes documentos deviam ser enviados com conhecimento de todos os membros da CNE.

Se o bispo Matsinhe e os seus amigos da Frelimo enviaram documentos sem o conhecimento dos membros da oposição na CNE, que tipo de documentos enviaram? Quem pode comprovar a autenticidade desses documentos? O bispo devia ou não ser preso?

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Caso Lalgy: Polícia prende mais cinco raptores!Foram detidos ontem mais cinco raptores acusados de tentativa de rapto de...
17/11/2023

Caso Lalgy: Polícia prende mais cinco raptores!

Foram detidos ontem mais cinco raptores acusados de tentativa de rapto de Juneid Lalgy. Com a prisão destes totalizam seis implicados. De acordo com Eduardo Miguel Mponda, chefe de Investigação de Instrução Criminal da província de Maputo, as autoridades estão ainda a trabalhar para o total esclarecimento do caso.

“Ontem prendemos Edson José Ande Manhiça, comerciante, Jaime Pedro Timbane, contabilista, João Carlos Tomodo, gestor comercial, Milton Américo Banze, barbeiro e Jaime Pedro Muchanga, estudante”, esclareceu a fonte, tendo acrescentado que os cinco, agora no Língamo, urdiram o plano para sequestrar Juneid Lalgy.

Mais detenções esperam-se ainda a qualquer momento.

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Até aqui está a andar. Esperamos um final justo!(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)
16/11/2023

Até aqui está a andar. Esperamos um final justo!

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Policia prende raptor! A PRM prendeu ontem, 15, um individuo chamado Assif Fernandes, funcionário da empresa Transportes...
16/11/2023

Policia prende raptor!

A PRM prendeu ontem, 15, um individuo chamado Assif Fernandes, funcionário da empresa Transportes Lalgy, envolvido na fracassada tentativa de rapto, na Matola, do empresário Juneide Lalgy (na foto). Na altura dos factos, Assif Fernandes usava o telemóvel número 843119258. Fora isso que o denunciou, segundo investigações da Polícia.

De acordo com informações vindas do chefe de Departamento de Investigação e Instrução Criminal, Eduardo Mponda, as investigações continuam de forma a descobrir-se outros envolvidos. O que está claro, por ora, é que Assif não agiu sozinho.

Seja como for, Assif Fernandes já foi encaminhado para as celas, depois de lhe terem instaurado um processo que tem a chapa de matrícula 6751-10-D⁄23.

Recorde-se que Juneid Lalgy (proprietário da Transportes Lalgy)é o principal empresário de futebol em Moçambique, sendo proprietário de clubes como Black Bulls e Brera Tchumene. O sobrinho Shelton Lalgy já foi raptado tendo a família desembolsado um valor não mencionado para o resgate. Dos protagonistas deste rapto, existem seis indivíduos presos.

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Pobreza!Não são os únicos na Frelimo, mas estes senhores são representantes do oportunismo e do apego irracional ao pode...
16/11/2023

Pobreza!

Não são os únicos na Frelimo, mas estes senhores são representantes do oportunismo e do apego irracional ao poder. São as caras da nossa miséria política. Da nossa mediocridade. Não respeitam nenhuma ética- aliás, existe algum quadro ético na Frelimo? O importante é o poder. Mesmo que isso custe a nossa pobreza, o nosso subdesenvolvimento, a nossa vergonha. Para eles basta o poder!

O problema é: o que fazer com estes e tantos outros senhores como estes que pululam na nossa política? Podemos apedrejar agora o Bispo Matsinhe, mas ele não está sozinho. É mais uma ferramenta na grande engrenagem política que nos envergonha. Quem, dos dinossauros da Frelimo, já apareceu publicamente para criticar o oportunismo barato do seu partido? Até Joaquim Chissano, que muitos o consideram moderado, não diz nada. Mesmo dentro do partido. Graça Machel e o seu filho Samito, que ousaram dizer qualquer coisa, foram, de certa forma, achincalhados publicamente pelos seus próprios camaradas. Até na Igreja Universal os pastores se rebelam!

