10/06/2021
O que é RX do joelho?
Um Raio X (RX) do joelho é um exame de diagnóstico por imagem que permite avaliar a rótula, o fémur distal, a tíbia proximal e o perónio proximal. É um exame de primeira linha na avaliação do joelho, usado maioritariamente nos casos em que ocorre dor nesta articulação que persiste no tempo.
A dor no joelho é das mais frequentes no corpo humano. Atinge tanto idosos, tendo nestes geralmente origem degenerativa, como pessoas jovens geralmente devido a lesões traumáticas ou problemas de alinhamento da rótula (os chamados síndromes rotulianos). O RX de joelho é um exame de primeira linha, dada a sua facilidade de execução, disponibilidade e baixo custo. Para além da dor no joelho, outros sinais e sintomas podem desencadear a realização do exame (veja quais em indicações do RX do joelho).
O RX do joelho é, habitualmente, efetuado de forma unilateral (ao joelho esquerdo ou direito). Porém, o exame poderá ser requisitado de forma bilateral (aos dois joelhos), registando-se, no entanto, duas radiografias distintas.

SELECIONE O SEU CONCELHO *


Incidências no RX do joelho
Cada incidência no RX do joelho corresponde a um disparo (uma imagem) obtida de determinado ângulo e em determinadas condições, de modo a permitir o diagnóstico. A incidência PA – (postero-anterior – “com o joelho de frente”), a incidência Lateral ou de Perfil (“imagem com joelho de lado”), estão entre as mais frequentemente realizadas. A referência a RX do joelho – 2 incidências, refere-se por norma às duas anteriormente referidas (AP + perfil).
Indicações do RX do joelho
O RX do joelho é um exame que serve para auxiliar o Médico no diagnóstico de diversas patologias (ou doenças). O RX do joelho está indicado em casos de dor no joelho, traumas, instabilidades (“o joelho falha”), défices de extensão, deformidades, entre outros sinais e sintomas.
São alguns exemplos de patologias (doenças) que desencadeiam o pedido do exame: Gonartrose (artrose do joelho), Fraturas, Luxações, Tumores ósseos, Doença de Osgood-Schlatter, entre outras.
O RX do joelho possui algumas limitações quando comparado com outros métodos de diagnóstico, nomeadamente com a tomografia computorizada (TC) do joelho ou com a ressonância magnética (RM) do joelho. Mesmo, assim possibilita o diagnóstico em diversos contextos clínicos. Dando como exemplo a artrose do joelho, que está entre as patologias degenerativas mais frequentes, o diagnóstico é feito através da realização de radiografias do joelho em carga (RX face e perfil) bem como incidências axiais para a rótula. Contudo, a TC e a RM, para além de uma adequada avaliação do desgaste da cartilagem, possibilitam também a pesquisa de outras lesões associadas, sobretudo lesões meniscais e ligamentares. Veja mais informação em “outros exames do joelho”.
Como é feito o raio-X?
Após posicionamento do doente de acordo com as incidências a realizar, o técnico procede à aquisição da imagem, hoje em dia, de forma mais frequente em formato digital e num standard internacional designado por DICOM. De seguida, o Técnico verifica a qualidade da imagem obtida, ou seja, se a imagem satisfaz os critérios para realizar o diagnóstico.

Após a validação das imagens pelo técnico, o exame é arquivado (guardado em arquivos digitais). Posteriormente, cabe ao Médico Radiologista a realização da leitura diagnóstica da radiografia e redação do relatório (escrito).
Os resultados do exame são facultados ao Médico requisitante e doente em formato digital e/ou papel, compondo-se pela imagem radiográfica e pelo relatório do exame.
Se o Médico Radiologista não notar alterações, o exame será considerado normal. Na presença de alterações radiográficas dignas de registo, o Médico Radiologista relata-as, devendo estas ser relacionadas com a história clínica e demais exames.
Em alguns casos, o exame pode tornar-se inconclusivo, podendo levar à realização de exames adicionais (TC, RM, etc.).
Quem pode realizar o exame?
O raio-X do joelho pode ser efetuado por qualquer pessoa de qualquer idade e s**o. Existe por parte do Médico prescritor, um cuidado especial com crianças e grávidas ou mulheres que suspeitem de gravidez. Nestes casos, como há exposição a uma radiação ionizante, o Médico deve calcular a relação risco/benefício do exame.
Quanto tempo demora o exame?
A duração do exame varia mediante o número de incidências a efetuar. Geralmente, os exames constam de duas incidências e o tempo médio para a sua execução é de sensivelmente 5 a 10 minutos.
Depois de capturada a imagem e arquivada, os exames terão de ser relatados, sendo este tempo bastante variável e que depende da premência do exame.
Preparação para o RX?
Não existe necessidade de realizar qualquer preparação prévia para a realização de uma radiografia do joelho. O paciente deverá apenas retirar todos os objetos passíveis de produzir deformações na imagem.
Não é necessário cumprir qualquer tipo de jejum, podendo o doente comer e beber como habitualmente. O paciente pode tomar a medicação habitual.