Revista Moza +

Revista Moza + + MOÇAMBIQUE | Arte, Cultura, Moda, Gastronomia e Desporto

 + sobre TuPacTupac Amaru Shakur ou simplesmente TuPac ou 2Pac, é considerado por muitos como o rapper número 1 de todos...
05/06/2024

+ sobre TuPac

Tupac Amaru Shakur ou simplesmente TuPac ou 2Pac, é considerado por muitos como o rapper número 1 de todos os tempos.

O rapper gravou mais de 713 músicas, atuou em 7 filmes entre 1991 e 1996, vendeu 75 milhões de discos sem internet, teve 9 álbuns platina e quando partiu, deixou 7 álbuns prontos para serem lançados. Conseguiu tudo isso até aos 25 anos, idade com a qual perdeu a vida.

!
Siga a página, para mais...
, , ,

Efemérides!Hoje é 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.Foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resol...
05/06/2024

Efemérides!
Hoje é 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.
Todos os anos, nesse dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente.


Um de maio vem com histórias 😅😅
30/04/2024

Um de maio vem com histórias 😅😅

- irmão, amanhã é 1 de maio.
- yha, ainda bem que o salário caiu.
- verdade. Eu até já fiz plano. Na nossa saída em grupo quero beber e depois abusar muito male o patrão.
- uwaaa? Você bebe com objectivo?
- é muita coisa aqui dentro. Amanhã aquele vai me sentir... Depois vou dizer que não fui eu, foi o álcool, é que preciso me expressar se não vou explodir.

Assim se prepara o nosso mano, então chefes, se preparem!
---
Siga a página.

😅😅😅
29/04/2024

😅😅😅

Uma fábrica de cerveja estava a contratar alguém para preencher a vaga de provador - Alguém para provar as cervejas antes que elas fossem para a distribuição e venda.
Então, publicaram um anúncios na entrada da fábrica, numa tarde. E o meu amigo ousadamente entrou naquela fábrica e foi directamente ao escritório do gerente pedindo pelo emprego, sem nem se quer ter levado currículo ou algo assim.

O gerente daquela fábrica até que desprezou o meu amigo e tentou arranjar uma forma de lhe mandar embora. E como não conseguiu, ele teve uma ideia e decidiu dar-lhe um julgamento. Ele mandou a sua secretária dar-lhe uma taça de vinho 🍷

O meu amigo tomou um gole e disse: "É vinho tinto, varietal, três anos de idade, cultivado em rift valley, maduro em recipientes de aço. "

- "Isso é correto! " O gerente exclamou: - "Bem, dê-lhe outra vamos ver. " Então ele foi dado.

O meu amigo tomou um gole novamente e disse: "É Guinness, uma combinação de cevada, extrato de malte assado e fermento de cervejeiros feito em volta da Thika Road em Nairobi, Quênia há 2 anos"

- "Incrível! " disse o gerente.

Depois disso, o gerente aproximou-se da sua secretária e sussurrou-lhe dizendo: "Vá buscar um pouco da tua urina num copo vamos ver se ele consegue acertar".
Então o meu amigo recebeu o copo de urina, tomou um gole, virou-se para o gerente e disse: "Urina feminina, 26 anos, 2 semanas de gravidez e se não me derem este emprego, meu senhor, eu direi à sua mulher quem é o responsável pela gravidez"
Depois dessa, tanto o gerente como a secretária desmaiaram.
Mas o importante, é que o meu amigo conseguiu o emprego e eu já tenho link.



Siga a página.

27/04/2024
24/04/2024

- amor, estás muito quieto...
- é que eu não aguento mais.
- como assim?
- a verdade é que eu não estou com atrasos de salários, meu amor. É que eu perdi o emprego há dois meses.
- xiii? E você me esconde isso?
- é que eu tenho vergonha!
- vergonha de dizer para tua esposa que você perdeu emprego?
- não. Na verdade é o motivo que me envergonha... na verdade estava a girar uma bolada no job, mas fomos todos descobertos. Logo na minha primeira vez.
- hi, amor, sinto muito...
- eu só não contei para ninguém, porque não quero que o meu filho saiba que o pai rouba no serviço...

