11/05/2022
HERÓIS DA FÉ...
ALEXANDRE AYIDINI ABALA 🇨🇩
Primeiro representante da Fraternidade Evangélica Pentecostal na África e no Congo (FEPACO NZAMBE MALAMU). Ele é mais conhecido como "O Pai do Reavivamento Evangélico na República Democrática do Congo🇨🇩.
O início de seu ministério foi marcado em 22 de fevereiro de 1957 após ser batizado por Dr T.L. Osborn. Aidini começou seu ministério aos 30 anos em 1957. Ele deu seu primeiro sermão na rotatória da Huilerie. Posteriormente, fundou a igreja FEPACO - NZAMBE MALAMU (DEUS É BOM ou BOM DEUS) em Kinshasa na comuna de Lingwala. Ele também pregou o Evangelho, na República Democrática do Congo🇨🇩 e em vários países do mundo incluindo ANGOLA🇦🇴. Seu ministério durou quarenta anos, incluindo dez anos fora do país e trinta na República Democrática do Congo. Ele morreu na África do Sul🇻🇺 em 1997.
AYIDINI deixou legado e muitos discipulos, das pessoas que foram discipulados e muito ifluenciados por ele directamente são: APOSTOLO SIMÃO LUTUMBA e MANUEL DOMBELE, ambos implementadores/"fundadores" da (IFEPAA BOM DEUS).
BIOGRAFIA
ALEXANDRE AIDINI ABALA nasceu em Ngibi, na comunidade Kaliko-Omi do território de Aru em Ituri (Congo), em 15 de julho de 1927. Seu pai, , casado com três mulheres incluindo sua mãe, , primeira desta lista, são pagãos.
Seu pai tinha três esposas, duas das quais foram consumidas pelo fogo do mato com seus filhos. Sua mãe tinha sido incapaz de conceber por algum tempo antes de dar à luz a ele. Quando ele nasce, os anciãos da aldeia vêm ver o recém-nascido, ungi-o com óleo da cabeça aos pés e lhe dão o nome de Ayidini que significa "DEUS CRIADOR".
Iniciou seus estudos primários aos quinze anos em uma escola protestante dos missionários da comunidade evangélica da África Central (CECA-20), esta igreja é um ramo da Igreja de Cristo no Congo (ECC).
Ele recebe panfletos contendo trechos bíblicos, um dos quais chama sua atenção "Nzela ya Kondima" traduzido como "O Caminho da Fé". Nesta história, uma passagem de "📖Marcos 16:15-18" o interessa e o leva a fazer sua pesquisa com as autoridades de sua escola para encontrar a resposta, mas não convencido, ele aborrece seus professores com suas perguntas e foi expulso da escola por essa atitude.
Ao retornar de sua aldeia, ele RASGOU A BÍBLIA E SE TORNO INIMIGO JURADO DOS PREGADORES CRISTÃOS, considerando que a Bíblia é um livro que não diz a verdade, e que ele deve impedir a propagação do Evangelho.
Aos dezoito anos, conseguiu um emprego com Van Dolmer, um súdito belga que trabalhava na Kilo-Moto, no nordeste da República Democráticado Congo, mas quando veio a Segunda Guerra Mundial, quando o Sr. Dolmer deixou o Congo para a Bélgica🇧🇪, Aidini deixou o Congo depois da guerra para procurar emprego no Uganda🇺🇬 em Kampala, onde ainda encontrou o Sr. Dolmer que trabalhava na embaixada da Bélgica🇧🇪 e tornou-se seu 🚘motorista lá. Em uma campanha evangelística em Mombasa no Quênia🇰🇪, uma campanha evangelística de libertação, realizada por TL OSBORN, no anúncio o relato é citado do livro de "📖Marcos 16:15-18" e Aidini deixa Kampala em 3 de fevereiro de 1957 para ir perturbar o acompanhante, acompanhado por uma mulher cega😎 para ver se ela pode ser curada ali. Após a cura desejada, ele se converteu no mesmo dia e foi batizado em 22 de fevereiro de 1957 por T.L.Orsborn, assim este evento marcou o início de seu ministério.
PRIVACIDADE
Ayidini Abala Alexandre foi casado religiosamente com sua esposa ugandense Amvuko na cidade de Kampala em 4 de abril de 1966, desta união nasceram nove filhos, incluindo Night Odjia Aidini, Vicky Amaru Aidini, Obhinyati Aidini, Erego Aidini, Mamy Endrisia Aidini e Fey Amviko Aidini.