Noticiário virtual

Noticiário virtual Essa página foi criada com o objetivo de informar sobre as notícias de Angola e do mundo

Um jovem, de 24 anos, no município do Bocoio, província de Benguela, está a ser acusado de tentar envolver-se sexualment...
12/02/2023

Um jovem, de 24 anos, no município do Bocoio, província de Benguela, está a ser acusado de tentar envolver-se sexualmente com a sua mãe, de 55, na passada quarta-feira, 8 de Fevereiro. O mesmo recorreu ao estimulante sexual “kifaru”, sob recomendação de um kimbandeiro.

Segundo um artigo partilhado pelo Correio da Kianda, testemunhas relatam que após o jovem Benilson ser flagrado pelas vizinhas, quando a progenitora pôs-se gritar para chamar a atenção, este foi encaminhado para as autoridades tradicionais daquele município.

Abordado pelos sobas, que procuraram saber as razões que o levaram a cometer tal acto, o jovem teria alegado que foi orientado por um kimbandeiro do Chongoroi, a quem recorreu, porque queria obter mais cabeças de gado.

Segue a página

11/02/2023
Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social comunicou, na sexta-feira, 10 de Fevereiro, através de ...
11/02/2023

Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social comunicou, na sexta-feira, 10 de Fevereiro, através de uma nota, que os trabalhadores ligados ao regime da função pública, vão trabalhar adicionalmente, uma hora e meia, no período entre 13 e 17 do mês em curso, devido ao feriado do carnal

Na referida nota mencionada pelo Jornal de Angola, a decisão é sustentada pelos artigos da Lei dos feriados Nacionais, locais, e datas de celebração nacional.

“Tendo em conta que a referida data coincidirá com o dia de Terça-Feira, devendo dar lugar à ponte, com a consequente suspensão da actividade laboral no dia útil anterior, (20 de Fevereiro, Segunda-feira), conforme estabelece os n.ºs 1 e 2 do artigo 6.º da Lei n.º11/18, de Setembro que altera os artigos, 2.º,3.º, e 6.º, da Lei n.º 10/11, de 16 de Fevereiro-Lei dos Feriados Nacionais, Locais e datas de celebração nacional” é determinado que será “acrescida uma hora e meia ao período diário de trabalho na Função Pública, entre os dias 13 e 17 de Fevereiro do presente ano”, sublinha o documento.

O comunicado cita igualmente, que a medida não abrange os trabalhadores que laborem em regime de turnos.

Ele era um dos rappers mais conhecidos da África, foi indicado quatro vezes ao BET Awards de melhor artista internaciona...
11/02/2023

Ele era um dos rappers mais conhecidos da África, foi indicado quatro vezes ao BET Awards de melhor artista internacional e emplacou sucesso 'Victory lap' em 2011.

O rapper sul-africano AKA morreu aos 35 anos em um tiroteio na noite de sexta-feira (10) em Durban, na África do Sul.

De acordo com o site sul-africano IOL, ele estava em frente a um restaurante em Durban e foi baleado por homens que passaram em dois carros e fugiram em seguida.

AKA, nome artístico de Kiernan Jarryd Forbes, era um dos rappers mais conhecidos da África. Ele foi revelado com o sucesso "Victory Lap", de 2011, que tem mais de 30 milhões de plays no YouTube.

O rapper lançou os álbuns "Altar Ego" (2011), "Levels" (2014) e "Touch My Blood" (2018). Seu perfil no Instagram tem mais de 3 milhões de seguidores.

Ele foi indicado ao BET Awards de melhor artista internacional em 2015, 2016, 2017 e 2019.

O apresentador de televisão Benvindo Magalhães será o anfitrião de um jantar romântico para casais apaixonados, em homen...
11/02/2023

O apresentador de televisão Benvindo Magalhães será o anfitrião de um jantar romântico para casais apaixonados, em homenagem ao dia de São-Valentim, 14 de Fevereiro, na província de Benguela. A data é uma forma de celebrar o amor entre duas pessoas e é marcada pela troca de presentes, jantares românticos e programas a dois.

O também radialista vai apresentar o evento numa altura em que surgem boatos de que o seu casamento com a também apresentadora Stela de Carvalho atravessa uma crise. Entretanto, nada confirmado pelos cônjuges até o momento.

A gala de casais românticos, que promete embalar todos os casais apaixonados da província de Benguela e não só, terá diversas atrações musicais de artistas da nossa praça, como: Edy Tussa, Jandira Padre e vários DJs convidados para preencher a noite.

