GOTA TV

GOTA TV GOTA MULTIPLATAFORMA || Portal de notícia, Rádio, televisão e Produtora Musical.

Após detenção de jornalistas e activistas, lei contra vandalização entra em vigorO diploma, aprovado pela Assembleia Nac...
01/09/2024

Após detenção de jornalistas e activistas, lei contra vandalização entra em vigor

O diploma, aprovado pela Assembleia Nacional a 19 de Junho, promulgada pelo Presidente da República, e publicada em Diário da República de 29 de Agosto, já está em vigor, visa punir os diferentes actos de vandalismo de bens e serviços públicos que têm causado elevados prejuízos ao Estado, colocando em risco a sustentabilidade do investimento público realizado para a satisfação das necessidades colectivas.

De acordo com a Lei, é punido com a pena de prisão de 20 a 25 anos aquele que destruir uma infra-estrutura náutica, ferroviária ou rodoviária pública, navio, automóvel ou comboio, ou que colocar em risco a segurança de um desses meios de transporte público.

A Polícia Nacional deteve no sábado, 31 de agosto, jornalistas que pretendiam fazer cobertura de uma manifestação pacífica sobre a Lei contra crimes de vandalismo e bens e serviços públicos. Igualmente, foram detidos vários ativistas angolanos quando se preparavam para protestar a lei que entra em vigor.

João Lourenço perde confiança dos veteranos do MPLA As motivações que levaram o líder do MPLA, João Lourenço, a reunir-s...
29/08/2024

João Lourenço perde confiança dos veteranos do MPLA

As motivações que levaram o líder do MPLA, João Lourenço, a reunir-se com os Primeiros-Secretários dos Comités de Ação do Partido, na segunda-feira, 26 de agosto, foram impulsionadas pela necessidade de responder publicamente à posição de três veteranos do partido. Esses veteranos se reuniram com Lourenço e o informaram que têm um candidato para disputar as eleições partidárias no congresso de 2026 e, posteriormente, para as eleições gerais de 2027.

De acordo com apurações do Club-K, a primeira vez que Lourenço soube que os mais velhos eram favoráveis a um congresso com múltiplas candidaturas, chegou-lhe também a informação de que o mais entusiasta dessa tese seria o ex-ministro da Segurança de Estado e ex-secretário-geral do MPLA, Paulo Julião "Dino Matross", que, em entrevistas públicas, nunca escondeu a sua posição de abertura democrática dentro do partido no poder. Lourenço teria convocado Matross pela primeira vez na sede da Presidência da República, dizendo-lhe que este estava a falar mal dele para outras pessoas. No encontro Matross negou as acusações imputadas pelo Presidente.

Aos militantes, João Lourenço afirmou que o MPLA tem estatutos que devem ser respeitados e que ainda não foi convocado nenhum congresso eletivo partidário. Proferiu palavras duras contra Dino Matross, seguindo o seu discurso de abertura, em que insinuou que o próximo presidente da República poderia ser um jovem, deixando a entender que, para 2027, será ele a escolher alguém para ficar no poder, mas com ele na liderança do MPLA, a comandar. "Vamos, por isso, continuar a apostar nos nossos jovens, prepará-los e dar-lhes todas as oportunidades de ascenderem até onde suas capacidades permitirem, inclusive para a assumpção do mais alto posto de Presidente da República", disse João Lourenço.

Lourenço também deixou claro que não está alinhado com uma eventual candidatura de Higino Carneiro, insinuando a existência de uma ligação entre os dois, ao que foi categórico em afirmar que quem propaga isso é "mentiroso".

Isaías Samakuva recusa pedido da UNITA de afastar militantes da Fundação que impugnaram congresso em 2019As razões para ...
27/08/2024

Isaías Samakuva recusa pedido da UNITA de afastar militantes da Fundação que impugnaram congresso em 2019

As razões para a ausência da direção da UNITA no lançamento da Fundação Jonas Malheiro Savimbi, em Luanda, estão a ser associadas a dois fatores principais. O primeiro visou garantir que a nova instituição tenha autonomia própria, sem que seja ligada a uma agenda política, visto que as fundações (excepto a Sagrada Esperança, do MPLA) não podem se envolver em atividades políticas. O segundo factor está relacionado a exigências feitas pela direção da UNITA, que foram rejeitadas pela direção da fundação.

