Jornal Diário do Povo

Jornal Diário do Povo Página informativa

09/11/2021

*PREVISÃO VÁLIDA DAS 18:00 HORAS DO DIA 09 DE NOVEMBRO ÀS 24:00 HORAS DO DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2021*

*Para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula prevê-se:*

- Céu pouco nublado localmente nublado.

- Possibilidade de chuvas fracos acompanhados de trovoadas, principalmente ao longo da faixa costeira.

- Vento de nordeste a leste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas locais.

*Para as províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala prevê-se:*

- Céu pouco nublado passando a muito nublado.

- Possibilidade de aguaceiros e chuvas fracas, acompanhadas por vezes de trovoadas.

- Vento de nordeste a sueste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas locais.

*Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo prevê-se:*

- Céu nublado com períodos de muito nublado.

- Continuação de chuviscos locais.

- Vento de sueste a leste fraco a moderado soprando com rajadas locais ..

*Temperaturas máximas previstas em graus celsius*

41 - Tete
38 - Nampula e Quelimane
32 - Lichinga
31 - Pemba
30 - Beira e Chimoio
27 - Maputo, Xai_Xai, Inhambane e Vilankulo

GOVERNO PODERÁ RECUAR NO ALÍVIO DE ALGUMAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 O Governo poderá recuar na decisão de alívio...
29/09/2021

GOVERNO PODERÁ RECUAR NO ALÍVIO DE ALGUMAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19

O Governo poderá recuar na decisão de alívio de algumas medidas de prevenção da covid-19, anunciadas semana passada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, caso prevaleça a transgressão das regras de contenção de casos,

Esta é uma afirmação feita, esta terça-feira em Maputo, pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suázi, na habitual conferência de imprensa das terças-feiras.

“ O governo constatou com profunda preocupação o facto de alguns cidadãos violarem o decreto sobre as mediadas de prevenção da covid-19, consumindo álcool nas praias, usando para o efeito as mais variadas tácticas, desde o enterro de colmans na areia da praia, o uso de copos plásticos e outros, como forma de ludibriar as autoridades policiais e municipais”, disse.
Fonte:(RM)

19/09/2021

O presidente da Câmara de Joanesburgo, Jolidee Matongo, morreu sábado na sequência de um acidente de automóvel, pouco mais de um mês após a sua eleição, de acordo com informação oficial.

Segundo o "Notícias ao Minuto", Jolidee Matongo, 46 anos, foi eleito presidente da câmara da capital económica da África do Sul no passado dia 10 de agosto, após a morte do seu antecessor, devido à covid-19.

O acidente, cujas circunstâncias não foram especif**adas, ocorreu quando o presidente da câmara estava a regressar de uma campanha para encorajar o registo de eleitores no município do Soweto, no âmbito das eleições locais de 01 de novembro na África do Sul.

"Nada poderia ter preparado nenhum de nós para esta súbita perda, que roubou ao centro económico da nossa nação o seu segundo presidente da câmara em dois meses", escreveu no Twitter o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que acompanhou Matongo ao Soweto.

Cabo DelgadoMais esconderijos de insurgentes, acabam de ser descobertos e desalojados, com o recurso a fumo posto na por...
01/09/2021

Cabo Delgado

Mais esconderijos de insurgentes, acabam de ser descobertos e desalojados, com o recurso a fumo posto na porta dos esconderijos.
Sempre que aparecesse alguma avioneta de reconhecimento, eles não eram detectados. Soldados em terra, conseguiram neutralizar os ocupantes e recuperar armas de fogo, nas últimas 48 horas.
Fonte: Pinnacle News

01/09/2021

FILHO DO PR NYUSI SE DESFAZ DO PATRIMÓNIO SUPOSTAMENTE ADQUIRIDO PELO DINHEIRO DAS DÚVIDAS OCULTAS

Com o avanço das investigações das dívidas ocultas, era previsível que os indivíduos que adquiriram património com o dinheiro dos empréstimos ilícitos, procurassem se desfazer do mesmo, como forma de evitar o rastreamento dos bens adquiridos de forma ilícita, prática que em Moçambique f**a facilitada pela falta da legislação sobre recuperação de activos.
É o caso de Jacinto Ferrão Filipe Nyusi, filho do presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi. Em Julho de 2014, adquiriu uma vivenda localizada num bairro da elite, em Cape Town e em Outubro de 2017, vendeu o mesmo imóvel. O CIP está na posse de documentos que comprovam a compra e posterior venda do imóvel pelo filho do presidente da República, que na altura dos factos tinha apenas 21 anos.

ARRANCA HOJE A AUDIÇÃO ESPERADA PELOS MOÇAMBICANOSArranca hoje a segunda semana do julgamento daquele que foi o maior es...
30/08/2021

ARRANCA HOJE A AUDIÇÃO ESPERADA PELOS MOÇAMBICANOS
Arranca hoje a segunda semana do julgamento daquele que foi o maior escândalo financeiro moçambicano.
Depois ser ouvido o arguido, Cipriano Mutota, Teófilo Nhangumele, o Juiz, Efigénio Baptista marcou para hoje o julgamento da audição da "Cinderella" Ndambi Guebuza, aquele que recebeu a maior parte do "bolo".
Fique atento a nossa página, vamos passar alguns trechos do julgamento.

