Canal Efatá Catolicast

  • Home
  • Canal Efatá Catolicast

Canal Efatá Catolicast Se inscreva agora e seja bem-vindo à Catolicast, traremos a cada semana um assunto novo sobre a igreja, tirando alguns pré-conceitos e dúvidas.

Inscreva-se no nosso Canal no youtube: https://bit.ly/3tRoCAF Mande seu recado e publique sua foto.

11/04/2022

DOM DANIEL nos conta um pouco sobre a sua vida, como iniciou a vida cristã, sobre a igreja ortodoxa, e os projetos que já realizou em sua vocação. Canta também como foi o seu chamado a ser um bispo da igreja ortodoxa.

11/04/2022
Quarta-feira de Cinzas, é dia de jejum e abstinência“Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó hás de voltar” ( Gn 3, 19 )....
02/03/2022

Quarta-feira de Cinzas, é dia de jejum e abstinência

“Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó hás de voltar” ( Gn 3, 19 ). Hoje a Igreja repete estas palavras a todos os cristãos para lhes lembrar três verdades fundamentais: o seu nada, a sua condição de pecadores e a realidade da morte.

O pó – a cinza colocada sobre a fronte dos fiéis – sendo uma coisa tão leve que basta um pequeno sopro para o dispersar, manifesta bem claramente que o homem não é nada: “Senhor…, a minha existência, perante Ti, é como um nada” ( Sl 39,6 ), exclama o salmista. Diante desta verdade, o orgulho humano deveria desfazer-se em fanicos, porque o homem, por si mesmo, não é apenas nada; é, também, pecador, servindo-se precisamente dos dons recebidos de Deus, para O ofender. Hoje, a Igreja convida todos os seus filhos a inclinar a fronte para receber a cinza em sinal de humildade e a pedir perdão pelos seus pecados; e, ao mesmo tempo, lembrar-lhes que, como castigo das suas culpas, um dia voltarão a ser pó.

Pecado e morte são aos amargos frutos da rebeldia do homem diante do Senhor: “Deus não é o autor da morte” ( Sab. 1,13 ); ela entrou no mundo pelo pecado e é o seu triste “salário” (Rm 6,23). O homem, criado por Deus para a vida, alegria e santidade, leva dentro de si um germe de vida eterna ( GS 18 ); por isso, o fazem sofrer esse pecado e essa morte que ameaçam impedir-lhe a obtenção do seu fim e, por conseguinte, a plena realização de si mesmo. E, no entanto, o convite da Igreja a meditar nestas realidades dolorosas, não pretende afundar o nosso espíritito numa visão pessimista da vida, mas, antes, abrir os nossos corações ao arrependimento e à esperança. Se a desobediência de Adão trouxe ao mundo o pecado e a morte, a obediência de Cristo trouxe o remédio para estes males. A Quaresma prepara os fiéis para a celebração do Mistério Pascal pelo qual, precisamente, Cristo salva o homem do pecado e da morte eterna e transforma a morte corporal em passagem para a verdadeira vida, a comunhão eterna e bem-aventurada com Deus. O pecado e a morte foram vencidos por Cristo morto e ressuscitado e o homem tanto mais participará dessa vitória quanto mais eficazmente participar da morte e ressurreição do Senhor.

Diz o Senhor: “Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração, com jejuns, com lágrimas e com gemidos. Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes” ( Joel 2,12-13 ). O elemento essencial da conversão é, na verdade, a contrição do coração: um coração rasgado, ferido pelo arrependimento dos pecados. Este arrependimento sincero supõe, de facto, o desejo de mudar de vida e arrasta para essa mudança real e prática. Ninguém está dispensado deste empenhamento: todos os homens, inclusive os mais virtuosos, têm necessidade de conversão, isto é, de se voltarem para Deus com maior plenitude e fervor, combatendo aquelas fraquezas que diminuem a nossa total orientação para ele.

A Quaresma é precisamente o tempo oportuno para esta renovação espiritual: “ É este o tempo favorável; este é o dia da salvação” (II Cor. 6,2 ), afirma São Paulo; é dever de cada cristão fazer dele um momento decisivo para a história da sua salvação pessoal: “Suplicamo-vos, pois, em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus”, insiste o Apóstolo e acrescenta: “Exortamo-vos a que não recebais em vão a graça de Deus” ( ibid, 5,20; 6,1 ). Não é só o que está em pecado mortal que tem necessidade desta reconciliação com o Senhor; qualquer falta de generosidade, de fidelidade à graça, é obstáculo à íntima amizade com Deus, arrefece as relações de intimidade com Ele, é uma recusa ao Seu amor e, por conseguinte, exige arrependimento, conversão, reconciliação.

O próprio Jesus assinala os meios especiais para manter o esforço da conversão: a esmola, a oração e o jejum; além disso, insiste, de maneira muito particular, nas disposições interiores que tornam eficazes esses meios.