De acordo com apurações, durante a última reunião da Comissão Política da UNITA, marcada pela presença de Isaías Ngola Samakuva, alguns "mais velhos", provenientes da província do Moxico, fizeram questionamentos ao segundo presidente da história do “Galo Negro”. Entre as questões levantadas, os “mais velhos” pediram a Isaías Samakuva que afastasse da direção da Fundação Jonas Malheiro Savimbi o grupo de militantes que, em 2019, teria impugnado o décimo terceiro congresso da UNITA. O argumento dos "mais velhos" é que este grupo, no qual se destaca a militante expulsa Ana Filomena Domingos, é hostil ao partido e continua a desenvolver uma agenda de desestabilização do partido fundado por Jonas Savimbi.

Segundo fontes do Club-K, o ex-líder Isaías Samakuva, que agora coordena a FJM, recusou a proposta de afastar o referido grupo da direção da fundação. A mensagem transmitida pelos "mais velhos" foi de que, enquanto este grupo continuar a ter acolhimento na Fundação Jonas Savimbi, a direção da UNITA se distanciará das atividades dos mesmos.

Partido Cidadania assume-se capaz de retirar o país do marasmo que se encontraDepois de ter sido admitido pelo Tribunal ...
25/08/2024

Partido Cidadania assume-se capaz de retirar o país do marasmo que se encontra

Depois de ter sido admitido pelo Tribunal Constitucional à pléiade de formações políticas com respaldo legal, o partido Iniciativa de Cidadania para o Desenvolvimento de Angola, vulgo “Cidadania”, manteve o primeiro contacto com o público através de um documento designado “Carta à Nação”, ao qual OPAÍS teve acesso.

O projecto Cidadania, como pode ler-se no documento, tem como linha orientadora e ideológica os princípios básicos de cidadania assentes nas dimensões civil (liberdade e igualdade), social (trabalho, saúde, educação, instrução profissional e reforma garantida), económica (segurança alimentar, acesso aos meios de vida e de bem-estar) e política (liberdade de expressão, de associação e integração na sociedade civil e direito ao voto por sufrágio universal).

O Cidadania assume-se como sendo resultado de uma reflexão e diagnóstico profundo da realidade sócio-política actual e da projecção de soluções capazes de retirar o país do marasmo em que supostamente se encontra.

Benedito Daniel acusado de expulsar Gaspar Fernandes da VIII reunião do PRSO secretário nacional da Juventude do Partido...
23/08/2024

Benedito Daniel acusado de expulsar Gaspar Fernandes da VIII reunião do PRS

O secretário nacional da Juventude do Partido de Renovação Social (JURS), Gaspar dos Santos, denunciou ter sido expulso da VIII reunião do Conselho Político do PRS, alegadamente pelo actual líder do PRS, Benedito Daniel, a quem acusa de conduta “indecorosa”.

O pré-candidato e membro do Conselho Político e do Comité Nacional, lamentou ter sido expulso da reunião realizada na segunda-feira, com agressões físicas e verbais, supostamente por “orientação” do presidente do PRS, Benedito Daniel.

Para Gaspar Fernandes, Benedito Daniel, não está à altura para continuar a dirigir os destinos do Partido de Renovação Social (PRS), por estar envolvido em actos que classifica de “indecorosos” e “ferem” princípios constitucionais, e o interno do partido.

IMPRESSIONANTE || Cristiano Ronaldo recebeu o Gold Play Button do YouTube por ultrapassar 1 milhão de inscritos e mostro...
21/08/2024

IMPRESSIONANTE || Cristiano Ronaldo recebeu o Gold Play Button do YouTube por ultrapassar 1 milhão de inscritos e mostrou para seus filhos, que ficaram muito felizes em ver.

