27/05/2024
OBRIGADO A TODOS QUE NÃO VIERAM AO MEU EVENTO!
(Palavra por Palavra)
Tenho acompanhado muitos eventos cá na banda e com grande tristeza que afirmo; muito ainda precisa ser feito para a expansão do Gospel em Angola e o maior esforço passa por pensarmos em divulgar as nossas músicas em massa (estranho ouvir isso de alguém que grava pouco, nê !? Rsrrs), aprendi com o tempo que não é sorte que faz um concerto encher.
Em Luanda (falo de Luanda porque é cá que eu vivo), estamos a criar o péssimo hábito de cobrar dos colegas artistas a presença nos eventos, embora seja importante que compareçam, mas, não é de todo obrigatório, você nunca vai ver um professor a deixar sua turma para assistir a aula do outro colega só porque ele é bom.
Assisti alguns eventos nos últimos anos que me deixaram deveras muito preocupado, porque grande parte do pessoal na plateia, era familiar, colegas e/ou irmãos da mesma denominação. Por definirmos sucesso por sala cheia, aí pensamos que o trabalho está a ser bem feito.
Meu último evento foi no dia 25 de Maio (Sábado), não tinha parentes na plateia, músicos apenas três, irmãos da denominação nem se fala, grande parte das cadeiras estavam vazias, parece mentira, mas é a pura verdade, fiquei muito feliz, aprendi muito nesse dia.
Há algo que eu digo a minha esposa muitas vezes´ ´Não peça desculpas se não te sentir realmente culpado´´, e agora digo ´´Não vá a um concerto só para não ficar vazio´´, pois isso cria no músico a ideia de estar a fazer bem seu trabalho, vá a eventos de pessoas que realmente reconheces seu contributo, não apenas para massagear o ego. A lição tirada do dia 25 é que pouco temos feito para o crescimento da Música gospel angolana, se continuarmos assim vamos continuar a estimar o país dos outros e a pagar balúrdios de dinheiro a artistas estrangeiros, que se calhar cantam pior, escrevem pior, ou oram menos que muitos Angolanos, mas que descobriram que nem um trabalho é reconhecido se não for apresentado ao publico alvo, para que seja apreciado, divulgue, faça as pessoas saberem o que você faz.
Se continuarmos a brincar de fazer música as escondidas, o desafio de lotar o estádio 11 de Novembro será realizado por um músico estrangeiro e nem vale a pena reclamarmos, o publico só consome aqui que lhes for posto a mesa.
Obrigado a todos que não vieram, vocês não precisavam vir, se não sabem o que iriam ouvir, vir só por vir, é melhor não vir.
Vou trabalhar mais para merecer vossa consideração...
Foi um evento altamente! Mas o próximo será bem melhor, porque nesse estaremos todos juntos!
Francisco Salgado
Celso Ica
Elias Miguel Miguel
Tonny Asafe
Victor António VA
Meu Muito Obrigado!
Até o Próximo Palavra por Palavra ....😙