O evento (jantar romântico) acontece no dia 14 de Fevereiro, no Hotel Praia Morena, com música ao vivo de cantores consagrados da nossa praça.

A UNITA exige a demissão do presidente do Tribunal Supremo (TS) e pede a actuação da Procuradoria-Geral da República (PG...
08/02/2023

A UNITA exige a demissão do presidente do Tribunal Supremo (TS) e pede a actuação da Procuradoria-Geral da República (PGR) para apurar das responsabilidades em todos os escândalos publicamente denunciados que envolvem Joel Leonardo.

O maior partido da oposição entende que quem detém cargos como o de presidente do TS, deve ter como determinação não deixar que os interesses pessoais se sobreponham aos gerais, ferindo a ética e a moral públicas.

"Quando numa função de Estado os interesses privados se sobrepõem aos interesses gerais, a ética e a moral pública apelam à elevação e consequente responsabilização", disse hoje em conferência de imprensa o líder do Grupo Parlamentar da UNITA.

Liberty Chiyaka acrescentou: "Assim, para salvaguarda do bom nome da República de Angola e pelo dever da responsabilidade e responsabilização dos agentes públicos, o Grupo Parlamentar da UNITA exige a demissão do presidente do Tribunal Supremo".

Segundo o deputado, os tribunais são órgãos de soberania com competência para administrar a justiça em nome do povo e isso implica uma responsabilidade acrescida.

"O conselho Superior da Magistratura é presidido pelo presidente do Tribunal Supremo, este que está alegadamente envolvido em escândalos", referiu o deputado, questionando como f**a a imagem do poder judicial no País.

"Quem vai avaliar os juízes, quando o seu presidente está em conflito com a Lei. Quem vai ordenar sindicâncias, inspecções e inquéritos aos serviços judiciais, quando o presidente do Conselho está em falta. Quem vai propor medidas necessárias à eficiência do pode judicial?", indagou.

Uma cidadã de 59 anos foi morta no domingo, dia  5, à machadada, pelos próprios netos, por esta supostamente ser feitice...
06/02/2023

Uma cidadã de 59 anos foi morta no domingo, dia 5, à machadada, pelos próprios netos, por esta supostamente ser feiticeira.

O caso que está a chocar a sociedade no Huambo, ocorreu no município do Bailundo, no interior da residência da vítima, onde foi surpreendida por dois dos seus netos, de 18 e 19 anos de idade, que desferiram vários golpes à machadada contra a avó, supostamente por estar a exercer práticas de feitiçaria, de acordo com a Angop.

Em nota, o Comando da Polícia Nacional na província do Huambo confirmou a detenção dos supostos homicidas, que aguardam pelo interrogatório do Ministério Público.

Ao reagir ao facto, o pastor Manuel Paulino, da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), reprovou a atitude dos supostos homicidas e apelou às famílias no sentido de reforçarem o diálogo, para evitar que comportamentos do género voltem a ocorrer na sociedade.

Trata-se do primeiro caso do género ocorrido, este ano, na província do Huambo, com uma população estimada em mais de dois milhões e 700 mil habitantes, distribuídos em 11 municípios e 37 comunas.

Zenu deixou a mulher com quem vivia há 20 anos, casou com uma etíope e viverá em Londres.O acto matrimonial teve lugar e...
06/02/2023

Zenu deixou a mulher com quem vivia há 20 anos, casou com uma etíope e viverá em Londres.

O acto matrimonial teve lugar em Luanda, um mês antes do falecimento de José Eduardo dos Santos, mas só agora soou para fora porque as partes decidiram manter o assunto no secretismo total. Com este passo, José Filomeno “Zenu”, coloca fim aos mais de 20 anos que o ligavam a Mayra Costa dos Santos, a sua companheira desde os tempos do ensino médio (Puniv) em Angola.

Alguns anos, o casamento deste casal já era relatado como estando abalado mas ambos reconsideraram-se em 2013, com a realização de casamento religioso pela Igreja Metodista Unida Central (IMUC), num acto orientado por pastor, Adilson de Almeida. O casamento foi antecedido com o baptismo de “Zenu” que simbolizou a sua conversão aos cristãos reformistas de Angola.

