Mandjolo's News "RTN"

Mandjolo's News "RTN" Promovendo com coerência, rigor, imparcialidade e responsabilidade as potencialidades do distrito e

REFORÇO INSTITUCIONAL EM 13 VIATURAS ALIVIA SECTOR DE EDUCAÇÃO NA PROVÍNCIA DE MAPUTO O Governador da Província do Maput...
17/07/2024

REFORÇO INSTITUCIONAL EM 13 VIATURAS ALIVIA SECTOR DE EDUCAÇÃO NA PROVÍNCIA DE MAPUTO

O Governador da Província do Maputo, Manuel TULE, efectuou nesta terça-feira (16.07), a entrega de viaturas diversas ao sector da educação nesta parcela do país, no âmbito do reforço da capacidade de resposta do sector, visando a melhoria da qualidade de ensino no país e em particular em Maputo. A acção enquadra-se no âmbito da cooperação e reforço institucional e do Plano Económico Social.

Refira-se que as 13 viaturas entregues, foram alocadas não só à Direcção Provincial de Educação de Maputo, como também, aos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, incluindo, aos Institutos de Formação de Professores da Província de Maputo. De lembrar que o sector de educação e desenvolvimento humano, prima nos últimos tempos por abordagem educativa Inclusiva, Patriótica e de Qualidade.

De acordo com a nossa fonte, Manuel TULE, disse que as viaturas constituem fruto de um esforço conjunto entre o Governo de Moçambique, através área de tutela "Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano" e parceiros do FASE "Fundo de Apoio ao Sector de Educação". Por sua vez, Carménia CANDA, Directora Provincial da Educação, agradeceu bastante ao Governo de Moçambique e aos parceiros pela busca diária e incansável da qualidade de educação, demonstrada através da concessão de meios circulantes de grande relevo no dia a dia das instituições que velam pelo sector no terreno.

CANDA que falava na cerimónia de entrega oficial de viaturas ao sector da educação em Maputo, destacou ainda, o devido uso das viaturas, comprometendo-se a cuidar dos meios e a fazer-se mais presente no terreno, trocando cada vez mais de experiência e a aumentar o índice de aproveitamento escolar. Manuel TULE, que ouvia atentamente o comprometimento do sector, reforçou a sua abordagem, apelando para efectivamente garantir-se não só o uso racional, como também a manutenção períodica, incluindo a devida conservação das viaturas entregues ao sector na Província de Maputo.

Por Jone NGOMA
Imagem: DPE

SUCESSÃO NA PRESIDÊNCIA DA FRELIMO: VETERANO DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL EXIGE DEBATE URGENTEO veterano da lut...
04/04/2024

SUCESSÃO NA PRESIDÊNCIA DA FRELIMO: VETERANO DA LUTA ARMADA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL EXIGE DEBATE URGENTE

O veterano da luta armada de libertação nacional e antigo Ministro de Administração Estatal no primeiro Governo de Moçambique independente, Óscar Monteiro, exigiu nesta quinta-feira (04.04), a inclusão do debate sobre a sucessão de Filipe Nyusi na agenda da III Sessão do Comité Central da FRELIMO, que terá lugar amanhã na Matola, Província de Maputo.

Segundo SAVANA, Monteiro fez esta reivindicação, na manhã de hoje (quinta-feira), aquando da discussão dos pontos prévios da II Sessão Ordinária do Comité Nacional da Associação dos Combatentes da Luta Armada de Libertação Nacional (ACLLN) que decorreu na Província do Maputo.

Para o Veterano da Luta Armada de Libertação Nacional, as agendas definidas para os debates nas reuniões da ACLLN, assim como do Comité Central, são importantes para a vida do partido, tendo reconhecido ainda, a existência de um ponto fundamental quer para o Partido, assim como para o País, mas que se quer passar à margem. “É a questão da sucessão do senhor Presidente. Peço ao senhor Presidente, que não saiamos destas magnas reuniões, sem discutir a sucessão, porque vai tarde demais e isso pode ser prejudicial para o Partido”, rematou Monteiro.

“Não sou governante, mas já fui. Portanto, tenho experiência de governação. Governar é sofrimento e senhor presidente está a passar por isso. Portanto, adiar a agenda de sucessão é perpectuar o sofrimento do senhor presidente. Digo isto para não manter o presidente neste martírio”, ironizou.

