Intervenção Jovem

Intervenção Jovem Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Intervenção Jovem, Jornal, Maianga, Luanda.

Esta página é uma página de Intervenção social, onde temos como o grande objectivo manter a juventude em geral informado dos acontecimentos actuais vivido no mundo .

03/02/2022

📰NOTÍCIA📰

Disputa de herança acaba em morte na província do Uíge

Um jovem foi morto pelo pai e 17 casas foram incendiadas, na aldeia do Ngongo, na comuna do Beu, município de Maquela do Zombo, província do uíge, na sequência de uma briga motivada por desavenças em relação à herança.

O comandante comunal da Polícia Nacional, Jorge Miranda, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que, durante a briga, ocorrida na semana finda, o malogrado, com menos de 25 anos, foi atingido com um pau, arremessado pelo pai, tendo sido evacuado para o Hospital Comunal, onde morreu horas depois, devido à gravidade do ferimento.

A confusão entre os membros da família, acrescentou, começou quando o jovem solicitou ao pai a sua parte da herança. Depois do pedido ter sido recusado começou a discussão, que terminou em pancadaria.

QUAL É A TUA OPINÃO SOBRE ESTE ACONTECIMENTO?

20/10/2021

📰NOTÍCIA📰
😱‼AVÔ VIOLA SEXUALMENTE NETA DE 14 ANOS E ACABA DETIDO😰

Mais no 1° Comentário 👇🏿

20/10/2021

Família partilhar também é uma ajuda
Unidos somos mais forte partilhem 🙏🏿

13/10/2021

📰NOTÍCIA📰

JOVEM ESPANCADO PELA POPULAÇÃO POR DIZER QUE O MPLA ESTÁ A TRABALHAR BEM:

Um jovem foi brutalmente espancado por populares, hoje, Segunda-feira (11), no Catintom, por defender a governação de João Lourenço.
Tudo aconteceu quando um grupo de amigos encontrava-se a discutir sobre a situação sócio-económica do país, reclamando da constante degradação da vida económica das famílias.
Ao intervir, o jovem terá saído em defesa da governação de João Lourenço, atrevendo-se mesmo a dizer, de viva voz, que "o Mpla está a trabalhar bem".
Furiosos com a atitude do jovem, os presentes começaram a espancá-lo, acusando-o de ser conivente com a desgraça do povo.
No entanto, a situação ficou descontrolada, uma vez que toda a população ao redor partiu para cima do jovem, espancando-o e manifestando a intenção de linchá-lo.
Neste momento, o jovem foi transportado, inconsciente, para um centro médico do bairro.

O que tens a dizer ?

Ajuda a página crescer com o seu like .

03/09/2021

📰 NOTÍCIA 📰

ACONTECEU!
JLO admite que não há ensino de qualidade no país.

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, admitiu aquando da tomada de posse do académico Filipe Zau como seu conselheiro, que não há ensino de qualidade no país.

‘’Todos nós reconhecemos que não temos um ensino de qualidade, precisamos trabalhar e dar este passo, passar da quantidade, dos números de alunos matriculados, começarmos a prestar atenção para a qualidade do nosso ensino’’...
Não tens nada a dizer?!

Curti a página

AQUECEU!PGR diz que vai continuar a perseguir "os marimbondos" que desviaram o dinheiro do povo.O Procurador-geral da Re...
03/09/2021

AQUECEU!
PGR diz que vai continuar a perseguir "os marimbondos" que desviaram o dinheiro do povo.

O Procurador-geral da República, Hélder Pitta Grós negou hoje, em entrevista a RNA, existir "justiça selectiva" no combate a corrupção no país, quanto aos processos crime de antigos gestores públicos.

O magistrado do ministério público, explicou que a PGR só vai atrás de antigos gestores que tenham gerido o erário público para benefício próprio.

"Quem foram às pessoas que estiveram a gerir os bens públicos ao longo destes anos?", questionou o magistrado que garantiu que "as pessoas que geriram mal os bens públicos, têm de ser perseguidas".

"Não podemos procurar outras pessoas que não geriram mal os bens públicos. Temos estado a perseguir todos aqueles que geriram mal os bens públicos e vamos continuar", assegurou.

O Procurador-geral da República, Hélder Pitta Grós, revelou também que o processo crime que envolve o General Higino Carneiro, já se encontra no Tribunal Supremo para ser julgado.
Não tens nada a dizer?!

