Última Hora

Última Hora Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Última Hora, Podcast, Avenida Brasil, Luanda.
(1)

NÍVEIS DA DÍVIDA AMERICANA PREOCUPAM MERCADOSO investidor e autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki,...
11/12/2023

NÍVEIS DA DÍVIDA AMERICANA PREOCUPAM MERCADOS

O investidor e autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki, voltou a alertar para um colapso nos mercados, diante da elevada dívida do Governo americano, que ameaça a estabilidade do dólar e provoca uma inflação descontrolada.

Em entrevista à Fox Business, nesta semana, Robert Kiyosaki chamou a atenção para o aumento dos juros que o Governo tem que pagar, o que o obriga a cortar outras despesas ou emitir mais dinheiro para honrar seus compromissos.
"A América está arrasada neste momento. Não gosto de dizer isso, mas a inflação veio para ficar, disse o autor, ressaltando que o país"enfrenta graves problemas financeiros por causa de sua dívida”.

Vale lembrar que a dívida americana já se aproxima de 34 trilhões de dólares, um crescimento de mais de 50% em dez anos, e especialmente nos últimos anos, quando o Governo desembolsou quantias expressivas para sustentar a economia durante a pandemia e investiu em infra-estruturas, energia limpa e outros projectos relevantes.

F: JA

VISITE ANGOLA LEVA GRUPO DE TURISTAS PARA FINAL DE SEMANA ESPECIAL EM CALUMBOA Plataforma de promoção turística Visite A...
11/12/2023

VISITE ANGOLA LEVA GRUPO DE TURISTAS PARA FINAL DE SEMANA ESPECIAL EM CALUMBO

A Plataforma de promoção turística Visite Angola, levou, de sábado a domingo último, um grupo de turistas à Comuna de Calumbo, no município de Viana, proporcionando um final de semana memorável e de muita diversão, na viagem apelidada de “PARA CALUMBO, COM AMOR!”

A organização preparou um roteiro recheado e bastante atrativo, que contou com a visita ao histórico Santuário de São José de Calumbo, construído no século XVIII a poucos metros do rio kwanza; um almoço que mais se tratou de um “Banquete Real”, pela fartura e diversidade de alimentos colocados à mesa para os turistas; Churrascada e música acústica à volta da fogueira, contos e histórias que foram para lá da madrugada de sábado para domingo; sessão matinal de zumba e banho de chueveiro ao ar livre.

Entretanto, um dos momentos mais esperados foi o Passeio de Barco pelo rio Kwanza, cujo percurso foi de cerca de 3 quilómetros até ao Parque da Kissama.
Os turistas puderam deslumbrar-se com as lindas paisagens à volta do maior rio de Angola e ter contacto directo com a natureza, além de aprender mais sobre esta comuna que aos poucos vai se abrindo ao mundo, com um potencial turístico de invejar.

Para a organização, esta viagem turística teve como fim proporcionar aos presentes momentos de lazer e refrescamento ímpares, mas mais do que isso, dar a oportunidade de descobrirem mais sobre o seu país e poderem de certa forma testemunhar e desfrutar da grande riqueza natural, histórica e cultural das comunidades angolanas.

Os turistas mostraram-se muito satisfeitos com as atrações do roteiro criado pelo Visite Angola, garantindo mesmo estar presentes nas próximas edições.

“PARA CALUMBO, COM AMOR” foi uma realização do Visite Angola, com o apoio do Kukina Studio Dance & Studio, Real Express e da Vila Chilala.

“NECESSITAMOS DE JOVENS PATRIOTAS QUE NUTRAM AMOR PELO SEU PAÍS” - Luísa Damião, em Mbanza KongoA Vice-Presidente do MPL...
02/12/2023

“NECESSITAMOS DE JOVENS PATRIOTAS QUE NUTRAM AMOR PELO SEU PAÍS” - Luísa Damião, em Mbanza Kongo

A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, fez estas declarações durante as celebrações dos 61 anos da fundação da JMPLA, o braço juvenil do seu partido.

A dirigente acrescentou ainda que Angola precisa de jovens que "desenvolvam o seu talento. Que participam no desenvolvimento do país. Que sejam resilientes, empreendedores e determinados".

Mais ainda, "que abracem os princípios e valores da moral, da ética, da cultura e dos usos dos bons costumes. Que contribuam para o fortalecimento da democracia, para a consolidação da paz e para a promoção do desenvolvimento", disse.

O acto central de comemoração dos 61 anos da JMPLA teve lugar no dia 30 de Novembro, em Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, e contou com a presença de vários membros de alto escalão do Partido dos Camaradas, com destaque para Gonçalves Muandumba, Pedro Teta, João Diogo Gaspar, Crispiniano dos Santos, Maricel Capama, Joana Tomás, entre outros.