Por: Jone NGOMA

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA RÚSSIA: -VLADIMIR PUTIN PRESIDIRÁ ATÉ 2030 APÓS VICTÓRIA FOLGADA NAS ELEIÇÕES DE 2024Por: Jone...
18/03/2024

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NA RÚSSIA:

-VLADIMIR PUTIN PRESIDIRÁ ATÉ 2030 APÓS VICTÓRIA FOLGADA NAS ELEIÇÕES DE 2024

Por: Jone NGOMA

O Presidente da Rússia, Vladimir PUTIN, candidato à sua própria sucessão nas eleições presidenciais na República Federativa da Rússia, marcadas para este Março (15-17.03), venceu com 88% dos votos, segundo resultados de pesquisas e apuramento preliminar, numa disputa contestada como injusta.

De acordo com a TV SUCESSO, na eleição de 2018, PUTIN havia obtido 77% dos votos. Ainda a mesma fonte, refere que os EUA reagiram, dizendo que as eleições, “obviamente”, não foram “livres, nem justas”, uma vez que Putin prendeu oponentes ou os impediu de disputar.

Destaca-se não só que Vladimir PUTIN, de 71 anos, está no poder há quase 25 anos e irá para seu quinto mandato de seis anos, até 2030, como também, que a Comissão Central Eleitoral, informou em relação a participação de eleitores que foi de 74,22%, portanto, a maior marca desde 1991, quando Boris Yeltsin se elegeu presidente, após o esfacelamento da União Soviética. Vale referenciar, que uma vez que complete mais um mandato, PUTIN se tornará o líder russo que terá ficado mais tempo no poder, desde Josef Stalin.

Fonte: TV SUCESSO

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE MAPUTO EXIGE CELERIDADE NAS OBRAS DA ESTRADA MAFUIANE -VILA DA NAMAACHAPor: Jone NGOMA O Gove...
12/03/2024

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE MAPUTO EXIGE CELERIDADE NAS OBRAS DA ESTRADA MAFUIANE -VILA DA NAMAACHA

Por: Jone NGOMA

O Governador da Província de Maputo, Manuel TULE, falava nesta segunda-feira (11.03),aquando da realização de um comício popular na localidade de Impaputo, em Namaacha, no âmbito da governação participativa e inclusiva.

A MANDJOLO'S NEWS "RTN", apurou que o dirigente, no seu percurso de monitoria e avaliação das obras de estradas, instou ao empreiteiro no sentido de imprimir mais celeridade no trabalho visando garantir a conclusão das obras de reabilitação da via Mafuiane-Vila de Namaacha, em tempo útil.

Ainda em Namaacha, o governante frisou estar-se a trabalhar no sentido de resolver-se os problemas que inquietam a população local, tendo tranquilizado que no presente ano, serão abertos 5 furos "de água" e 2 Sistemas de Abastecimento de Água.

Fonte: GGPM

Acompanhem as notícias. Em breve em formato electrónico.

SOBRE ECONOMIA AZUL: MOÇAMBIQUE ACOLHE PROJECTO-PILOTO DO PROGRAMA - OCEANOS PARA DESENVOLVIMENTO"Por: Jone NGOMA O Gove...
11/03/2024

SOBRE ECONOMIA AZUL:

MOÇAMBIQUE ACOLHE PROJECTO-PILOTO DO PROGRAMA - OCEANOS PARA DESENVOLVIMENTO"

Por: Jone NGOMA

O Governo de Moçambique, através do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pesca, acolheu nesta segunda-feira (11.03), o lançamento do programa de cooperação "Oceano para o Desenvolvimento entre Moçambique e Noruega 2024-2027. O mesmo enquadra-se no âmbito da "Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 2021-2030".

A Ministra de tutela, Lídia Cardoso, que esteve presente na companhia do proponente do PROGRAMA, representado pelo respectivo Embaixador "da Noruega", Haakon Gram- Johannessen, explicou que trata-se de uma iniciativa do Governo norueguês, lançada em Outubro de 2019, com a finalidade de apoiar os esforços globais de implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Vale referenciar ainda, que neste processo Moçambique foi um dos países escolhidos pela Noruega para acolher o projecto-piloto, após uma avaliação efectuada pela NORAD.

A MANDJOLO'S NEWS "RTN", soube de fontes seguras, que o programa tem como objectivo, não só, promover uma economia oceânica diversificada e sustentável, bem como, contribuir para o desenvolvimento sócio-económico. Segundo explicou ainda CARDOSO, trata-se forma mais concreta, de um programa centrado na componente de financiamento para as áreas de gestão integrada dos oceanos, investigação científica, estatística e economia azul, está última que constitui uma das prioridades da "nossa governação e cuja Estratégia de Desenvolvimento da Economia Azul deverá ser lançada brevemente"- referiu.