Podem existir alas dentro da Frelimo, mas quando a questão é a ameaça do seu poder, juntam-se, fazem de tudo para que esse poder não se lhes escape. São uma vergonha. Todos eles. Sem excepção. Desde 1975 que a Frelimo tem o poder. O que faz com ele? Enriquece sozinha. Rouba o povo. Atrasa o País de todos nós. Nomes da nossa vergonha trocam-se: existiram os Nyimpines, os Ndambis e Mussumbulucos, agora reinam os Florindos. E sempre será assim. Se Celso Correia, por exemplo, for ao poder, haverá Celsinhos e quejandos.

A questão é: até quando, como povo, estamos dispostos a suportar isso? Não é hora de o povo arrancar o poder e escolher um seu representante digno para o dirigir? Voltamos a repetir: ao ponto em que chegamos, para endireitar Moçambique não depende de partidos políticos, depende do povo. O povo tem que começar a pensar em si. Não existe nenhum Messias!

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Rebelião no ar!O que vai acontecer se o Conselho Constitucional (CC) anunciar a Frelimo como vencedora em 64 autarquias?...
15/11/2023

Rebelião no ar!

O que vai acontecer se o Conselho Constitucional (CC) anunciar a Frelimo como vencedora em 64 autarquias? Aqui vai o nosso palpite: pode haver uma rebelião, de proporções nunca antes vistas. Pode-se, até, adiar as festas do Natal e fim-de-ano. A situação não está nada boa. Há uma rebelião no ar. Todos os ingredientes para ela estourar estão lá. Tudo depende do CC.

Não estamos a dizer que o CC deve decidir a favor da Renamo. Estamos a dizer que o povo espera que haja justiça, sem truques e nem favorecimentos. Apenas justiça! Os que marcham todos os dias nas capitais provinciais, fazendo-se justiça, não terão mais o porquê de marchar.

Mas uma nódoa f**a: a Frelimo terá que usar um fato-macaco para limpa-la. Os camaradas afugentaram o povo. Mostraram de forma inequívoca que o seu interesse é o poder. São capazes de tudo para manter o poder. Ter o poder nas mãos é, para a Frelimo, muito importante do que desenvolver Moçambique, cuidar do povo. E o povo percebeu isso.

Nunca a capital do País esteve ameaçada pela oposição. O voto que consagrou a Renamo, segundo os editais que este partido tem às mãos, como vencedora em Maputo, foi o voto da revolta, do basta. Foi o cartão vermelho para a Frelimo que sempre prometeu mas nunca fez nada. Nada mesmo. Maputo é, provavelmente, um dos municípios muito mal geridos de Moçambique. A cidade é uma vergonha. Em todos os aspectos.

Falta muito pouco para as eleições legislativas e presidenciais. A Frelimo, se jogar limpo, vai precisar de um milagre para vencer essa corrida. E milagres em política são raros. Portanto, vai precisar de uma abordagem diferente, bem estudada. Desde a escolha do próprio candidato. Nunca o Celso Correia. Nunca mesmo…

PS: Não se entende porquê até agora o Bispo Carlos Matsinhe ainda não foi demitido do cargo de presidente da CNE. Quem quer que um árbitro corrupto continue apitando os seus jogos? Quem o pagou, é claro!

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Esfaqueia colega até a morte e posa para selfies com corpo! Um homem de 43 anos foi preso e acusado de homicídio depois ...
14/11/2023

Esfaqueia colega até a morte e posa para selfies com corpo!


Um homem de 43 anos foi preso e acusado de homicídio depois de ter esfaqueado um colega de trabalho repetida e brutalmente no abdómen e ter tirado selfies com o corpo. Quer dizer, não bastou o ter assassinado na presença de várias pessoas, ainda deu-se ao luxo de tirar umas selfies para a recordação.