MED preocupado com 85% de reprovação nas provas de acesso ao Ensino Médio Os resultados do exame nacional de admissão pa...
19/08/2024

MED preocupado com 85% de reprovação nas provas de acesso ao Ensino Médio

Os resultados do exame nacional de admissão para instituições de ensino médio e técnico profissional em Angola começaram a ser divulgados, revelando uma taxa alarmante de reprovação de 85%, segundo fontes do Ministério da Educação (MED).

As escolas técnicas de saúde registraram os maiores índices de reprovação, com poucos candidatos alcançando a nota mínima de 10. O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) destacou que a elevada taxa de reprovação evidencia problemas estruturais no sistema de ensino, especialmente no nível primário.

Enquanto isso, as matrículas para novas turmas no ensino primário e secundário começaram em todo o país, com as habituais longas filas nas portas das escolas.

Morreu o apresentador brasileiro Sílvio Santos aos 93 anosSilvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasilei...
17/08/2024

Morreu o apresentador brasileiro Sílvio Santos aos 93 anos

Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu, aos 93 anos, após ser internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O apresentador voltou a ser internado na quinta-feira (1º/8), dias depois de receber alta médica devido a um quadro de H1N1.

Silvio Santos tem um marco na história da televisão brasileira. Ao longo dos últimos 60 anos esteve no ar, com passagens pelas principais emissoras, incluindo a rede Globo, até criar sua própria rede: o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

Novo modelo Constitucional pode levar João Lourenço a permanecer no poderUm novo modelo de Constituição, previsto para s...
16/08/2024

Novo modelo Constitucional pode levar João Lourenço a permanecer no poder

Um novo modelo de Constituição, previsto para ser aprovado antes de 2027 e atribuído ao Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, prevê o regresso da figura de um Primeiro-Ministro com poderes verdadeiramente executivos.

De acordo com informações apuradas pelo Club-K, este modelo teria sido escolhido por João Lourenço para se manter no poder após 2027, ao invés de alterar os limites de mandatos presidenciais, que o impedem de continuar como Presidente. Nesta nova estratégia, os poderes do Presidente da República poderiam ser reduzidos simbolicamente, com os poderes executivos passando para o Primeiro-Ministro, que também seria o Chefe do Executivo. Com este modelo, o partido que vencer as eleições terá como Presidente da República o seu cabeça de lista, que por sua vez nomeará o Primeiro-Ministro.

REAL MADRID É CAMPEÃO DA SUPERCOPA DA UEFA 2024
14/08/2024

REAL MADRID É CAMPEÃO DA SUPERCOPA DA UEFA 2024

"Os jovens são os construtores do presente e os arquitectos do amanhã", diz Rui FalcãoO ministro da Juventude e Desporto...
12/08/2024

"Os jovens são os construtores do presente e os arquitectos do amanhã", diz Rui Falcão

O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, considerou, esta segunda-feira, que os "jovens angolanos são os construtores do presente e os arquitectos do amanhã".

"A juventude angolana é o maior recurso da nossa Nação”, escreveu o ministro numa mensagem por ocasião do Dia Mundial da Juventude, que se assinala hoje. "A vossa energia, criatividade e capacidade de inovar são forças inestimáveis”.

Segundo o ministro, o Governo está empenhado em trabalhar "incansavelmente” para remover esses obstáculos e assegurar que cada jovem angolano tenha as ferramentas e o apoio necessário para realizar o seu potencial pleno.

Encarregados de educação não concordam com a medida do executivo de aumentar os preços das propinasA subida do valor das...
10/08/2024

Encarregados de educação não concordam com a medida do executivo de aumentar os preços das propinas

A subida do valor das propinas e outros emolumentos no ensino particular apanhou desprevenidos pais, encarregados de educação e estudantes, a braços com a inflação em alta e a aumento dos preços da cesta básica. Pais, Movimento estudantil e Associação de Defesa dos Consumidores não concordam com a medida e apelam ao Executivo para reavaliar a situação.

Após a anuência do Executivo para o reajuste do valor das propinas e emolumentos nas instituições públicas e privadas do ensino, na ordem dos 10,62 por cento, para o ano lectivo 2023-2024, a Associação Nacional do Ensino Privado (ANEP) emitiu um novo instrutivo que orienta os filiados a proceder a uma nova subida no valor das propinas referentes a 2024/2025.

