31/12/2025
𝐌𝐄𝐍𝐒𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐃𝐄 𝐅𝐈𝐌 𝐃𝐄 𝐀𝐍𝐎 𝐃𝐎 𝐂𝐇𝐄𝐅𝐄 𝐍𝐀𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐀𝐒𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀ÇÃ𝐎 𝐃𝐄 𝐄𝐒𝐂𝐔𝐓𝐄𝐈𝐑𝐎𝐒 𝐃𝐄 𝐀𝐍𝐆𝐎𝐋𝐀
Sempre alerta para servir;
Caros irmãos Escuteiros, Dirigentes, amigos e parceiros da Associação de Escuteiros de Angola;
Faltam poucas horas para o término do ano 2025 e quis Deus na sua graça que aqui estivéssemos ainda para mais uma vez dirigir algumas palavras de apreço e gratidão a todos os que directa ou indirectamente estão ligados a Associação de Escuteiros de Angola por acreditarem na sua proposta educativa para as novas gerações.
Permitam-me começar essa intervenção, curvando-me perante a memória de todos os associados que partiram para o acampamento eterno ao longo de 2025 e desejando descanso e paz às suas almas.
Caros irmãos, amigos e parceiros da AEA;
No ano que termina, a nossa Associação foi desafiada a defender e reafirmar o seu propósito, a sua matriz e a sua autonomia organizativa, tendo por isso transposto e bem os vários obstáculos que surgiram no percurso.
Apesar dos desafios, conseguimos manter a chama do Escutismo acesa e reforçar a nossa actuação comunitária.
Foi neste ano que a Associação de Escuteiros de Angola e alguns dos seus membros fundadores foram condecorados com a medalha comemorativa dos 50 anos de independência nacional na classe de paz e desenvolvimento, um gesto de reconhecimento do estado ao nobre contributo da AEA na educação integral de várias gerações de Jovens ao longo de 3 décadas.
Respondendo ao 3° princípio do Escutismo, "O Escuteiro é filho de Angola bom cidadão", participamos activamente nas celebrações dos 50 anos de independência nacional, integrando as comissões de serviço e sendo parte do desfile cívico durante o acto central.
Em 2025 marcamos passos significativos no âmbito institucional, no programa de Jovens e na gestão e formação dos Adultos em todos os níveis da Organização.
O Conselho Nacional Plenário realizado neste ano, aprovou o Plano Estratégico Nacional para o quinquênio 2025/2030, um instrumento importantíssimo para a concretização dos objectivos da Associação, em todos os eixos do projecto "Escutismo Para Todos".
O Escutismo nas Escolas com os alunos tornou-se uma realidade irreversível que conhecerá os primeiros frutos no início de 2026.
Em Dezembro, celebramos com muito orgulho e entusiasmo o 31° aniversário da nossa Organização com várias manifestações culturais e Escutistas desde o nível Local ao Nacional, que envolveram um grande número de Jovens e Adultos.
Em suma, 2025 foi um ano desafiante mas que trouxe a oportunidade de afirmação da Associação de Escuteiros de Angola como a maior e mais relevante organização juvenil de educação dos Jovens em Angola. Por isso, convido a todos os associados a manterem o entusiasmo e bom ânimo que norteou as nossas acções no ano findo para enfrentar os próximos desafios.
Neste momento de transição, quero em nome da Junta Central e no meu próprio, desejar boas saídas e um ano novo próspero aos nossos Jovens, pais e encarregados de educação, parceiros, colaboradores e a todos os Adultos, especialmente os voluntários que têm dado o melhor de si para ajudar a moldar os Jovens com valores para a vida.
Que 2026 traga progresso e realizações a todos e que Deus continue abençoando a nossa amada Associação de Escuteiros de Angola.
Luanda, 31 de Dezembro de 2025.
O vosso irmão:
Kikas Manuel Machado
Chefe Nacional da Associação de Escuteiros de Angola