Zenu planeia também seguir para Inglaterra, onde vive a nova esposa Etíope assim que as autoridades angolanas liberarem os seus documentos de viagem que se encontra confiscados.

cantora angolana, Chelsea Dinorath anunciou recentemente, o lançamento do seu primeiro álbum musical, previsto para Març...
06/02/2023

cantora angolana, Chelsea Dinorath anunciou recentemente, o lançamento do seu primeiro álbum musical, previsto para Março deste ano.

De acordo com a artista, que falava em entrevista à Rádio Luanda, a obra discográf**a, cujo lançamento vai ser digital, conta com as participações de artistas nacionais, portugueses e cabo-verdianos. Chelsea Dinorath fez saber que o álbum terá nove faixas musicais.

Importa lembrar que a cantora é autora de temas como: “Toi Et Moi”, “Sodadi”, “Tamu Aqui” e outros.

Em 2022, Chelsea Dinorath destacou-se ao participar na música “Céu Azul” do projecto “Versos e Poesia” de Dj Black Spygo, e desde então passou a ser mais conhecida pelo público angolano, já que a artista reside em Portugal.

Ministério da Saúde (MINSA), vai realizar de 7 a 21 de Fevereiro, uma campanha massiva de cirurgias grátis em várias uni...
06/02/2023

Ministério da Saúde (MINSA), vai realizar de 7 a 21 de Fevereiro, uma campanha massiva de cirurgias grátis em várias unidades hospitalares, em Luanda.

Segundo um documento citado pelo JA, a campanha massiva implica a marcação gratuita feita pelos utentes presencialmente nos hospitais designados, uma vez que há um número limitado de pacientes previstos ao atendimento.

Dentre as várias unidades seleccionadas, destacam-se: Hospital Geral de Luanda- Para Cataratas e Hérnias (350 pacientes), Hospital Pediátrico David Bernardino- Hérnia Pediátrica (200 pacientes), Hospital Américo Boavida- Urologia (70 pacientes), Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento- Hidrocefalia (100 pacientes), Hospital Walter Strangway- Lábio Leporino (150 pacientes), Maternidade Lucrécia Paim e Hospital Materno Infantil Dr. Azancot de Menezes-Fístulas Obstétricas (100 pacientes) e Miomas Uterinas (70 pacientes).

Segue a página

O político angolano Abel Chivukuvuku, líder do PRA JA Servir Angola, anunciou que vai processar as autoridades angolanas...
05/02/2023

O político angolano Abel Chivukuvuku, líder do PRA JA Servir Angola, anunciou que vai processar as autoridades angolanas por inviabilizarem a formalização do seu projeto político, que, no entanto, espera legalizar ainda este ano.

“Vamos remontar o processo de legalização. Vamos processar o governo, o ministério da administração do Território e o Ministério da Justiça por danos materiais, morais e psicológicos”, anunciou Abel Chivukuvuku que falava aos jornalistas em Luanda junto ao local onde hoje iria terminar uma marcha que, no entanto, não foi autorizada pelo Governo Provincial de Luanda.

Em causa estão assinaturas que foram levadas às administrações municipais e autenticadas, mas que o Tribunal Constitucional não aceitou, questionando o facto de documentos validados pelas administrações (que são do Estado) não terem sido aceites por outro órgão do Estado que é o tribunal.

“Então fomos enganados pelos órgãos do Estado”, criticou o político.

O PRA JA Servir Angola queria realizar, em Luanda, um curto desfile de menos de um quilómetro para “contactar a população” e sensibilizar para as autarquias, tema de uma palestra realizada esta manhã pela direção do projeto político.

“Nós notificámos o Governo Provincial e recebemos uma nota inconstitucional que nos proíbe de andar. Permitem a palestra, mas não permitem o estar em contacto com o cidadão e alegam a lei constitucional de 1991, que já não está em vigor. O direito de circular é normal”, contestou.

No documento endereçado ao PRA JA Servir Angola, o Governo Provincial de Luanda (GPL) diz que o pedido relativo à marcha não foi autorizado por “não reunir os pressupostos” da lei sobre o direito de reunião e manifestação de 11 de maio de 1991.

Em causa estava o desrespeito pelo horário (antes das 13:00 de sábado) e indicação do trajeto a seguir (que, no entanto, constava da carta enviada ao GPL, a que a Lusa teve acesso).

O GPL autorizou, no entanto, a palestra “por se tratar de um local fechado”.