ESTADO ANGOLANO GASTA MAIS DE UM MILHÃO DE KWANZAS POR CADA CIRURGIA ORTOPÉDICAO Estado angolano gasta, em média, mais d...
09/11/2023

ESTADO ANGOLANO GASTA MAIS DE UM MILHÃO DE KWANZAS POR CADA CIRURGIA ORTOPÉDICA

O Estado angolano gasta, em média, mais de um milhão de kwanzas por cada cirurgia ortopédica do fémur, se forem colocadas as placas metálicas inoxidáveis AO, ender e cuxe com os seus parafusos, segundo o director clínico do Hospital Provincial do Cuanza-Norte.

O médico ortotraumatologista António da Costa explicou, em entrevista ao Jornal de Angola, que numa cirurgia ortopédica complexa em criança utiliza-se ender (ferro inoxidável e maleável), ao contrário dos adultos em que se pode colocar cuxe ou placa AO com parafusos.
António da Costa deu a conhecer que o ender, cuxe e a placa AO custam, em média, 250 a 300 mil kwanzas cada e no Hospital Provincial, por semana, fazem-se entre três a cinco cirurgias ortopédicas.

"Em média, esta dependência hospitalar recebe, por dia, três a cinco pacientes com traumatismo, desde os leves aos mais complicados, como as fracturas do fémur, tíbia e da mandíbula, causados, principalmente, por acidentes de motorizadas, sendo a faixa etária que vai entre os 18 e 40 anos a mais afectada”, explicou.

O médico de clínica geral há cerca de 30 anos, especialista em ortotraumatologia há 16 anos e que exerce o cargo de director clínico do Hospital Provincial do Cuanza-Norte há mais de um ano, acrescentou que, nos últimos tempos, diminuiu a transferência de casos de ortopedia para Luanda.

F: JA

LUÍSA DAMIÃO REALÇA VALOR HISTÓRICO DO 8 DE NOVEMBRO, DATA DA CHEGADA OFICIAL DO MPLA EM LUANDA, EM 1974A vice-president...
09/11/2023

LUÍSA DAMIÃO REALÇA VALOR HISTÓRICO DO 8 DE NOVEMBRO, DATA DA CHEGADA OFICIAL DO MPLA EM LUANDA, EM 1974

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reafirmou, quinta-feira (08), em Luanda, que o 8 de Novembro é uma data carregada de um valor histórico e simbólico que reforça a unidade e coesão em torno do país e de uma só causa.

Luísa Damião falava no acto de comemoração da data da chegada da primeira delegação oficial do MPLA a Luanda, ocorrida a 8 de Novembro de 1974.
A dirigente sublinhou que, volvidos 49 anos, a data é celebrada com júbilo e sentido de reflexão e introspecção, tendo assinalado "o grato privilégio e a honra” de se ter, ainda, "entre nós”, alguns membros que foram integrantes daquela "delegação de patriotas”.

A vice-presidente do MPLA destacou que a referida data tem um significado indescritível e demonstra a coragem e bravura patriótica dos heróis.

Segundo Luísa Damião, esta é uma soberana ocasião para revisitar a história, mantendo-se firmes e resilientes a lutar e a carregar o facho na "certeza de com a força do passado e do presente continuar a construir um futuro melhor”.

Frisou, igualmente, que, entre os nacionalistas que integraram a patriótica delegação destacam-se Lúcio Lara, que no dia 8 de Novembro de 1974 aterrou de forma triunfal no então Aeroporto "Craveiro Lopes”, actual 4 de Fevereiro, à frente da comitiva.

Segundo Luísa Damião, nesta delegação faziam parte alguns militantes que integram, ainda hoje, o Conselho de Honra do MPLA.

"São homens e mulheres cuja bravura e contributo para a construção da Nação continuarão marcados, de forma indelével, na memória colectiva do nosso povo e preencherão para sempre o imaginário simbólico das futuras gerações”, apontou a vice-presidente do MPLA, para reforçar que celebrar condignamente esta importante data histórica implica reconhecer os diferentes momentos do percurso e os seus protagonistas.

Luísa Damião afirmou que "este estratégico acontecimento permitiu às autoridades do Estado colonial português, após longos anos de guerrilha, reconhecer o MPLA como organização política oficial”.