Fonte: MMAIP

EM BUSCA DE NOVA IMAGEM:"GOVERNO E PARCEIROS UNEM ESFORÇOS PARA GARANTIA DA HIGIENE NO MERCADO DE BOBOLE"O Governo do Di...
09/03/2024

EM BUSCA DE NOVA IMAGEM:

"GOVERNO E PARCEIROS UNEM ESFORÇOS PARA GARANTIA DA HIGIENE NO MERCADO DE BOBOLE"

O Governo do Distrito de Marracuene e parceiros de cooperação uniram esforços e escalaram neste sábado (9.03), o mercado BOBOLE, sito na localidade de Ngalunde, com o objectivo de efectuar uma jornada de limpeza naquela parcela do distrito, no âmbito da governação participativa e inclusiva.

De salientar, que em representação da Secretaria Distrital, Nércia Mambo, Secretária Permanente Distrital e Shafee Sidat, Presidente do Município da Vila de Marracuene, não obstante ainda, o apoio não só de parceiros de cooperação como REPENSAR, Organizações H&S, REVIMO, FACILITA, PFUNA MA-JOVEM, como também, o ambientalista Carlos Serra, vendedores, entre outros.

Importa destacar, que a MANDJOLO'S NEWS "RTN", apurou de uma fonte fidedigna "anonimato", que a acção conjunta, visava recolher o lixo de diferentes espécies junto do mercado bobole. Refira-se que, as jornadas de limpezas, tem sido uma das práticas que tem acontecido um pouco por toda a Província de Maputo, para garantir a prevalência da boa imagem e postura local.

Por: Jone NGOMA (Foto: SDM).

GOVERNO DA PROVÍNCIA DO MAPUTO INSTA JOVENS NO DESENVOLVIMENTO DO ASSOCIATIVISMO E EMPREENDEDORISMOO Governo da Provínci...
09/03/2024

GOVERNO DA PROVÍNCIA DO MAPUTO INSTA JOVENS NO DESENVOLVIMENTO DO ASSOCIATIVISMO E EMPREENDEDORISMO

O Governo da Província do Maputo, através da Direcção Provincial da Juventude, Emprego e Desporto, procedeu nesta sexta-feira (8.03), um diálogo no contexto do desenvolvimento do associativismo e empreendedorismo juvenil no bairro 1⁰ de Maio, Distrito da Matola. O evento, enquadra-se no âmbito dos planos económico social e quinquenal do Governo.

Destaca-se que Joaquim MUNDLOVO, Director Provincial da Juventude, Emprego e Desporto, aquando do encontro com o potencial público-alvo na Matola, instou aos jovens à organizarem-se melhor para garantir o acesso à diversas oportunidades, disponibilizadas pelo Governo de Moçambique, em particular da Província do Maputo, visando propiciar a garantia e a promoção de emprego, auto-emprego e empregabilidade, reduzindo assim o índice de desemprego na Província do Maputo.

Refira-se que num evento que contou com pouco mais de 190 jovens daquela urbe, MUNDLOVO, encorajou-os na luta e na busca das oportunidades existentes, capitalizando suas habilidades para o sucesso no quotidiano. De recordar, que a Província de Maputo, tem estado à apoiar jovens com diferentes habilidades, não só em áreas formativas, como também, através de aquisição e disponibilização de diversos KITS de desenvolvimento do empreendedorismo nesta parcela do país.

Por: Jone NGOMA (Foto: DPJED-M).

24/01/2024
LOURENÇO DE ROSÁRIO ANTEVÊ VITÓRIA RETUNBANTE DA FRELIMO NAS ELEIÇÕES GERAIS DE 2024Esta afirmação, foi avançada por Lou...
21/01/2024

LOURENÇO DE ROSÁRIO ANTEVÊ VITÓRIA RETUNBANTE DA FRELIMO NAS ELEIÇÕES GERAIS DE 2024

Esta afirmação, foi avançada por Lourenço do Rosario, académico conceituado neste Domingo (21.01), aquando da entrevista concedida recentemente ao jornal Domingo na Cidade de Maputo.

De acordo com Do Rosário, “o candidato da FRELIMO às sétimas eleições presidenciais vai ganhar de forma retumbante, assim como o Partido, vai conquistar a maioria dos assentos no parlamento, em virtude da RENAMO e o MDM ainda estarem a discutir a sucessão na liderança”. Ainda o académico, refere em suas declarações, que tanto a RENAMO, como o MDM, não estão suficientemente preparados para desalojar a FRELIMO do poder.

“... verificamos que a RENAMO neste momento, encontra-se agitada", pois ao invés de vez de organizar-se para eleições, "está a tentar arrumar a sua casa e fará barulho nas vésperas das eleições" enquanto que "o MDM nacionalmente está praticamente desaparecido, provavelmente não vai ter nenhum deputado na próxima legislatura”- Acrescentou Lourenço de Rosário.