E assim, desabafou homem grande, no arrependimento.
-----
Siga a página, para mais...

04/04/2024

- "Um cão na Europa vive melhor que uma pessoa em Moçambique". Assim diz um bêbado que nunca saiu da sua província 😩
Parem de se enganar, irmãos!

04/04/2024

🎤 𝐈𝐧𝐬𝐜𝐫𝐢çõ𝐞𝐬 𝐀𝐛𝐞𝐫𝐭𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐌ú𝐬𝐢𝐜𝐚 𝐆𝐨𝐬𝐩𝐞𝐥 𝐝𝐚 𝐂𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐚 𝐁𝐞𝐢𝐫𝐚! 🎶

Você tem talento para o gospel e deseja compartilhar sua voz com a cidade da Beira? Esta é a sua chance de brilhar! O Conselho Municipal da Beira tem o prazer de anunciar que as inscrições para o maior concurso de gospel da cidade estão oficialmente abertas.
Não perca esta oportunidade única de mostrar seu talento e paixão pelo gospel. As inscrições são limitadas, então garanta sua vaga o quanto antes!
Venha e deixe sua luz brilhar no palco do gospel da Beira! ✨

𝑫𝒆𝒕𝒂𝒍𝒉𝒆𝒔 𝒅𝒐 𝑪𝒐𝒏𝒄𝒖𝒓𝒔𝒐:
𝑰𝒏𝒔𝒄𝒓𝒊çõ𝒆𝒔: Abertas até 11 de Abril
𝑳𝒐𝒄𝒂𝒍: Auditório Municipal (Novocine)

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Uni...
22/03/2024

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo para o ano de 2024, o tema é “Àgua para a paz”.

06/03/2024

Centros de Língua Portuguesa da Beira e Quelimane
Concursos | Universidade Licungo
Comemoração do Dia Mundial da Poesia
21 de março de 2024
Regulamento do Concurso “Trilhos líricos”

Apresentação
O Concurso “Trilhos líricos”, que surge enquadrado na celebração do Dia Mundial da Poesia, incide no desenvolvimento da competência da expressão escrita. A finalidade do Concurso passa pela redação livre e criativa de textos poéticos, não havendo temática definida.

Participantes
O Concurso dirige-se aos estudantes do curso de Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Licungo em Quelimane e na Beira.

Inscrições
Os estudantes que queiram participar no Concurso devem enviar o seu texto para o e-mail [email protected], até ao dia 30 de abril de 2024. Após o envio, depois de validados os textos, caso respondam aos requisitos, os concorrentes ficam automaticamente inscritos no Concurso.

Júri
O Júri de seleção dos três melhores poemas é constituído por seis docentes do Curso de Português da Universidade Licungo, a anunciar oportunamente.

Prémios
Os estudantes, autores dos três melhores poemas, serão premiados.
1.º Prémio: 1 dicionário de língua portuguesa e um envelope com valor de 3 000,00mzn
2.º Prémio: 1 livro e 1 envelope com valor de 2 000,00mzn
3.º Prémio: 1 livro e 1 envelope com valor de 1000,00mzn

Instruções para a redação do poema:
A temática do poema é livre, mas não se aceitarão textos que não obedeçam às características da construção poética, apesar de a escolha do subgénero poético ser também livre. Em segundo lugar, não serão aceites poemas que ocupem mais do que uma página A4, versão Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.


Não é obrigatório atribuir título ao poema. Porém, no fim do poema, deve constar a identificação completa do autor: nome completo, ano académico, identificação do polo universitário (Beira, Quelimane) e indicação do subgénero poético escolhido.

Condições de envio do poema:
Os documentos devem ser enviados em versão Word, devidamente nomeados da seguinte forma: nome do estudante + ano académico + identificação do polo universitário, conforme o exemplo: maria_rosarinho_4.ºano_quelimane.

Motivos de exclusão dos poemas:
Não serão considerados os poemas que não cumpram todos os requisitos mencionados nas instruções de redação do texto e nas condições de envio dos poemas.

Divulgação e esclarecimento de dúvidas:
Todas as informações e esclarecimentos em torno do Concurso “Trilhos Líricos” serão facultados pelos colaboradores-bolseiros dos Centros de Língua Portuguesa de Quelimane e da Beira.