EMBARCAÇÃO COM MERCADORIA CAPTURADA PELAS FDS AO LARGO DA COSTA DE MOCÍMBOA DA PRAIAUma embarcação suspeita foi capturad...
30/08/2021

EMBARCAÇÃO COM MERCADORIA CAPTURADA PELAS FDS AO LARGO DA COSTA DE MOCÍMBOA DA PRAIA
Uma embarcação suspeita foi capturada, semana finda, pelas Forças de Defesa de Moçambique, ao largo da costa de Mocimboa da Praia, um dos distritos mais afectados pelo terrorismo, em Cabo Delgado.
Ida de Pemba, com mais de sete toneladas e meia de diversos produtos de primeira necessidade, a referida embarcação tinha como destino a aldeia de Macanja, no distrito de Palma.
Por questões de segurança, é interdita a circulação de embarcações, no percurso Ilha do Ibo/Palma.
O comandante da componente terrestre, estacionada na vila de Mocímboa da Praia, coronel Arone Alberto Nema, disse que há suspeitas porque a tripulação traz guias de trânsito indicando a ilha de Matemo, no distrito insular do Ibo, como destino final.
Um dos tripulantes, Issa Mwarabo, que reconhece ter violado as normas impostas pelas autoridades, justificou que a intenção era de ir ajudar a população da aldeia de Macanja, a braços com escassez de alimentos.
Entretanto, as Forças conjuntas Moçambique e Ruanda vão ganhando terreno nas acções de combate aos terroristas; na semana finda, por exemplo, libertaram as aldeias de Nakitengue e Mbau, tidas como importantes posições do inimigo. (RM)

30/08/2021

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê ocorrência de chuvas fracas, céu muito nublado e vento a soprar às vezes com rajadas fortes de sueste a leste fraco a moderado.

Para Beira, Chimoio, Quelimane e Tete, prevêem-se temperaturas máximas de 25, 23, 27 e 28 e mínimas de 20, 15, 20 e 20 graus Celsius, respectivamente.

Já nas províncias do sul e norte do país, a meteorologia prevê ocorrência de céu nublado, neblinas ou nevoeiros matinais e sopro de vento.

Assim, para as cidades de Maputo, Xai-Xai, Inhambane e Vilankulo, os termómetros apontam para temperaturas máximas de 26, 25, 26 e 26 graus Celsius e mínimas de 15, 16, 19 e 18.

A norte do país, Nampula, Pemba e Lichinga, o INAM prevê tempo fresco, com máximas a atingirem 28, 29 e 25 graus e mínimas de 19, 20 e 10.
FONTE: O PAÍS

Putin diz que o mundo deve evitar o "colapso" do AfeganistãoO Presidente russo Vladimir Putin apelou esta sexta-feira (2...
20/08/2021

Putin diz que o mundo deve evitar o "colapso" do Afeganistão

O Presidente russo Vladimir Putin apelou esta sexta-feira (20.08) à comunidade internacional para evitar o "colapso" do Afeganistão após a tomada do poder pelos Talibãs. "O movimento talibã controla quase todo o território do país", disse Putin numa conferência de imprensa televisiva com a chanceler alemã Angela Merkel, no Kremlin. "Estas são as realidades e é a partir destas realidades que devemos prosseguir, impedindo o colapso do Estado afegão", acrescentou.

Ambos os líderes disseram que o Afeganistão figurou de forma proeminente durante a visita final de trabalho da líder alemão cessante à Rússia. Putin também criticou a "política irresponsável" de impor "valores exteriores" ao Afeganistão devastado pela guerra.

"Não se pode impor padrões de vida e comportamento político a outras pessoas do exterior", disse Putin. O presidente russo salientou também a importância de impedir "terroristas" de entrar nos países vizinhos a partir do Afeganistão, incluindo "sob o disfarce de refugiados".

Moscovo tem sido cautelosamente optimista acerca da nova liderança em Cabul e procura contatar os militantes num esforço para evitar que a instabilidade se espalhe para os estados vizinhos ex-soviéticos. Nos últimos anos, o Kremlin tem contatado os Talibãs - que é proibido como grupo "extremista" na Rússia - e recebeu os seus representantes em Moscovo várias vezes, mais recentemente no mês passado [Fonte: AFP]

Um documento confidencial da ONU indica que os talibãs intensif**aram a perseguição contra os afegãos que trabalharam com as forças estrangeiras demonstrando preocupação sobre o Emirado Islâmico.