Fonte: Sala da Paz (2024)

MAIS EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE EM MATUTUÍNE:- JOVEM SOLIDARIZA-SE E JUNTA PETIZES PARA CONFRATERNIZAÇÃO NATALÍCIATrata-se...
27/12/2023

MAIS EXEMPLO DE SOLIDARIEDADE EM MATUTUÍNE:

- JOVEM SOLIDARIZA-SE E JUNTA PETIZES PARA CONFRATERNIZAÇÃO NATALÍCIA

Trata-se de Gerson Nhaca, residente natural e residente de Bela-Vista, que nesta segunda-feira (25.12), juntou e apadrinhou cerca de 5 petizes locais, para a confraternização em Missevene, Posto Administrativo de Bela-Vista, no âmbito da comemoração do nascimento do Cristo.

De acordo com Gerson Nhaca, a ocasião serviu para uma reflexão social, enquanto mecanismo de reconciliação entre os homens, através do amor ao próximo. Para o padrinho natalício dos petizes, ainda persistem situações em que os homens distanciem-se entre si e diante de DEUS. "... este constituí uma oportunidade para demonstração do amor ao próximo, por isso, esta acção de graça, não terminará neste natal"- Referiu!

Destaca-se que muito recentemente, a Fundação Minhembéti, uma instituição de caridade, sediada em Salamanga, Distrito de Matutuine, terá igualmente realizado uma acção de graça à cerca de 200 famílias das comunidades representativas de Salamanga, em parceria com NEDBANK.

Por: Jone Ngoma

FUNDAÇÃO MINHEMBÉTI ESCALA MAIS UMA COMUNIDADE PARA APOIO SOLIDÁRIO EM MATUTUÍNEA Fundação Minhembéti em parceria com NE...
24/12/2023

FUNDAÇÃO MINHEMBÉTI ESCALA MAIS UMA COMUNIDADE PARA APOIO SOLIDÁRIO EM MATUTUÍNE

A Fundação Minhembéti em parceria com NEDBANK, escalou mais uma comunidade neste sábado (23.12), sita no Posto Administrativo de Catembe N'sine, para o apoio em cabazes compostos por produtos básicos de primeira necessidade, no âmbito da semana do natal solidário, rumo às festividades do fim do ano.

Trata-se da comunidade da localidade de Mungazine, que viu acontecer uma acção de graça à cerca de 60 representantes de famílias residentes naquela parcela do Posto Administrativo. De recordar que o gesto, teria sido a continuidade da acção solidária iniciada na manhã deste sábado em Salamanga à cerca de 200 famílias carenciadas entre adolescentes, jovens, mulheres chefes de família, incluindo idosos.

O evento foi testemunhado por Filimone Ndlovo, chefe da localidade de Mungazine e população local, que visivelmente satisfeitos, agradeceram o gesto demonstrado pela instituição de caridade. Importa destacar, que com objectivo de apoiar comunidades carenciadas em todo o país e fundada em 2008, por António Nathooran, a Fundação Minhembéti, é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, com sede em Salamanga, Distrito de Matutuíne em Maputo.

Por: Jone Ngoma

Lily Wane de Namicopo, sobe mais um degrau.
21/07/2023

Lily Wane de Namicopo, sobe mais um degrau.

JULIANA MWITU REESTRUTURA EQUIPE DE COORDENAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E APELA PARTILHA DE INFORMAÇÃO EM MA...
14/07/2023

JULIANA MWITU REESTRUTURA EQUIPE DE COORDENAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E APELA PARTILHA DE INFORMAÇÃO EM MATUTUÍNE

A Administradora do Distrito de Matutuíne, Juliana Mwitu, procedeu nesta sexta-feira (14.07), no Posto Administrativo de Bela-Vista, a moderação do Fórum de Diálogo entre o Governo Distrital e as Organizações Não Governamentais "ONG's", no âmbito da monitoria e avaliação das actividades desenvolvidas pelas ONG's que operam no Distrito de Matutuíne.

Num evento caracterizado, não só por apresentação de diversas amostras de produtos e serviços prestados por cada ONG aquando da exposição de uma feira conjunta, como também, por solicitação de melhoria e/ou implantação de sistemas de água em diferentes comunidades locais, incluindo a fortificação de apoio aos sectores de educação e saúde, a governante afirmou que o encontro objectiva harmonizar os métodos de trabalho, numa perspectiva de planificação conjunta das acções, com vista a garantir soluções das preocupações pontuais, que inquietam as comunidades locais, em diferentes sectores de actividades, das quais as ONG's são tidas como parceiras de cooperação.

A Chefe do Executivo Distrital, reestruturou as equipes de coordenação local para diferentes sectores de actividades em Matutuíne, visando garantir maior resposta às inquietações, sobretudo de coordenação entre o Governo Distrital e as ONG's em prol do desenvolvimento local. Juliana Mwitu, apelou ainda aos membros de coordenação e das ONG's locais, para garantir a retroalimentação e/ou partilha de informações, decorrente das iniciativas e actividades realizadas por ONG's que operam no Distrito. "Tenham sucessos e garantam transparência nas vossas actividades"- finalizou a Administradora do Distrito de Matutuíne.

