Paróquia São José - Diocese do Dundo

Paróquia São José - Diocese do Dundo Glorioso São José, sede o nosso intercessor no Céu e o nosso protetor aqui na Terra, nós vos pedimos.

Boa viagem, Santo Padre! ✈️Destino: a ilha de Córsega, França 🇫🇷  .
15/12/2024

Boa viagem, Santo Padre! ✈️

Destino: a ilha de Córsega, França 🇫🇷
.

III Domingo do Advento, Ano CProclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas 3,10-18Naquele tempo,as multidões ...
15/12/2024

III Domingo do Advento, Ano C

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas 3,10-18

Naquele tempo,
as multidões perguntavam a João:
"Que devemos fazer?"
João respondia:
"Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem;
e quem tiver comida, faça o mesmo!"
Foram também para o batismo cobradores de impostos,
e perguntaram a João:
"Mestre, que devemos fazer?"
João respondeu:
"Não cobreis mais do que foi estabelecido".
Havia também soldados que perguntavam:
"E nós, que devemos fazer?"
João respondia:
"Não tomeis à força dinheiro de ninguém,
nem façais falsas acusações;
ficai satisfeitos com o vosso salário!"
O povo estava na expectativa
e todos se perguntavam no seu íntimo
se João não seria o Messias.
Por isso, João declarou a todos:
"Eu vos batizo com água,
mas virá aquele que é mais forte do que eu.
Eu não sou digno
de desamarrar a correia de suas sandálias.
Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
Ele virá com a pá na mão:
vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro;
mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga".
E ainda de muitos outros modos,
João anunciava ao povo a Boa-Nova.

"Há coisas que só as mulheres intuem e a teologia precisa da sua contribuição", disse o papa Francisco na audiência com ...
11/12/2024

"Há coisas que só as mulheres intuem e a teologia precisa da sua contribuição", disse o papa Francisco na audiência com os participantes do Congresso Internacional sobre o Futuro da Teologia, organizado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação no Palácio Apostólico Vaticano.

Para Francisco, “uma teologia exclusivamente masculina é uma teologia incompleta”. Ele disse que ainda há um longo caminho a percorrer nesse sentido.

No seu discurso, o papa Francisco comparou a teologia à luz que faz “as coisas aparecerem, mas sem serem expostas”, pois faz “um trabalho escondido e humilde, de modo que a luz de Cristo e seu Evangelho possa emergir”.

Francisco deu um conselho a cada um dos teólogos presentes: “buscar a graça e permanecer na graça da amizade com Cristo, a verdadeira luz que veio a este mundo. Toda teologia nasce da amizade com Cristo e do amor por seus irmãos, suas irmãs, seu mundo; este mundo, dramático e magnífico ao mesmo tempo, cheio de dor, mas também de beleza comovente”.

O papa Francisco também articulou o seu discurso em torno de um desejo e de um convite que transmitiu aos presentes.

O desejo é que “a teologia ajude a repensar o pensamento”, uma vez que molda a maneira como pensamos, os sentimentos, a vontade e a tomada de decisões.

Ele pediu para “curar a simplificação” típica das ideologias que “achatam tudo”, diante de uma realidade que é complexa. “Quando não se consegue ou não se quer lidar com o drama dessa complexidade, facilmente se tende a simplificar”, disse o papa.

Citando a constituição apostólica Veritatis Gaudium publicada por ele mesmo em 2018, o papa Francisco disse que o antídoto para a simplificação é “a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, que permitem fermentar a forma do pensamento teológico junto com a de outros conhecimentos porque são como os sentidos do corpo: cada um tem sua especificidade, mas precisam um do outro”.

“Ao ajudar a repensar o pensamento, a teologia voltará a brilhar como merece, na Igreja e n

O arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Antônio Brustolin tomou algumas decisões referentes ao Jubileu 2025 em sua a...
27/11/2024

O arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Antônio Brustolin tomou algumas decisões referentes ao Jubileu 2025 em sua arquidiocese. “A mais contundente”, segundo sua nota publicada dia 16 de novembro, “será a postura” de toda a arquidiocese “neste Ano Santo em não promover ‘reuniões dançantes’ nas festas dos padroeiros das comunidades, bem como a não comercialização de bebidas alcoólicas em todos os eventos da Igreja Católica”.