13/08/2021

PRESIDENTE DA REPÚBLICA FILIPE NYUSI, PROFERE PROFERE HOJE AS 15 HORAS UMA COMUNICAÇÃO A NAÇÃO, NO ÂMBITO DA SITUAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA

COMUNICADO DA EDM:CORTE DA CORRENTE ELECTRICA DEVIDO A MANUTENÇÃO EM TODO O PAÍS, NOS DIAS 14,15,18
13/08/2021

COMUNICADO DA EDM:CORTE DA CORRENTE ELECTRICA DEVIDO A MANUTENÇÃO EM TODO O PAÍS, NOS DIAS 14,15,18

INTERNACIONAL: Nigéria: Shell vai pagar 95 milhões de euros a comunidades por derrames de petróleoA gigante petrolífera ...
13/08/2021

INTERNACIONAL: Nigéria: Shell vai pagar 95 milhões de euros a comunidades por derrames de petróleo

A gigante petrolífera anglo-holandesa Shell concordou em pagar cerca de 95 milhões euros às comunidades do sul da Nigéria, como compensação por derrames de petróleo que ocorreram nos anos 1970.
A Shell concordou esta quinta-feira (12.08) em pagar 95 milhões de euros a comunidades no sudeste da Nigéria cujas terras foram devastadas por derrames de petróleo na década de 1970, anunciaram advogados das duas partes. A decisão marca o fim de uma disputa legal que durou cerca de 13 anos, envolvendo a petrolífera e as comunidades afetadas por derramames de crude.
Em janeiro deste ano, um tribunal holandês ordenou à Shell que compensasse aquelas comunidades pelos impactos ambientais que os derrames causaram em grande parte do Delta do Níger.

O porta-voz da comunidade Ejama-Ebubu, do Estado de Rivers, uma das que ganhou a batalha judicial com a Shell, Lucius Nwosu, afirmou que o pagamento marcava o "acordo completo e definitivo" para as vítimas.

A petrolífera, no entanto, continua a negar a sua reponsabilidade pelos derrames, considerando que os incidentes foram provocados por terceiros, durante a guerra do Biafra.

INTERNACIONAL: Demite-se Manuel Aragão, juiz presidente do Tribunal Constitucional de Angola A demissão de Manuel Aragão...
13/08/2021

INTERNACIONAL: Demite-se Manuel Aragão, juiz presidente do Tribunal Constitucional de Angola

A demissão de Manuel Aragão surge depois de ter votado vencido contra a revisão parcial da Constituição, que considerou um perigo para a democracia.
O juiz presidente do Tribunal Constitucional de Angola, Manuel Aragão, pediu a demissão do cargo, segundo uma nota da Casa Civil da Presidência da República. A demissão já foi aceite pelo Presidente João Lourenço.

A demissão de Manuel Aragão surge dois dias depois de ter votado vencido contra a revisão parcial da Constituição, tendo argumentado retrocessos em algumas matérias sobre a separação poderes.

Antes, Aragão "demarcou-se da maioria das decisões" constantes no acórdão que aprovou a revisão constitucional, alertando para o "suicídio do Estado democrático de direito" ao admitir-se hierarquia entre tribunais superiores.

Para Manuel Aragão, o sistema jurisdicional existente em Angola "é difuso, onde existe uma jurisdição comum encabeçada pelo Tribunal Supremo (TS) e uma jurisdição especializada (Tribunal Constitucional) e cada um destes órgãos é chamado, de acordo com a sua natureza a dar resposta às questões a eles submetido".

TERRORISMO EM CABO DELGADO:MOCÍMBOA DA PRAIAO ADMINISTRADOR de Mocímboa da Praia, Assuate Falume, considera prematuro o ...
13/08/2021

TERRORISMO EM CABO DELGADO:MOCÍMBOA DA PRAIA

O ADMINISTRADOR de Mocímboa da Praia, Assuate Falume, considera prematuro o regresso imediato da população ao distrito, a menos de uma semana da sua libertação do controlo de grupos terroristas.
Falume, que integrava uma comitiva do Governo provincial que ontem visitou a destruída vila da Mocímboa da Praia, aconselhou a população a ter calma e a controlar a ânsia de regressar à casa, alegadamente porque as Forças de Defesa e Segurança continuam a perseguição aos malfeitores.

“Aconselhamos à calma. Nós, como Governo, daremos sinal de quando a população pode começar a regressar. Por agora, consideramos prematuro”, disse.

Durante a ocupação da vila costeira, há cerca de um ano, os terroristas destruíram praticamente todas as infra-estruturas públicas, nomeadamente escolas, estabelecimentos comerciais, o hospital distrital, armazéns e residências privadas, deixando Mocímboa da Praia em ruínas.