O facto aconteceu em West Rand, Gauteng. Ele ficou junto do corpo com o ventre rasgado até que chegou a Polícia. E porque estavam lá pessoas à hora do homicídio, tudo foi filmado quando o assassino golpeava a vítima tantas e tantas vezes. E não foi à noite. Foi por volta do meio-dia.

Se havia um motivo especial para tal brutalidade, ninguém sabe dizer. A Polícia ainda está a investigar.

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Dom Carlos Matsinhe na corda bamba!Bispos da Igreja Anglicana em Moçambique e Angola pediram a resignação imediata do bi...
14/11/2023

Dom Carlos Matsinhe na corda bamba!

Bispos da Igreja Anglicana em Moçambique e Angola pediram a resignação imediata do bispo da Diocese dos Libombos, Dom Carlos Matsinhe, do cargo de Arcebispo. Bem feito! Hoje haverá uma reunião da Comissão Permanente da 23ª Sessão do Sínodo Diocesano para discutir o futuro do Arcebispo Dom Carlos Matsinhe.

Este órgão, a Comissão Permanente, detém o poder de decisão sobre a continuidade ou não de Dom Carlos Matsinhe no cargo de Arcebispo. Era bom que o expulsassem. Este senhor é uma vergonha. Não serve a Deus. Serve a Frelimo. E, de certeza, saiu com um pé-de-meia nestas eleições. Foi uma grande bolada. Gosta de dinheiro. Como pode um individuo que ajuda ladrões a maltratar o povo pode continuar a pregar a palavra do Senhor? Seria uma hipocrisia!

Dom Matsinhe ( essa designação de Dom não f**a bem a um criminoso) não é menos culpado que Filipe Nyusi, Celso Correia ou Roque Silva. Ele foi crucial para a persecução da fraude nestas eleições. O seu telefone não parava de tocar. Ora era Nyusi ora era Celso Correia a darem-lhe instruções de como manipular o processo. É um Judas!

Dom Carlos Matsinhe até merece ser expulso da igreja. Do quarteirão e do bairro onde mora. Ele é a vergonha em pessoa!

E esperamos, sinceramente, que tenha saído com muito dinheiro nestas falcatruas. Recordam-se do Sheik Abdul Carimo, antigo presidente da CNE? Morreu isolado, vítima de Covid, numa cama hospitalar. A Frelimo não tirou uma quinhenta para o ajudar quando necessitava. A sua família pediu publicamente dinheiro para pagar despesas hospitalares e os camaradas, a quem ajudou, nada! Acabou sucumbindo.

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Onde está o dinheiro do gás?Estamos a ser roubados. À luz do dia. Há quem diga que as receitas do Governo com gás natura...
13/11/2023

Onde está o dinheiro do gás?

Estamos a ser roubados. À luz do dia. Há quem diga que as receitas do Governo com gás natural estão acima do anunciado. Ou seja, o montante de impostos arrecadados pelo Governo do único consórcio de gás natural em produção na bacia do Rovuma será muito superior ao anunciado pelo Governo

E o Governo da Frelimo tem mostrado relutância em partilhar com o público informação relevante sobre as receitas da exportação do gás. Quem é o dono desses recursos naturais? O povo. E a Constituição da República especif**a isso.

No mês passado, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, disse que o Estado já recebeu de receitas do projecto Coral Sul mais de 100 milhões de dólares americanos de receitas. E para o espanto dos mais atentos, o ministro, sem vergonha nenhuma, referiu que o valor está depositado numa conta especialmente dedicada para as receitas do gás natural.

Que conta é essa? Em que banco? E o que é isso de mais de 100 milhões de dólares? Queremos valores precisos. Quanto é que temos e onde é que está esse dinheiro. E notem que o Governo ao nos dar essa informação não nos está a prestar nenhum favor. É sua obrigação. O povo tem que ter todos os detalhes sobre o seu dinheiro.

