17/08/2020
Largar ou não largar um emprego para poder empreender?
Bem, acho muito engraçado esse tipo de pergunta, afinal dá a entender que a vida é binária, zero ou um, sim ou não, fazer ou não fazer, como se existisse uma regra universal pra tudo.
É como se na cabeça das pessoas para abrir um negócio só exista uma alternativa e essa alternativa seja necessário sair do emprego.
Mas a grande verdade é que empreender requer planejamento, você não acorda numa segunda-feira de manhã e pensa: Hoje vou empreender.
Uma das minhas frases preferidas sobre empreendedorismo é: Nunca teste a profundidade de um rio com os dois pés.
E o que isso quer dizer aplicado ao empreendedorismo?
Bem, quer dizer que não faz mal correr riscos, desde que seja um risco moderado.
Por exemplo, o marketing digital funciona?
Funciona! Tenho certeza disso!
Qualquer pessoa que entrar nesse mercado pode f**ar rica?
Sim, qualquer pessoa, também tenho certeza disso.
Mas ainda assim, não recomendo que as pessoas larguem seus empregos para se aventurarem em um território desconhecido sem nenhum planejamento.
Sei que o marketing digital dá muito dinheiro, mas sei também que os grandes resultados não vem do dia pra noite, sei também que as vezes na metade do caminho você irá se deparar com algum conhecimento que te falta, onde talvez você terá de investir em conhecimento.
Ainda em sua trajetória você pode encontrar a necessidade de terceirizar alguns serviços, como por exemplo a contratação de um designer, de um copywriter, de um gestor de tráfego, e se você não planejou nada disso, simplesmente largou seu emprego sem reservas financeiras, pra se aventurar na internet, você corre um sério risco de falir.
E talvez você esteja se perguntando: Mas não existe uma forma de empreender pela internet sem investir capital?
Existe sim, claro que existe, mas pra isso você precisa se capacitar, buscar conhecimento, e o ideal é você se capacitar enquanto tem um emprego.
Exatamente pra que você não dependa AINDA da renda do seu negócio.
Só largue seu emprego se você tiver um planejamento financeiro, para poder se manter, e um plano de negócios para que sua estrutura comece vender o mais rápido possível.