“Este ajuste visa garantir que os aumentos sejam proporcionais às mudanças económicas e mantenham o equilíbrio entre a sustentabilidade das instituições e a capacidade financeira das famílias”, lê-se na nota da ANEP, mencionada pelo Novo Jornal.

Mulher de 70 anos dá à luz a gémeos no UgandaUma mulher de 70 anos de idade, que responde pelo nome de Safina Namukwaya,...
10/08/2024

Mulher de 70 anos dá à luz a gémeos no Uganda

Uma mulher de 70 anos de idade, que responde pelo nome de Safina Namukwaya, deu à luz a gémeos num hospital do Uganda, após ter sido submetida a um tratamento de fertilização in vitro.

A notícia foi avançada pelo departamento de comunicação e imagem do hospital, através das redes sociais.

Por meio do comunicado, o hospital afirmou que se trata de um marco sem precedentes em África, devido à idade avançada da mãe.

“Esta história não é apenas uma história de sucesso médico, mas demonstra a força e a resiliência do espírito humano”, declarou o Kampala International Hospital and Women’s Fertility Centre, que partilhou no Facebook, vídeos da mulher, antes e depois do parto.

Angola é o 3.º país com menor apreço pela democracia em 39 países do continente africanoO apoio à democracia continua fo...
09/08/2024

Angola é o 3.º país com menor apreço pela democracia em 39 países do continente africano

O apoio à democracia continua forte em 39 países analisados pelo Afrobarómetro, com 66% dos cidadãos inquiridos num período que vai de 2021 a 2023 a preferirem a democracia a qualquer outro sistema de governo, mas Angola, com 47%, está entre os cinco países onde menos de metade dos cidadãos manifestam apreço pela democracia. A satisfação com a democracia em Angola também é baixa, com apenas 38% dos inquiridos a considerarem que o país é uma democracia (completa ou com pequenos problemas) e só 24% a manifestarem-se razoavelmente/muito satisfeitos.

A lista dos que preferem a democracia é liderada pela Zâmbia, com 87%, e fecha com o Mali, onde apenas 39% dos inquiridos escolhe a democracia a outras formas de governo. Já a África do Sul, com 43%, foi o que registou a pior queda (-29 pp) em relação à década anterior (2011/2013), altura em que 72% dos sul-africanos inquiridos manifestavam preferência pelas eleições (ver páginas 4 e 5).

Apesar de o apoio à democracia registar, em média, uma queda de 7 pontos percentuais (pp) em relação à década anterior, 80% dos africanos rejeitam os governos de um líder forte, 78% não querem um governo de partido único e 66% recusam um governo militar, com uma média de 42% a recusar liminarmente intervenção militar e 53% a responder que os militares podem intervir quando os líderes "abusam do poder para os seus próprios fins".

Mas uma coisa é o apoio às eleições e outra é o nível de satisfação com a democracia. Menos de metade (45%) dos africanos inquiridos acham que os seus países são maioritariamente ou completamente democráticos e apenas 37% dizem-se satisfeitos com a forma como a democracia funciona nos seus países. A satisfação com a democracia caiu vertiginosamente em algumas das democracias mais importantes de África, incluindo Botsuana (-40 pp), Maurícias (-40 pp) e África do Sul (-35 pp), refere o relatório do Afrobarómetro, que documentou as aspirações e experiências democráticas dos cidadãos nos últimos 25 anos. Em Angola a satisfação com a democracia melhorou, mas mantém níveis muito baixos, tendo passado de 17% para 24%, entre 201

Angola gastou 689 milhões de dólares no 1 trimestre com combustíveis Os gastos com combustíveis atingiram os 689 milhões...
09/08/2024

Angola gastou 689 milhões de dólares no 1 trimestre com combustíveis

Os gastos com combustíveis atingiram os 689 milhões de dólares no primeiro semestre, mais 25,5%, face aos 549 milhões de dólares do período homólogo.

