Angola Notícias Rápidas

Angola Notícias Rápidas
� Bem-vindo à página oficial Angola Notìcia Rapidas

06/12/2024

Presidente faz remodelações nas Forças Armadas Angolanas
O Presidente da República, João Lourenço, no exercício das funções de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), realizou, sexta-feira, movimentações significativas de oficiais generais, almirantes e superiores, além de licenciar outros à reforma.

Em Decreto Presidencial, foi determinada a cessação de funções de vários oficiais em cargos estratégicos, entre eles,Tenente-general Eugénio Figueiredo, exonerado do cargo de comandante do Instituto Superior do Exército, Tenente-general Alcibíades MiltinhoUloChindombe, removido do posto de chefe-adjunto da Direcção Principal para a Preparação de Tropas e Ensino.

Outros cessaram, igualmente, funções, incluindo, Vice-almirante João Pedro Adão Cambole, comandante da Esquadra Naval, Brigadeiro Avelino Sambo, chefe do Estado-Maior da Região Militar Cabinda, Brigadeiro Mateus Simão João da Silva, chefe da Direcção de Preparação Combativa e Ensino da Força Aérea Nacional, Contra-almirante José Manuel Gonçalves de Carvalho, chefe da Direcção de Operações da Marinha de Guerra.

Novas nomeações

Entre os novos posicionamentos, destacam-se, Tenente-general Avelino Sambo, comandante da Região Militar Nordeste, Tenente-general Eugénio Figueiredo, comandante da Região Militar Médio Cuanza, Vice-almirante João Pedro Adão Cambole, comandante da Região Naval Centro, Brigadeiro Fernando Mota Valente, comandante adjunto para Educação Patriótica da Região Militar Leste.

No mesmo âmbito, foram promovidos os seguintes oficiais ao posto de tenente-general: Avelino Sambo e Mateus Simão João da Silva, de vice-almirante: José Manuel Gonçalves de Carvalho, posto de brigadeiro: Deolindo Quipungo, Fernando Mota Valente, entre outros.

Licenciados à reforma, por limite de idade, estão destacados generais e brigadeiros, incluindo, General Adão Adriano António, Tenente-general António Gonçalves de Carvalho Leitão Ribeiro, Vice-almirante Silva Dala.

06/12/2024

OGE 2025 prioriza apoio às famílias camponesas
O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025 vai beneficiar directamente 3 milhões de famílias camponesas com apoio financeiro e técnico, anunciou, sexta-feira, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, durante uma reunião com deputados sobre a Discussão na Especialidade do OGE.

Segundo o ministro de Estado, actualmente, há 8.500 escolas de campo que assistem 1,2 milhão de famílias, mas o Executivo planeia expandir o programa para alcançar 1,5 milhão de famílias até ao próximo ano, além de investir em "agregados" para fortalecer o sector Agrícola.

No encontro, José de Lima Massano abordou também o progresso no combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo. “Desde 2021, Angola está em avaliação pelo Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), que apontou 87 deficiências no sistema nacional”, disse destacando o esforço conjunto com o GAFI para corrigir as lacunas em doze meses, embora reconheça o sistema não ser ainda suficientemente robusto para lidar com o financiamento ao terrorismo.

A secretária de Estado para o Orçamento, Juciene de Sousa, destacou que o OGE 2025 prevê medidas para fortalecer a descentralização e desconcentração administrativa, transferindo projectos de âmbito central para os níveis locais.

Entre as acções previstas, o programa de desconcentração administrativa conta com 180 mil milhões de Kwanzas, abrangendo governos provinciais, administrações municipais e outros órgãos locais. A construção de infra-estruturas autárquicas receberá 70 mil milhões de Kwanzas, enquanto o Ministério da Administração do Território contará com 157 milhões de Kwanzas para projectos relacionados com a institucionalização das autarquias locais.

No âmbito do investimento público, a secretária sublinhou que o Governo priorizou a conclusão de projectos em andamento, garantindo recursos apenas para acções que possam ser finalizadas em 2025. Além disso, destacou que instituições de ensino superior receberão cerca de 910 milhões de Kwanzas para aquisição de meios e equipamentos de transporte.