Segundo o arcebispo, a Bula do Jubileu da Esperança, Spes non confundit diz que, “em cada celebração jubilar, muitas iniciativas que mostrem sinais de esperança, inclusive as já realizadas, serão promovidas e estimuladas” e por isso, a arquidiocese tomou essa decisão para mostrar “que uma nova forma de celebração e valorização da vida é possível e, de modo algum, inclui práticas que destruam a família e a dignidade humana”.

Com isso, dom Leomar Brustolin sugeriu que “cada paróquia deverá preparar os seus peregrinos, organizando abundantes celebrações penitenciais e fomentando sobremaneira a formação discipular, a saber, grupos de cristãos que se reúnem para ouvir e partilhar a Palavra de Deus em seus ambientes e com seus pares”.

Dom Leomar Brustolin havia declarado no dia 20 de outubro, durante uma missa da trezena móvel da Medianeira na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Restinga Sêca que “o ano jubilar, em nenhuma capela, em nenhuma igreja vai ter baile” e que “foi decisão do conselho e claro que o bispo assinou”. Ele enfatizou ainda: “o pessoal tá andando errado, eu vou deixar eles fazerem o que querem?! Não!”.

“Faz-se uma festa, vem 50 pessoas para a missa, 150 para o almoço e 300 para o baile. E a minha pergunta: a igreja existe para baile? E vão falar sério, os que mais vem a terceira idade os idosos. Com umas músicas bagaceiras, que eu morro de vergonha, não, não é?! Por aí fazem festa domingo à tarde, dá briga vai parar na delegacia e o delegado veio falar para mim: mas bispo, a igreja católica fazendo baile, vendendo cerveja

“O batismo não pode ser imposto aos pais que não o desejam para os seus filhos”, disse o papa Francisco ao responder a u...
27/11/2024

“O batismo não pode ser imposto aos pais que não o desejam para os seus filhos”, disse o papa Francisco ao responder a uma carta enviada por uma avó cuja neta de cinco anos não recebeu o sacramento.

Oliva, de Bérgamo, escreveu através da revista Piazza San Pietro uma carta ao papa Francisco na qual conta que a menina é sua “última neta, tem cinco anos e é muito carinhosa e animada, não foi batizada porque seus pais, casados ​​no civil, se afastaram do Senhor na adolescência. Até hoje, o desejo de buscá-lo e torná-lo presente em suas vidas não está presente neles”.

Esta situação, continua a avó, causa-lhe “grande sofrimento”. Ela diz ao papa que continuará rezando e pede “conforto e conselho”.

“Eu entendo o seu sofrimento e estou perto de vocês”, diz o papa na sua resposta, publicada hoje (25) pela Fábrica São Pedro. “O batismo é um grande dom que podemos dar aos pequenos, porque é o primeiro dos sacramentos, é a porta que permite que Cristo Senhor e o Espírito Santo habitem, entrem na nossa pessoa. Eu mesmo batizei muitas crianças ao longo dos anos em São Pedro, nos hospitais, e é sempre uma grande alegria”.

“Se os pais se afastaram da fé, não se deve perder a confiança. A oração pode fazer muito”, disse Francisco. “Faz milagres. Rezem com mais fé. Pensem em Santa Mônica e nas suas incessantes orações pela conversão do filho Agostinho, que mais tarde se tornou santo bispo”.

“Com a oração, amem com a esperança da ressurreição. O amor autêntico e altruísta cria laços fortes que podem ser surpreendentes. Alguns pensam: mas por que batizar uma criança que não entende? Quando for adulta, será ela a decidir”.

O papa Francisco disse então que “batizar uma criança significa confiar no Senhor, no Espírito Santo, porque quando batizamos uma criança, o Espírito Santo entra nessa criança, e o Espírito Santo faz com que as virtudes cristãs cresçam nessa criança, como uma criança, que então florescerá”.

“O batismo, entretanto, não pode ser imposto aos pais que não o deseja

Endereço

Lunda
Lunda Norte

Horário de Funcionamento

Terça-feira 07:30 - 20:30
Quarta-feira 07:30 - 20:30
Quinta-feira 07:30 - 20:30
Sexta-feira 07:30 - 20:30
Sábado 09:00 - 21:30
Domingo 06:00 - 21:30

Telefone

+244927828811

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Paróquia São José - Diocese do Dundo publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Paróquia São José - Diocese do Dundo:

Compartilhar