Libéria: ASSEMBLEIA NACIONAL INCÊNDIDA NA QUARTA-FEIRA.
Um incidente devastador ocorreu no edifício da Assembleia Nacional em Monróvia, na Libéria, no seu quarto ano. Uma espessa fumaça preta e chamas engolfaram a cúpula do Capitólio, sede do parlamento deste país da África Ocidental.
As causas do desastre ainda não foram esclarecidas. Foi o que aconteceu no centro da reunião entre o Presidente da Libéria, Joseph Boakai, e as funções do aparelho de segurança do país.
Foi num contexto dominado por trecho no seio da Assembleia Nacional que esta tragédia ocorreu. Uma guerra pelo poleiro entre dois grupos. Na terça-feira, apoiantes do actual Presidente da Assembleia manifestaram-se contra a sua detituição.
Até agora, uma ligação nehuma foi estabelecida entre o incêndio e as rivalidades políticas.
Mas medo de que dano, o incêndio de quarta-feira não feriu vítimas. O incidente não parou após a intervenção das bombas.
“Temos todos os elementos que indicam incêndio criminoso. Estamos considerando a possibilidade de ter sido utilizado um produto inflamável. No entanto, devido às nossas capacidades limitadas, procuramos conhecimentos técnicos e assistência de parceiros internacionais para analisar a situação actual”, afirmou o Inspector-Geral da Polícia, Gréogry Coleman, durante uma conferência de imprensa .
Seleção Nacional : A REAÇÃO DO MISTER BOA MORTE APÓS A DERROTA DOS DJURTUS.
Assembleia geral das Nações unidas : ANTÓNIO GUTERRES, APELOU AOS LÍDERES MUNDIAIS PARA NÃO DESISTIREM E ASSUMIREM DESAFIOS NO COMBATE A IMPUNIDADE E À DESIGUALDADE .
Na abertura do debate geral da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, na terça-feira, o Secretário-Geral da Organização, António Guterres, apelou aos líderes mundiais para não desistirem e assumirem desafios no combate à impunidade e à desigualdade e incerteza. “O estado em que nosso mundo se encontra é insustentável. Não podemos continuar assim”, afirmou. Segundo ele, é possível enfrentar os desafios que enfrentamos, mas para isso é preciso garantir que os mecanismos de resolução dos problemas internacionais permitam realmente resolver esses problemas. A Cimeira do Futuro, que decorreu pouco antes do debate de 22 e 23 de setembro, “é um primeiro passo, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, afirmou.
Segundo ele, é possível enfrentar os desafios que enfrentamos, mas para isso é preciso garantir que os mecanismos de resolução dos problemas internacionais permitam realmente resolver esses problemas. A Cimeira do Futuro, que decorreu pouco antes do debate de 22 e 23 de setembro, “é um primeiro passo, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, afirmou.
Segunda parte: Guiné Bissau vs Eswatini
Guiné Bissau vs Eswatini em direto
Senegal
UMA VAGA DE LIBERTAÇÃO DE MAIS DE 130 JOVENS .
As autoridades do Senegal libertaram 134 membros da oposição e da sociedade civil desde quinta-feira, o mesmo devendo acontecer hoje a outros 90 detidos, avançou o Governo à agência de notícias France-Presse (AFP).
As libertações ocorrem numa altura em que se esperava que o Presidente, Macky Sall, fizesse alguns gestos de apaziguamento para pôr fim à crise ligada ao seu anúncio do adiamento das eleições presidenciais, decisão invalidada na quinta-feira à noite pelo Conselho Constitucional .