O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, assegurou que os programas criados pelo Executivo vão permitir a implementação das autarquias locais, destacando que o processo será contínuo e gradual, não se limitando a acções isoladas.

Durante a Discussão na Especialidade da Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025, o ministro anunciou que foi criada uma comissão instaladora para apoiar a nova divisão político-administrativa (DPA), a qual desenvolveu um plano de acção focado em infra-estruturas e capital humano.

"Estamos preocupados com a retenção de quadros nas comunas e municípios, e a formação desses profissionais é uma prioridade da nossa agenda governativa", destacou Dionísio da Fonseca.

O governante, também, garantiu a continuidade das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) no próximo exercício financeiro, todas devidamente contempladas na proposta orçamental para 2025.

Deputados da Assembleia Nacional expressaram preocupações quanto à alocação de recursos para a nova DPA. Lurdes Kaposso, deputada do MPLA, sugeriu o remanejamento de fundos para municípios fronteiriços, defendendo investimentos estratégicos nesses territórios. A deputada mencionou a necessidade de observar os princípios da Lei das Estratégias de Governação Económica Local e da Lei de Gestão de Desenvolvimento.

Já Alcides Sakala, deputado da UNITA, criticou a ausência de fundos destinados à implementação das autarquias, interpretando a situação como um possível adiamento indefinido do processo. "As autarquias são uma ferramenta essencial para que os cidadãos participem diretamente na gestão dos recursos locais, promovendo a governação de proximidade", sublinhou.

B1den não quer saber de Ang0la, de Áfr1ca e dos afr1canos. Ele não está interessad0 em história ou desenvolvimento, e ce...
06/12/2024

B1den não quer saber de Ang0la, de Áfr1ca e dos afr1canos. Ele não está interessad0 em história ou desenvolvimento, e certamente não se importa com a c4lpa histórica dos Es/tados Un1dos em relação aos negr0s.

06/12/2024

Comité Consultivo da ONU: Angola entrega presidência à República Centro-Africana
Angola concluiu, sexta-feira, em Bangui, República Centro-Africana, o mandato da presidência rotativa do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas sobre Questões de Segurança na África Central (UNSAC). O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, transferiu os símbolos de liderança à Ministra Sylvie Valérie Baïpo-Temon, que assume agora a presidência rotativa do órgão.

A cerimónia decorreu na 58ª Reunião Ministerial do UNSAC, sob o tema "O Impacto do Desenvolvimento Económico nos Processos de Reconstrução e Reconciliação em Contextos Pós-Conflito", com a presença de representantes dos 11 Estados-membros.

Durante o evento, Téte António destacou as conquistas do mandato angolano, incluindo a promoção de iniciativas de mediação na região dos Grandes Lagos, lideradas pelo Presidente João Lourenço, e o Fórum de Alto Nível de Mulheres Africanas realizado em Outubro.
Também realçou o impacto positivo da visita de campo do UNSAC a províncias angolanas como Bié, Huambo e Benguela, que simbolizam a reconstrução após o conflito armado.

O ministro reforçou a necessidade de uma abordagem integrada para países em pós-conflito, defendendo o fortalecimento institucional, investimento em infra-estruturas e reintegração de ex-combatentes como pilares para consolidar a paz.

Com o término do mandato, a República Centro-Africana assume a liderança, comprometendo-se com os desafios regionais, incluindo segurança climática, direitos humanos e prevenção de conflitos armados.

Luísa Damião no Congresso do Partido Socialista EspanholA vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, representa o presidente...
05/12/2024

Luísa Damião no Congresso do Partido Socialista Espanhol
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, representa o presidente do partido, João Lourenço, no 41º Congresso do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que se realiza desde ontem em Sevilha.
Luísa Damião, que se encontra em Espanha desde quinta-feira, destacou que a presença da delegação do MPLA no evento demonstra a intenção do partido no poder em Angola de continuar a solidificar as relações bilaterais, em benefício dos dois partidos e dos respectivos povos.

A política angolana, em declarações à imprensa, informou também que a delegação é portadora de uma mensagem de João Lourenço para o homólogo do PSOE, que, certamente, aborda questões de interesse comum entre as duas formações políticas, como a paz e a segurança no mundo.