"Na próxima semana já não vamos aceitar, estaremos novamente na rua para conversar com o cidadão”
Chivukuvuku, que viu inviabilizadas várias tentativas de legalização do seu projeto político e foi eleito deputado nas listas da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA, maior partido da oposição angolana) no ano passado, sublinhou que, nesta qualidade, pretende estar próximo daqueles que representa, para “ouvir o cidadão, perceber as perspetivas do cidadão e o sofrimento do cidadão”

E acrescentou que as eleições autárquicas em Angola devem ser realizadas nos próximos dois a três anos, pelo que lançou a campanha “Preparar as autarquias ouvindo o cidadão”.

O político angolano afirmou que decidiu “acatar” as orientações do GPL por que percebeu que haveria “outra vez violência (no sábado passado, a polícia reprimiu uma marcha do PRA-JA Servir Angola com recurso a gás lacrimogéneo), mas vai discutir a questão com as autoridades. “Porque na próxima semana já não vamos aceitar, estaremos novamente na rua para conversar com o cidadão”, garantiu

Frisou, igualmente, que segundo a Constituição, os promotores da marcha teriam apenas de “informar” e não de ser autorizados, e que a lei de 1991 contradiz a Constituição pelo que “não há fundamento nenhum” para a proibição, considerando o ato “ilegal”.

“O cidadão tem o direito de circular onde quiser, não estamos a fazer manifestações contra ninguém, nem contra o Estado, nem para exigir nada, só queremos ouvir o cidadão. Se nós, que somos deputados, não podemos ouvir o cidadão, como é o vamos representar esse cidadão cujos sentimentos não conhecemos”, questionou.

“A verdade é que, como perderam Luanda em 2022, nas eleições, têm medo que esse contacto com o cidadão os faça perder ainda mais. Vão perder outra vez em 2027”, afirmou Abel Chivukuvuku. O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder em Angola desde a independência em 1975, ganhou as eleições no ano passado, mas com o pior resultado de sempre e perdeu a capital, Luanda, para a UNITA, seu principal adversário.

Legalização do PRA-JA: um processo atribulado

Chivukuvuku afirmou também que o “chumbo” do PRA-JA causou também mortes a cinco militantes que foram afetados psicologicamente e “muita gente” sofreu, um processo que espera ver concluído este trimestre, a par da cassação do acórdão do TC.

“O nosso objetivo é que, até ao final do ano, o PRA JA vai estar legal. Eu já tinha avisado, fecham a porta, passo na janela. Em 2022, passei na janela. Se fecham a janela, passo no teto, passo na mesma”, ironizou.

O Tribunal Constitucional de Angola chumbou em definitivo a legalização do PRA-JA Servir Angola, no final de 2020, após várias respostas negativas e recursos apresentados pela comissão instaladora do partido político

Em causa estariam dúvidas relativas às mais de 30 mil assinaturas que o partido recolheu com vista à sua legalização, sendo que de acordo com a lei angolana, é necessário recolher as assinaturas de pelo menos 7.500 cidadãos devidamente reconhecidas pela administração.

No acórdão em que rejeitou o recurso extraordinário apresentado pelo PRA-JA por “não suprir insuficiências” e apresentar “alegações ambíguas”, o Tribunal Constitucional remeteu a possível legalização deste partido para os próximos quatro anos.

“Para o caso de processos de partidos políticos subscritos por grupo de cidadãos, somente decorridos quatro anos, a contar da data de rejeição do processo de credenciamento para a inscrição de partido político ou do acórdão que o confirma, tem a possibilidade de requerer a inscrição de novo projeto partidário”, indicou o TC.

Abel Chivukuvuku foi membro e dirigente da UNITA, principal partido da oposição angolana de 1974 até 2012 e, em seguida, líder da coligação CASA-CE, para a qual conquistou 16 lugares na Assembleia Nacional e da qual foi afastado em 2019.

A CASA-CE perdeu, entretanto, a representação parlamentar e não conseguiu eleger nenhum deputado nas eleições gerais de 2022.

Chivukuvuku apresentou o PRA-JA em agosto de 2019, com a ambição de representar uma alternativa no panorama político angolano, mas a nova formação politica não conseguiu ser legalizada junto do TC..