21/06/2021

📰NOTÍCIA📰
SOCIEDADE CÍVIL PEDE AO COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA NACIONAL QUE CONDECORE O HERÓI QUE SALVOU 3 MUNICIPES DE UM SEQUESTRO
Acompanhe as história:

Na manhã deste domingo, uma senhora pegou um taxi no Morro Bento com destino ao Benfica. Os poucos passageiros acharam estranho que o taxi não parava nas paragens. A coisa ficou mais complicada, quando o motorista desviou a rota e entrou num sentido que os taxis nao usam para ir ao Benfica. Foi nesse momento em que anunciaram que se tratava de um rapto. Enquanto o cobrador tirava a arma, um dos passageiros que se encontrava por trás do motorista, sacou igualmente de um revólver e apontou para a cabeça do motorista. Era um polícia que estava cívil. Estavam apenas quatro passageiros na viatura: Duas senhoras e dois senhores. Mas o que aconteceu a seguir, deixou todos escandalizados. O cobrador insistia em levar uma das mulheres, permitindo que os outros três fossem embora. O policial, corajoso e solidário, não permitiu. E no meio uma conversa forte e pesada, os raptores cederam. Para que não houvesse vítimas, acordaram que cada um dos dois grupos, raptores e raptados, seguissem seu caminho. Mas desceram apontando-se armas, como se de um filme se tratasse.
Por fim, os raptores sairam em alta velocidade. O policial acompanhou a mulher que eles faziam questão de levar consigo. Deixou-a no interior da Igreja, seu destino habitual ao Domingo de manhã. Certamente Deus estava naquele taxi.
Minha vênia ao policial corajoso!!!

Crédito: Walter Cristóvão👍🏿

Não tens nada a dizer?👏🏿

VAMOS PARTILHAR PARA QUE O NOSSO HERÓI SEJA CONDECORADO.

& a página🙏

04/11/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
Preços dos combustíveis actualizados
*03.11.2020*
1 litro⛽ gasolina 520,00 akz
1 litro ⛽, Gasóleo 460,00 akz.
Oque tens a dizer ?

03/11/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
JOVENS que prometem matar polícias e incendiar a TPA caçados pela Investigação Criminal:
Um vídeo colocado nas redes sociais, mostra um grupo de quatro jovens que prometem cometer vários crimes, numa manifestação convocada para 11 de Novembro.
Os jovens que parecem estar drogados, começam por ofender o Chefe de Estado, João Manuel Gonçalves Lourenço e acrescentam que vai morrer bandidos e inocentes, vão matar crianças durante a manifestação, e prometem queimar a Televisão Pública de Angola.
No entanto, fonte do Serviço de Investigação Criminal avançou a TV Canepa que os cidadãos em questão estão a ser procurados pelo SIC, e nas próximas horas poderão ser apresentados.
Vale recordar que vários vídeos têm sido publicados nas redes sociais, incitado a violência e proferindo palavras ofensivas principalmente como o Presidente da República.

03/11/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
JLO AUTORIZOU- PREÇO DO COMBUSTÍVEL VAI SUBIR NOS PROXIMOS DIAS!
O presidente da República autorizou a alterção do preço dos derivados do petróleo.
Os preços dos combustíveis sobem nos próximos dias, está a depender somente do Ministério das Finanças. O presidente da República autorizou a alteração no decreto 281/20 de 27 de Outubro.
Nos próximos dias o Ministério das Finançaa poderá anunciar os novos preços que,consequentemente, implicará o crescimento da inflacção, ou seja, subida de preçoa.
No último fim-de-semana, em Luanda, se verificou enchente em alguns postos de abastecimento de combustível com o relato das alterações no preço.
Oque tens a dizer ?

31/10/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
Estado gasta USD 3 milhões para comprar mansão do Presidente do Tribunal Supremo:

Governo Angolano gastou recentemente, três milhões de dólares, para comprar uma mansão para o Presidente do tribunal supremo, Joel Leonardo,em pleno tempo da Covid-19.

Segundo informações, a refira mansão, cujas imagens estão anexadas neste texto, foi erguida pelo Grupo Boa Vida (GBV), liderado por Tomasz Dowbor,detentor do maior condomínio fechado de Angola.

28/10/2020

📰UTILIDADE PÚBLICA📰

Angola entra na lista dos 10 países mais ricos de África!

Apesar da instabilidade financeira que abala o sistema financeiro do país, Angola entra na lista dos países mais ricos de África, segundo a publicação da revista Forbes.

Nos, nos últimos 12 meses, a soma das fortunas desse grupo selecto cresceu de US$ 68,7 bilhões para US$ 73,4 bilhões —principalmente pela variação na cotação das acções de suas empresas.