"Portanto, é uma prova evidente de que queremos continuar a caminhar juntos, neste mundo globalizado, onde, em conjunto, os partidos devem traçar estratégias para enfrentar vários desafios, como as alterações climáticas, a defesa da paz e da segurança mundial", afirmou.

Luísa Damião enfatizou que, por serem membros da Internacional Socialista, os dois partidos discutem várias temáticas e contribuem juntos para soluções de problemas globais que afectam tanto as formações políticas quanto o mundo em geral. Segundo responsável partidário, essa parceria sólida é uma prova de que os dois partidos estão comprometidos em avançar na defesa de temas comuns.

A vice-presidente do MPLA reafirmou ainda a intenção do partido em continuar a cimentar e consolidar as relações com o Partido Socialista Operário Espanhol, que remontam a vários anos de cooperação.

Luísa Damião encontra-se em Espanha a convite do PSOE, partido com o qual o MPLA mantém relações muito sólidas. Para Sevilha, a dirigente levou “o calor” dos militantes, amigos e simpatizantes do MPLA.

Angola defende esforço conjunto para enfrentar catástrofesO ministro do Interior de Angola, Manuel Homem, destacou a imp...
05/12/2024

Angola defende esforço conjunto para enfrentar catástrofes
O ministro do Interior de Angola, Manuel Homem, destacou a importância de um esforço conjunto entre os países membros da União dos Bombeiros dos Países de Língua Portuguesa (UBPLP) para enfrentar desafios como catástrofes naturais, incêndios devastadores e crises de saúde pública.

A declaração foi feita ontem na abertura da 7ª. Assembleia Geral da UBPLP, que teve lugar no Hotel Diamante, em Luanda, com representantes de oito países.Manuel Homem enfatizou que a colaboração contínua entre as corporações de bombeiros é crucial para o aprimoramento das capacidades de resposta a emergências. “Cada bombeiro, ao vestir a farda, representa a esperança e a resiliência de seus povos. Este encontro visa compartilhar experiências e fortalecer a união entre as corporações para enfrentar as adversidades de forma mais eficaz”, afirmou o ministro.

O desafio, segundo Manuel Homem, não se resume às diferenças de formação, equipamentos e infra- estruturas, mas também à necessidade de superá-las com sabedoria e esforço conjunto. O ministro sublinhou a importância da troca de conhecimentos e da inovação para elevar a actuação dos bombeiros a um nível ainda mais exemplar.

“Que a 7ª. Assembleia seja o início de uma nova era de colaboração efectiva, em que todos possamos sair daqui mais unidos e preparados para enfrentar os desafios do futuro", disse Homem, apelando ao compromisso mútuo.

Timor-Leste assume Presidência da UBPLP para o biénio 2024-2026

Na mesma ocasião, Angola entregou a presidência rotativa da UBPLP à República de Timor-Leste para o biénio 2024-2026. O comissário-chefe bombeiro Manuel Lutango, presidente cessante, destacou os avanços durante a presidência de Angola, como a realização de videoconferências trimestrais e a criação de planos e relatórios de actividades. Manuel Lutango também mencionou as visitas a países como Cabo Verde, Moçambique e Portugal, para fortalecer a cooperação.

Rui Silva, secretário permanente da UBPLP, elogiou o trabalho de Angola na presidência, afirmando que os países membros colheram experiências valiosas, que vão servir de modelo para futuras gestões. O responsável também abordou o apoio mútuo entre os países membros em caso de catástrofes,destacando a solidariedade e união entre os bombeiros dos países lusófonos.

O director nacional do Serviço de Bombeiros de Timor-Leste, Aníbal Paulo de Oliveira, garantiu que o país está preparado para assumir a liderança da UBPLP, contando com o apoio dos países membros.

“Estamos prontos para dar continuidade ao trabalho iniciado por Angola, sempre com a colaboração de todos os países”, afirmou Aníbal Paulo de Oliveira. Com a presidência de Timor-Leste, a UBPLP segue com o compromisso de fortalecer a cooperação internacional e garantir respostas eficazes às emergências, reforçando a união entre os bombeiros de todos os países lusófonos.