F: JA

DEPUTADO ANGOLANO CONQUISTA PRÉMIO DE 1º ESCALÃO EM CONCURSO CIENTÍFICO NA TANZÂNIAO deputado e membro do BP do MPLA, Jo...
07/11/2023

DEPUTADO ANGOLANO CONQUISTA PRÉMIO DE 1º ESCALÃO EM CONCURSO CIENTÍFICO NA TANZÂNIA

O deputado e membro do BP do MPLA, João Diogo Gaspar, venceu o concurso de investigação científica realizado na Tanzânia no âmbito do seminário sobre o “Caminho da Modernização, Correspondente às Próprias Realidades do País: Exploração e Intercâmbio entre o Partido Comunista da China e o os Seis (6) Partidos Políticos do Sul de África”, organizado pelo Partido Comunista Chinês (PCC).

O anúncio foi feito pela Embaixada Chinesa em Angola e a cerimónia de premiação aconteceu hoje, dia 6 de novembro, em formato presencial e virtual.

O trabalho científico do deputado João Diogo Gaspar, que foi o coordenador da delegação angolana que representou Angola no referido seminário, mereceu o Prémio de Primeiro Escalão e teve como tema “Compreensão do Pensamento de Xi Jinping Sobre o Socialismo com Características Chinesa para uma Nova Era”, cujo objectivo é a satisfação dos seus povos e fortalecimento da economia chinesa, projetando uma visão 2020/2030, com finalidade de reduzir o índice de pobreza e da fome.

“O prémio tem um grande significado, porque foi necessário muito empenho e dedicação. Quando se trata de uma premiação com dimensão internacional, significa dizer que Angola tem quadros capazes de responder os desafios do presente e do futuro” disse.

“Apesar das incertezas do futuro económico global, a cooperação Sino-África, em geral, e Sino-Angola em particular, continuará a ser entre nós o pivô estratégico de cooperação internacional mais dinâmico, mais consistente e mais forte. Somente assim é que a África poderá quebrar o impasse do desenvolvimento desejado”, acrescentou.

Este concurso investigativo, que envolveu 200 concorrentes de mais de 30 países de África, visou levar os participantes ao Seminário a debruçar sobre a relação da China com os países africanos e os caminhos a serem trilhados para a melhoria dessas relações que levarão ao contínuo desenvolvimento das nações envolvidas. O pensamento Xi Jinping para a Nova Era e a sua ligação com África fez igualmente parte do trabalho.

Além de João Diogo Gaspar, outros membros da delegação angolana conseguiram lugares de realce, como as Cda Erika Aires, Dolina Tchinhama e Eduarda Zacarias, que venceram o 3º Escalão.

A cerimónia foi testemunhada pela Camarada Ângela Bragança, Secretária para o Departamento de Política de Quadros do Bureau Político do Comité Central do MPLA e Deputada à Assembleia Nacional, bem como, dos representantes do Partido Comunista Chinês e convidados.

A formação de quadros e a aposta contínua na juventude enquadra-se na visão estratégica do Presidente do Partido MPLA, o Cda João Lourenço, que tem envidado esforços no sentido promover cada vez mais o intercâmbio académico e científico com outros povos e organizações.

O Seminário aconteceu de 8 a 15 de Junho, na cidade de Dar-Es-Salam, República da Tanzânia.

“QUEM GOVERNA DEVE OLHAR PARA TODOS OS SEUS FILHOS. É COMO UM PAI EM CASA, NÃO SE PODE OLHAR SÓ PARA UM FILHO” - PR João...
07/11/2023

“QUEM GOVERNA DEVE OLHAR PARA TODOS OS SEUS FILHOS. É COMO UM PAI EM CASA, NÃO SE PODE OLHAR SÓ PARA UM FILHO” - PR João Lourenço

O Presidente da República, João Lourenço, fez estas declarações no final da visita de trabalho, que realizou, segunda-feira, à província do Bengo, onde inaugurou o Hospital Geral e a Centralidade Teresa Afonso Gomes.

Ao responder a questão do jornalista da Rede Girassol, sobre a revisão do orçamento para a província do Bengo, João Lourenço disse que "o corte nos orçamentos foi geral. Não foi só para a província do Bengo".

"Quem governa tem de olhar para todos os seus filhos. É como um pai em casa, não se pode olhar só para um filho. Qualquer medida excepcional precisa ser muito bem fundamentada. Voltarmos para trás com a decisão do corte orçamental em todas as unidades orçamentais, sem excepção de nenhuma, não só para as províncias como para os próprios departamentos ministeriais, seria um precedente muito mau. É uma questão em que os atingidos têm o direito de reclamar. Os próprios ministros, que tomaram a decisão em Conselho de Ministros de fazer estes cortes orçamentais, também reclamaram e, no entanto, aprovaram a medida em Conselho de Ministros", acrescentou.

O Presidente da República fez questão de afirmar que o "direito de reclamar assiste a todos. Agora, corrigir ou não corrigir, tudo depende dos recursos. Fazer o milagre da transformação de rosas em pão eu ainda não aprendi a fazer!", concluiu.