DESCOBERTO FINALMENTE O PONTO FRACO DA COVID-19Cientistas do Instituto de Biotecnologia Molecular da Academia Austríaca ...
13/08/2021

DESCOBERTO FINALMENTE O PONTO FRACO DA COVID-19

Cientistas do Instituto de Biotecnologia Molecular da Academia Austríaca de Ciências identif**aram duas proteínas que se ligam ao revestimento de açúcar da proteína Spike e impedem a entrada de carga viral nas células.
A proteína Spike, utilizada pelo coronavírus como meio de entrar nas células, tem um mecanismo de camuflagem para se esconder da resposta do sistema imunitário e foi com base neste conhecimento que a equipa, liderada por Josef Penninger, diretor do Instituto para as Ciências da Vida da Universidade da Columbia Britânica, em Vacouver, no Canadá, se lembrou de procurar proteínas que se liguem a esse revestimento, semelhante em todas as variantes em circulação. E decidiram testas a glicoproteína lectina.

A investigação testou dados de mais de 140 lectinas de mamíferos, identif**ando que duas delas se ligam à proteína Spike do SARS-CoV-2: a Clec4g e a CD209c.

“Agora temos ferramentas à disposição que podem ligar-se à camada protetora do vírus e, assim, bloquear a entrada do vírus nas células”, revelou Stefan Mereiter, co-autor da investigação, que pode resultar na descoberta de um escudo de imunidade contra o SARS-CoV-2. O estudo envolveu várias técnicas de pesquisa de última geração, que permitiram investigar pormenorizadamente como ocorre a ligação da lectina.
As conclusões indicaram que as duas lectinas diminuíram o grau de infeção do SARS-CoV-2 das células pulmonares humanas e que tornam a proteína Spike instável, revelando que os vírus com alterações nesse local de ligação não eram infecciosos.

Terrorismo em cabo delgado: O INIMIGO TEM ROSTO,  É MOÇAMBICANO E JOGOU FOOTBALL CONNOSCOUm estudo recente aponta falta ...
13/08/2021

Terrorismo em cabo delgado: O INIMIGO TEM ROSTO, É MOÇAMBICANO E JOGOU FOOTBALL CONNOSCO

Um estudo recente aponta falta de vontade ao Governo moçambicano para negociar com os insurgentes que desestabilizam Cabo Delgado. Para o autor da investigação, João Feijó, o diálogo é a solução.
Em entrevista à DW África, o investigador do Observatorio do Meio Rural (OMR), uma organização não governamental moçambicana, João Feijó refere que os terroristas que protagonizam ataques armados em Cabo Delgado são moçambicanos, bem identif**ados pelas comunidades locais.

Um estudo recente do OMR intitulado "Do inimigo sem rosto à hipótese de diálogo: Pretensões e canais de comunicação com os machababos", são apresentados os "currículos" de algumas das principais figuras que comandam a insurgência em Cabo Delgado. Algumas delas foram sancionadas pelos Estados Unidos de América, desmanchando o mito de serem desconhecidos os indivíduos por trás da insurgência.

João Feijó entende que há canais de comunicação que precisam ser explorados pelo Governo para permitir encetar negociações com os insurgentes.

*PREVISÃO VÁLIDA DAS 18:00 HORAS DO DIA 31 DE JULHO ÀS 24:00 HORAS DO DIA 01 DE AGOSTO DE 2021**Para as províncias de Ni...
31/07/2021

*PREVISÃO VÁLIDA DAS 18:00 HORAS DO DIA 31 DE JULHO ÀS 24:00 HORAS DO DIA 01 DE AGOSTO DE 2021*

*Para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula prevê-se:*

- Céu pouco nublado localmente nublado.

- Possibilidade de ocorrência de chuviscos ou chuvas fracas ao longo da faixa costeira.

- Neblinas ou nevoeiros matinais locais.

- Vento de sudoeste a sueste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas na faixa costeira.

*Para as províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala prevê-se:*

- Céu pouco nublado localmente nublado ao longo da faixa costeira.

- Possibilidade de ocorrência de chuviscos ou chuvas fracas na província de Zambézia.

- Neblina ou nevoeiro matinais locais.

- Vento de sueste a leste fraco a moderado

*Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo prevê-se:*

- Céu pouco nublado a limpo.

- Neblinas ou nevoeiros matinais locais.

- Vento de sueste a nordeste fraco a moderado, rodando para noroeste.

*Temperaturas máximas previstas em graus celsius*

29 - Maputo
28 - Quelimane
27 - Xai-Xai, Tete, Nampula e Pemba
26 - Beira e Chimoio
25 - Inhambane
24 - Vilankulo
23 - Chimoio

REDUZEM DESLOCADOS QUE CHEGAM À PRAIA DE PAQUITIQUETE, EM PEMBAA Presidente do Instituto Nacional de Gestão de Risco e D...
30/07/2021

REDUZEM DESLOCADOS QUE CHEGAM À PRAIA DE PAQUITIQUETE, EM PEMBA

A Presidente do Instituto Nacional de Gestão de Risco e Desastres, Luisa Celma Meque, constata a redução do número de pessoas deslocadas devido a acção dos terroristas, que chegam à praia de Paquitiquete, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado.