Por possuírem grande grupo de empresários, os países escolhidos pela referida revista, foram: Egito, África do Sul, Nigéria, Marrocos, Argélia, Angola, Tanzânia e Zimbábue. Um panorama mais equilibrado do que em 2011, quando apenas quatro (Egito, África do Sul, Nigéria e Marrocos) estavam representados.
Oque tens a dizer ?

27/10/2020

📰UTILIDADE PÚBLICA📰
Manifestantes que queriam realizar a segunda vigília, foram dispersos a tiroteiros dos canibais( Polícias) esta noite.

27/10/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
INSTABLIDADE SOCIAL EM ANGOLA VAI AUMENTAR NOS PRÓXIMOS MESES .
“Antevemos que o Presidente João Lourenço vá continuar com a sua agenda de reformas nos próximos trimestres, garantindo a continuidade política, mas acreditamos que as recentes alegações de corrupção contra o seu Governo, juntamente com a degradação das condições económicas, vão colocar riscos elevados para a estabilidade social“, lê-se numa análise sobre a economia de Angola.
No relatório, enviado aos clientes e a que a Lusa teve acesso, os analistas desta consultora detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings assinalam que “já se assistiu a um aumento dos protestos na capital, Luanda, em setembro e outubro, em resposta quer a notícias sobre corrupção, quer à implementação violenta das medidas de distanciamento social por parte das forças policiais”.