André de Costa e Nelson Bonito

MAT promove formação para gestores públicosO Ministério da Administração do Território (MAT), em parceria com a Escola N...
05/12/2024

MAT promove formação para gestores públicos
O Ministério da Administração do Território (MAT), em parceria com a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), iniciou sexta-feira uma acção formativa dirigida aos administradores municipais e demais gestores públicos da região Centro-Sul.

A acção formativa, com duração de seis dias, está a ser realizada no contexto da nova Divisão Político-Administrativa, que prevê a criação de 21 províncias e 325 municípios a partir do próximo ano. O evento contou com a participação de mais de 50 administradores municipais e gestores públicos das províncias do Huambo, Cuando Cubango e Bié. Durante a formação, os gestores foram capacitados em áreas como “Planeamento desenvolvimento local”, “Capital humano e boa governança”, “Planeamento das finanças locais”, “Procedimento administrativo” e “Contratação pública, segurança e sustentabilidade dos municípios, comunicação e cidadania”.

A Presidente do Conselho de Administração da ENAPP, Sandra Rodrigues, destacou que, com a nova Divisão Político e Administrativa, o Ministério da Administração do Território e a ENAPP têm promovido cursos de introdução ao serviço público para os órgãos da administração local, especialmente os administradores municipais.

Sandra Rodrigues sublinhou que o Ministério prevê formar 487 responsáveis a nível nacional, com o objectivo de desenvolver competências estratégicas e operacionais nos administradores municipais, permitindo-lhes responder aos desafios da nova organização territorial e garantir o alinhamento com as políticas nacionais da administração local.

A responsável explicou que o propósito da formação é fortalecer a capacidade de avaliação e optimização do desempenho administrativo nos órgãos locais, assegurando uma resposta rápida e adequada às necessidades das comunidades.

A PCA ressaltou que a ENAPP valoriza competências como mérito, inovação, rigor, transparência, responsabilidade inter-relacional e o papel decisivo na capacitação dos servidores públicos, que devem primar pela disciplina, eficiência, integridade e excelência.

Por seu turno, a missão da ENAPP é formar e capacitar os quadros da administração pública, com vista ao fortalecimento das instituições e ao melhor atendimento ao cidadão, contribuindo para o desenvolvimento sócio-económico do país.

“A ENAPP possui seis Centros Regionais nas cidades de Benguela, Huambo, Lubango, Ndalatando, Saurimo e Uíge, sendo que cada um atende a três províncias, o que visa dar maior mobilidade às acções formativas a nível da Governança Local”, afirmou.

O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estrutura, Elmano Inácio, disse que o curso promovido pelo Ministério da Administração do Território está alinhado com o Plano de Desenvolvimento Nacional.

“Esta decisão de cursos contínuos visa consolidar a paz e o estado democrático, reforçando a importância e a eficiência dos serviços públicos, melhorando sua qualidade através do desenvolvimento das competências dos dirigentes e técnicos”, destacou. Elmano Inácio afirmou que o Ministério da Administração do Território, ao realizar este curso, visa promover o desenvolvimento das competências dos gestores municipais, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos para que possam actuar de forma eficaz no contexto da nova Divisão Político-Administrativa.

Na província do Huambo, segundo o vice-governador, surgirão seis novas sedes municipais, o que torna ainda mais importante o desenvolvimento das competências dos administradores.

Bispo de Benguela destaca visita de Joe Biden a AngolaO Bispo da Diocese de Benguela, Dom António Jaca, destacou, sexta-...
04/12/2024

Bispo de Benguela destaca visita de Joe Biden a Angola
O Bispo da Diocese de Benguela, Dom António Jaca, destacou, sexta-feira, a diplomacia do Presidente da República, João Lourenço, e sublinhou a importância da visita do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, como um reflexo dos avanços conquistados por Angola.

O sacerdote católico fez essas declarações no término da visita do Governador Provincial de Benguela, Manuel Nunes Júnior, à Diocese, na presença da Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Cátia Cachuco. Dom António Jaca salientou as conquistas em curso no Corredor do Lobito, uma infra-estrutura estratégica que continua a despertar o interesse internacional.