Por: Jone NGOMA

ADMINISTRADORA DO DISTRITO PROCEDE ABERTURA DO WORKSHOP SOBRE PLANIFICAÇÃO INCLUSIVA - 2023O workshop que teve lugar nes...
12/07/2023

ADMINISTRADORA DO DISTRITO PROCEDE ABERTURA DO WORKSHOP SOBRE PLANIFICAÇÃO INCLUSIVA - 2023

O workshop que teve lugar nesta quarta-feira (12.07), na sala de Sessões do Governo Distrital de Matutuíne, foi promovido pela Associação dos Cegos e Amigos de Moçambique "ACAMO", em parceria com o Governo do Distrito de Matutuíne e contou com o financiamento da ABILIS Foundation, uma organização sediada na Finlândia, composta por pessoas com deficiências "PCD" para apoio de Organizações de PCD em alguns países de África.

Emília Chissico, Delegada Provincial da ACAMO de Maputo, na ocasião afirmou esperar do evento, uma resposta dos técnicos de planificação local, no sentido de garantir a inclusão de acções inclusivas nas suas planificações institucionais. A delegada, disse que o distrito constitui de Matutuíne, constitui o primeiro a ser escalado pela agremiação para fins de socialização das suas acções, com o objectivo de consciencializar aos gestores públicos e privados, na necessidade de aprimorar a inclusão de diferentes tipologia de deficiência. Para Juliana Mwitu, Administradora do Distrito, apesar do imensurável trabalho levado à cabo por diferentes sectores da sociedade, a problemática de exclusão das pessoas com deficiências continua a dominar inquietação desta classe.

Juliana Mwitu, destacou o workshop de dois (2) dias, com cerca de 24 participantes, como espaço de partilha de experiências, sobre caminhos a serem seguidos, visando uma inclusão efectiva de pessoas com deficiências de diferentes tipologias, no processo de desenvolvimento, tendo apelado aos participantes do workshop, maior responsabilidade, com o intuito de garantir uma realidade efectiva dos anseios preconizados. A governante, recomendou ainda, para que se redobrassem esforços de modo a tornar o processo de planificação mais inclusivo, realístico privilegiando a consulta e a participação comunitária. "...com estas palavras, declaro aberto [...] workshop sobre planificação inclusiva" - finalizou a Administradora do Distrito de Matutuíne.

Por: Jone NGOMA

ÚLTIMA HORA:ANTIGO MINISTRO DA FINANÇAS EXTRADITADO PARA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICAO antigo Ministro das Finanças de Moça...
12/07/2023

ÚLTIMA HORA:

ANTIGO MINISTRO DA FINANÇAS EXTRADITADO PARA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

O antigo Ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, foi extraditado nesta quarta-feira (12.07), após sucessivos adiamentos, para Nova York, Estados Unidos da América, no âmbito das dívidas não declaradas, contraídas por "Moçambique", aquando da sua vigência, enquanto Ministro.

Manuel Chang, foi detido à caminho do Dubai, pela INTERPOL, a mando das autoridades norte-americanas em finais de 2018, no Aeroporto Internacional O.R. Tambo, em Joanesburgo, República Sul Africana (RSA).

Refira-se que nos Estados Unidos da América, o antigo governante deverá ser julgado, tendo partido do avião do Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América, que terá descolado de Johanesburg, por volta das 10 horas e 45 minutos, segundo um dos advogados indicados por Chang.

Por: Jone NGOMA (Fonte: CanalMoz)

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DO MAPUTO ENTREGA TRACTOR E INTERAGE COM AGENTES ECONÓMICOS NO POSTO ADMINISTRATIVO DE CATUANE E...
04/07/2023

GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DO MAPUTO ENTREGA TRACTOR E INTERAGE COM AGENTES ECONÓMICOS NO POSTO ADMINISTRATIVO DE CATUANE EM MATUTUÍNE

O Governador da Província do Maputo, Júlio Parruque, entregou na sexta-feira (30.06), um tractor de marca Mahindra, à população da localidade de Mahau, Posto Administrativo de Catuane. O evento enquadra-se no âmbito de apoio às comunidades.

