22/01/2024
KIMBANDA ARTE DE CURA DESENVOLVIDA PELO POVO BANTU.
Uma das artes de vaticínio e cura desenvolvida pelos povos bantu Chama-se . Está arte é praticada nos dois Congo e em Angola. Esta arte, vaticínio é realizada quando o homem de cura (Kimbandeiro) entra em contacto com os espíritos dos antepassados. Um dos sistemas dessa arte mais conhecida e usada pelos povos Bantu é o , e o . Durante a ação os Espíritos que chegam a -mbanda são espíritos dos Nganga ou Tatás, estes foram sacerdotes das nações bantu, aqueles que quando estavam em vida na terra trabalhavam como sacerdotes do povo. Esta arte Ki-mbanda, chegou até os dias de hoje por meio da tradição oral, as pessoas foram passando a informação desta arte de geração em geração. Esta arte. passou por muitas transformações tanto no Congo, em Angola e na diáspora bantu, e ela constitui a parte do sistema religioso tradicional de Angola. A Ki-mbanda está presente em sete étnias de Angola e também na diáspora bantu. Nesta arte o homem de cura tem o nome de Ki-mbandeiros, essas podem ser homens ou mulheres, e têm o dom de curar e vaticinar. Eles são conhecedores de diversas artes espirituais tradicionais e curam doenças, sem exercício da medicina. O Ki-mbandadeiro através da evocação de espíritos de sacerdotes e antepassados, descobre crimes, causas espirituais ou mágicas de doenças, indica as pessoas, e aconselha o seu afastamento com receitas da mesma ordem. Essa terapêutica tradicional em Angola (Ki-mbanda), é dividida em duas partes que são: parte sobrenatural e a parte farmacológica.
CHEGADA DO EUROPEU
Quando os europeus chegaram em África especialmente em Angola, na defesa dos seus interesses e por não compreenderem muito bem o que era a arte Ki-mbanda, dcidiram tornar essa pratica ilegal, afirmando que essa pratica é do Diabo. Em 1532-1888, os europeus (portugueses) capturaram e enviaram no Brasil, a maioria e os melhores sacerdotes e sacerdotisas da Ki-mbanda de Angola e Congo. Eles quando chegara no Brasil, foram vendidos como escravos e os restantes escravos que faziam parte do grupo (kassanges, Bakongos, Ambundu, Ovimbundu e Kiocos), fundaram a nação Angola, e passaram praticar a arte da Ki-mbanda na América. Foi assim que no Brasil começou a, se desenvolver a grande e poderosa religião afro-brasileira que existe ate hoje. Podemos assim dizer, que a religião afro-brasileira tem como mãe a Ki-mbanda de Angola praticada até ao século XVIII (17). Já os angolanos que f**aram em Angola, continuaram a praticar a Ki-mbanda secretamente, mas muitos desligaram-se desta arte, para não serem enviados para as cadeias, pelas autoridades coloniais em colaboração com a Igreja Católica romana e determinados sobas (chefes tribais), que não passavam de “cães de guarda” dos colonizadores, mas também praticavam a Ki-mbanda as escondidas. Aqui podemos compreender as razões do subdesenvolvimento da Ki-mbanda em Angola. Os europeus, coagiram todos os angolanos a receber o baptismo cristão e a professar a fé judaico-cristã. Os que não aceitavam o baptismo cristão, viam seus direitos cancelados. Hoje, depois de 30 anos de independência, por falta de investigação e promoção por parte de quem cuida da cultura angolana, a Ki-mbanda é vista como feitiçaria. O muloji lida com forças negativas que ele manipula contra suas vítimas. O muloji é constante ameaça à população, porque lida com as forças do mal.
Em homenagem aos 4000 anos da cultura Bantu, está a ser preparado por várias pessoas de Angola, Portugal, Canadá, Brasil, o manual moderno da kimbanda, que tem como objectivo principal, desenvolver, modernizar e enriquecer a kimbanda, através de: Divulgação de alguns valores místicos angolanos produzidos em diferentes culturas de Angola. Pensa-se formar kimbandas, de forma a profissionalizar esse ramo da cultura angolana, com métodos novos e aceitáveis. No manual moderno do Ki-Mbanda, voce pode aprender e desvendar mistérios, resolvê-los e organizar com boa intenção, cultos e rituais angolanos.Culto de Nzambi, Culto ancestral, Calundu de Família, M'bamda-arte de curar, Mpolo de Lemba, Muxacato, Nkisi, Óleo de Nzambi, Oração de Lemba, Oração de Njinga Mbandi, Produtos da religiosidade angolana, Santu de Kazola, são abordados no manual moderno do KiMbanda.
Isso voce nunca vai aprender na escola.....
Texto actual dramatizado por: o_Historiador.
Via: .
Fonte principal do Texto original: -"A Ki-Mbanda é para todos, nem todos são para Ki-Mbanda"(Kyamba Wingi).
CAFÉ HISTÓRICO, AQUI VOCE APRENDE OQUE A ESCOA NÃO TE ENSINA..