O Bispo destacou o Corredor do Lobito como um projecto com grande potencial de desenvolvimento e afirmou que a visita histórica de Joe Biden fortalecerá ainda mais a relevância diplomática e estratégica de Angola, especialmente para a província de Benguela. Segundo o prelado, esta visita representa uma oportunidade para projectar Angola de forma positiva no cenário internacional. Dom António Jaca sublinhou que a presença de um líder mundial como Joe Biden reflecte o reconhecimento da importância de Angola no continente africano e no mundo, ressaltando que a visita contribuirá para fortalecer o diálogo entre os países e promover benefícios mútuos.

“O Corredor do Lobito é também uma aposta do Governo Norte-Americano, que beneficiará vários países, e trará ganhos importantes para a província de Benguela, especialmente no aspecto económico”, disse o Bispo. O prelado Católico também garantiu que essa visita será benéfica em vários aspectos, com destaque para a melhoria da qualidade de vida das populações ao longo do Corredor.

Ao falar sobre a visita do Governador, Dom António Jaca expressou agradecimento e destacou a colaboração positiva entre a Igreja Católica e o Governo Provincial. Durante o encontro, foram discutidos projectos e necessidades de cooperação entre as instituições.

O Bispo esclareceu que a Igreja está particularmente envolvida nos sectores de Educação e Saúde, áreas nas quais, embora haja progressos, ainda existem muitos desafios. Responsável da Igreja Católica em Benguela reconheceu que um grande número de alunos em Benguela ainda está fora do sistema educacional, e muitos enfrentam condições precárias de ensino. No entanto, garantiu que a colaboração entre a Igreja e o Governo continuará a ser positiva e a contribuir para a melhoria dessas áreas.

Presidente João Lourenço testemunha maratona desportivaO Presidente da República, João Lourenço, testemunhou, este sábad...
04/12/2024

Presidente João Lourenço testemunha maratona desportiva
O Presidente da República, João Lourenço, testemunhou, este sábado, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, uma maratona desportiva escolar.

A iniciativa, que reuniu crianças de várias idades, é uma iniciativa da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.

Ao intervir no evento, João Lourenço defendeu a massificação do desporto praticado no meio escolar, para que o país tenha gerações jovens saudáveis e se consolide e amplie a base desportiva da nossa sociedade.
As equipas, representando várias escolas da província de Luanda, competiram em ambiente festivo e de camaradagem, no dia em que o Chefe de Estado, dirigindo-se aos jovens, lembrou-lhes que as vitórias na vida obtêm-se quase sempre suando.

Téte António realça impacto do Corredor do Lobito para Angola e a regiãoNa entrevista que concedeu à Voz da América, a p...
04/12/2024

Téte António realça impacto do Corredor do Lobito para Angola e a região

Na entrevista que concedeu à Voz da América, a partir de Luanda, o chefe da diplomacia angolana debruçou-se, igualmente, sobre a paz e segurança em África, o papel do Presidente João Lourenço, como mediador do conflito Rwanda-RDC e Campeão da Paz e Reconciliação em África designado pela União Africana.

Téte António falou também sobre os planos de Angola para a presidência na União Africana em 2025, bem como os esforços que tem levado a cabo para ajudar a solucionar o actual conflito no Sudão e um pouco por todo continente.
Segundo um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, a entrevista foi conduzida pelo jornalista, Peter Clottey.

A Voz da América é maior emissora internacional dos EUA que fornece notícias e informações em quase 50 idiomas para um público estimado em mais 354 milhões de ouvintes em todo o mundo.

Chefe de Estado defende construção de quadras desportivas em novas escolasO Presidente da República, João Lourenço, afir...
03/12/2024

Chefe de Estado defende construção de quadras desportivas em novas escolas
O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, este sábado, em Luanda, que não serão permitidas a construção de novas escolas sem quadras desportivas.

Eis a declarações do Presidente da República na íntegra:

Bom dia, meninos e meninas!

Bom dia a todos os presentes!

Gostaria de desejar boas-vindas a esta casa, que é casa de todos, o Palácio Presidencial.