F: JA

LONGUESSO CADA VEZ MAIS CONSUMIDO NO CENTRO DO PAÍSConhecido pelas suas propriedades medicinais, que podem ajudar na “pr...
07/11/2023

LONGUESSO CADA VEZ MAIS CONSUMIDO NO CENTRO DO PAÍS

Conhecido pelas suas propriedades medicinais, que podem ajudar na “prevenção do cancro e no combate à anemia falciforme”, o tubérculo longuesso ganha espaço entre os habitantes do Centro do país, particularmente na província do Huambo.

Também conhecido por nocera, este produto natural desperta cada vez o interesse das comunidades locais, sobretudo os da aldeia de Chupale, município do Bailundo, que afirmam tratar-se de uma “raiz milagrosa”, propícia para a fertilidade dos homens. De tamanho pequeno e com sabor semelhante ao do coco, o tubérculo que cresce espontaneamente em zonas montanhosas daquela região ganha cada vez mais espaço nos hábitos alimentares dos angolanos, principalmente no centro do país.

Entretanto, o produto também já é visto na capital do país, talvez fruto da sua fama ou dos seus resultados propalados por quem o consome há algum tempo.

O certo memso é que o longuesso é já uma fonte de renda para muitas famílias e isso tende a aumentar, seguindo o curso da procura por parte dos consumidores.

F: ANGOP

ANGOLA SAGRA-SE VENCEDORA EM TRABALHO CIENTÍFICO REALIZADO NA TANZÂNIAA delegação Angolana, afecta ao Partido MPLA, que ...
02/11/2023

ANGOLA SAGRA-SE VENCEDORA EM TRABALHO CIENTÍFICO REALIZADO NA TANZÂNIA

A delegação Angolana, afecta ao Partido MPLA, que participou no Seminário realizado pelo Partido Comunista Chinês, na Tanzânia, sagrou-se campeã no concurso científico com o tema “Um Novo Capítulo da Amizade África-China na Nova Era”.

O estudo, da autoria do coordenador da delegação e membro do Bureau Político do MPLA, o deputado João Diogo Gaspar, mereceu o Prémio de Primeiro Escalão, garantindo assim o pódio para os angolanos.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 1 de Novembro, em comunicado partilhado pela Embaixada Chinesa em Angola.
A cerimónia de premiação acontece no próximo dia 6 de Novembro, às 10h00, em formato virtual e presencial.

O estudo do deputado João Diogo Gaspar debruçou-se sobre a compreensão do pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características chinesa para uma nova Era.
Além de João Diogo Gaspar, outros membros da delegação angolana conseguiram lugares de realce, como as Cda Erika Aires, Dolina Tchinhama e Eduarda Zacarias, que ficaram em terceiro lugar, refere o comunicado.

O Seminário, que teve como tema “Caminho da Modernização, Correspondente às Próprias Realidades do País: Exploração e Intercâmbio entre o Partido Comunista da China e o os Seis (6) Partidos Políticos do Sul de África”, aconteceu de 8 a 15 de Junho, na cidade de Dar-Es-Salam, República da Tanzânia. É uma iniciativa do Partido Comunista Chinês (PCC) e contou com a participação de delegações dos seis (6) Partidos do Sul e África, nomeadamente Angola, África do Sul, Moçambique, Botswana, Lesoto, Madagáscar, Malawi e Ilhas Maurícias.

A formação de quadros e a aposta contínua na juventude enquadra-se na visão estratégica do Presidente do Partido MPLA, o Cda João Lourenço, que tem envidado esforços no sentido promover cada vez mais o intercâmbio académico e científico com outros povos e organizações.

REDUÇÃO DO IVA E AUTARQUIAS FAZEM PARTE DAS PRIORIDADES DESTE ANO PARLAMENTARA aprovação da Lei sobre a institucionaliza...
16/10/2023

REDUÇÃO DO IVA E AUTARQUIAS FAZEM PARTE DAS PRIORIDADES DESTE ANO PARLAMENTAR

A aprovação da Lei sobre a institucionalização das Autarquias e da Proposta de Lei de alteração do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) sobre os bens alimentares, de 14 para 7 por cento, estão entre os pontos altos do ano parlamentar (2023-2024) da V Legislatura da Assembleia Nacional, que hoje se inicia.

De recordar, que a Assembleia Nacional adiou a votação final da proposta que reduz o IVA, no ano parlamentar findo, por falta de consenso, com a oposição a defender uma taxa zero para os produtos da cesta básica.

Por sua vez, a Lei sobre a institucionalização das Autarquias já foi aprovada na generalidade pelo Parlamento, faltando a sua discussão nas comissões de especialidade e votação global. Sendo que até o momento, os deputados já aprovaram, por consenso, 90% do pacote legislativo autárquico.