Falando após visitar, esta quarta-feira (28/07), o local frequentemente usado para o desembarque de pessoas que fogem dos ataques terroristas que ocorrem em algumas regiões de Cabo Delgado, Luísa Meque, disse que a redução do fluxo de deslocados pode estar relacionada com o retorno a estabilidade das zonas afectadas pelo terrorismo.

”Nós cá estivemos em Abril, depois dos ataques de Palma e não havia espaço praticamente para andar, mas aqui como podem ver, as pessoas conseguem andar, os barcos já chegam até com pessoas que vêem fazer compras. Já não estamos a falar daquelas pessoas que saem daquelas zonas que não estão seguras, então isto também quer dizer que, de uma forma ou outra, as pessoas já estão a se sentir praticamente seguras nos locais onde estão“.

RÁDIO MOÇAMBIQUE DE LUTO: MORREU JORNALISTA JOÃO AUGUSTO MATOLAMorreu, nesta quinta-feira em Maputo, vítima de doença, o...
30/07/2021

RÁDIO MOÇAMBIQUE DE LUTO: MORREU JORNALISTA JOÃO AUGUSTO MATOLA

Morreu, nesta quinta-feira em Maputo, vítima de doença, o jornalista , João Matola, vítima de doença.

João Augusto Matola, 52 anos, ingressou para os quadros da Rádio Moçambique em 1989.

Até a data da sua morte, João Matola era editor, na Redacção Central da RM, em Maputo.

Durante o seu percurso, Matola desempenhou várias funções administrativas, com destaque para delegado dos Emissores Provinciais da Rádio Moçambique em Niassa e Nampula, director do Centro de Formação profissional da Rádio Moçambique e director-adjunto de Informação.

*PREVISÃO VÁLIDA DAS 18:00 HORAS DO DIA 23 DE JULHO ÀS 24:00 HORAS DO DIA 24 DE JULHO DE 2021**Para as províncias de Nia...
23/07/2021

*PREVISÃO VÁLIDA DAS 18:00 HORAS DO DIA 23 DE JULHO ÀS 24:00 HORAS DO DIA 24 DE JULHO DE 2021*

*Para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula prevê-se:*

- Céu pouco nublado localmente nublado.

- Possibilidade de ocorrência de chuvas fracas ou chuviscos locais.

- Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado, soprando com rajadas.

*Para as províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala prevê-se:*

- Céu pouco nublado localmente muito nublado.

- Possibilidade de ocorrência de chuvas fracas locais.

- Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado, soprando com rajadas.

*Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo prevê-se:*

- Céu pouco nublado localmente nublado.

- Possibilidade de ocorrência de chuvas fracas ou chuviscos na zona costeira.

- Vento de sueste fraco a moderado, soprando com rajadas.

*Temperaturas máximas previstas em graus celsius*

27 - Tete e Quelimane
26 - Pemba
25 - Vilankulo e Beira
24 Nampula
23 - Inhambane
22 - Maputo e Xai- xai
21 - Chimoio e Lichinga

Nas últimas 24 horas, o país registou 31 mortes causadas pela COVID-19. No mesmo período, mais 2.153 pessoas testaram po...
22/07/2021

Nas últimas 24 horas, o país registou 31 mortes causadas pela COVID-19. No mesmo período, mais 2.153 pessoas testaram positivo para o vírus. A informação foi partilhada esta quinta-feira (22), pelo Ministério da Saúde (MISAU), em comunicado de imprensa. Mais detalhes em: https://bit.ly/3rwVXxt

Nas últimas 24 horas, o país registou 31 mortes causadas pela COVID-19. No mesmo período, mais 2.153 pessoas testaram positivo para o vírus. A informação foi

*PREVISÃO VÁLIDA DAS 18:00 HORAS DO DIA 22 DE JULHO ÀS 24:00 HORAS DO DIA 23 DE JULHO DE 2021**Para as províncias de Nia...
22/07/2021

*PREVISÃO VÁLIDA DAS 18:00 HORAS DO DIA 22 DE JULHO ÀS 24:00 HORAS DO DIA 23 DE JULHO DE 2021*

*Para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula prevê-se:*

- Céu pouco nublado localmente muito nublado.

- Ocorrência de chuvas fracas ou chuviscos na faixa costeira principalmente na Provincia de Nampula.

- Neblinas ou nevoeiros matinais.

- Vento de sueste a leste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.

*Para as províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala prevê-se:*

- Céu pouco nublado localmente nublado.

- Ocorrência de chuvas fracas ou chuviscos na faixa costeira principalmente na Provincia da Zambézia.

- Neblinas ou nevoeiros matinais.

- Vento de sueste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas..

*Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo prevê-se:*

- Céu pouco nublado a limpo, temporariamente nublado.

- Possibilidade de ocorrência de chuvas fracas ou chuviscos na faixa costeira.

- Neblinas ou nevoeiros matinais.

- Vento de sueste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.