Divulgação dos resultados:
O anúncio dos resultados, via redes sociais e vitrinas dos CLP, será no dia 06 de maio, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Organização:
Equipa do Camões I.P. – Centros de Língua Portuguesa de Quelimane e da Beira
Curso de Português da Universidade Licungo

Supervisão:
Coordenadora dos CLP de Quelimane e da Beira




05/03/2024

O Patrão, o homem da casa, já estava cansado de ter em casa uma esposa "!nutil", que só extraí e com nada contribui e nem constrói... Nem para preparar uma boa comida para o marido conseguia, nem lavar a roupa, nem engomar e nem nada disso.
O único "retorno" para o ele era apenas s**o, que nem sempre era bom pois a dita esposa era mimada, entregava com receios e se poupava. Ora estou cansada, ora fiquei muito tempo sentada no salão... E assim a vida seguia.

A empregada doméstica, que era aparentemente ocultada pelos aventais e capulanas, que escondiam as curvaturas, pernas e conchas, um dia aproveitou-se da ausência da dona de casa e ousadamente decidiu servir de substituta. Ou seja, ao patrão deu a fruta e este pensou, "de que serve a minha esposa se tudo o que procuro numa mulher, a empregada pode me dar"? E assim, respondendo a esta simples questão, o patrão, tirou de casa a sua senhora, e a empregada, ou melhor, ex empregada se tornou a dona de casa...

Mas porque a casa era grande, o marido era exigente e o dia-a-dia era sufocante, havia necessidade de contratar uma nova empregada que pudesse ajudar a manter a casa como casa, mas como fazer isso? Se o marido disse para a sua atual esposa que, se for para ter uma nova empregada em casa, que fosse jovem, cuidada, de boa aparência e boa estatura?
E agora, a senhora tem medo de ser substituída e discute todos os dias com o marido, porque não quer contratar nova empregada.

Bom, uma vez empregada, empregada para sempre? Ou esposa ciumenta provando do seu próprio veneno?

Siga a página para mais...
Põe like, comente e compartilhe!

Autor Malero Jeque

04/03/2024

CLP_BEIRA
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA | 04 a 08 de março de 2024

À conversa com… Zacarias Nguenha & NBC Gás Butano
06.03 | 09h

No dia 06 de março de 2024, às 09h, o Centro de Língua Portuguesa da Beira vai acolher mais um programa “À conversa com…”, desta vez com o escritor Zacarias Nguenha e o músico NBC Gás Butano, por ocasião da sua passagem pela cidade da Beira.

O encontro girará em torno tanto dos projetos que cada um tem desenvolvido nos últimos anos, como também dos livros que ambos têm lançado e muito têm contribuído para a literatura que emerge em Moçambique.

Estêvão Carlos dos Santos Amisse, mais conhecido pelo seu nome artístico NBC Gás Butano, nasceu na cidade de Maputo, mas passou toda a sua infância na cidade de Pemba. Gás Butano é licenciado em Gestão Cultural pelo Instituto Superior de Artes e Cultura-ISArC.

O artista é fazedor de música tradicional ligeira e Rap Underground; Diretor da Festa da Mbira (Festival de música tradicional que tem como instrumento principal a Mbira e que acontece, anualmente, na cidade de Maputo); e produtor de eventos na Associação Cultural Tambo Tambulani Tambo-Pemba e CEO da Dzikandria (uma agremiação de fazedores de Cultura Hip Hop da Cidade de Inhambane).

O artista foi membro da “ComArte-Combatemos com arte” (um grupo de literatura da província de Cabo Delgado, no qual fez parte da equipa de gestão de eventos das Tardes Literárias e Concurso de Literatura Recados de Cabo Delgado), tendo feito parte da equipa de gestão da Periferia Cimarronas, uma cooperativa de arte e cultura afrodescendente em Barcelona, na Espanha.

Como músico, já atuou em vários palcos, representando Moçambique em diferentes países como a Alemanha, a Itália, a Espanha, a Namíbia, a China, entre outros.

----

Zacarias Lucas Lázaro Nguenha nasceu a 20 de fevereiro de 1994, na localidade de Munhinga, distrito de Sussundenga.