Na V Legislatura da Assembleia Nacional (2022-2027), os 220 parlamentares são provenientes de cinco partidos políticos, a saber, MPLA (124 deputados), UNITA (90), FNLA, PRS e PHA, com dois deputados, cada um.

F: CK

Estado da NaçãoMBANZA KONGO E CABINDA VÃO TER NOVOS AEROPORTOSAs cidades de Mbanza Kongo (Zaire) e Cabinda vão ter novos...
16/10/2023

Estado da Nação
MBANZA KONGO E CABINDA VÃO TER NOVOS AEROPORTOS

As cidades de Mbanza Kongo (Zaire) e Cabinda vão ter novos aeroportos, afirmou, hoje, o Presidente da República, João Lourenço.

Chefe de Estado, João Lourenço, avançou o facto na sua mensagem sobre o Estado da Nação, que dirige aos angolanos, neste momento, na Assembleia Nacional.

CRIANÇA PALESTINIANA DE SEIS ANOS ASSASSINADA À FACADA EM CHICAGO, EUAUma criança de apenas seis anos foi esfaqueada até...
16/10/2023

CRIANÇA PALESTINIANA DE SEIS ANOS ASSASSINADA À FACADA EM CHICAGO, EUA

Uma criança de apenas seis anos foi esfaqueada até à morte por um homem de 71 anos em Plainfield, no estado norte-americano de Chicago, num caso que a polícia acredita que está relacionado com um crime de islamofobia, na sequência do ataque do Hamas a Israel.

A polícia já prendeu o homem, tendo confirmado que em causa está um crime de ódio, uma vez que o menino, identificado como Wadea Al-Fayoume, tinha dupla nacionalidade palestiniana e norte-americana. A mãe da criança, também muçulmana, ficou gravemente ferida na sequência do ataque.

De resto, foi a própria mãe, Hanaan Shahin, a dar o alerta para o caso, tendo ligado para o serviço de emergência a denunciar um ataque com faca por parte do seu senhorio, que matou o seu filho com 26 facadas no peito, tronco e braços.

Quando os agentes da polícia chegaram ao local encontraram o homem sentado no chão, perto da porta de entrada, com um corte na testa. Pouco depois encontraram as duas vítimas no quarto.

A criança ainda foi transportada para o hospital, mas acabou por morrer na sequência dos ferimentos. A mulher, apesar da condição grave, deve conseguir sobreviver.

A polícia também encontrou no local a arma do crime, com o xerife do condado de Will a explicar à ABC7 que o suspeito vai ser acusado de dois crimes de homicídio em primeiro grau, um deles na forma tentada, além de dois crimes de ódio e de assalto agravado.

O caso já foi denunciado pelo Conselho para as Relações Américo-Islâmicas (CAIR), um grupo que defende os direitos civis dos muçulmanos nos Estados Unidos, e que classificou este como um crime de ódio.

F: CNN

Estado da NaçãoLUANDA VAI PRODUZIR ÁGUA POTÁVEL PARA MAIS DE 7 MILHÕES DE HABITANTESA província de Luanda vai produzir á...
16/10/2023

Estado da Nação
LUANDA VAI PRODUZIR ÁGUA POTÁVEL PARA MAIS DE 7 MILHÕES DE HABITANTES

A província de Luanda vai produzir água para mais 7,5 milhões de habitantes, fez saber, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço, na mensagem sobre o Estado da Nação.

Estado da NaçãoTRÊS REFINARIAS VÃO GERAR 10 MIL EMPREGOS, ANUNCIOU O PRAs três refinarias de petróleo em construção no p...
16/10/2023

Estado da Nação
TRÊS REFINARIAS VÃO GERAR 10 MIL EMPREGOS, ANUNCIOU O PR

As três refinarias de petróleo em construção no país vão gerar 10 mil postos de trabalho permanentes, anunciou, esta segunda-feira, o Presidente da República, João Lourenço, na mensagem sobre o Estado da Nação.

O facto foi avançado, esta segunda-feira, em Luanda, pelo Chefe de Estado, João Lourenço, que discursa, neste momento, sobre o Estado da Nação.

F: JA

Estado da NaçãoPR JOÃO LOURENÇO DEFENDE SECTOR EMPRESARIAL CADA VEZ MAIS FORTEO Chefe de Estado, João Lourenço, defendeu...
16/10/2023

Estado da Nação
PR JOÃO LOURENÇO DEFENDE SECTOR EMPRESARIAL CADA VEZ MAIS FORTE

O Chefe de Estado, João Lourenço, defendeu, esta segunda-feira, em Luanda, a necessidade de um sector empresarial cada vez “mais forte”.