Agradecer à Primeira-Dama da República de Angola, à Roda do Amor; à senhora ministra Luísa Grilo, ministra da Educação; à sua equipa, aos professores que estão aqui a enquadrar os alunos, aos jovens, para realizarmos a Maratona Desportiva Escolar.

Este acto tem como objectivo chamarmos a atenção da sociedade para a necessidade e importância do desporto, da prática do desporto de uma forma geral, mas, muito em particular, aquele desporto que é praticado nas escolas, aquilo a que chamamos desporto escolar.

Há várias formas de se praticar o desporto nas nossas comunidades, no bairro, na aldeia…

Há o desporto profissional, mas se saltamos esta etapa, que eu considero de extrema importância - aproveitar a oportunidade em que a criança está na escola, juntar ao ensino normal também a prática do desporto -, não estaremos a contribuir para a formação dos jovens como nós queremos, dos jovens com uma personalidade forjada ainda desde tenra idade.

Costuma dizer-se que o desporto forja a personalidade das pessoas. E forja porquê? Porque há aspectos do desporto que são importantes para o resto da vida das pessoas.

O desporto ensina-nos que na vida não podemos esperar apenas coisas fáceis. Se queremos ter sucesso na nossa vida, na vida adulta, é neste período que temos que aprender, que temos de trabalhar, temos de suar para alcançar os objectivos que pretendemos. Para termos sucesso na vida, é preciso esforço.

Quando se joga qualquer modalidade desportiva, regra geral, suamos, não é? Suamos, forçamo-nos, cansamo-nos, temos lesões e só assim é que, ao fim de "x" tempo de jogo, podemos conseguir a vitória, ganhar o jogo, ganhar a taça, ganhar o campeonato…

Só chegamos a esse momento da vitória se até lá sofrermos bastante, se nos dedicarmos, se nos prepararmos, se treinarmos com persistência, antes de irmos para o desafio.

O desporto ensina-nos também que o Homem, no seu sentido mais amplo, é um ser sociável. Não está sozinho neste mundo, tem que aprender a viver em comunidade, a viver em grupo, a conciliar os seus interesses com os interesses dos outros.

Então, no desporto, essa comunidade é a nossa equipa. A nossa equipa é a nossa comunidade e é aí onde nós começamos a aprender que só é possível ganharmos o jogo se não formos egoístas, se não retivermos a bola só connosco, se fizermos o passe para que o nosso colega de equipa marque o golo, ao invés de ser eu a marcar o golo.

Se transpusermos isso para a sociedade, é a mesma coisa. Na sociedade, nós só servimos bem essa mesma sociedade se soubermos viver em comunidade, se soubermos trabalhar com o amigo, com o colega de escola, o colega de serviço, com o vizinho, enfim... se soubermos conviver em sociedade, conviver na comunidade. Portanto, daí a importância do desporto escolar.

A ministra da Educação e as próprias associações desportivas, que têm que trabalhar em conjunto, têm a responsabilidade, - e sabemos que já estão a executar essa missão- de incrementar o desporto escolar.

Nós não vamos permitir que novas escolas sejam construídas sem que tenham, pelo menos, uma quadra desportiva. A quadra desportiva na escola é tão importante quanto a sala de aula que tem carteiras.

Caras e caros alunos, desfrutem deste dia da Maratona Desportiva Escolar. A Sónia [apresentadora da TPA] também faz parte desta festa. Eu também faço parte de uma das equipas que vai competir. Eu e ela não sabemos se vamos conseguir só os dois ganhar equipas com muito mais componentes, mas vamos nos esforçar por isso. Vamos ver se ganhamos.

Não posso roubar todo o tempo desta actividade, dizer apenas que o desporto é muito importante para a nossa saúde, para a formação da nossa personalidade, para dar alegrias ao povo.

Viram bem quando a nossa selecção de futebol teve um bom desempenho, no último CAN, como é que os angolanos vibraram; quando outras modalidades nos têm dado alegrias, como é que os angolanos vibram. E isso é muito importante para a saúde de todos, sobretudo para a nossa saúde mental.