E mesmo quando o ministro disse o que disse, não estava a informar aos moçambicanos. Disse isso no âmbito da visita do ministro do Petróleo e Gás Natural, Habitação e Assuntos Urbanos da Índia, Hardeep S. Puri. Quer dizer, preferiu dar ao indiano uma informação que diz respeito ao povo moçambicano. E é bem provável que os ruandeses também saibam melhor onde é está depositado esse dinheiro e quanto é que é.

E o que será do tal do Fundo Soberano? O nosso dinheiro não é o que compra os Ferraris daquele miúdo gordo?

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

O tomateiro de Nacala-a-Velha!Há um tomateiro bem cuidado em Nacala-a-Velha. Tem os tomates bem grandes, raros e maduros...
10/11/2023

O tomateiro de Nacala-a-Velha!

Há um tomateiro bem cuidado em Nacala-a-Velha. Tem os tomates bem grandes, raros e maduros. São tomates únicos- made in Nampula. E os tipos de lá exibem-nos muito bem. Exibiram os seus tomates para Filipe Nyusi esta quarta-feira, quando o Presidente tentava discursar numa cerimónia de inauguração da ligação do posto administrativo de Covo-Ger-Ger à rede eléctrica nacional.

Energia qual quê ?! Quando o Presidente tentava ler o seu discurso, a multidão wooooo!!!! E Filipe Nyusi teve que abandonar o discurso. Tentou improvisar. A multidão…wooooo!!!! A voz de Nyusi morria-lhe na garganta. Ou seja, mesmo ele não conseguia ouvir a sua própria voz. E a multidão incontida continuava…woooo!!!!

O Presidente, como um bêbado que não percebe o cenário que lhe cerca ainda quis falar das realizações do seu Governo: “O nosso principal objectivo é garantir o acesso universal à electricidade para todos os moçambicanos”. E a multidão…woooo, a exibir os tomates que baloiçavam, madurinhos.

E o Presidente interrompeu o discurso. Sentiu o chão a lhe fugir. Pernas bambas. Procurou onde se apoiar. Recuou alguns passos. Voltou-se então para a sua delegação e perguntou (com o microfone ainda ligado) “o que é que eles querem?”. A multidão…woooo!!!!

Nyusi saiu da tribuna e aproximou-se da multidão. Não teve sucesso. Foi como se tivesse mexido num enxame de abelhas: zzzzzzzzzzzzzz…….

O governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, foi em seu auxilio: apelou à multidão para que se calasse e permitisse que o Presidente falasse. A multidão….wooooo!!!!

Não existe nenhum precedente de um Presidente da República que tenha sido apupado. Nyusi foi o primeiro. Merece palmas. É primeiro em tudo o que não nos honra como País. E o Presidente ainda pergunta o que eles querem. Filipe Nyusi está a se fazer de ingénuo. Sabe, e muito bem, o que eles querem. Aliás, o que todos os moçambicanos querem. Vamos, desta feita, servir de arautos: o que eles querem, Presidente, são as mesmas oportunidades que tem o seu filho Florindo. Como é que explica que o Florindo, que se lhe não conhece nenhum emprego decente, exiba viaturas de luxo, que custam milhões, enquanto o povo não tem onde cair morto?

O que os moçambicanos querem, Presidente, é um País justo, onde reina a esperança, onde se pode sonhar, onde haja liberdade, onde a eleição eleitoral seja livre, transparente e justa, onde haja comida para todos, água abundante, leite e mel. Entendeu? É pedir muito?

PS: Que tal se replicássemos o tomateiro de Naca-a-Velha em todo o Moçambique?

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Camaradas desavindos?Diferentemente daquilo que dizem certos lacaios da ala que defraudou a eleição, há problemas, sim, ...
09/11/2023

Camaradas desavindos?

Diferentemente daquilo que dizem certos lacaios da ala que defraudou a eleição, há problemas, sim, dentro da Frelimo. Informadores de “Justiça Nacional” garantem que Filipe Nyusi e o seu grupo estão isolados, depois de discussões acesas havidas com o chamado núcleo duro do partido- representado, grosso modo, pelos veteranos da luta de libertação nacional.