De acordo ao Site Valor Económico, a quantidade comprada localmente subiu modestos 4,2 pontos percentuais, sem efeitos directos para travar aumento de gastos com a compra de combustíveis no exterior. As compras totalizaram 1,144 milhões de toneladas métricas, um adicional de 108.291 toneladas métricas em relação às 1,036 milhões do mesmo semestre do exercício anterior. 

Como é habitual, parte significativa do combustível (63,8%) foi importado, enquanto outros 36,2% foram adquiridos no mercado local. A quantidade comprada de produção nacional, aumentou 4,2 pontos percentuais com a refinaria de Luanda a contribuir com 35,4% e a Cabgoc – Topping de Cabinda com 0,8%.

João Lourenço pode ser considerado o pior Presidente de AngolaO nível de aceitação do Presidente João Lourenço caiu 18 p...
09/08/2024

João Lourenço pode ser considerado o pior Presidente de Angola

O nível de aceitação do Presidente João Lourenço caiu 18 pontos percentuais, nos últimos cinco anos, passando dos 44% em 2019 para os 26% este ano, revela um inquérito da Afrobarómetro designado ‘Avaliação da governação e situação social’, que começou a ser divulgado na última semana.

Realizado com uma amostra de 1200 pessoas com 18 e mais anos, o estudo mostra que os cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos são os que mais reprovam o desempenho de João Lourenço.

Apenas 23% aprovam o desempenho do Presidente da República contra 38% dos cidadãos com mais de 46 anos. No intervalo aparecem os cidadãos com idades compreendidas entre os 36 e 45 anos, com 28% destes a aprovarem a forma como o Presidente da República desempenha as suas funções.

João Lourenço autoriza mais de 90 milhões USD para resselagem e reabilitação sem avançar nome do empreiteiroEm Dezembro ...
06/08/2024

João Lourenço autoriza mais de 90 milhões USD para resselagem e reabilitação sem avançar nome do empreiteiro

Em Dezembro do ano passado, o Presidente da República (PR) aprovou uma despesa de 26,3 milhões de dólares para a conclusão das obras no troço Caiengue/Onzo/Muxaluando, da EN 311, na província do Bengo. O contrato, adjudicado por ajuste directo por motivos de financiamento externo, valia 26 milhões de dólares norte-americanos.

As obras, segundo um despacho publicado esta semana, já estão em andamento e juntam-se-lhe agora a resselagem de 80 km e a reabilitação de 28 da Estrada Nacional 312, por mais de 90 milhões USD, valor da empreitada autorizada por contratação simplificada.

No documento, em que não é avançado o nome do empreiteiro, é igualmente autorizada a inscrição deste projecto no Programa de Investimentos Públicos (PIP) de 2024.

Divisão de Luanda obrigará alteração da Constituição da República, diz Jurista  O Jurista e Docente, Magalhães de Brito,...
05/08/2024

Divisão de Luanda obrigará alteração da Constituição da República, diz Jurista
 
O Jurista e Docente, Magalhães de Brito, garante que dividir Luanda implicaria alterar os 18 ciclos Eleitorais previstos na Constituição da República de Angola e na Lei orgânica sobre as Eleições gerais.

"Implicará  também a alteração da al. b) do artigo 144 da Constituição da R.A, que propõe os cinco Deputados em cada ciclo eleitoral Provincial para juntar aos 130 para fazer o ciclo nacional", frisou o Jurista.

Magalhães de Brito considerou ainda, que após aprovação da lei que irá efectivar a Divisão da Província de Luanda em duas, Assembleia Nacional alterará a Constituição da República. "Os Deputados serão obrigados a Alterar a constituição da R.A antes das Eleições gerais de 2027, para conformar a nova configuração geográfica, passando de 18 a 19 ou 23 ciclos Eleitorais e isso força a alteração do número de Deputados por cada ciclo eleitoral Provincial. Ou então, solicitar ao Tribunal Constitucional a declaração de inconstitucionalidade da futura lei que irá dividir o país", explicou o Jurista na sua rede social. - Juventude Avante

Deputados do MPLA garantem que ouviram todos os cidadãos sobre a proposta da nova divisão de Luanda O Grupo Parlamentar ...
02/08/2024

Deputados do MPLA garantem que ouviram todos os cidadãos sobre a proposta da nova divisão de Luanda

O Grupo Parlamentar do MPLA considerou oportuno e necessário, ouvir os cidadãos de Luanda, sobre a proposta da nova Divisão Político-Administrativa da Província de Luanda, em obediência ao princípio da democracia participativa.