*Temperaturas máximas previstas em graus celsius*

29 - Tete
27 - Quelimane, Nampula e Pemba
25 - Vilankulo e Beira
23 - Inhambane
22 - Maputo e Xai- xai
21 - Chimoio e Lichinga

15/07/2021

NOVAS MEDIDAS ANUNCIADAS PELO PR NO ÂMBITO DO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

1 - Passageiros que chegam no país apresentar teste de pcr negativo de covid 19;
2 - Validade de teste de covid passa a ser de 7 dias;
3 - Isentos de apresentar teste de covid crianças dos 0 - 5 anos;
4 - reduzidas visitas aos doentes nos hospitais. Apenas 1 pessoa pode visitar;
5 - Cidadãos com mais de 60 anos devem ser protegidas, grávidas em risco,
6 - Mantem-se a emissão de documentos por marcação: BI, Passaportes, etc;
7 - Todos os documentos caducados, menos passaporte, são válidos até 30 de agosto;
8 - Suspensas aulas presenciais a quase todos os níveis nos seguintes locais: Maputo (e manhiça, Xai-xai, Inhambane, Beira, Chimoio, Tete e Dondo.
9 - Aulas presenciais nos restantes;
10 - Aulas não presenciais não pode prejudicar alunos sem condições;
11 - Suspenso ensino pre escolar em todo o pais;
12 - Recolher obrigatorio até 21 horas em todas as cidades, municipios e vilas;
13 - Encerrados cultos, conferências, etc, por 30 dias;
14 - Interdito uso de teatro, casino, cinemas, espectáculos e similares;
15 - Interditos eventos sociais privados com excepção de casamento com até 20 pessoas (religioso e civil);
16 - Reuniões em instituições públicas não devem exceder 15 pessoas em locais fechados;
17 - Permitidas reuniões ou eventos do estado até 80 pessoas quando devidamente justif**ado;
18 - Reduzido o número de participantes de cerimónias fúnebres para 20 pessoas;
19 - Número de participantes de velorios covid 10
20 - Autorizada reabertura de museus, galerias e similares com até 20 pessoas;
21 - Piscinas públicas interditas excepto nos hoteis (20%)
22 - Interdito treinos de equipas de altas competições nas províncias;
23 - Seleccões e equipas nacionais mantém-se autorizados a treinar;
24 - Encerrados ginásios de classe polivalente de grande e média dimensao,
25 -Desporto de alta competição mantém-se sem público
26 - Introduzido horário excepcional das 8 às 14 para instituições públicas, excepto serviços essenciais. Encorajado o sector privado a seguir o mesmo;
27 - Reduzido horário do funcionamento dos centros comerciais das 9-16 até sábado. Domingo e feriados até às 13 horas;
28 - Bottle stores das 9 as 13 horas. Encerrados aos fins de semana;
29 - Restauração, take away, etc funciona das 6 às 18 horas;
30 - Baracas de venda de produtos alimentares funcionam das 6 às 17;
31 - Reduzido horário das padarias e pastelarias das 5 às 18 horas;
32 - Ministério dos Transportes devem definir lotação e controlar os diferentes meios de transportes;
33 - O ministério dos transportes e os municípios devem desinfectar os terminais.
34 - Apenas visita de uma pessoa por mês a cada recluso;

10/07/2021

Primeiro Secretário da Frelimo acusado
de violação de menores no Dondo

O Primeiro Secretário da Frelimo na cidade do Dondo, em Sofala, Felisberto José Cheiro,
é acusado de práticas frequentes de violação de menores que são
residentes ao nível da zona Autárquica do Dondo, sob sua jurisdição política, com o agravante do mesmo arguido para além de
exercer o cargo do primeiro secretário da zona autárquica do Dondo, também é professor de profissão.
Segundo uma cópia da carta-denúncia que deu entrada no dia 08 de Junho de 2020, em nosso poder e que ainda estava escondida
nas gavetas da procuradoria distrital do Dondo, Felisberto Cheiro, é acusado pelo pai da menor que responde pelo nome de Filipe Matias João, de ter violado sexualmente
a sua filha de nome Teresa Filipe Matias, quando a mesma tinha 17 anos de idade em 2020, que culminou com uma gravidez precoce,
tendo criado danos psicológicos na menor, sendo um acto cometido voluntariamente pelo senhor Felisberto José Cheiro que, depois
de engravidar a vítima, este simplesmente optou por uma acção
desumana de abandoná-la e sem
exercer nenhum direito humano que seria de acarretar com as despesas, das duas menores, sendo a filha
do senhor Matias e junto da neta da mesma de menor de idade que tinha
(1) ano de idade, que tanto necessita os cuidados alimentares básicos, segundo consta na carta em anexo.
Segundo escreve o pai na mesma carta - denuncia que, foi nestes termos que o pai da criança denunciou o caso a Procuradoria distrital do Dondo, no sentido de intentar uma acção criminal que visa a responsabilização do
infractor pelos actos cometidos.
Segundo contam fontes próximas deste processo, logo após
a entrada deste processo na procuradoria distrital do Dondo, as entidades do ministério público fizeram a questão de “sentar” em cima deste processo, para que o mesmo não fosse a lado nenhum.
Um ano depois, o caso caiu nas redes sociais e chegou a despertar as entidades do ministério
público na província de Sofala que de imediato ordenou a audição
do arguido na última terça-feira dia 06 do mês em curso, segundo
prova a requisição da procuradoria distrital do Dondo, em anexo.
Fontes dos camaradas e do pú-blico em geral, recordaram a nossa
reportagem em Sofala que, é pela segunda vez em menos de seis meses que, o senhor Felisberto José
Cheiro enfrenta casos mal parados na justiça, no meio de muita impunidade, e num olhar impávido e sereno de quem devia repor a ordem nesta suposta figura pública, em conflito com a lei no Dondo.
Ministério Público garante que o caso terá desfecho dentro de
dias em Tribunal
A nossa reportagem ouviu o porta-voz da procuradoria provincial de Sofala, Joaquim Tomo, que confirmou a existência deste caso na procuradoria distrital
do Dondo e que o mesmo está em andamento e jamais voltará a estar estagnado como estava acontecendo. Segundo a fonte, é do interesse da procuradora chefe provincial de Sofala, Carolina Azarias que este caso seja encaminhado ao tribunal e tenha o seu desfecho dentro de alguns dias. Disse ainda que, o arguido e as partes já foram ouvidos no
processo, faltando algumas testemunhas no caso – frisou a fonte.
*Jornal Zambeze*