23/10/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
ANGOLA: Elisa Gaspar justifica gastos na Ordem dos Médicos .
Luanda - A bastonária da Ordem dos Médicos de Angola (ORMED), Elisa Gaspar, reafirmou nesta quinta-feira, em Luanda, que nunca utilizou, para fins próprios, os 19 milhões e 800 mil kwanzas alocados à instituição, no primeiro trimestre de 2019.
Conforme a responsável, este montante foi atribuído pelo Ministério da Saúde e aplicado no pagamento de salários de funcionários internos e na compra de material corrente e outras despesas inerentes ao funcionamento do órgão.
Deste valor, transferido via bancária, através da Ordem de Saque Paga-STC Nº 777, nove milhões 618 mil e 133 kwanzas e 94 centavos foram gastos em pagamentos de ordenados referentes aos meses de Março, Abril e Maio do ano passado, explicou.
Falando em conferência de imprensa, para esclarecer as acusações do Conselho Regional Norte de uma suposta má gestão e uso indevido dos 19 milhões e 800, disse que cinco milhões, 417 mil 181 kwanzas e 32 centésimos serviram para a compra de material informático e didáctico, com um Saldo a Transportar de AKZ 1.745.79.
Acrescentou que do mesmo montante da transferência interbancária (STC n.º 777) do Ministério da Saúde, AKZ 1.409.865,32 foram usados em bilhetes de passagem para o Brasil e o respectivo alojamento; 818 mil 483 kwanzas e 75 cêntimos em transporte, combustível, manutenções e reparações.
De igual modo, 594. 830,56 Kwanzas em comunicações, recargas e internet; e AKZ 1.943.251,03 com pagamentos diversos.
Segundo a bastonária, de Junho a Dezembro de 2019, a instituição dispunha de três milhões 154 mil e 375 kwanzas, de uma nova Ordem de Saque Paga-STC/Nº1395 (datada de 14 de Julho de 2019), do qual subtraiu AKZ 2,342.389,09 para pagar salários, referentes ao mês de Junho, aos 22 funcionários internos.
Admitiu que a 22 de Agosto de 2019 a ORMED beneficiou de mais uma subvenção do MINSA, de 6.660.000,00 Kwanzas (Ordem de Saque STC/N1852), de que extraiu AKZ 5.514. 044,99 para honrar o pagamento dos ordenados dos trabalhadores, dos meses de Julho e Agosto, sempre com o saldo negativo de 1.745.79 Kwanzas transportados.
A responsável adiantou que no dia 10 de Setembro de 2019 a ORMED recebeu 6.860.765,62 Kwanzas (Ordem de Saque Paga-STC/Nº1905), de que saíram AKZ 6.248.802,17 para os ordenados deste mesmo mês e o de Outubro de 2019.
Conforme o Relatório de Despesas Correntes, neste mesmo período de Junho a Dezembro, a Ordem gastou dois milhões 222 mil e 378 kwanzas e 41 cêntimos em pagamentos diversos, no que totalizou AKZ 16.327.614,66 de despesas. Entretanto, houve um remanescente de 344.034,38 em Kwanzas, como saldo a transportar.
Na ocasião, Elisa Gaspar aclarou que a Ordem não paga salário a nenhum dos 13 mil membros – todos angolanos. Pelo contrário, salientou, uma minoria comparticipa com uma quota de cinco dólares/mês, como referência, indexados ao Kwanza, no câmbio do dia.
Afirmou que “a ORMED não tem dinheiro, como muitos pensam” e que cada médico filiado vence pela unidade hospitalar onde está colocado”.
Muitas das despesas, precisou a responsável, são cobertas com as contribuições de algumas Missões Internacionais, oriundas especialmente de Cuba, Brasil, Rússia e Vietname (USD 25/mês, também indexados ao Kwanza, conforme o câmbio do dia).
O conflito por dentro
Eleita a 28 de Abril de 2019, com 45,5 por cento dos votos, a bastonária foi destituída do cargo no último sábado (dia 17), pelo Conselho Regional Norte, durante uma Assembleia-Geral Extraordinária, sem representantes do Conselho Regional Sul.
Conforme o Conselho Regional Norte, esta medida deveu-se, essencialmente, a uma suposta gestão danosa de bens financeiros e patrimoniais por parte de Elisa Gaspar. A responsável é acusada de ter supostamente desviado os 19 milhões de kwanzas e de demonstrar falta de solidariedade à classe, entre outras práticas.
De acordo com o comunicado final da reunião, os mais de 50 por cento dos membros da ORMED constituíram comissões de gestão e de inquérito independentes, para auditar as contas da instituição. A mesma tem 90 dias para preparar novo processo eleitoral.
A Assembleia-geral Extraordinária teve a participação presencial de 53 médicos, contra 408 que estiveram via Zoom, em representações dos Conselhos Regionais Norte e Sul, segundo ainda a acta da reunião do dia 17 (sábado último).
Em resposta, o Gabinete de Comunicação da ORMED referiu em nota, a que a Angop teve acesso, que Elisa Gaspar foi eleita democraticamente para um mandato de três anos (2019-2022), destacando que tomou conhecimento da destituição através da imprensa.
Afirmou que estas informações visam "manipular a opinião pública". Segundo este departamento da Ordem, a destituição tem como propósito "desvalorizar as reformas" na ORMED, pelo que a bastonária vai permanecer no cargo até o fim do mandato.
A propósito do caso, o jurista Armando Campos considera ilegal a destituição, fundamentando que só pode ocorrer caso seja deliberada numa Assembleia-Geral Extraordinária, com a participação dos membros das quatro regiões que constituem o Conselho Nacional, designadamente o Norte, Centro, Sul e Leste.
Por províncias, segundo o Estatuto da Instituição, a Ordem dos Médicos de Angola é composta pelas regiões Norte (Cabinda, Zaire, Uíge, Bengo e Luanda), Centro (Cuanza Sul, Benguela, Huambo, Bié e Moxico), Leste (Cuanza Norte, Malanje, Lunda Norte e Lunda Sul) e Sul (Namibe, Huíla, Cuando Cubango e Cunene).
Segundo os estatutos, o bastonário só pode ser destituído em Assembleia-Geral convocada pelo presidente da Mesa do Conselho Nacional, que está em vacatura.
Entretanto, o estatuto não prevê a destituição, pelo que, havendo vacatura na Mesa do Conselho Nacional, cabe ao bastonário (nesse caso à bastonária Elisa Gaspar) ou ao seu vice, sempre que solicitado e justificado, convocar as reuniões do Conselho Nacional.