João Lourenço profere neste momento o discurso sobre o Estado da Nação, na Assembleia Nacional.

ISRAEL NEGA CESSAR-FOGO PARA SAÍDA DE ESTRANGEIROS DA FAIXA DE GAZAIsrael disse nesta segunda-feira, 16, que nenhum cess...
16/10/2023

ISRAEL NEGA CESSAR-FOGO PARA SAÍDA DE ESTRANGEIROS DA FAIXA DE GAZA

Israel disse nesta segunda-feira, 16, que nenhum cessar-fogo foi implementado no sul de Gaza, embora fontes de segurança no Egipto tenham afirmado que um acordo foi alcançado para permitir a saída de estrangeiros do enclave palestino sitiado.

O bombardeamento de Gaza governada pelo Hamas continuou durante a noite, com os residentes a dizerem que foi o ataque mais pesado até agora em nove dias de conflito.

Enquanto uma crise humanitária assolava Gaza, duas fontes de segurança egípcias disseram que Israel concordou em interromper o bombardeamento do sul de Gaza. Esperava-se que a passagem de fronteira de Rafah, controlada pelo Egipto, fosse reaberta para permitir a saída de portadores de passaportes estrangeiros, disseram.

Mas o gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou num comunicado: “Actualmente não há trégua e ajuda humanitária em Gaza em troca da retirada dos estrangeiros”.

Os militares israelitas e a embaixada dos EUA em Israel não fizeram comentários, enquanto responsáveis ​​do Hamas, que disparou foguetes contra Israel desde o seu ataque a civis há pouco mais de uma semana, não confirmaram qualquer cessar-fogo.

A situação permanece obscura na passagem de Rafah, a única não controlada por Israel que impôs um bloqueio total a Gaza, onde os alimentos escasseiam.

F: CK

MORREU HENRIQUE DE CARVALHO SANTOS, O AUTOR DA BANDEIRA E DA INSÍGNIA NACIONALFaleceu este domingo, 15, em Lisboa, Portu...
16/10/2023

MORREU HENRIQUE DE CARVALHO SANTOS, O AUTOR DA BANDEIRA E DA INSÍGNIA NACIONAL

Faleceu este domingo, 15, em Lisboa, Portugal, o nacionalista angolano Henrique de Carvalho Santos, aos 83 anos de idade, vítima de doença.

Conhecido como “Onambwé”, nasceu em Porto Amboim, Cuanza Sul, no dia 5 de Maio de 1940. Casado, pai de seis filhos, possuía um mestrado em Geologia.

Nas vésperas da proclamação da independência nacional, foi encarregue de executar o desenho da bandeira nacional, bem como da insígnia do país.

Segundo comunicado da Embaixada de Angola em Portugal, Henrique de Carvalho Santos teve “um passado militar distinto, na luta pela independência nacional, subscreveu em 1974 a proclamação das FAPLA – Forças Armadas Populares de Libertação de Angola, ano em que participou na preparação da conferência Inter-Regional, que decorreu no Lundoge, na Frente Leste, onde foi eleito membro do Comité Central do MPLA e mais tarde nomeado Secretário do Comité Central para a Informação (DOR)”.

Após a assinatura do cessar-fogo com o Governo português, foi encarregue de ler, em pleno Estádio da Cidadela, a 9 de Agosto desse ano, a importante declaração que o MPLA dirigiu à população de Luanda e na qual se assumiu como força mais melhor preparada para governar Angola.

Assumiu vários cargos até passar à reserva com o grau de major-general das FAPLA, a 07 de Outubro de 1992. Em 1995 foi promovido a tenente-general das FAA e é
reformado a 31 de Dezembro de 1998 como general.

F: CK

MORREU A COMANDANTE DA POLÍCIA NACIONAL NO ZANGO 5, VÍTIMA DE DOENÇAA comandante da Esquadra do Zango V, intendente Ismê...
15/10/2023

MORREU A COMANDANTE DA POLÍCIA NACIONAL NO ZANGO 5, VÍTIMA DE DOENÇA

A comandante da Esquadra do Zango V, intendente Ismênia Francisco Van-Dúnem, faleceu, sexta-feira, numa unidade hospitalar, em Luanda, vítima de doença.

De acordo com o porta-voz da Polícia Nacional, Nestor Goubel, a oficial da Polícia estava colocada no Comando Provincial de Luanda e prestava serviço no Comando Municipal de Viana, na Esquadra do Zango V.

Nestor Goubel avançou que a intendente já liderou a Esquadra do Zango Zero e era proveniente da Brigada Electrónica.