Padre António Justino
Canção Nova Portugal

Boa tarde, nosso podcast católico o Catolicast no YouTube está quase chegando a 1000 inscritos. Estamos na campanha dos ...
01/03/2022

Boa tarde, nosso podcast católico o Catolicast no YouTube está quase chegando a 1000 inscritos.
Estamos na campanha dos 1000 inscritos, segue nosso link do Youtube, se inscrevam e nos ajude a bater essa meta. Deus abençoe a todos!

https://bit.ly/3tRoCAF

Este é o Canal Catolicast no YouTube.Inscreva-se no nosso Canal: https://bit.ly/3b3SY8M Todas as novidades também em nosso Facebook: https://bit.ly/33mZTpuSe...

23/02/2022
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito...
21/01/2022

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.

14/01/2022

É hj às 19:30, se inscrevam também no canal no YouTube: https://bit.ly/3b3SY8M até daqui a pouco!!!
06/12/2021

É hj às 19:30, se inscrevam também no canal no YouTube: https://bit.ly/3b3SY8M até daqui a pouco!!!

Em maio de 1917 o Papa Bento XV, em meio a Primeira Guerra Mundial, convocou todos os católicos para se unirem em oração...
13/05/2021

Em maio de 1917 o Papa Bento XV, em meio a Primeira Guerra Mundial, convocou todos os católicos para se unirem em oração e pedirem a Nossa Senhora que intercedesse na guerra e trouxesse paz para aquele momento. E foi a partir daí que começa a história de Nossa Senhora de Fátima.

Oito dias após a convocação do Papa, em resposta as orações, Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição em 13 de maio de 1917 na pequena aldeia de Fátima em Portugal.
Lúcia, Francisco e Jacinta estavam brincando num lugar chamado Cova da Iria. De repente, observaram dois clarões como de relâmpagos, e em seguida viram sobre a copa de uma pequena árvore chamada azinheira, uma Senhora de beleza incomparável.

Era uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, irradiando luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente.

Sua face, indescritivelmente bela, não era nem alegre e nem triste, mas séria, com ar de suave censura. As mãos juntas, como a rezar, apoiadas no peito, e voltadas para cima. Da sua mão direita pendia um Rosário. As vestes pareciam feitas somente de luz. A túnica e o manto eram brancos com bordas douradas, que cobria a cabeça da Virgem Maria e lhe descia até os pés.

Lúcia jamais conseguiu descrever perfeitamente os traços dessa fisionomia tão brilhante.

Nossa Senhora apareceu mais cinco vezes num total de seis:

1ª. 13 de maio de 1917 – Seu recado era um aviso aos pecadores, para que se convertessem.

2ª. 13 de junho de 1917 – Mostra seu Imaculado Coração, e pede que seja motivo de devoção.

3ª. 13 de julho de 1917 – Nossa Senhora mostra uma visão do inferno e pede: Quando rezardes o terço, dizei depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”.

4ª 15 de agosto de 1917 – Nossa Senhora faz um pedido. Que construam uma capela em honra de Nossa Senhora do Rosário.

5ª 13 de setembro de 1917 – Às vésperas de um milagre. Lúcia pede que ela faça um milagre para que as pessoas acreditem neles. Ela promete fazer em outubro.

6ª 13 de outubro de 1917 – O milagre do sol. Quando Lúcia gritou “olhem para o sol!”, as nuvens se entreabriram, deixando ver o sol como um imenso disco de prata. Brilhava com intensidade jamais vista, mas não cegava. A imensa bola começou a “bailar”. Como uma gigantesca roda de fogo, girava rapidamente. Parou por certo tempo, mas, em seguida, começou a girar sobre si mesmo, vertiginosamente. Depois, seus bordos tornaram-se vermelhos, e deslizou no céu, como um redemoinho, espargindo chamas de fogo.

As Aparições de Nossa Senhora em Fátima foram reconhecidas pela Igreja em 1930.

O amor da mãe pode ser traduzido em uma palavra: doação. Falar desse sentimento é entender que ele é a mais completa for...
09/05/2021

O amor da mãe pode ser traduzido em uma palavra: doação. Falar desse sentimento é entender que ele é a mais completa forma de amor. Feliz Dia das Mães!
́s

Feliz dia dos trabalhadores!Que Deus abençoe a todos!
01/05/2021

Feliz dia dos trabalhadores!
Que Deus abençoe a todos!

No dia de hoje, somos todos convidados a sermos livres em Deus, que é a nossa maior liberdade, com o peso de sua cruz ti...
28/04/2021

No dia de hoje, somos todos convidados a sermos livres em Deus, que é a nossa maior liberdade, com o peso de sua cruz tirou-nos do poder das trevas, essa bela música nos ajuda nessa reflexão.

Então já se inscreve no canal Efatá, compartilha com seus amigos e comenta.

https://www.youtube.com/watch?v=koCRlOH0H_4

Música: Irma Ana Paula - CMES

A treze de maio na cova da ÍriaNo céu aparece a Virgem MariaAve, ave, ave MariaAve, ave, ave Maria
13/05/2020

A treze de maio na cova da Íria
No céu aparece a Virgem Maria
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

10/04/2020

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Canal Efatá Catolicast posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Videos

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Videos
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share