23/10/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
PREVISÕES: Angola não recuperará da pandemia "até 2023 ou 2024" - FMI .
"A África subsaariana como um todo não deverá regressar aos níveis de crescimento económico de 2019 antes de 2022; nalgumas das maiores economias, como África do Sul, Nigéria e Angola, o crescimento não volta aos níveis pré-crise antes de 2023 ou 2024", lê-se nas Perspetivas Económicas para a África subsaariana, hoje divulgadas pelo FMI.
No documento, o FMI mantém a previsão de crescimento negativo para Angola em 4%, e estima que no próximo ano a economia já registe um crescimento, expandindo-se 3,2%, sustentada na subida dos preços do petróleo e nas medidas de apoio à economia.
"Em Angola, a crise juntou-se às vulnerabilidades já existentes; o PIB real deverá contrair-se pelo quinto ano consecutivo, caindo 4% em 2020, reflexo da descida da produção e dos preços do petróleo, aperto nas condições de crédito e declínio na atividade empresarial", lê-se na parte do relatório dedicada a Angola.
"Os preços do petróleo mais sustentados e as medidas de políticas de apoio vão ajudar a recuperar a economia a curto prazo, com o crescimento a regressar a território positivo em 2021, com 3,2%", aponta-se ainda no documento.
Nas previsões macroeconómicas, o FMI estima que a inflação suba para 21% este ano e desça ligeiramente para 20,6% em 2021, ao passo que a dívida pública deverá aumentar para 120,3% em 2020 e descer para 107,5% do PIB no ano seguinte, mantendo-se assim as previsões apresentadas na terceira revisão do programa de apoio financeiro do FMI a este país africano, em setembro.
Contrariando a prática dos últimos anos, o saldo orçamental de Angola deverá ser negativo este ano, prevendo o FMI um desequilíbrio de 2,8%, que melhora para 0,1% em 2021.
A nível regional, o FMI alerta que "a África subsaariana está a lidar com uma crise económica e sanitária sem precedentes, que em apenas alguns meses pôs em causa os ganhos de desenvolvimento dos últimos anos e perturbou a vida e os rendimentos de milhões de pessoas", pelo que "a projeção base assume que, para a maioria dos países, algum distanciamento social vai continuar em 2021 e desvanecer-se a partir do final de 2022, à medida que a cobertura das vacinas se expande e as terapêuticas melhoram".
O reaparecimento de novos casos em muitas economias avançadas e o espetro de surtos cíclicos na região "sugerem que a pandemia vai provavelmente continuar a ser uma preocupação muito séria durante algum tempo", dizem os técnicos do FMI, notando que a reabertura das economias está a contribuir para já haver sinais de crescimento no segundo semestre.
"Mesmo com custos económicos e sociais elevados, os países estão cautelosamente a começar a reabrir as economias e estão à procura de políticas que reiniciem o crescimento; com um abrandamento das medidas de confinamento, preços das matérias-primas mais altos e melhoria das condições financeiras tem havido alguns sinais de recuperação na segunda metade do ano", lê-se no relatório.
Ainda assim, para o conjunto do ano, o FMI prevê uma recessão de 3% na região, salientando que as economias mais dependentes do turismo, como Cabo Verde, e os países exportadores de matérias primas, como Angola ou a Guiné Equatorial, foram os mais afetados.
"Para 2021 prevemos um crescimento de 3,1%, que é uma expansão menor do que a esperada no resto do mundo, refletindo parcialmente o parco espaço de manobra orçamental que os países têm para sustentar uma política expansionista", razão pela qual o apoio internacional é fundamental, concluem.
A nível mundial, o FMI prevê uma recessão de 4,4% em 2020 e uma recuperação de 5,2% em 2021.
Oque tens a dizer ?