Segundo o Grupo Parlamentar do MPLA, os encontros de auscultação tiveram lugar nos nove municípios da Província de Luanda, nomeadamente: Luanda, Cazenga, Cacuaco, Viana, Belas, Talatona, Kilamba Kiaxi, Icolo e Bengo e Quiçama, e serviram para colher contribuições, opiniões e expectativas dos cidadãos sobre a proposta da nova Divisão Político-Administrativa da Província de Luanda que prevê dividir a Província de Luanda em duas províncias, nomeadamente: Província de Luanda e Província, cujo o nome que está a ser proposto, é Icolo e Bengo.

De acordo os deputados desta bancada parlamentar, os participantes nos encontros de auscultação, na sua maioria, saudaram à iniciativa do MPLA por entenderem que a divisão da Provincia de Luanda vai permitir melhor gestão do território e das pessoas; aproximar os serviços públicos dos cidadãos; melhorar a gestão dos empreendimentos económicos e sociais e, com isso melhorar as condições de vida das populações das duas províncias.

Ministério das Finanças promete concluir o pagamento salarial até segunda-feiraA execução da folha salarial da função pú...
02/08/2024

Ministério das Finanças promete concluir o pagamento salarial até segunda-feira

A execução da folha salarial da função pública, referente ao mês de Julho, já está em cerca de 60%, com a previsão de se concluir o pagamento do salário até segunda-feira (dia 5), assegurou, quinta-feira, o director nacional do Tesouro do Ministério das Finanças, Marlon Lima.

Em declarações à Televisão Pública de Angola (TPA), o responsável garantiu que 60% dos funcionários já começaram a receber os salários, desde quinta-feira, tendo reforçado que, até segunda-feira, o processamento atingirá 100% de pagamento.

MPLA sugere "Kwanza-Bengo" como nova província de LuandaO Grupo Parlamentar do MPLAauscultou recentemente os residentes ...
31/07/2024

MPLA sugere "Kwanza-Bengo" como nova província de Luanda

O Grupo Parlamentar do MPLA
auscultou recentemente os residentes dos 9 municípios sobre a divisão de Luanda em duas províncias, após ouvir a sociedade civil no Icolo e Bengo os deputados do MPLA sugerem que a nova província seja chamada Kwanza-bengo para melhor representar os municípios envolvidos.

Segundo o Grupo Parlamentar do MPLA, a sociedade civil apoiou a ideia de fixar a sede da nova província no distrito urbano de Catete, em homenagem ao fundador da Nação, António Agostinho Neto.

A proposta prevê a divisão de Luanda em duas regiões: uma Região Litoral, excluindo Cacuaco, e outra englobando Icolo e Bengo, Cacuaco, Viana e parte da Quissama.

Isaías Kalunga envolvido em um esquema ilegal de apropriação de imóveisSegundo o portal Luanda Sul Line, uma grave denún...
29/07/2024

Isaías Kalunga envolvido em um esquema ilegal de apropriação de imóveis

Segundo o portal Luanda Sul Line, uma grave denúncia tem abalado o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), envolvendo o presidente Isaías Kalunga em um escândalo de desvio de apartamentos destinados à juventude carente.

Segundo relatos, Kalunga e outros membros do CNJ estariam envolvidos em um esquema ilegal de apropriação dos imóveis, prejudicando famílias necessitadas.

De acordo com os depoimentos, o processo de distribuição dos apartamentos, que deveria beneficiar jovens em situação de vulnerabilidade, foi corrompido por interesses pessoais dos envolvidos.

O presidente do CNJ é acusado de utilizar sua posição para favorecer familiares, amigos e até mesmo jornalistas, em detrimento dos verdadeiros necessitados.