Naquele ponto da Província do Maputo, o dirigente, interagiu com a comunidade local, tendo afirmado que o tractor, resulta da responsabilidade social da Empresa Agrícola Nhampossa, que detém cerca 6000 hectares, pouco mais de 1062 bovinos, 72 ovinos, 14 caprinos e 8 gansos, com um total de 43 trabalhadores. O Governador, vincou a possibilidade de outros empresários nos próximos tempos, poderem investir naquele ponto da província, visando garantir mais emprego e empregabilidade à população, em particular jovens. Ainda em Mahau, Parruque entregou diversos insumos agrícolas composto por 1000 kg de sementes de milho, variedade SC 303, incluindo 4000g de hortícolas como cebola, abóbora e quiabo.

Importa destacar que o Governante, reconheceu que a terra de Catuane, igual à de muitos locais da Província do Maputo, é bastante fértil para a produção agrícola, por isso, apelou a população local, para fazer o melhor uso do tractor, garantindo continuamente maior produção e produtividade em Moçambique, com maior destaque na Província do Maputo. Júlio Parruque, exortou à outros empresários para que possam cumprir com a responsabilidade social, tendo em conta a preocupação e necessidades da população. Ainda em Catuane, o Chefe do Conselho Executivo Provincial de Maputo, manteve encontro com os Agentes Económicos de Catuane.

Por: Jone NGOMA "RTN"

MAIS DE 500 PESSOAS TESTEMUNHAM ABERTURA DO XI FESTIVAL NACIONAL DE CULTURA FASE DISTRITAL- EDIÇÃO 2023 EM MATUTUÍNE A A...
02/07/2023

MAIS DE 500 PESSOAS TESTEMUNHAM ABERTURA DO XI FESTIVAL NACIONAL DE CULTURA FASE DISTRITAL- EDIÇÃO 2023 EM MATUTUÍNE

A Administradora do Distrito de Matutuíne, Juliana Mwitu, procedeu neste Sábado (01.07), perante pouco mais de 500 pessoas e sob lema "Cultura, A Força Que Une A Nação Rumo Ao Desenvolvimento", a abertura do Festival Nacional de Cultura "XI FNC", na sua fase Distrital. O evento que contou com cerca de 20 grupos de diferentes expressões culturais locais, decorreu no Posto Administrativo de Bela-Vista, Localidade de Missevene, no âmbito do cumprimento das actividades plasmadas no Programa Quinquenal do Governo (2020-2024) e da promoção, massificação cultural e aproximação entre os povos.

Na ocasião, os artistas manifestaram satisfação pelo momento, tendo garantido não só o melhor de "si", sobretudo, por constituírem "todos" vencedores do XI FNC-Fase Distrital. Ainda no mesmo desenvolvimento, Juliana Mwitu, afirmou que a realização do festival confirmava o comprometimento do Governo de Moçambique, no que respeita ao crescimento e a dinamização das artes, das tradições das diferentes comunidades locais, através da celebração e exaltação da cultura moçambicana, reflectindo a grandeza e a força de Moçambique.

A Governante reconheceu, que o XI FNC, surge num contexto em que o Governo de Moçambique por um lado, busca continuamente, garantir a valorização da identidade própria e por outro, debate sobre a moçambicanidade e a unidade nacional, por isso, enalteceu os esforços prestados pelos Mestres da Arte nomeadamente Judas Tembe, Xikaulana, Nwanthimana, Phikiswayo, entre outros, que garantiram a historicidade artística local. Mwitu, congratulou aos artísticas pelo empenho na divulgação, preservação e difusão das potencialidades artístico-cultural do Distrito.

Por: Jone NGOMA "RTN"

ADMINISTRADORA DO DISTRITO DE MATUTUÍNE RECEBE EM VISITA DE TRABALHO DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ...
01/07/2023

ADMINISTRADORA DO DISTRITO DE MATUTUÍNE RECEBE EM VISITA DE TRABALHO DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

A Administradora do Distrito de Matutuíne, Juliana Mwitu, recebeu na manhã desta sexta-feira (30.06), no Posto Administrativo de Bela-Vista, a IV Comissão da Administração Pública e Poder Local, da Assembleia da República, Chefiada pelo Deputado António Pedro Muchanga, Relator da Comissão, no âmbito da visita de trabalho, visando fiscalizar as actividades desenvolvidas pela função pública, incluindo aprofundar-se sobre o funcionamento do Poder Local no Distrito de Matutuíne.

Na ocasião, a Administradora do Distrito, apresentou o Balanço do Primeiro Trimestre do Plano Económico e Social -2023. No mesmo desenvolvimento, o Chefe da IV Comissão da Administração Pública e Poder Local "CAPPL", dentro vários aspectos, argumentou a iniciativa presidencial, que visava garantir a harmonização da Tabela Salarial, junto dos Servidores Públicos em Moçambique. António Muchanga, afirmou existir consensos na abordagem da nova proposta da Tabela Salarial Única "TSU", após a redução de quantitativos dos órgãos de soberania em relação à anterior TSU.

