Novidades ao minuto

  • Home
  • Novidades ao minuto

Novidades ao minuto Contact information, map and directions, contact form, opening hours, services, ratings, photos, videos and announcements from Novidades ao minuto, News & Media Website, .

08/04/2022

CULTURA

MÚSICO “T FULA” REALIZA CASTING PARA AQUISIÇÃO DE NOVOS BAILARINOS PARA O VÍDEO DA MÚSICA BUNGULAR

O músico novo talento T Fula realiza casting para aquisição de novos bailarinos no Domingo dia 10 do mês corrente no Complexo Escolar Agostinho Mendes de Carvalho, isto é na centralidade do Capari, bloco 1.

Segundo o músico T Fula, este casting destina-se para a aquisição de novos bailarinos para fazerem parte do videoclipe da música “bungular” que será gravado no fim do mês em curso em diversos locais da província do Bengo.

Para o músico, “bungular” é forma de dança característica para remexer a bunda e mostrar que qualquer pode dançar não importando a forma física ou o estatuto social da pessoa.

08/04/2022

SOCIEDADE

GREVE: GOVERNO LAMENTA PERDA DE 14 SEMANAS LECTIVAS NO ENSINO SUPERIOR

O Ministério do Ensino Superior deplorou, ontem, o facto de os estudantes terem perdido 14 semanas lectivas, devido à greve dos professores, suspensa após três meses de paralisação à espera que as divergências com os docentes fossem dirimidas.

O Ministério, em comunicado citado, esta quinta-feira(7), pela Lusa refere que que as aulas não voltem a ser interrompidas e pede o empenho dos estudantes e professores para "recuperar o tempo perdido”.

"Também esperamos que nesse período possam ser dirimidas as divergências que ainda separam o Sindicato e o Executivo, de tal forma que se possa dar cumprimento cabal às reivindicações constantes do memorando de entendimento entre o Ministério e o Sindicato”, refere a nota.

As aulas no Ensino Superior público retomaram, na terça-feira, após o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior (SINPES) ter suspendido, por 30 dias, a greve que durou três meses.

O secretário-geral do SINPES, Eduardo Alberto, disse, na terça-feira, que a suspensão, por 30 dias, entre 5 de Abril e 5 de Maio próximo, foi deliberada em assembleia, mas a mesma pode ser retomada, caso as autoridades não aceitem a nova proposta salarial.

"Na assembleia rejeitámos a proposta de aumento salarial de 6 por cento e aprovámos uma nova (de salário) que vai de 2,6 milhões de kwanzas para o professor catedrático e 1,5 milhões para o professor assistente estagiário”, afirmou à Lusa.

Além do aumento salarial, os professores universitários exigem melhores condições laborais, pagamento da dívida pública e eleições dos corpos directivos das instituições públicas do ensino superior.

08/04/2022

ECONOMIA

EMPRESÁRIOS ANGOLANOS PREPARAM PRESENÇA EM FEIRA

Empresários angolanos de distintos sectores, como indústria, comércio, agricultura, turismo, construção, petróleo e gás, tecnologia e outras áreas, vão participar, de 18 a 22 deste mês, em Madrid, numa das mais importantes feiras internacionais de negócios e comércio exterior de Espanha, denominada IMEX.

De acordo com fonte oficial, Angola é uma das convidadas especiais, devendo as empresas nacionais aproveitarem a feira para anunciar inovações e oportunidades de negócios no país.
Outra perspectiva, de acordo com nota enviada ao Jornal de Angola, é a de garantir a internacionalização das empresas, novos mercados com inovação tecnológica e diversificação.

A feira servirá, igualmente, como oportunidade para Angola divulgar as reformas em curso e a melhoria do ambiente de negócios, especialmente no âmbito das prioridades definidas pelo Executivo no fomento e diversificação da economia, para o país ser, efectivamente, "um grande destino do investimento directo estrangeiro”.

Do ponto de vista estratégico, Angola é parceiro de Espanha, cujas "relações bilaterais estratégicas foram reforçadas e estreitadas, em 2021, com a assinatura de acordos ao mais alto nível e de visitas recíprocas dos Chefes dos dois Governos”.

Institucionalmente, a presença de Angola está a ser coordenada pelo Ministério da Indústria e Comércio, com o apoio da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e da Embaixada em Espanha, além de outras entidades.