As vítimas desse esquema clamam por justiça e pedem a intervenção das autoridades competentes, incluindo o Presidente da República João Lourenço, para que a legalidade seja restabelecida e os apartamentos sejam devolvidos aos verdadeiros donos. A população aguarda por uma resposta rápida e efetiva das instituições responsáveis para que casos como esse não fiquem impunes.

Cidadãos perdoam Victor Hugo Mendes após participar no encontro da FPUA liderança da Frente Patriótica Unida realizou ne...
27/07/2024

Cidadãos perdoam Victor Hugo Mendes após participar no encontro da FPU

A liderança da Frente Patriótica Unida realizou neste sábado, 27, um encontro em Lisboa com membros da comunidade angolana na Europa.

O jornalista angolano que reside em Portugal, Victor Hugo Mendes, fez-se presente no evento e elogiou a iniciativa dos líderes da Frente Patriótica Unida. "Perante um quadro asfixiante que deixa a sociedade completamente em desespero, os líderes da oposição garantiram aos presentes que “seguir as leis só não basta” para as mudanças que o país precisa. Para mim foi uma boa oportunidade para expressar alguns pontos que muito preocupam a diáspora angolana aqui em Portugal", frisou o jornalista.

Pamba Sangue escreveu "Agora sim és nosso!", o internauta Samuel Guerra disse "Espero que isso te sirva de reflexão envez de aceitar aquelas mentiras que vos foi dito no dia do jantar."

Victor Hugo Mendes era visto como traidor da pátria após participar de uma confraternização milionária realizado em Portugal pelo Presidente da República, João Lourenço.

Director da AGT acusado de nomear a própria noivaO Diretor da 4ª Região Tributária da AGT na província de Benguela, Paul...
26/07/2024

Director da AGT acusado de nomear a própria noiva

O Diretor da 4ª Região Tributária da AGT na província de Benguela, Paulo Francisco João (na foto), está no centro de uma polêmica após a nomeação da sua alegada noiva, Andrea Monteiro Henriques de Macedo, para o cargo de chefe de gabinete. A decisão tem gerado críticas e acusações de nepotismo por parte de funcionários da instituição, segundo informou o portal de notícias Club-k.

Anteriormente diretor da 7ª Região Tributária, Paulo Francisco João foi transferido para a 4ª Região em janeiro deste ano. A sua suposta noiva, que também trabalhava na 7ª Região, o acompanhou na transferência e foi nomeada para o cargo de confiança no novo local de trabalho.

Precipitação leva Messi como melhor jogador do século XXIO político e adpeto do Real Madrid, Adriano Abel Sapiñala, escr...
24/07/2024

Precipitação leva Messi como melhor jogador do século XXI

O político e adpeto do Real Madrid, Adriano Abel Sapiñala, escreveu na sua rede social que a revista desportiva ESPN precipitou-se em eleger Leonel Messi como melhor jogador do Século XXI.

"O século XXI termina em 2100 portanto, uma escolha para este século não pode ser feita em 2024. É uma questão de lógica e honestidade; não precipitem o término de um ciclo", escreveu o político.

A revista desportiva ESPN divulgou sua lista dos melhores jogadores de futebol do século XXI, destacando Lionel Messi, avançado do Inter Miami e da seleção argentina, como o número um.

Cristiano Ronaldo, do Al-Nassr, ficou em segundo, seguido por Thierry Henry em terceiro. A lista também inclui Zinedine Zidane, Luka Modric e Kylian Mbappe entre os top 10.

Netanyahu retoma negociações com o HamasO primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou no domingo, um dia a...
22/07/2024

Netanyahu retoma negociações com o Hamas

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou no domingo, um dia antes de viajar para Washington, nos EUA, que uma delegação retomará as negociações de tréguas com o grupo islamita Hamas.

O anúncio aconteceu quando milhares de israelitas cercavam o aeroporto Ben Gurion, em Telavive, para exigir que Netanyahu não viajasse antes de fazer um acordo de tréguas que permita a libertação de 116 reféns, dos quais pelo menos 42 já morreram. "Não há acordo? Não há voo!", lia-se nas faixas que os manifestantes colocaram nas portas do terminal aéreo.