Refira-se que o Chefe da CAPPL, enalteceu ao Governo Distrital de Matutuíne pelo desempenho alcançado na colheita de receitas, tendo frisado que a Província do Maputo, constitui exemplo a ser seguido. Ainda o Chefe da CAPPL, apelou ao Distrito, não só para garantir a continuidade da implementação do programa de plantio de árvores, principalmente nas zonas costeiras, como também, exortou ao Conselho Consultivo Distrital de forma particular, para que aprimore mecanismos de cobranças das dívidas contraídas por mutuários, aquando do Fundo de Desenvolvimento Distrital. De realçar que durante a visita ao Distrito, a IV CAPPL, escalou ainda, o Posto de Administrativo de Catuane, tendo-se orientado uma Sessão Extraordinária do Posto, alargada ao Conselho Consultivo Local.

Por: Jone Ngoma

NA GALA DE PREMIAÇÃO:-GOVERNO DO DISTRITO PREMIA 3 JOVENS DO CONCURSO PRÉMIO JOVEM CRIATIVO EDIÇÃO 2023 EM MATUTUÍNEO Go...
25/06/2023

NA GALA DE PREMIAÇÃO:

-GOVERNO DO DISTRITO PREMIA 3 JOVENS DO CONCURSO PRÉMIO JOVEM CRIATIVO EDIÇÃO 2023 EM MATUTUÍNE

O Governo do Distrito de Matutuíne, premiou nesta quinta-feira (21.06), no Posto Administrativo de Bela-Vista, Localidade de Missevene, 3 jovens participantes do concurso Prémio Jovem Criativo Edição 2023, no âmbito da implementação da Política Nacional da Juventude. Tratam-se de Bernardo Tembe, premiado na Categoria do "Empreendedorismo", Zeca Manganhela "Inovação Tecnológica" e Liliana Manjate "Criação Artística" respectivamente.

Na ocasião, Francelino Mavie, Chefe da RCJD, em representação de Beatriz Mangue, Directora do SDEJT-M, fez menção da trajectória que norteou o concurso juvenil à nível local na presente edição 2023, tendo destacado a participação positiva dos jovens neste evento. Por sua vez, a Administradora do Distrito de Matutuíne, Juliana Mwitu, enalteceu aos vencedores do concurso Prémio Jovem Criativo Edição 2023, pelo título conferido enquanto vencedores locais. A governante, recordou ainda aos jovens, que a iniciativa, comprova o comprometimento do Chefe do Estado, aquando da sua investidura, quando focou o jovem como parte da sua agenda governativa, através de mecanismos de integração deste, no desenvolvimento do país, por via massificação de emprego e auto-emprego, viabilizado nos últimos tempos por programas do governo como AGORA EMPREGA, EU SOU CAPAZ, FAIJ, incluindo ACREDITA EMPREGA.

Importa referenciar, que a Administradora do Distrito, não só reconheceu a juventude local estar a par da globalização tecnológica, pelo facto de terem concorrido de forma online, como também, apelou a mesma, por um lado para que continue a desenvolver projectos que estimulem o crescimento económico e social do país, com maior enfoque no contexto local e por outro, que se represente condignamente o distrito, nas fases subsequentes do Concurso Prémio Jovem Criativo Edição 2023.

Por: Jone Ngoma

SECRETÁRIA PERMANENTE DO DISTRITO ENALTECE EMPENHO DE SERVIDORES PÚBLICOS NA SERVENTIA AO CIDADÃO EM MATUTUÍNEA Secretár...
25/06/2023

SECRETÁRIA PERMANENTE DO DISTRITO ENALTECE EMPENHO DE SERVIDORES PÚBLICOS NA SERVENTIA AO CIDADÃO EM MATUTUÍNE

A Secretária Permanente Distrital, Florência Nuvunga, em representação da Administradora do Distrito de Matutuíne, Juliana Mwitu, enalteceu nesta sexta-feira (23.06), no Posto Administrativo de Bela-Vista, aos funcionários servidores públicos, não só pela serventia prestada ao cidadão, como também no desenvolvimento do Distrito de Matutuíne. A dirigente falava no âmbito da celebração do Dia Internacional da Função Pública, celebrada sob lema "O sucesso da zona de comércio livre continental africana requererá uma Administração Pública Africana ajustada ao seu propósito para ser bem sucedida".

Na ocasião, os servidores públicos, manifestaram preocupação no que concerne a questão atinente à suspensão de actos administrativos entre outros aspectos. Num outro desenvolvimento, a Secretária Permanente, afirmou que o país comemora a data desde 2008, como forma de reconhecimento do papel do servidor público dentro das actividades que lhes são confiados. Ainda a governante, referiu ser necessário o contínuo engajamento dos servidores públicos, na nobre tarefa de servir cada vez melhor o cidadão.