03/12/2024

Novas escolas devem ter quadras para a massificação do desporto
O Executivo não vai permitir que novas escolas sejam construídas no país sem que tenham, pelo menos, uma quadra desportiva, garantiu, sábado, o Presidente da República, João Lourenço, quando falava na cerimónia de lançamento da iniciativa "Maratona Desportiva Escolar: A Criança e o Desporto", realizada no âmbito do projecto Roda do Amor.

Na actividade, que decorreu no Palácio Presidencial da Cidade Alta, com a realização de jogos de futebol de salão, basquetebol e xadrez, com alunos de diversas escolas da província de Luanda, João Lourenço pediu à ministra da Educação e às associações desportivas que trabalhem em conjunto, uma vez que têm a missão de implementar o desporto escolar em todo o país.

De acordo com o Presidente da República, a iniciativa da Maratona Desportiva Escolar tem como objectivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade e importância da prática do desporto, de uma forma geral, com particular realce para o desporto escolar.

"A quadra desportiva na escola é tão importante quanto a sala de aula com carteiras", frisou, destacando a importância do desporto para a saúde, para a formação da personalidade e, melhor ainda, para dar alegria ao povo.

"Viram bem quando a nossa Selecção Nacional de futebol teve um bom desempenho no último CAN e como os angolanos vibraram, assim quanto outras modalidades nos têm dado alegria. Isso é muito importante para a saúde de todos, para a nossa saúde mental e para aumentar a nossa auto-estima enquanto cidadãos deste país", destacou.

Ao dirigir-se aos presentes, à Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, à ministra da Educação, Luísa Grilo, ao ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, assim como ao ministro da Cultura, Filipe Zau, alunos e outros convidados, o Presidente João Lourenço sublinhou o papel do desporto na formação integral do homem, no seu sentido mais amplo, associando as pessoas a trabalharem em conjunto, a viverem em comunidade, em grupo, e a conciliar os seus interesses com os interesses dos outros.

Assim como o desporto, frisou ser a mesma coisa na sociedade, onde só se serve bem, “se soubermos viver em comunidade, trabalhar como amigos, colegas de escola, de serviço, com o vizinho, ou seja, conviver em sociedade, na comunidade”.

Por isso, o Chefe de Estado considera importante que a prática da actividade desportiva comece na escola, desde a tenra idade.

"Foi uma boa actividade, sendo que o objectivo é incentivar o desporto escolar, porque o federado depende bastante do escolar. Se o desporto escolar não se desenvolver, o federado não tem aonde ir buscar grandes talentos", frisou o Chefe de Estado.

Na ocasião, João Lourenço deu as boas-vindas a todos e agradeceu à Primeira-Dama da República, à Roda do Amor, à ministra da Educação e à sua equipa de professores pela realização da Maratona Desportiva Escolar, que visa incentivar a massificação do desporto escolar em todo o país.
Um projecto com várias iniciativas
Em declarações à imprensa, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, que prestigiou com uma medalha os alunos das escolas vencedoras nos jogos, fez saber que o projecto Roda do Amor realiza, todos os anos, uma actividade com um determinado tema.
Neste ano, segundo a Primeira-Dama, vão ser realizadas duas, uma feita em Novembro, com a Maratona Desportiva Escolar, e outra agora em Dezembro, com o tema "Saúde para Criança para Melhor Estar". Com esta de Dezembro, a iniciativa, segundo Ana Dias Lourenço, vai ao encontro das crianças.

Tal como o Presidente da República frisou, Ana Dias Lourenço reforçou que o desporto é fundamental para formar não só o físico, mas também a mente, e acredita que se “nós começarmos a formar os pequenos com actividades desportivas, estaremos a criar e melhorar o futuro do país".

Ao referir-se ao facto de o Ministério da Educação começar a implementar actividades desportivas nas escolas, a mentora do projecto “Roda de Amor” incentiva a instituição pública, juntamente com o Ministério da Juventude e Desportos, a alargar, em todas as escolas do país, a possibilidade de se fazer desporto.