23/10/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
BISPOS ANGOLANOS DENUCIAM A FORMA COMO ERA RETIRADO O DINHEIRO DA IURD EM ANGOLA.
Religiosos revelam como funcionava operação da igreja de Edir Macedo para transportar dinheiro de fieis em sigilo para África do Sul e Brasil.
Segundo uma reportagem do site The Intercept Brasil, por ano, pelo menos duas vezes, pastores brasileiros da Igreja Universal, a Iurd, em Angola recebiam uma delicada e arriscada missão: transportar dólares arrecadados em cultos para a África do Sul.
O dinheiro, fruto de dízimos e ofertas, seguiria de carro, por estradas, relatou o ex-bispo Alfredo Paulo Filho.
Segundo o mesmo, seriam transportados, geralmente, entre 4 milhões e 6 milhões de dólares por viagem. Cédulas seriam escondidas em malas, no forro de veículos e até em pneus. A missão sigilosa era reservada aos pastores brasileiros, mais próximos da cúpula da igreja.
“Tenho conhecimento de que havia evasão de divisas, e o dinheiro ia para a África do Sul”, me disse Felner Batalha, vice-líder da Iurd em Angola até 2018 e, até essa época, o então auxiliar imediato do bispo João Leite no comando da igreja no país.
Para o bispo Batalha, a Universal arrecadaria em Angola algo entre 50 milhões e 60 milhões de dólares ao ano. Já o bispo Valente Luís, o vice-líder da Iurd em Angola depois de Batalha, até 2019 – e agora apontado com o novo líder da reforma angolana –, o montante anual dos dízimos e ofertas recolhidos superaria os 80 milhões de dólares.
“Angola sustenta Portugal e a Europa”, afirmou o brasileiro João Leite, em um áudio publicado no YouTube, em abril de 2019.
O ex-homem forte da Universal no país também rompeu com Edir Macedo após ser flagrado em um caso de adultério – confessado em vídeo. Segundo Leite, somente de Moçambique, um país vizinho, teriam saído, dois anos antes, 4 milhões de dólares para a África do Sul.
Instalada em mais de 90 países, a Universal tem cerca de 500 mil fiéis em Angola, segundo informações da própria igreja. País pobre, apesar de possuir grandes reservas de petróleo e minas de diamante, Angola tem 30 milhões de habitantes – 41% católicos e 38% evangélicos – e enfrentou uma guerra civil de três décadas, encerrada apenas em 2002.
Segundo as denúncias, as somas coletadas nos templos angolanos eram cobiçadíssimas – estimadas pelo bispo Valente Luís em 80 milhões de dólares por ano, superariam as de países como Portugal. O ex-bispo Alfredo Paulo afirmou que as jornadas à África do Sul costumariam ocorrer depois de uma das maiores campanhas de arrecadação da Universal, a chamada Fogueira Santa de Israel. É um momento em que “nada é impossível” para os verdadeiros crentes e fiéis, que chegam a doar todo o seu salário e bens pessoais como prova inequívoca de sua fé.
Também afastado por trair a mulher, Alfredo Paulo havia revelado que o dinheiro de Angola era levado para Portugal e, dali, para países como os Estados Unidos e Reino Unido, onde ajudava a manter as operações da TV Record na Europa. Segundo ele, Edir Macedo, com seu avião particular, recolheria pessoalmente essas quantias duas vezes ao ano. Como Alfredo não apresentou provas documentais, suas declarações à época não sensibilizaram autoridades africanas e europeias.
“A minha prova sou eu. Participei e vi com os meus olhos. Se eu tirasse fotos, não ia chegar aonde cheguei na igreja”, declarou à Folha de S.Paulo. As acusações renderam processos da Universal contra o ex-bispo por calúnia e difamação. Seguindo seu costumeiro modo de ação com conteúdos críticos, a igreja encaminhou dezenas de pedidos à justiça para retirar os vídeos com as denúncias das redes sociais. Em alguns casos, obteve sucesso ao reivindicar direitos autorais pelo uso de imagens produzidas por seus religiosos e pela TV Record.
A Universal negou tudo e chamou o dissidente de “mentiroso”. Em nota, afirmou: “Confiamos que a justiça brasileira revelará onde está a verdade nesta mais nova tentativa de manchar a imagem da Universal, punindo exemplarmente o mentiroso”.
O ex-bispo perdeu uma disputa em primeira instância: a juíza Raquel de Oliveira, da 6ª Vara Cível do Rio de Janeiro, determinou que ele pedisse desculpas públicas e pagasse multas no valor de R$ 1,8 milhão por violar a honra e a reputação da Universal. O bispo não fala sobre o processo.

23/10/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
ESTADOS UNIDOS doa 11,1 milhões de dólares para desminagem em Angola:⠀
O Governo dos Estados Unidos da América, doou 11,1 milhões de dólares (cerca de 7 bilhões e 230 milhões de kwanzas), para novos projectos de desminagem humanitária e de gestão de inventário de armamento em Angola.⠀
De acordo a nota, publicada pelo Jornal de Angola, 8,6 milhões de dólares vão servir para apoiar a desminagem humanitária levada acabo pela ONG Halo Trust e para expandir a capacidade operacional da organização Mines Advisory Group (MAG).⠀
Os restantes 2,5 milhões vão ser direccionados para programas de gestão de inventários de armamento para apoiar a parceria entre as forças de segurança angolanas.
Curte a página: Intervenção Jovem👍.

21/10/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
JOÃO LOURENÇO já substituiu dirigente da UNITA que rejeitou tomar posse:

O Presidente da República já substituiu o dirigente da UNITA que rejeitou integrar a Comissão de Gestão do Entreposto Aduaneiro de Angola, por ter sabido da sua nomeação pela imprensa.

David Kisadila foi substituído por Rosa Maria Sebastião, técnica do Ministério do Comércio e Indústria, chegou a exercer o cargo de subdirectora administrativa da Escola Nacional de Comércio.