09/07/2021

SUICÍDIO NO IFPQ, ESTUDANTE MORRE APÓS O CONSUMO DE RATEX.

Um estudante que frequentava no segundo (2°) ano no instituto de formação de professores de Quelimane (IFPQ), morreu na tarde de hoje, sexta feira (09), no hospital central de Quelimane (HCQ), para onde foram evacuados, depois de consumir RATEX, soube o DIARIO DO POVO EM EXCLUSIVO.

De nome Marcelino Sócrates, com oque apuramos no local, na manhã de hoje, teria recebido um comunicado da direção do IFP dando conta da sua expulsão do lar e também da Escola, supostamente por ter si envolvido em uma relação amorosa com a sua colega. Aleas, Sócrates foi expulso dias antes e foi viver fora do internato aguardando a sentença final.
Eis que pela manhã recebe a última decisão, lá mesmo no bairro pegou em racticida e consumiu.

Este é o segundo caso de suicídio no IFPQ em menos de quatro meses envolvendo estudantes e com os mesmos problemas de amor.

Siga-nos DIÁRIO DO POVO # # #

EM MENOS DE 24 HORAS, MAIS UM ACIDENTE DE VIAÇÃO NA ZONA CENTRAL DO PAÍS.Desta vez foi no posto Administrativo de Inchop...
08/07/2021

EM MENOS DE 24 HORAS, MAIS UM ACIDENTE DE VIAÇÃO NA ZONA CENTRAL DO PAÍS.

Desta vez foi no posto Administrativo de Inchope, distrito de Gôndola província de Manica, onde três (3) camiões envolveram-se em um acidente, sendo dois (2) camiões de transporte de madeira e um (1) de Refresco.

Em actualização

Siga-nos Diário do Povo # #

08/07/2021

ACIDENTE DE VIAÇÃO MATA CINCO (5) PESSOAS E FERE MAIS OUTAS NOVE NO DISTRITO DE TSANGANO, NA PROVÍNCIA CENTRAL DE TETÈ

Cinco (5) pessoas morreram na tarde de hoje e outras nove (9) f**aram feridas, na sequência de um acidente de viação ocorrido no povoado de Chandame, distrito de TSANGANO a norte da província central de Teté.

O sinistro de tipo despiste e capotamento, envolveu um transporte de passageiros vulgo Chapa-cem que fazia o trajecto Chandame-Angonia.

As autoridades policiais em Teté presumem o excesso de velocidade como a principal causa do aparatoso acidente onde igualmente o motorista morreu no local.

Os corpos das vítimas, tanto como os do feridos, foram evacuados de emergência para o hospital rural de Angonia onde os sobreviventes recebem cuidados médicos ..

Siga-nos DáriodoPovo # # # #

08/07/2021

Alerta Ministério da Saúde

TERCEIRA VAGA DA COVID-19 SERÁ MAIS SEVERA QUE A PRIMEIRA E SEGUNDA

Moçambique está a enfrentar desde junho, a terceira vaga da pandemia da COVID-19.