Refira-se que Florência Nuvunga, não só enalteceu o empenho demonstrado pelos servidores públicos na serventia prestada ao cidadão, como também, apelou para que continuem engajados nas actividades, dentro das filosofias do Governo de Moçambique e no contexto do Estatuto Geral de Funcionários e Agentes do Estado, no sentido de alavancar por um lado, a boa imagem do Estado e por outro, por forma a garantir a satisfação do utente, decorrente da prestação do serviço sobre qualquer que seja a preocupação.

Por: Jone Ngoma

MAIS DE 40 CRIANÇAS DO CENTRO DE ACOLHIMENTO TESTEMUNHAM LANÇAMENTO DA CAMPANHA PARA SAÚDE NO DISTRITO DE MATUTUÍNE EM M...
08/06/2023

MAIS DE 40 CRIANÇAS DO CENTRO DE ACOLHIMENTO TESTEMUNHAM LANÇAMENTO DA CAMPANHA PARA SAÚDE NO DISTRITO DE MATUTUÍNE EM MAPUTO

A Primeira Dama da República de Moçambique, Isaura Nyusi, efectuou nesta quinta-feira (08.06), no Centro de Acolhimento Orfanato da Missão São Roque, Distrito de Matutuíne, Província do Maputo, o lançamento da campanha "para a saúde das crianças órfãs e vulneráveis em Moçambique", no âmbito da iniciativa da Primeira Dama da República Popular da China, Peng Liyuan, em parceria com a Primeira Dama de Moçambique.

Na ocasião, Juliana Mwitu, Administradora do Distrito, considerou um privilégio o lançamento da campanha de saúde no Distrito. Por sua vez, Naidy Parruque, Esposa do Governador da Província do Maputo, referiu constituir necessária a protecção da criança. Num outro desenvolvimento, Isaura Nyusi, considerou a iniciativa não só como gesto de amizade e solidariedade do povo chinês, no contexto da parceria China- África, sobretudo, impactante na vida das crianças órfãs e vulneráveis do continente e de Moçambique em particular.

Refira-se que, a Primeira Dama da República de Moçambique, frisou diante de Wang Hejun, Embaixador da República Popular da China para Moçambique, a China como um amigo permanente de África, com maior destaque para Moçambique, tendo apelado por um lado, à sociedade no geral, para envidar esforços no sentido de desenvolver-se iniciativas de protecção à crianças, em particular órfãs e vulneráveis e por outro, à crianças no geral, para que se dediquem permanentemente à escolarização e ao respeito ao próximo. "Estamos aqui para prover a criança de cuidados de saúde"- Acrescentou a Dirigente!

Por: Jone Ngoma

JULIANA MWITU VISITA POSTO ADMINISTRATIVO DE MACHANGULO E DESAFIA RESIDENTES PARA PENSAMENTO DE DESENVOLVIMENTO LOCALO d...
05/05/2023

JULIANA MWITU VISITA POSTO ADMINISTRATIVO DE MACHANGULO E DESAFIA RESIDENTES PARA PENSAMENTO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

O desafio foi feito por Juliana Mwitu, Administradora do Distrito de Matutuíne, aquando da sua visita ao Posto Administrativo de Machangulo, nesta quinta-feira (04.05), no âmbito da governação aberta e inclusiva.

Neste périplo pelo Posto Administrativo de Machangulo, a dirigente para além de ter visitado um projecto avícola na localidade de Nhonguane, reuniu não só com funcionários públicos e com membros do conselho consultivo local, como também, realizou um comício popular com o objectivo de auscultar as preocupações da comunidade local. Na sua intervenção, Juliana Mwitu, disse ser importante a interação entre o governo e a comunidade, para permitir melhor coordenação de acções, visando o desenvolvimento local, tendo garantido dar seguimento as preocupações levantadas, por forma a encontrar-se soluções viáveis para o bem comum.

Refira-se que Mwitu, desafiou e encorajou a comunidade a pensar em acções que propiciam o desenvolvimento do Posto Administrativo de Machangulo. A governante, instou ainda, às Organizações Não-Governamentais sediadas naquele Posto Administrativo, para desenvolverem acções e projectos de desenvolvimento em coordenação com a população local, visando garantir maior maximização de recursos em prol do bem comum. Ainda em Machangulo, a Administradora do Distrito, recebeu em visita de trabalho e manteve um encontro (05.05), com a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pesca.

Por: Jone Ngoma

Endereço

Mecanagro Bela-vista
Boane
000

Telefone

+258845142000

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Mandjolo's News "RTN" publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Mandjolo's News "RTN":

Compartilhar


Outra Empresa de comunicação e notícias em Boane

Mostrar Todos