Curte a página: Intervençãojovem👍

20/10/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
JOÃO LOURENÇO autoriza 29,3 milhões USD para Centros Regionais de Vigilância Marítima do Lobito e do Namibe
O Governo vai gastar 29,3 milhões de dólares norte americanos na construção e apetrechamento dos Centros Regionais de Vigilância Marítima do Lobito e do Namibe. A autorização para a adjudicação dos contratos de empreitada, através de ajuste directo pelo critério material, foi dada pelo Presidente da República no dia 9 deste mês.
O Governo vai gastar 29,3 milhões de dólares norte americanos na construção e apetrechamento dos Centros Regionais de Vigilância Marítima do Lobito e do Namibe.
O despacho presidencial prevê dois contratos entre a SIMPORTEX -E.P. e a Empresa Quenda, um no valor de USD 14,100 milhões USD para o Centro Regional de Vigilância Marítima do Lobito, e o outro de 14,2 milhões USD para o do Namibe.
A despesa é autorizada com base na necessidade de reforçar “a capacidade operativa da Marinha de Guerra Angolana”.
O Chefe de Estado autoriza o presidente do Conselho de Administração da SIMPORTEX-E.P a praticar todos os actos decisórios e de aprovação tutelar correspondentes aos contratos.
Oque tens a dizer ?

20/10/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
EMPRESA HOLANDESA PAGOU MILHÕES DE DÓLAR A CONHECIDOS DIRIGENTES DA SONANGOL, DIZ PROCURADORIS SUÍÇA .
Manuel Vicente, presidente da empresa na altura avisou para não se confiar nos seus directores.
Vários dirigentes da companhia petrolífera Sonangol foram subornados com centenas de milhões de dólares por parte de uma companhia holandesa envolvida em operações de apoio à exploração de petróleo no off-shore angolano, revelam documentos da procuradoria federal suíça agora divulgados e a que a VOA teve acesso.
Os documentos dizem respeito ao julgamento e condenação na Suíça de Didier Keller, da companhia holandesa SBM Offshore, que, em Agosto, foi considerado culpado de envolvimento em subornos de cerca de 6,8 milhões de dólares a entidades da Sonangol entre 2005 e 2008.
A 30 de Novembro de 2017, a VOA tinha noticiado que a SBM concordara em pagar ao Governo americano 238 milhões de dólares para encerrar uma acção em tribunal envolvendo corrupção em Angola e outros países.
Na altura, não foram revelados os nomes das entidades angolanas envolvidas no esquema.
Entretanto, os documentos da procuradoria suíça agora publicados indicam que as personalidades angolanas que aceitaram pagamentos da companhia SBM Off Shore são Sianga Kivuila Samuel Abílio, antigo director executivo e membro do Conselho de Administração da Sonangol, cuja parte de pagamentos teria sido feita através da companhia Domografos Africa, Ltd., com conta num banco português, José Manuel Jesus Sardinha de Sousa, antigo director de produção da Sonangol, e a esposa Cristina Coelho de Sousa, Ruben Monteiro Costa, antigo chefe do departamento de instalações, Luís Pedro Manuel, que para além de ser um “quadro” da Sonangol pertencia também à direcção da filial Sonangol USA, e esposa Ivette Magda Brito Manuel, e Baptista Muhongo Sumbe, presidente do Conselho de Administração e director executivo (CEO) da Sonangol USA.
No caso de Baptista Muhongo Sumbe, mais de quatro milhões e 600 mil dólares foram pagos à companhia Mardrill, sediada num “paraíso fiscal” sob pretexto de que essas “comissões” iriam beneficiar a Sonangol.
Os documentos revelam que, misteriosamente neste caso, o então presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Manuel Vicente, avisou Keller para “não ter confiança nos seus directores, sem dar outras explicações”.
Keller ignorou o aviso de Vicente e procedeu aos pagamentos de quatro prestações de mais de 920 mil dólares cada àquela companhia.
O dinheiro depositado na conta da Mardrill foi usado “para fins pessoais” de Baptista Myhongo Sume e esposa, dizem os documentos.
Todo os pagamentos foram feitos para garantir que esses directores não iriam vetar acordos assinados entre as companhias petrolíferas e a SBM para prestação de serviços.
Todos esses contratos tinham que ser aprovados por “diversos níveis da hierarquia da Sonangol”.
Por razões não explicadas, grande parte dos pagamentos àquelas entidades foi feito em diversas prestações de entre 100 mil e 200 mil dólares através de bancos portugueses e suíços.
A excepção foi o pagamento feito à Mardrill em quatro prestações (938.400, 923.100, 938.400, 923.100 e 938 400 dólares) entre Dezembro de 2006 e Julho de 2018.
Sonangol no centro da corrupção?
Estas novas revelações deverão aumentar as pressões para que as autoridades angolanas levem a cabo uma profunda investigação das contas e contratos da Sonangol, já envolvida recentemente nos escândalos do empresário Carlos São Vicente e nos negócios da empresas de Isabel dos Santos e seu marido, financiados alegadamente com dinheiro do estado angolano.
Há dias, a revista “Valor Económico” escrevia que dois antigos ministros do petróleo, Albina Assis Africano e Desidério Costa, eram accionistas da companhia Socalp “uma das duas empresas que receberam dividendos da Sonils entre 2004 e 2012 no valor de 23 milhões de dólares, mesmo sem fazerem parte da estrutura formal de accionista” dessa subsidiária da Sonangol.