Aos pais, apelou que, desde que os filhos estejam em perfeita saúde, sem qualquer restrição médica, é bom deixá-los a fazer desporto.
A nova tipologia de escolas exige quadras desportivas
Sobre a necessidade de todas as escolas terem uma quadra desportiva, a ministra Luísa Grilo, que acompanhou a actividade no Palácio Presidencial, informou que todas as escolas secundárias, a nível do país, têm pelo menos uma, dando como exemplo as do 1º de Maio e do NgolaKiluanje, na província de Luanda. Segundo Luísa Grilo, para intensificar o desporto escolar é preciso colocar nas pelo menos duas quadras polidesportivas.

"As escolas antigas, que estão a ser reabilitadas, têm a responsabilidade de colocar mais uma quadra polidesportiva. As primárias que na generalidade não tinham esse equipamento, agora estamos a colocar", assinalou, garantindo que todas as escolas construídas nos últimos dois anos têm quadras desportivas.

Como disse o Presidente da República, trata-se de uma obrigação e a nova tipologia de escolas exige isso mesmo. Luísa Grilo destacou o desporto escolar como uma forma para educar, lembrando de existir uma disciplina curricular que é a Educação Física. "A educação integrada passa também pelo desporto. O momento aqui, com a presença do Presidente da República e da Primeira-Dama, foi um momento particular, sem dúvida, para as crianças e os professores de Educação Física", disse.

Na actividade participaram alunos de seis escolas em representação do país. Depois dos jogos, houve atribuição de medalhas, a foto de família, e as crianças foram brindadas com um lanche. Na mensagem, em nome de todos os alunos do país, Hélia Fernandes agradeceu pela oportunidade de participarem na cerimónia da Maratona Desportiva Escolar, destacando o amor, a solidariedade, o respeito pela vida e a empatia como valores indispensáveis para uma sociedade sã e harmoniosa, que a prática do desporto ajuda a consolidar.
Uma partida de xadrez desafiadora

Depois dos jogos de futebol de salão, basquetebol, em ambos os géneros, que levaram cerca de 20 minutos cada, seguiu-se a partida de xadrez.

Numa das mesas, estava o Presidente da República e Daniela Fernandes, de 13 anos que se defrontavam pela segunda vez.

Foi uma partida que durou cerca de 30 minutos, durante os quais o Presidente da República e Daniela mantiveram-se firmes nas suas jogadas. Um jogo desafiador e equilibrado com emoções entre os assistentes. Em 10 minutos de jogo, estavam num empate que parecia não ter fim.

Minutos depois, Daniela sentou-se e o Presidente da República, atento às jogadas, manteve-se de pé. Como o tempo não estava a favor de qualquer para os dois acordaram por um empate. Chegaram ao consenso de terminar a partida empatados.

Sobre o desempenho de Daniela, a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, que acompanhou o momento com grande entusiasmo, disse que ela foi muita séria, que tem conhecimento do que faz.

Quanto à partida frisou, sem hesitar, que Daniela foi muito generosa, e que do que viu, ela estava quase a fazer o xeque mate ao Presidente da República. Ela tem futuro", sublinhou a Primeira-Dama da República.

Por outro lado, Daniela, com toda a humildade, deu todos os créditos ao Presidente da República, sublinhando que foi um jogo interessante e desafiador, e que o Chefe de Estado estava em vantagem, que fez com que ela pedisse o empate. Como convidada, ela contou que foi a segunda vez que enfrentou o Presidente da República numa partida de xadrez. Na primeira, que aconteceu no ano passado, numa actividade do Junho Criança, ela chegou a vencer a partida.

Na actividade participaram alunos de seis escolas em representação do país. Depois dos jogos, houve atribuição de medalhas, a foto de família, e as crianças foram brindadas com um lanche. Na mensagem, em nome de todos os alunos do país, Hélia Fernandes agradeceu pela oportunidade de participarem na cerimónia da Maratona Desportiva Escolar, destacando o amor, a solidariedade, o respeito pela vida e a empatia como valores indispensáveis para uma sociedade sã e harmoniosa, que a prática do desporto ajuda a consolidar.

Endereço

Luanda, Angola State
Talatona

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Angola Notícias Rápidas publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar

Empresas De Mídia nas proximidades


Outra Agência de comunicação social em Talatona

Mostrar Todos