Em 2012, concluiu o Curso Básico de Formação de Professores pelo Instituto de Formação de Professores de Chibata. Em 2018, concluiu o Curso Médio no mesmo instituto.

Neste momento, está a concluir a Licenciatura em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Moçambique. Simultaneamente, também está a licenciar-se em Direito pela Universidade Púnguè.

Nguenha é professor de Língua Portuguesa no distrito de Gondola, Manica. De entre os seus trabalhos, encontramos textos de opinião e crónicas publicados no Cartas de Moçambique e no Integrity Magazine.

Evento aberto a todos os estudantes da Universidade Licungo!




04/03/2024

CLP_QUELIMANE
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA | 04 a 08 de março de 2024
À conversa com… Diogo Araújo Vaz
06.03 | 14h

O escritor Diogo Araújo Vaz, que lançou recentemente o seu sexto livro intitulado “Os Condenados de Deus e Outros Ditos”, no passado dia 01 de fevereiro no Centro Cultural Português da Beira, vai estar em Quelimane entre 03 e 07 de março para participar numa série de atividades.

No dia 06 de março, às 14h, o escritor vai estar no Camões I.P. – Centro de Língua Portuguesa de Quelimane da Universidade Licungo, no Campus Coalane, para conversar com os estudantes e os docentes.

A não perder!




04/03/2024

CCP_Exposições
Sons de Moçambique
Inauguração: 04 de março
Exibição: De 05 de março a 13 de abril

A exposição “SONS DE MOÇAMBIQUE”, uma iniciativa do CCP-Beira, faz o levantamento dos instrumentos tradicionais moçambicanos, resgatando-os para a nosso dia a dia sociocultural e inscrevendo-os, inequivocamente, na identidade de um país que se demarca pela forte diversidade musical.

Com “Sons de Moçambique”, além de acedermos ao catálogo dos instrumentos musicais de Moçambique, podemos estudar as origens e a história de cada um dos instrumentos que ainda hoje ecoam na cultura do panorama nacional a nível sociocultural.

De norte a sul, vamos dançar ao som dos tambores do mapico, da mbila ou do chipendane, entre tantos outros.

Deixe-se contagiar pelo ritmo moçambicano e venha participar!



04/03/2024

CCP_Parcerias
Noites de Stand-Up Comedy no Solange Beach Club
HOJE | 20h → A não perder!
Com MINISTRO DO RISO!

O Centro Cultural Português da Beira e o Solange Beach Club vão promover uma série de noites de Stand-Up Comedy já a partir de hoje, dia 02 de março, às 20h!

O Ministro do Riso já passou pelo Concurso “Vem p’ró palco!” e é famoso pela sua capacidade de nos fazer rir.

E porque rir faz falta, estão todos convidados a juntarem-se a nós nesta noite de risadas no Solange Beach Club, às 20h!

Contamos consigo e com os seus amigos que gostam de se divertir!



29/02/2024

TIVE QUE IR BUSCAR A MADAME
Havia rumores de que a minha namorada andava com um shuga. Os meus amigos, algumas vizinhas do game que curtiam noitadas, quase todos que tinham papo comigo e que gostavam de curtir, sabiam de tudo menos eu...
A gaja não é lá muito bem vivida, não trabalha e os pais dela só têm o básico, mas ultimamente me vinha com presentes e compras que já davam para estranhar...

Eu podia continuar no silêncio e aproveitar aquela "vida fácil" mas, eu sou diferente pós eu tenho planos com ela, ou pelo menos tinha.
Eu estava aí a juntar uma mola para depois me apresentar na casa dela só que ela meteu muita água.

Eu ouvi com uns tipos que diziam ter visto a minha namorada a entrar na pensão 69, que ela ainda estava lá e que facilmente podia encontrá-la. Então, chamei um brow que é "txopelista" e lhe disse para me levar até lá. E 7 minutos depois, lá estávamos nós.
- brother, peço para entrares lá e buscar a minha madame que está lá dentro com um cota...

- como assim, brow?

- você é forte e tem músculos, é só entrar e dar um soco nesse gajo que estiver com a minha madame e puxa-la para fora. Com este teu corpo, dá para ameaçar o segurança.