F: JA

QATAR AMEAÇA CORTAR EXPORTAÇÃO DE GÁS SE ISRAEL NÃO PARAR DE BOMBARDEAR GAZAO emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, a...
15/10/2023

QATAR AMEAÇA CORTAR EXPORTAÇÃO DE GÁS SE ISRAEL NÃO PARAR DE BOMBARDEAR GAZA

O emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, afirmou, neste sábado (14), que vai cortar as exportações de gás natural para o Ocidente se Israel não parar imediatamente os bombardeiros contra Gaza.

Embora muito pequeno, e com população de apenas três milhões de pessoas, o Qatar tem a terceira maior reserva de gás natural do mundo, atrás apenas da Rússia e do Irão, países muito maiores em extensão territorial. E também é o segundo maior exportador do planeta.

Desde que a União Europeia impôs sanções ao gás russo devido à invasão à Ucrânia, o Qatar tornou-se um dos principais exportadores de gás natural para o bloco económico, em particular a Alemanha, que assinou contrato de 15 anos com a QatarEnergy, empresa estatal de petróleo e gás do Qatar, a fim de suprir a lacuna deixada pela Rússia.

A ameaça do Qatar veio num momento em que a demanda por gás cresce rapidamente no continente, uma vez que o inverno europeu começa em 21 de dezembro - devido ao fenómeno El Niño, a previsão é de um inverno ainda mais intenso na Europa, com temperaturas negativas.

Em 2021, os 27 países da União Europeia consumiram 412 mil milhões de m³ de gás. O gás é utilizado principalmente para a produção de electricidade, o aquecimento doméstico e os processos industriais. Mais de 30 % dos agregados familiares da UE utilizam gás para aquecer suas casas.

F: JornalDoBrasil

MPLA ANUNCIA QUE PROCESSO DE DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ESTÁ ENCERRADOO MPLA declarou este sábado, 14, que o...
14/10/2023

MPLA ANUNCIA QUE PROCESSO DE DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ESTÁ ENCERRADO

O MPLA declarou este sábado, 14, que o processo de destituição do Presidente da República, João Lourenço, iniciativa do Grupo Parlamentar da UNITA, está encerrado "absolutamente", por ser "mal conduzido" pelo principal partido da oposição.

"O processo foi mal preparado, cheio de mentiras, alegando que foram orientados pela sociedade civil e a população em geral para tomarem tal iniciativa", disse aos jornalistas o secretário do Bureau Político do MPLA para os Assuntos Políticos e Eleitorais, João de Almeida Martins "Jú Martins", que falou em nome do grupo parlamentar do MPLA.

Segundo o político, a UNITA, ao longo da preparação deste processo, vem manipulando a opinião pública nacional e internacional, alegando que a destituição do Presidente da República conta com o apoio dos deputados do MPLA.

"Hoje foi mais uma vez demostrado que os deputados do MPLA estão com o seu líder", gabou João de Almeida Martins "Jú Martins", frisando que a partir de segunda-feira, 16, as atenções estarão viradas para a abertura do segundo ano legislativo da V legislatura da Assembleia Nacional.

"As coisas devem ser feitas de acordo com as leis e a presidente da Assembleia Nacional não violou regulamento interno nenhum do Parlamento", acrescentou.

F: AN

MORREU O COMANDANTE PROVINCIAL DA POLÍCIA NACIONAL NO UÍGE, MONTEIRO MATIAS O comandante provincial da Polícia Nacional ...
14/10/2023

MORREU O COMANDANTE PROVINCIAL DA POLÍCIA NACIONAL NO UÍGE, MONTEIRO MATIAS

O comandante provincial da Polícia Nacional no Uíge, comissário Monteiro Matias dos Santos, morreu, na tarde deste sábado, presumivelmente vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Informações obtidas no banco de urgência do Hospital Geral do Uíge (HGU), indicam que a vítima foi encontrada já sem vida na via pública (no interior da viatura), a cerca de 300 metros da sua residência.

De 64 anos, o comissário Monteiro Matias dos Santos foi nomeado ao cargo de comandante provincial da PN e delegado do Ministério do Interior no Uíge em Março de 2020.

Natural da província de Luanda, o comissário ocupou, entre outras funções na corporação, a de segundo comandante provincial da Polícia Nacional no Namibe.

F: Angonotícias

ASSEMBLEIA NACIONAL CHUMBA PROCESSO DE DESTITUIÇÃO DO PR JOÃO LOURENÇOO Plenário da Assembleia Nacional chumbou  na tard...
14/10/2023

ASSEMBLEIA NACIONAL CHUMBA PROCESSO DE DESTITUIÇÃO DO PR JOÃO LOURENÇO

O Plenário da Assembleia Nacional chumbou na tarde deste sábado, 14, o processo de iniciativa da UNITA, que visava destituir o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Subscrita por 90 deputados do Grupo Parlamentar da UNITA, que deveria elaborar um relatório parecer para dar sequência ao processo, a sessão plenária deste sábado, votou pela não criação da Comissão Eventual sobre o Processo de Acusação e Destituição do Presidente da República, obedecendo a alínea c) do artigo 42.°, conjugado com a alínea do artigo 44.°, ambos do Regimento da Assembleia Nacional.