Só nos primeiros sete dias do corrente mês, o nosso País já registou pouco mais de 7.081 (sete mil oitenta e um) casos de COVID-19 e 56 (cinquenta e seis) óbitos. Esta situação levou o Ministério da Saúde a emitir, em conferência de imprensa concedida pelo ministro Armindo Tiago, uma mensagem de alerta e apelo à sociedade para um mais ef**az cumprimento das medidas de prevenção
“ A situação que vivemos nestes primeiros dias do mês de Julho é mais grave que aquela verif**ada no início do mês de Janeiro”, começou por dizer Armindo Tiago, que acrescentou que “ no mês de Junho foram registados seis vezes mais casos e duas vezes mais óbitos que no mês de Maio. Assim, o número de casos e óbitos que registamos nestes primeiros dias de Julho confirmam a tendência do aumento crítico da transmissão do novo coronavírus em Moçambique”.

Moçambique usa cinco indicadores para monitorar a pandemia e, estes, segundo o ministro da saúde, mostram um agravamento progressivo em todas as províncias do país, sendo que a Cidade de Maputo e, as Províncias de Maputo, Sofala, Manica e Tete têm alguns indicadores no nível vermelho, que é o nível mais alto de alerta.

Mais ainda: na África do Sul, Botswana, Namíbia, Zimbabwe e Zâmbia, países da região, onde a terceira vaga iniciou mais cedo que em Moçambique, vive-se actualmente uma situação epidemiológica e social dramática, caracterizada não só pelo aumento do número de casos, internamentos e óbitos, mas também de escassez de oxigénio para pacientes que necessitem de ser internados, registando-se óbitos, não apenas nos doentes mais graves, mas também em alguns doentes com sintomatologia inicialmente moderada.

De acordo com o ministro da saúde, os dados do nosso País, referentes às últimas semanas e a situação vivida nos países da região indicam que em Moçambique, esta terceira vaga será mais grave que as duas primeiras.
“ Se a tendência actual de agravamento perdurar, poderemos atravessar a uma situação dramática nas próximas semanas, com um número incomportável de casos, internamentos e óbitos por COVID-19. A nossa capacidade de internamento e de provisão de oxigénio para o tratamento de doentes poderá f**ar esgotada em algumas províncias”, alertou Armindo Tiago.

A PREVENÇÃO É A MELHOR “ARMA ”

Com a alta transmissão que se regista no País, o ministro da saúde reiterou a necessidade de com urgência, todos melhorarmos a implementação das medidas de prevenção, para evitar as piores consequências da terceira vaga, tendo lembrado que as medidas são as mesmas praticadas durante as duas vagas anteriores, nomeadamente, distanciamento físico de pelo menos 1,5 metros; uso correcto de máscaras para cobrir a boca e o nariz; etiqueta da tosse e do espirro; lavagem frequente das mãos com água e sabão, ou desinfecção com álcool.

Armindo Tiago chamou atenção para o facto de, tendo em conta o contexto de alta transmissão que Moçambique atravessa, poderem existir muitas pessoas infectadas nas comunidades. “ As pessoas infectadas podem transmitir o novo coronavírus mesmo que não estejam a manifestar sintomas da doença”, lembrou, chamando depois atenção para o facto de nos locais de trabalho, no transporte público, na comunidade, no estabelecimento comercial ou no mercado, as pessoas que alí estejam, poderem estar infectadas pelo novo coronavírus e não manifestarem sintomas da doença.

Por essa razão, o ministro da saúde recomendou a observância de medidas como evitar a saída desnecessária de casa; evitar permanência em locais com aglomerados; nas saídas absolutamente necessárias, permanecer o mínimo de tempo possível fora de casa; em caso de contacto com alguém com COVID-19, cumprir com o período de quarentena e; em caso de o indivíduo estar com sintomas de COVID-19, cumprir com o isolamento domiciliar.

Outra recomendação deixada por Armindo Tiago e, tendo em conta a gravidade da situação epidemiológica, tem que ver com a necessidade de se evitar a realização de convívios e eventos sociais privados. “ Quando falamos de convívios sociais privados referimo-nos a casamentos, aniversários natalícios, baptizados ou outro tipo de celebrações colectivas. Nestes ambientes, a transmissão do coronavírus é facilitada pela ausência de distanciamento físico, pelo não uso da máscara e pela interacção social intensa. Nestas semanas de alta transmissão, os convívios e eventos sociais podem originar um número muito alto de cadeias de transmissão, resultando na contaminação dos nossos entes mais queridos. Entendemos a necessidade que todos temos de querer conviver mais após tantos meses de restrições. Contudo, quanto mais cedo controlarmos a terceira vaga, mais cedo poderemos voltar às nossas interacções sociais e familiares”.

O ministro da saúde exortou às crianças, jovens e mulheres para que sejam exemplares no cumprimento das acções de prevenção e, actuem também como agentes de promoção da saúde e medidas de prevenção, no seio das respectivas famílias e comunidades, tendo terminado com um agradecimento especial aos profissionais de saúde pela dedicação e sacrifício durante a pandemia e, manifestado profunda solidariedade para com os mesmos, face às semanas de árduo trabalho que os esperam.

Endereço

Maputo

Telefone

875994677

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Jornal Diário do Povo publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar


Outra Cadeia de televisão em Maputo

Mostrar Todos