A NTV deseja um feliz aniversário para vocês que revolucionaram o futebol e nos proporcionaram momentos de muito suspens...
05/02/2023

A NTV deseja um feliz aniversário para vocês que revolucionaram o futebol e nos proporcionaram momentos de muito suspense e euforia e inúmeros momentos de Alegria

Vocês fazem do futebol um planeta,e aconteça o que acontecer o vosso legado está feito e os vossos feitos são eternos

Neymar JR 31anos

Cristiano Ronaldo 38 anos

Uma jovem identif**ada por Maria Marcos, de 20 anos de idade, perdeu a vida nesta quinta-feira (02), após se atirar do 9...
04/02/2023

Uma jovem identif**ada por Maria Marcos, de 20 anos de idade, perdeu a vida nesta quinta-feira (02), após se atirar do 9.° andar de um apartamento, na Centralidade do Mussungue, na cidade do Dundo, província da Luanda Norte.

De acordo com informações, o fatídico acontecimento ocorreu por volta das 19h00. Maria Marcos era estudante do 1.º ano da Faculdade de Economia na Universidade Lueji A’Nkonde, no Dundo, e vivia na residência de sua prima Antónia Maiato, que até ao momento desconhece as causas do suicídio da vitima.

Importa referir que este é o sétimo caso de suicídio registado na Centralidade do Mussungue, desde que em 2015 começou a receber os primeiros moradores.

Segue a página

Com excepção da capital do País, as outras duas províncias em que o MPLA, que administra o Estado desde 1975, perdeu as ...
04/02/2023

Com excepção da capital do País, as outras duas províncias em que o MPLA, que administra o Estado desde 1975, perdeu as eleições viram suas quotas na proposta de OGE2023 aumentar signif**ativamente. Entretanto, o documento ainda não foi aprovado em definitivo, mas tudo aponta para que, depois de validado na especialidade, seja aprovado na votação final global, tendo em conta o número de deputados dos «camaradas», que até têm tido o apoio do PHA, pelo menos quanto ao voto da referida proposta.

As províncias do Zaire e Cabinda, que, à semelhança de Luanda, a capital do País, depositaram maior voto de confiança ao maior partido na oposição, a UNITA, nas eleições-gerais de 24 de Agosto passado, viram as suas quotas na proposta de Orçamento Geral de Estado para 2023 aumentar signif**ativamente em relação ao OGE2022.

Nas eleições supra, em Cabinda, por exemplo, o MPLA, partido que administra o Estado desde a independência do País em 1975, obteve apenas 26% dos votos escrutinados, tendo a UNITA, o seu arquirrival, arrecadado 68%. E no Zaire, os «maninhos» tiveram 52%, já os «camaradas» 36%.

E antes dessas eleições, nos últimos cinco anos, as referidas províncias, com excepção da capital, nunca tiveram um orçamento que chegasse aos 300 mil milhões de kwanzas/ano. Já na proposta de OGE 2023, Cabinda, a circunscrição mais ao Norte do País, conta com um orçamento de 495,9 mil milhões de kwanzas, representando um aumento de 106%, em comparação ao período homólogo (2022), altura em que o orçamento da província foi fixado em 239,8 mil milhões.

Embora não tenha nem sequer roçado a proposta de OGE para Cabinda, a província do Zaire vê a sua quota aumentar para 148,7 mil milhões, contra os 109,9 mil milhões de 2022. Dentre as localidades em que a UNITA venceu ao MPLA, Luanda é a circunscrição que viu o seu orçamento recuar em comparação ao ano passado, dado que, em 2022, a capital teve uma dotação de 1,1 bilião de kwanzas e por hora deverá receber 979,9 mil milhões.

04/02/2023

MOÇAMBIQUE
Jovem músico moçambicano é obrigado a usar desodorizante (mum) em pleno programa televisivo, em directo, por alegadamente ter mau cheiro e gera polémica nas redes sociais.

Att nada de bullying

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, chegam na segunda-feira a Angola para uma visita de três dias que contempla enc...
04/02/2023

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, chegam na segunda-feira a Angola para uma visita de três dias que contempla encontros de alto nível, assinatura de acordos e a participação num fórum empresarial.

Segundo o programa a que a Lusa teve acesso, a chegada está prevista para segunda-feira, mas a visita oficial inicia-se apenas na terça-feira com uma deslocação à Praça da República - onde se encontra o Memorial António Agostinho Neto e o jazigo do ex-presidente José Eduardo dos Santos, que morreu no ano passado - a anteceder um encontro com o chefe de Estado, João Lourenço.

No Palácio Presidencial, está prevista uma cerimónia de condecorações e a assinatura de acordos, seguindo-se na parte da tarde uma passagem pelo Banco Económico e um encontro com a comunidade espanhola.

