08/09/2022
A MESQUITA DO LESTE DE LONDRES ABRIU SUAS PORTAS AO PÚBLICO NO DOMINGO, DANDO ÀS PESSOAS DE TODAS AS RELIGIÕES A OPORTUNIDADE DE EXPLORAR O LOCAL DE CULTO, APRENDER SOBRE O ISSLAM E FAZER PERGUNTAS
Como parte de uma iniciativa do Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha chamada "Visite minha mesquita", mais de 200 pessoas em todo o país receberam membros das comunidades locais no fim de semana.
A iniciativa está no seu sétimo ano e está de volta presencialmente após um hiato de dois anos devido à pandemia de COVID-19 durante a qual o evento foi realizado virtualmente.
Na Mesquita do Leste de Londres, uma das maiores da Europa, os visitantes foram brindados com chá e bolo britânicos, receberam passeios e puderam ver uma exposição especial de manuscritos do Alcorão.
Os participantes puderam explorar uma exibição dos arquivos da mesquita com crônicas dos primeiros tradutores do Alcorão e ouvir os líderes comunitários que compartilharam mensagens inspiradoras de vizinhança.
Eles também puderam testemunhar a oração do meio-dia ou Dhuhr sendo realizada de uma galeria de visualização especial e ouvir o adhan, ou chamada para a oração, o que é particularmente pertinente, considerando que a mesquita foi a primeira no Reino Unido a transmiti-la por meio de oradores públicos.
Um estande para mulheres permitia que elas experimentassem lenços de cabeça numa variedade de cores e padrões e as pessoas podiam ter seus nomes escritos em caligrafia árabe em outro.
Um canto dedicado a palestras no estilo TED teve participantes discutindo equívocos sobre o Isslam, o Alcorão e como é ser um muçulmano na Grã-Bretanha.
Nathan Gubbins, que trabalha na Mesquita do Leste de Londres como oficial de política e engajamento, fez uma palestra sobre o Alcorão.
“Queremos apresentar o Isslam de uma forma palatável aos não-muçulmanos. Temos uma série de figuras religiosas aqui hoje falando sobre tópicos islâmicos, como a unicidade de Deus, o Alcorão e as mulheres no Isslam. Na sessão final, falarei sobre ser muçulmano na Grã-Bretanha, minha experiência, bem como as experiências de outros convertidos, e como o Isslam pode existir no Reino Unido", disse Gubbins ao Arab News.
Colin John, um profissional de saúde especializado em saúde mental, participou do evento com seus amigos muçulmanos e disse que se interessa pelo Isslam “há muito tempo”. Ele ficou “particularmente impressionado com a inclusão do Isslam”.
“Acho óptimo que a Mesquita do Leste de Londres tenha aberto suas portas, e estou feliz em vir porque tenho consideração por meus queridos amigos muçulmanos e eles foram bons o suficiente para me convidar.
"Mas o que me impressionou particularmente com o curso de introdução foi a inclusão do Isslam e como, pelo que entendo, outros profetas e outros sistemas de crenças são adotados.
“E num mundo onde há um foco tão prejudicial na diferença, é realmente animador ouvir a inclusão”, disse John.
✌JIB Times✌