Aliás, estas discussões, garante a mesma fonte, já vinham acontecendo, mas as consequências das eleições autárquicas agravaram mais a situação. Prova disso, embora não sendo em reunião formal, foi a rejeição dos expedientes de Filipe Nyusi em que propunha um candidato da sua escolha que poderia concorrer à eleição presidencial do próximo ano.

Diz a mesma fonte que as cartas publicadas por Samora Machel Júnior e Graça Machel são, de certa forma, demonstrativas da tensão que se vive dentro da Frelimo. Até a recente participação de Filipe Nyusi nas cerimónias do Conselho Constitucional foi bastante criticada por alguns “dinossauros” da Frelimo.

O que é certo é que para já a Frelimo não tem nenhuma reunião agendada para discutir os problemas do partido. Espera-se que haja uma reunião em Março do próximo ano onde, muito provavelmente, f**ar-se-á a saber os nomes dos presidenciáveis. Mas o que salta à vista, garantem fontes desta página, é que o Conselho Constitucional está inclinado a favorecer a Frelimo nos expedientes que tem às mãos.

Por outro lado, há países estrangeiros e certos doadores que já manifestaram o seu desapontamento com o curso que o País está a tomar, depois desta evidente fraude eleitoral, protagonizada pela Frelimo. E ameaçaram fechar as torneiras.

O que “Justiça Nacional” pode por agora adiantar é que caso o Conselho Constitucional favoreça os camaradas, o País vai arder. Ingredientes para isso já existem. Só falta riscar o fósforo!

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Infiltrados!Qual é a agenda do próprio Filipe Nyusi, de Celso Correia, de Roque Silva, de Carlos Mesquita ou de Max Tone...
08/11/2023

Infiltrados!

Qual é a agenda do próprio Filipe Nyusi, de Celso Correia, de Roque Silva, de Carlos Mesquita ou de Max Tonela? É que não tem nada que ver com o bem-estar da Frelimo ou com o desenvolvimento de Moçambique.

E qual é a agenda do Bispo Carlos Matsinhe? Quanto é que ele ganhou nesta bolada? Ele não pode ter feito as falcatruas que fez mahala, a troco de nada. Boa mola recebeu. Que homem de Deus é este que vê os seus irmãos moçambicanos a chorarem lágrimas de sangue e finge que está tudo bem? Se o inferno realmente existe, Dom Carlos Matsinhe vai directamente. Em jacto privado. Um expresso. Sem demoras. As fornalhas devem estar ligadas.

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

A doença dos camaradas! A Frelimo só pode estar a fingir demência quando nega, apesar dos factos abundantes, que não há ...
08/11/2023

A doença dos camaradas!

A Frelimo só pode estar a fingir demência quando nega, apesar dos factos abundantes, que não há crise interna no partido e ainda assegura que a vitória, nas autárquicas de Outubro último, foi merecida. Só indivíduos que sofrem de algum tipo de distúrbio mental é que podem continuar a dizer o que a Frelimo diz. E comportar-se como a Frelimo se comporta!

Apesar de não sermos médicos especializados na matéria, dá para perceber que a demência de que a Frelimo padece não tem cura nem tratamento que diminua ou interrompa a sua progressão. Mas existem tratamentos medicamentosos que podem melhorar temporariamente os sintomas. E aí depende da vontade do doente ou dos seus familiares em procurar tratamento.

A Frelimo não está interessada no tratamento da sua doença. É já daqueles loucos que andam nus, a esgaravatarem o lixo, com o “mangalho” grande que normalmente faz as senhoras suspirarem. É do tamanho daqueles pepinos grandes, grossos. Quando o louco anda o “mangalho” baloiça, açoita cada perna ao ritmo do movimento.