Rejeitada com 123 votos contra, a UNITA, enquanto proponente da iniciativa, não participou no processo de votação por alegadas irregularidades processuais. Votaram contra a iniciativa da UNITA, o MPLA, e o Partido Humanista de Angola, enquanto que o PRS absteve-se.

F: CK

GOVERNO DIZ QUE NÃO VAI PERMITIR QUE “CIDADÃOS POSSAM INVERTER A ORDEM” NAS LUNDASO ministro angolano da Defesa Nacional...
13/10/2023

GOVERNO DIZ QUE NÃO VAI PERMITIR QUE “CIDADÃOS POSSAM INVERTER A ORDEM” NAS LUNDAS

O ministro angolano da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade", advertiu nesta quarta-feira, 11, que o Governo “não vai permitir que grupos de cidadãos possam inverter a ordem, por isso é que estamos aqui”.

Ernesto dos Santos falava a partir da cidade do Luena, província do Moxico, numa primeira reação pública aos tumultos registados no domingo, 8, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, que resultou na detenção de mais de 200 cidadãos acusados de tentativa de rebelião e de ocupação de instituições do Estado.

Depois de assegurar que a situação na região leste do país “está estável e controlada” , o ministro da Defesa sugeriu que as populações “devem estar atentas e vigilantes para não permitir situações do género”.

O governante chefia uma delegação que integra os ministros do Interior, Eugénio Laborinho, e da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, enviada, de urgência, pelo Presidente da República às regiões do Leste do país, onde reuniu-se com os governadores das províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e do Moxico.

A delegação termina a sua missão na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, a última das quatro regiões falantes da língua nacional tchokwe, onde se vai reunir com o governador local, José Martins.

Os encontros foram descritos pela imprensa pública como “ o seguimento de uma orientação do Presidente da República, João Lourenço, que visou analisar o estado actual da região” Enquanto isso, o Tribunal da Polícia na província da Lunda-Sul previa iniciar na terça-feira, 17, o julgamento sumário de 140 dos mais de 200 detidos.

O porta-voz da polícia naquela província, Florêncio de Almeida, assegurou à Voz da América que 50 outros foram encaminhados ao juiz de garantia para "a legalização da situação carcerária e aguardar por um processo de querela".

A manifestação visou supostamente apoiar o acto de proclamação da autonomia das Lundas dirigido pelo cidadão Jota Filipe Malakito, líder de uma fação pró-autonomia, titulada de Manifesto Jurídico Sociológico do povo Lunda-Tchokwe (MJSPLT) .

A organização, não reconhecida pelo Estado angolano foi citada, em Luanda, como tendo anunciado igualmente que após a autoproclamada “República das Lundas”, este grupo será transformado no Partido Democrático da Defesa do Estado Lunda-Tchokwe (PDDELT).

F: Angonotícias

EMPRESAS ESTRANGEIRAS ESPECULAM PREÇOS DOS PRODUTOS DA CESTA BÁSICAAs empresas Newaco, Zara, Marcon e Fukur foram flagra...
13/10/2023

EMPRESAS ESTRANGEIRAS ESPECULAM PREÇOS DOS PRODUTOS DA CESTA BÁSICA

As empresas Newaco, Zara, Marcon e Fukur foram flagradas pelo Serviço de Investigação Criminal, SIC, a comercializar o açúcar de marca Kapanda em preços muito altos como Akz 56 mil, 65 mil e 69.109 por s**o de 50kg, o que dá margem a lucros exorbitantes.

Do trabalho realizado pelo SIC, apurou-se que o açúcar está a ser adquirido na Biocom, ao preço de 30 mil kwanzas o s**o, e os valores descritos com margens de lucros, indiciam o crime de especulação.

Segundo a mesma fonte, alguns comerciantes foram informados da possível escassez no mercado nacional deste produto, por isso estão a manter em estoque, para fomentarem a procura, cometendo desta forma o crime de Açambarcamento.

Importa referir que o SIC, através da sua Direcção Central de Combate aos Crimes Económicos e contra saúde pública, fez esta operação em sede de um trabalho investigativo em curso para apuramento das razões da subida galopante dos preços dos produtos da cesta básica, com uma uma micro-operação que resulta na apreensão de diversas quantidades de alimentos.

F: Angonotícias

Endereço

Avenida Brasil
Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Última Hora publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar

Categoria