A IMEX é organizada pela Revista Internacional de Negócios Moeda Única, tendo como principal objectivo melhorar a competitividade das empresas, com "uma oferta eficiente e inovadora de produtos e serviços necessários para promover a internacionalização de empresas”.

Madrid acolhe, este ano, a 20ª edição da IMEX. Também conhecida como "Semana de Internacionalização”, "a edição de 2022 da IMEX vai tornar-se no epicentro dos negócios internacionais para as empresas espanholas que desejam expandir-se em mercados estrangeiros”, lê-se no site do evento.

Vão ser revistos os desafios actuais do sector exportador, realçando a importância de incorporar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável no tecido das empresas, para fazer uma rota de internacionalização sustentável.

Serão, igualmente, abordados conteúdos como a situação actual da Ibero-América para o comércio e o investimento empresarial, conceitos dos sectores financeiro, logístico, turismo, digitalização e transformação digital, fundos europeus e parceria empresarial para a internacionalização.

06/04/2022

ANGOLA E UA REITERAM LUTA CONTRA O CRIME ORGANIZADO EM ÁFRICA

Angola e a União Africana manifestaram-se preocupadas com os focos de tensão e instabilidade nas diferentes regiões, incluindo as mudanças inconstitucionais de regime e aproveitaram a oportunidade para reiterar a sua determinação na luta contra o crime organizado e o terrorismo, bem como a promoção do Estado de Direito, na manutenção da paz, diálogo e estabilidade em prol do bem-estar e prosperidade dos africanos.

Delegações de Angola e da União Africana reuniram-se, esta terça-feira, em Luanda, para tratarem de questões inerentes à preparação da Cimeira Extraordinária sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Regimes em África, a realizar-se em Malabo, República da Guiné Equatorial, a 28 de Maio do presente ano.

As conversações foram encabeçadas por Téte António, ministro das Relações Exteriores, e por Bankole Adeoye, comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da União Africana.

Durante as conversações, citadas em comunicado do Ministério das Relações Exteriores a que o Jornal de Angola teve acesso, Téte António enfatizou a importância da visita, numa altura em que a Comissão da União Africana, em especial o Departamento que dirige, "está fortemente empenhado na implementação da decisão da 35ª Sessão da Assembleia Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, de 5 e 6 de Fevereiro de 2022, relativa à Cimeira Extraordinária da UA sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Regime em África, prevista para 28 de Maio de 2022, em Malabo, República da Guiné Equatorial”.

O chefe da diplomacia angolana salientou a relevância desta Cimeira, proposta pelo Presidente da República, João Lourenço, na 33ª Sessão da Assembleia Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, de 9 e 10 de Fevereiro de 2020, tendo em conta o agravamento da situação política e de segurança em África, resultante da tomada e/ou manutenção no poder de forma inconstitucional, bem como da proliferação de grupos terroristas no continente africano.

Téte António sublinhou a oportunidade do evento para analisar as causas que estão na base da proliferação do fenómeno do terrorismo e extremismo violento, assim como as mudanças inconstitucionais de regimes em África.

Durante o encontro, as duas delegações avaliaram os actuais mecanismos africanos de prevenção e combate ao terrorismo, às mudanças inconstitucionais de governos e reflectiram sobre a necessidade de revisar e melhorar as medidas de acções políticas e operacionais de prevenção e combate ao terrorismo em África, incluindo a criminalidade marítima e as mudanças inconstitucionais de regime.

Fonte: Jornal de Angola.

04/04/2022

“ANGOLA CELEBRA HOJE 20 ANOS DE PAZ EFECTIVA”

Angola viveu décadas da sua história em guerra - de 1961 a 1974 contra o poder colonial português e a partir de 1975 uma guerra civil. Em 2002, a guerra civil chegou ao fim.
No dia 4 de Abril de 2002 foi assinado o Acordo de Paz entre o Governo do MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola – e a UNITA – União Nacional para a Independência Total de Angola –, as duas formações políticas que mais influência tinham e têm no país. A seguir, Angola viveu um "boom" económico graças ao petróleo.

04/04/2022
Estejam ligados à página, curtam e compartilhem.
04/04/2022

Estejam ligados à página, curtam e compartilhem.

Address


Telephone

+244939009494

Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Novidades ao minuto posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Novidades ao minuto:

Shortcuts

  • Address
  • Telephone
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share