- o que eu ganho com isso? Perguntou o Jovem

- te dou mil e quinhentos (1500) meticais mais 200 da passagem. Que tal?

- me dá dinheiro primeiro...

Tirei o dinheiro, dei ao camarada e este sem hesitar entrou na pensão. Bastou só um minuto para eu ouvir barulhos e me parece que houve uma grande confusão. E 3 minutos depois, ele veio com uma mulher pelos braços.

- brow, essa não é a minha namorada.

- eu sei, lhe segura. Esta mulher é minha e estava lá dentro. Agora me deixa beber água, ganhar força e ir buscar a tua!

Em fim, me digam nos comentários se querem saber como acaba esta história.

Autor Malero Jeque
📷 Munhaveiro

Não deixe de seguir para mais...
Curte, comente e compartilhe!!!

29/02/2024

Centro Cultural Português da Beira
Lançamento do livro “Sopro” | Autor: Nelson Lineu
12 de março | 17h

Nelson Lineu vai lançar o seu novo livro no Centro Cultural Português – Polo da Beira, no próximo dia 12 de março, pelas 17h.

O livro de contos intitulado “Sopro” tem a chancela da Editora TPC e será apresentado pelo Professor Doutor Martins Mapera, académico na Universidade Licungo.

Breve sinopse sobre o livro:
“Sopro” é um livro de contos que aborda a corrupção, o custo de vida, o trabalho infantil, a ausência de um sonho moçambicano, a dicotomia individualismo vs. coletivismo e a supremacia de um grupo sobre os outros como consequências do mal-estar no país, não como as suas causas.

Neste livro, a ficção procura suporte na realidade para convencer o leitor, e os factos apelam verosimilhança para a ficção numa cumplicidade que se torna no valor estético da obra, como atesta o Professor de Literatura e Crítico Literário Albino Macuácua: “A «condição prosaica» das personagens presentes nos textos enforma-se a partir de episódios e situações comuns do nosso dia a dia, que se misturam com o universo místico, mas com a particularidade de terem fins surpreendentes e inimagináveis”.

Biografia do Autor:
Nelson Lineu é licenciado em Filosofia, pela Universidade Eduardo Mondlane. É Professor de Filosofia e de História da Arte na Escola Nacional de Artes Visuais. É membro efetivo da Associação dos Escritores Moçambicanos e membro fundador do Movimento Literário Kuphaluxa, onde foi Diretor Geral da Revista Literatas (Revista de Literatura Moçambicana e Lusófona).

Lineu foi co-roteirista na telenovela moçambicana “Maida” e na série moçambicana “A Infiltrada”.
No cenário literário, publicou “Sopro” (2023), o conjunto de crónicas “O Passo certo no caminho errado” (2020), “Asas da água” (2019) e “Cada um em mim” (2014).

Na qualidade de copywriter, passou por Anima - Estúdio Criativo (2017) e Grow, Agência de Comunicação e Publicidade (2018).

Nelson Lineu também apresentou e produziu, em 2016, o programa radiofónico literário “Da Palavra ao Livro”.




15/02/2024

Eu sou Malero Jeque, artista. É um prazer tê-los na minha página, onde pretendo compartilhar de forma consistente e significativa os diversos projetos que me completam.

Nos próximos dias, poderão encontrar, aqui, uma variedade de conteúdos relacionados aos meus projetos artísticos-culturais e iniciativas sociais. O meu objetivo central é criar uma experiência envolvente, oferecendo não apenas insights sobre o meu eu artístico, mas também, conteúdos dinâmicos e criativos especialmente destinados aos jovens.

Conto com o apoio de todos vocês para impactar de forma positiva. E peço que fiquem conectados para se envolverem e se inspirarem com histórias (contos), músicas, poesias, ritmo e solidariedade. Sim, solidariedade, pois decidí, neste ano, diferentemente dos outros anos, criar iniciativas individuais pra espalhar um pouco mais de amor pelo mundo!

Estamos juntos!
O melhor está por vir...

Endereço

Frei João Madeira, 6º. Esturro
Beira

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Revista Moza + publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Revista Moza +:

Compartilhar

Empresas De Mídia nas proximidades


Outra Site de notícias em Beira

Mostrar Todos