Todo mundo comete erros. Aliás, errar é típico do ser humano. Mas os indivíduos mais prudentes sabem reconhecer o seu erro e pedir desculpas. A Frelimo devia pedir desculpas ao povo moçambicano pela fraude eleitoral- roubo. É um caminho para a reconciliação. O partido, sem o povo, não é nada. E se esse povo não votou abundantemente na Frelimo, os camaradas deviam fazer uma introspecção, procurarem saber o que lhes distancia do povo e tentarem remendar a situação.

Um partido que se comporta como um grunho, não merece a confiança do povo. Aliás, há muito que a Frelimo está distante do povo. Só procura o povo quando chega a época eleitoral. O cartão vermelho que o povo mostrou aos camaradas, desta feita, é mais que merecido. Esses gajos “khenham”. Praticam um anti-jogo do carraças. Mas querem vitórias?!…

Moçambicanos, a verdade é esta: é melhor morrer de pé do que viver de joelhos. Foi Franklin Roosevelt que disse isso. Portanto, não vamos deixar os Xiconhocas da vida escangalharem-nos a pátria. Temos que escorraça-los. E temos que entender isto: cada geração tem os seus desafios. Os nossos começam por mostrar, não só a Frelimo, aos que querem sabotar Moçambique que este território é do povo.

Um individuo que não tem uma causa não merece viver. O dom da vida que Deus vos deu é para fazerem algo com isso. Não é para engrossarem o número de estatísticas, serem só massas, votantes. A Frelimo vos espezinha porque sabe que só são povo. Mostrem que está enganada….

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

As chantagens do Presidente!O truque de Filipe Nyusi ontem não passou despercebido. O Presidente participou nas comemora...
07/11/2023

As chantagens do Presidente!

O truque de Filipe Nyusi ontem não passou despercebido. O Presidente participou nas comemorações do 20.º aniversário de criação do Conselho Constitucional (CC), que ontem se assinalou. E em jeito de discurso deixou inderectamente recados ao CC mas, para bem entendedor- como sói dizer-se- meia palavra basta.

Numa altura em que o CC tem às mãos o complicado dossier sobre as eleições autárquicas, Filipe Nyusi devia afastar-se de eventos como o de ontem. Não era tão necessário que ele estivesse lá. A sua presença desperta suspeitas. O que o Presidente foi lá fazer?

Quem nomeia o presidente do CC é o Presidente da República. Portanto, ele é que é o “boisse”. E qual é a interpretação do nomeado quando o “boisse” lhe visita? Obviamente tem de lhe fazer todas as vontades, mostrar que tudo está em ordem, tanto que a continuação do nomeado no cargo depende exclusivamente da boa vontade do “boisse”.

A participação de Filipe Nyusi ontem no evento do CC pode ser interpretada como uma chantagem indirecta à senhora Lúcia Ribeiro, actual presidente do CC. Ou decide a favor da Frelimo ou, então, está fora.

O truque usado ontem pelo Presidente, não está longe do que a máfia faz. Tem que mostrar quem manda. E vejam que a presidente do CC até acabou por não dizer nem uma palavra sobre o dossier eleições- embora ela não fosse obrigada a dizer nada. Pode até ter evitado tecer qualquer comentário por medo de Nyusi.

Para entenderem melhor, os jornalistas normalmente aproveitam ocasiões como a de ontem para interpelarem determinadas autoridades. Ondem, para além daquele evento, há-de se encontrar a senhora Lúcia Ribeiro? E o que ela devia dizer ontem aos jornalistas se o individuo directamente interessado estava lá? E é um individuo que não gosta de ser contrariado. Todos devem dançar o seu Mapiko.

O então presidente do Instituto Nacional de Estatísticas não foi chamado de ”capim que quer crescer sozinho” só por ter dito poucas verdades? E como é que ele terminou?

O que o CC está a fazer agora é mais ou menos isto: julgar os crimes que dizem ter sido cometidos pelo partido do “boisse”. E antes de haver sentença, o “boisse” aparece. Que interpretação se pode ter disto?

(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)

Endereço

Mocambique
Maputo

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Justiça Nacional publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar


Outra Site de notícias em Maputo

Mostrar Todos

Você pode gostar