27/08/2020
PELA CONSTRUÇÃO DO "CENTRO DE EVENTOS TERRA CAMBARÁ"
A Cidade Cenográfica de Santa Fé, localizada no Parque do Gaúcho em Bagé, erguida em 2012 para as filmagens do "Tempo e o Vento" obra do livro de Érico Verissimo, um filme que foi dirigido por Jaime Monjardim.
Na época imaginou-se que ao final da filmagens esse espaço considerado um grande atrativo turístico, seria o carro chefe que abriria as portas para colocar Bagé como um dos destinos turísticos a serem mais visitados do Estado.
Durante muito tempo o local foi sim visitado por pessoas do mundo inteiro, muitos atribuiam sua vinda exclusivamente para conhecer o espaço turístico, que até hoje é a única cidade cenográfica construída fora do Projac.
Sendo um cenário ela foi construída para durar 6 meses, então era preciso correr contra a ação do tempo para manter os prédios em pé, pois, sabemos que o rigor do tempo no Pampa Gaúcho seria um agravante para a sua permanência.
Isso já se alonga por 8 anos e a cidade do Tempo e o Vento insiste em manter-se em pé, algumas ações foram sim realizadas, algumas manutenções, mas não foram suficientes e hoje santa Fé agoniza, é um triste suspiro de lamento na bela paisagem do Pampa.
Em 2018 o Deputado Afonso Hann, presenteia Bagé com uma verba parlamentar de R$ 270,00, para construção do "Centro de Eventos Terra Cambará", o Casarão que no filme aparece como sendo o local de onde Bibiana Terra Cambará, conta toda a história da saga de sua família.
Em 2019, o projeto foi concluído e aprovado pela Caixa Econômica Federal, em novembro a cidade Cenográfica de Santa Fé foi fechada pelo risco de desabamento de alguns prédios, entre eles a Igreja que foi posta abaixo em janeiro de 2020.
Já aconteceram duas licitações, mas pelo que parece nenhuma empresa quer ou se prontificou a realizar o projeto, dando as licitações como desertas.
Portanto, nós da ABGTUR-RS / Associação Bageense dos Guias de Turismo, estamos dispostos a tomar a frente de um movimento que venha ajudar neste processo.
Nossa intenção é puramente turística, a construção do "CENTRO DE EVENTOS TERRA CAMBARÁ", que com certeza será um lugar de visitas para a população e para os visitantes, será um espaço destinado ao turismo e ao lazer, podendo ser utilizado para diversas atrações culturais além de estar em um ambiente que remonta uma época distante da nossa história mesmo que fictícia.
Nos ajudem, vamos promover o embelezamento do nosso município, promover o turismo e o desenvolvimento deste setor tão importante para qualquer cidade.
Mariane Carvalho / Guia de Turismo
ABGTUR-RS
Presidente