Dezenas de mortos e desaparecidos em inundações na China As equipas de salvamento continuam à procura de dezenas de desa...
22/07/2024

Dezenas de mortos e desaparecidos em inundações na China

As equipas de salvamento continuam à procura de dezenas de desaparecidos, após fortes chuvas terem provocado inundações repentinas e a queda de uma ponte em diferentes partes da China, matando pelo menos 25 pessoas.

No sábado, a meio da noite, as chuvas seguidas de enchentes destruíram uma aldeia no sudoeste da província de Sichuan. O mau tempo afeta outras áreas, como a província de Shaanxi, no noroeste do país, onde parte de uma ponte de autoestrada ruiu na sexta-feira.

Vice-governadora de Capapinha leva Mobília da cada protocolarFuncionários do Governo provincial do  Cuanza-Sul expressar...
22/07/2024

Vice-governadora de Capapinha leva Mobília da cada protocolar

Funcionários do Governo provincial do Cuanza-Sul expressaram preocupação porque a Vice-Governadora Provincial para o Setor Político, Social e Econômico, Emília Cambundo Tchinawalile António Salles Camuhoto, transportou a mobília da residência oficial para a casa de seu pai na última sexta-feira.

"Mila" Camuhoto, que ocupa o cargo desde 2019, morava antes na casa do seu pai, Augusto António “Trocado”, um veterano da Batalha do Ebo de 1975. O ex-governador Job Capapinha havia mandado reabilitar a casa de “Trocado”, com um orçamento de cerca de 20 milhões de kwanzas. Desde 2020 que Camuhoto havia se mudado para a residência oficial, destinada aos vice-governadores, localizada na Rua Segunda Guerra de Libertação Nacional, próximo à UNITEL.

MPLA pode enfrentar pela primeira vez impugnação de Congresso ExtraordinárioO MPLA corre o risco de enfrentar a sua prim...
22/07/2024

MPLA pode enfrentar pela primeira vez impugnação de Congresso Extraordinário

O MPLA corre o risco de enfrentar a sua primeira impugnação de congresso caso o líder do partido, João Manuel Gonçalves Lourenço, tome decisões no conclave previsto para dezembro que estejam fora das competências de um congresso extraordinário.

O alerta foi emitido por uma fonte próxima a uma das pré-candidaturas à liderança do partido, reagindo aos rumores de que o Presidente Lourenço poderia usar o congresso extraordinário de 2024 para alterar os estatutos do partido, retornando ao formato anterior em que o líder do partido e o candidato a Presidente da República poderiam ser pessoas diferentes.

"Uma agenda de trabalho contendo pontos sobre matérias que não sejam nem URGENTES nem INADIÁVEIS está condenada à IMPUGNAÇÃO", escreveu a fonte em uma nota enviada ao Club-K. A fonte advertiu que "Os congressos extraordinários não têm capacidade estatutária para alterar estatutos, podendo apenas eleger o novo presidente caso o atual esteja impedido ou renuncie, e ainda agendar algum assunto de natureza muito urgente e inadiável. Fora deste quadro, o congresso é impugnável e será judicialmente impugnado, caso a denúncia não seja atendida internamente."

Partido Cidadania faz plágio da Bandeira do partido MUNO Estado angolano oficializou a legalização de diversos partidos ...
22/07/2024

Partido Cidadania faz plágio da Bandeira do partido MUN

O Estado angolano oficializou a legalização de diversos partidos políticos, incluindo MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, Bloco Democrático, PDP-ANA, PALMA, PMSA, PPA e PADDA-AP, após reconhecer o partido CIDADANIA. Entretanto, o projeto político Movimento de União Nacional (MUN) ainda aguarda conclusão do seu processo de legalização.

Karl Manuel Mponda, fundador do MUN e residente nos Estados Unidos, expressou a sua surpresa e decepção com o Tribunal Constitucional e o Estado angolano pela legalização do partido CIDADANIA, que usa uma bandeira semelhante à do MUN. Mponda questiona a decisão de permitir a existência de um partido com símbolos parecidos enquanto o processo do MUN permanece em tramitação.

Endereço

Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando GOTA TV publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para GOTA TV:

Vídeos

Compartilhar

Categoria