Segundo fontes contactadas pela Lusa serão assinados três memorandos de entendimento: um na área da formação diplomática, outro relativo à indústria 4.0 e um terceiro relacionado com a prática desportiva.

Por outro lado, o edifício do Banco Económico será palco de uma apresentação da Universidade Internacional do Cuanza (Cuíto, Bié), que entrou em funcionamento em outubro de 2021, e de duas exposições dedicadas ao pintor catalão Joan Miró.

O fórum empresarial, que reúne empresários dos dois países, terá lugar na quarta-feira.

No mesmo dia, os reis de Espanha visitam ainda a Assembleia Nacional e o Museu de História Militar, antes de regressarem ao país na parte da tarde.

Trata-se da primeira visita de Estado dos reis de Espanha a um país da África subsaariana e é aguardada "com especial entusiasmo", como afirmou Felipe VI ao anunciar a deslocação.

O rei destacou os esforços que Espanha tem desenvolvido para aumentar o número de embaixadas em África, assim como "o aumento de contactos em diferentes níveis" com os países africanos.

O chefe de Estado de Espanha acrescentou que África é "um continente vasto e plural, com infinitas necessidades e cheio de possibilidades de cooperação", com vista ao seu desenvolvimento.

Um mini autocarro que fazia o serviço de táxi na Avenida Deolinda Rodrigues, em Luanda, incendiou-se pouco depois das 14...
02/02/2023

Um mini autocarro que fazia o serviço de táxi na Avenida Deolinda Rodrigues, em Luanda, incendiou-se pouco depois das 14 horas , 1 de fevereiro , com passageiros a bordo, que tiveram que descer pelas janelas.

A viatura saía do Mercado do KM 30, em Viana, e tinha como destino a vila sede, daquele município da província de Luanda.

Testemunhas no local relataram que todos os passageiros que seguiam a bordo da viatura de marca Scania tiveram de saltar pelas janelas. Os bens de todos os passageiros f**aram carbonizados.

Entretanto, não há registo de qualquer morte.

O referido incêndio ocorreu quando o veículo passava a zona do Capalanga, na conhecida entrada do Piaget.

Até a decomposição completa do veículo, às 15h20, os efectivos do Corpo de Protecção Civil e Bombeiros não estavam no local, tendo sido visível a presença de pelo menos dois agentes da Polícia Nacional.

O local da ocorrência do incêndio dista há pouco menos de 3 quilómetros da Escola Nacional dos Bombeiros de Viana.

O videoclipe da nova música de Gerilson Insrael, designada “Mima Só”, foi lançado na Segunda-feira e, desde então, tem f...
02/02/2023

O videoclipe da nova música de Gerilson Insrael, designada “Mima Só”, foi lançado na Segunda-feira e, desde então, tem feito êxito, contando já com mais de 180 mil visualizações no Youtube. Através das redes sociais, o músico considerou que este é “o videoclipe mais caro já feito em Angola nos últimos anos”.
:
Na plataforma Youtube, o número de visualizações não pára de subir, somando, até ao momento, 188.047 visualizações.

Sobre o seu mais recente trabalho, Gerilson Insrael considerou que este é o videoclipe "mais caro já feito" no país nos últimos anos.

"Sem sobra de dúvidas acabamos fazendo o videoclipe mais caro já feito em Angola nos últimos anos, com o intuito de dinamizar o mercado, tudo porque vocês merecem sempre o melhor", escreveu o artista, na sua página de Facebook.

O músico sinalizou ainda a conquista de mais de 100 mil visualizações em menos de 24 horas, "sinal de que o produto está a ser bem entregue".

"Muito obrigado a você que sempre esteve aí dando o seu suporte. A nossa cultura já é grande, então vamos tornar isso GIGANTE", completou.

Líder do PRA-JA, deputados a Assembleia Nacional e vários apoiantes foram maltratados e humilhados.Foi com disparos de g...
30/01/2023

Líder do PRA-JA, deputados a Assembleia Nacional e vários apoiantes foram maltratados e humilhados.

Foi com disparos de gás lacrimogéneo que os agentes da Polícia Nacional dispersaram o político Abel Chivukuvuku, deputados e apoiantes que se preparavam para marchar na rua Cônego das Neves antes de o líder do movimento PRA-JA ministrar uma palestra sobre as autarquias.