20/10/2020

📰NOTÍCIA HOJE📰
Empresa holandesa pagou milhões de dólares a conhecidos dirigentes da Sonangol, diz procuradoria suíça
Manuel Vicente, presidente da empresa na altura avisou para não se confiar nos seus directores.
Vários dirigentes da companhia petrolífera Sonangol foram subornados com centenas de milhões de dólares por parte de uma companhia holandesa envolvida em operações de apoio à exploração de petróleo no off-shore angolano, revelam documentos da procuradoria federal suíça agora divulgados e a que a VOA teve acesso.
Os documentos dizem respeito ao julgamento e condenação na Suíça de Didier Keller, da companhia holandesa SBM Offshore, que, em Agosto, foi considerado culpado de envolvimento em subornos de cerca de 6,8 milhões de dólares a entidades da Sonangol entre 2005 e 2008.
A 30 de Novembro de 2017, a VOA tinha noticiado que a SBM concordara em pagar ao Governo americano 238 milhões de dólares para encerrar uma acção em tribunal envolvendo corrupção em Angola e outros países.
Na altura, não foram revelados os nomes das entidades angolanas envolvidas no esquema.
Entretanto, os documentos da procuradoria suíça agora publicados indicam que as personalidades angolanas que aceitaram pagamentos da companhia SBM Off Shore são Sianga Kivuila Samuel Abílio, antigo director executivo e membro do Conselho de Administração da Sonangol, cuja parte de pagamentos teria sido feita através da companhia Domografos Africa, Ltd., com conta num banco português, José Manuel Jesus Sardinha de Sousa, antigo director de produção da Sonangol, e a esposa Cristina Coelho de Sousa, Ruben Monteiro Costa, antigo chefe do departamento de instalações, Luís Pedro Manuel, que para além de ser um “quadro” da Sonangol pertencia também à direcção da filial Sonangol USA, e esposa Ivette Magda Brito Manuel, e Baptista Muhongo Sumbe, presidente do Conselho de Administração e director executivo (CEO) da Sonangol USA.
No caso de Baptista Muhongo Sumbe, mais de quatro milhões e 600 mil dólares foram pagos à companhia Mardrill, sediada num “paraíso fiscal” sob pretexto de que essas “comissões” iriam beneficiar a Sonangol.
Os documentos revelam que, misteriosamente neste caso, o então presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Manuel Vicente, avisou Keller para “não ter confiança nos seus directores, sem dar outras explicações”.
Keller ignorou o aviso de Vicente e procedeu aos pagamentos de quatro prestações de mais de 920 mil dólares cada àquela companhia.
O dinheiro depositado na conta da Mardrill foi usado “para fins pessoais” de Baptista Myhongo Sume e esposa, dizem os documentos.
Todo os pagamentos foram feitos para garantir que esses directores não iriam vetar acordos assinados entre as companhias petrolíferas e a SBM para prestação de serviços.
Todos esses contratos tinham que ser aprovados por “diversos níveis da hierarquia da Sonangol”.
Por razões não explicadas, grande parte dos pagamentos àquelas entidades foi feito em diversas prestações de entre 100 mil e 200 mil dólares através de bancos portugueses e suíços.
A excepção foi o pagamento feito à Mardrill em quatro prestações (938.400, 923.100, 938.400, 923.100 e 938 400 dólares) entre Dezembro de 2006 e Julho de 2018.
Sonangol no centro da corrupção?
Estas novas revelações deverão aumentar as pressões para que as autoridades angolanas levem a cabo uma profunda investigação das contas e contratos da Sonangol, já envolvida recentemente nos escândalos do empresário Carlos São Vicente e nos negócios da empresas de Isabel dos Santos e seu marido, financiados alegadamente com dinheiro do estado angolano.
Há dias, a revista “Valor Económico” escrevia que dois antigos ministros do petróleo, Albina Assis Africano e Desidério Costa, eram accionistas da companhia Socalp “uma das duas empresas que receberam dividendos da Sonils entre 2004 e 2012 no valor de 23 milhões de dólares, mesmo sem fazerem parte da estrutura formal de accionista” dessa subsidiária da Sonangol.

Endereço

Maianga
Luanda

Telefone

+244946139201

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Intervenção Jovem publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Intervenção Jovem:

Compartilhar

Categoria