Informações dão conta que 17 pessoas f**aram feridas, incluindo cidadãos que circulavam nos arredores, em consequência da ação policial.

No sábado dia 28, a polícia deteve activistas que tentavam manifestar na cidade capital

Segue a página

Detidos burladores que roubaram cinco milhões de kwanzas através de fraudes no ATMO Serviço de Investigação Criminal da ...
29/01/2023

Detidos burladores que roubaram cinco milhões de kwanzas através de fraudes no ATM

O Serviço de Investigação Criminal da província do Uíge (SIC), desmantelou durante as operações realizadas entre os dias 20 e 24 de Janeiro, uma rede de supostos burladores, que operavam a partir de Luanda, através das redes sociais e pelos ATM.

De acordo com o porta-voz do SIC no Uíge, Zacarias Fernando, citado pelo Jornal de Angola, o grupo que causou a fraude de cinco milhões de kwanzas a dois cidadãos no Uige, realizava as suas operações através das redes sociais criando plataformas falsas para a activação de aplicativos de Multicaixa Express a fim de roubarem os cidadãos e fazer troca de cartões de multicaixa nos ATM.

As detenções ocorreram depois de receberem duas denúncias de um professor reformado e de uma cidadã, que foram alvo das operações dos delinquentes em dois ATM da cidade do Uíge. Os denunciantes informaram ter suspeitado de dois cidadãos que estiveram muito próximo delas, mas que não acediam aos ATM, dando sempre prioridade a pessoas que chegavam depois deles, retirando-se depois em uma viatura, para o município do Negage, no Uíge, onde teriam feito os levantamentos e as transferências dos referidos valores.

“Os implicados fingiam estar em filas nos ATM, f**ando muito próximo das pessoas que estivessem a realizar o manuseamento dos aparelhos e aproveitavam, por qualquer deslize dos cidadãos, para memorizarem os códigos dos cartões multicaixa”, disse o porta-voz.

Detidos num dos postos de controlo da Polícia Nacional após as suas viaturas serem identif**adas pelas vítimas, os acusados foram levados aos ATM onde os denunciantes estiveram, tendo-se então confirmado as suas identif**ações e confessados os crimes.

Segue a página

👉🏾A Globo e a ZAP têm um presente especial para os clientes Mini, Mini + e Maxi! Até 30 de janeiro, o canal Globo HD est...
29/01/2023

👉🏾A Globo e a ZAP têm um presente especial para os clientes Mini, Mini + e Maxi!

Até 30 de janeiro, o canal Globo HD estará em sinal aberto.
Ligue-se ao canal 10 para acompanhar todas as emoções do “Big Brother Brasil 2023”, a estreia da nova novela “Vai na Fé”, o programa “Domingão do Huck” e toda a magia da Globo.
Carregue já e fique ligado à Globo... Canal 10 da sua TV!
Para mais informações ligue: 935 555 500

Alexandre Sebastião André, vice-presidente da CASA-CE, informa que a coligação que se viu forçada a abandonar a sede, na...
28/01/2023

Alexandre Sebastião André, vice-presidente da CASA-CE, informa que a coligação que se viu forçada a abandonar a sede, na baixa de Luanda, por incapacidade financeira, se encontra «numa maré» de dívidas que ultrapassam os 3,9 milhões de dólares, contraídas para a compra de viaturas e pagamentos de outros serviços.

A Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) está a viver o pior momento da sua história desde as eleições gerais de 24 de Agosto de 2022, cujos resultados a retiraram da Assembleia Nacional e, consequentemente, o direito de beneficiar de uma subvenção do Estado.

Alexandre Sebastião André, vice-presidente da referida coligação, calcula que os passivos da organização estão orçados em quatro milhões de dólares, equivalentes a pouco mais de dois mil milhões de kwanzas, de acordo com o câmbio praticado na passada quarta-feira, 25, altura em que fechávamos a presente edição.

Dos quatro milhões de dólares, cinco por cento é ocupado com dívidas contraídas a concessionárias, por onde foram feitas aquisições de viaturas. Alexandre Sebastião André, que anuncia haver uma negociação entre a coligação e as concessionárias, no sentido de se alargar o prazo para o pagamento, refere que o passivo da referida organização política se vem acumulando desde o período em que Abel Chivukuvuku ainda liderava a coligação.

"O passivo é muito grande, orça aí em quatro milhões de dólares. São dívidas já herdadas desde o tempo de Abel [Chivukuvuku] e há outras que foram adicionando em função das adoptações financeiras do OGE. No quadro da realização das últimas eleições, podemos afirmar que a dívida moral que temos é com os delegados de lista, resultante da inacção do Executivo", explica o também jurista que integra a CASA-CE pelo Partido de Apoio para a Democracia e Desenvolvimento de Angola - Aliança Patriótica (PADDA-AP).

Entra em campo hoje às 16h15 o líder da la liga .O que tens a dizer
28/01/2023

Entra em campo hoje às 16h15 o líder da la liga .

O que tens a dizer

Angola vive um momento histórico, pois são vários os Benefícios do Satélite ANGOSAT-2 para os Angolanos.O tão sonhado sa...
27/01/2023

Angola vive um momento histórico, pois são vários os Benefícios do Satélite ANGOSAT-2 para os Angolanos.

O tão sonhado satélite angolano denominado ANGOSAT-2 foi lançado, na tarde desta quarta-feira, dia 12 de Outubro de 2022.

O ANGOSAT-2 é o segundo satélite angolano e foi lançado na órbita, a partir da estação aeroespacial de Baikonur, no Cazaquistão.

Porquê o Satélite Angolano foi lançado no Cazaquistão?
Por razões históricas e técnicas. O Cosmodromo Baikonur, o primeiro e maior centro de lançamentos espaciais, se situa no Cazaquistão. Foi fundado em 1955, quando o Cazaquistão fazia parte da União Soviética. Inicialmente como centro de te**es do primeiro míssil balístico intercontinental, o R-7 Semyorka. O R-7 foi rapidamente adaptado para lançar o primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, e depois Yuri Gagarin no primeiro voo espacial tripulado.

Capacidades do Satélite Angolano ANGOSAT-2
O ANGOSAT-2 tem uma capacidade de transmissão sete vezes maior que a do ANGOSAT-1, que tinha 16 retransmissores na Banda C e seis na Banda KU.

Com 15 anos de tempo de vida útil, o ANGOSAT-2 tem ainda seis “transponders” na Banda C, 24 na Banda KU e, como novidade, um retransmissor na Banda KA.

Trata-se de um satélite de Alta Taxa de Transmissão (HTS), com peso total de duas toneladas, preparado para disponibilizar 13 gigabytes em cada região iluminada (zonas de alcance do sinal do satélite). O mesmo será baseado na plataforma Eurostar-3000.

A Construção do ANGOSAT-2
O ANGOSAT-2 começou a ser construído a 28 de Abril de 2018, nas instalações da Airbus, em França, onde foi instalada toda a carga útil do satélite. Depois foi para região da Sibéria e depois seguiu para o local de lançamento em Baikonur, no Cazaquistão.

É importante realçar que o ANGOSAT-2 foi construído e lançado pela Russia.

O responsável pela construção do satélite é a Information Satellite Systems Reshetnev (ISS Reshetnev).

O satélite AngoSat-2 é um dos projetos do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), um é o gabinete que pertence ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de Angola

um homem de 40 anos ‘tirou’ a vida da sogra, por esta reprovar o seu relacionamento amoroso com a sua filha. O caso acon...
27/01/2023

um homem de 40 anos ‘tirou’ a vida da sogra, por esta reprovar o seu relacionamento amoroso com a sua filha. O caso aconteceu no município de Moçâmedes, província do Namibe.

Segundo avançou o porta-voz do SIC no Namibe, mencionado pelo Novo Jornal, tudo aconteceu após o homem dirigir-se até à casa da sogra com a intenção de cometer o crime, num momento em que a vítima se encontrava sozinha. Posto no interior da residência, o indivíduo aproveitou-se da ausência dos familiares no local e estrangulou a senhora até à morte, tendo colocando-se em fuga após o acto.

Minutos depois, a filha da vítima, de 19 anos, chegou à casa e apercebeu-se da situação através da sua sobrinha de 6 anos, que discretamente presenciou o acto. Após a menor a ter informado tudo que ocorreu, a filha fez a participação ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), que se deslocou até ao local.

O SIC e a Polícia Nacional desencadearam diligências em torno do caso, que culminou na localização e detenção do acusado, que será encaminhado para o Ministério Público para o primeiro interrogatório

Segue a página isso motiva

Endereço

Ondjiva

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Noticiário virtual publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar


Outra Empresa de comunicação e notícias em Ondjiva

Mostrar Todos