AQUI TEM Informação

AQUI TEM Informação Serviço de informações atualizadas

25/08/2024

Lisboa – As razões para a ausência da direção da UNITA no lançamento da Fundação Jonas Malheiro Savimbi, em Luanda, estão a ser associadas a dois fatores principais. O primeiro visou garantir que a nova instituição tenha autonomia própria, sem que seja ligada a uma agenda política, visto que as fundações (excepto a Sagrada Esperança, do MPLA) não podem se envolver em atividades políticas. O segundo factor está relacionado a exigências feitas pela direção da UNITA, que foram rejeitadas pela direção da fundação.

De acordo com apurações, durante a última reunião da Comissão Política da UNITA, marcada pela presença de Isaías Ngola Samakuva, alguns "mais velhos", provenientes da província do Moxico, fizeram questionamentos ao segundo presidente da história do “Galo Negro”. Entre as questões levantadas, os “mais velhos” pediram a Isaías Samakuva que afastasse da direção da Fundação Jonas Malheiro Savimbi o grupo de militantes que, em 2019, teria impugnado o décimo terceiro congresso da UNITA. O argumento dos "mais velhos" é que este grupo, no qual se destaca a militante expulsa Ana Filomena Domingos, é hostil ao partido e continua a desenvolver uma agenda de desestabilização do partido fundado por Jonas Savimbi.

Segundo fontes do Club-K, o ex-líder Isaías Samakuva, que agora coordena a FJM, recusou a proposta de afastar o referido grupo da direção da fundação. A mensagem transmitida pelos "mais velhos" foi de que, enquanto este grupo continuar a ter acolhimento na Fundação Jonas Savimbi, a direção da UNITA se distanciará das atividades dos mesmos

22/08/2024

"Luta de galos" na UNITA pode ter implicações eleitoraisAngola24horasago. 21, 2024Leia o originalAusência de altas figuras da UNITA na apresentação da Fundação Jonas Savimbi evidencia receios de que a organização seja usada para fins políticos "inconfessos". Analista antevê implicações ...

29/07/2024

"Se quer ajudar Angola e os angolanos, pegue nesses 500 milhoes de euros e aplique na nossa comunidade em Portugal", disse Francisco Viana durante um encontro com a diaspora angolana em Lisboa, promovido pela Frente Patriotica Unida (FPU), plataforma que congrega o Bloco Democratico e o projecto politico PRA-JA Servir Angola.

Durante a sua intervenÇao, o empresario e também lider do movimento Nova Angola criticou fortemente a visita oficial de Montenegro, denunciando um alegado conluio com o Presidente Joao LourenÇo.
"O primeiro-ministro portugues chegou a Angola todo 'p**i', a dizer que tinha uma surpresa", afirmou.

A surpresa era, segundo afirmou o deputado, um reforÇo de 500 milhoes de euros da actual linha de crédito de Portugal a Angola, que Montenegro anunciou nesta visita oficial de tres dias, que terminou Quinta-feira.
Joao LourenÇo tera respondido, segundo Francisco Viana, que ja sabia onde iria gastar esse montante. "Dois grandes marimbondos [vespas]", disse
O deputado da Assembleia Nacional deixou ainda um "pequeno alerta" a Montenegro: "Se for para Angola dar forÇa a quem faz ajustes directos e nao presta contas (...), corre o risco de nao ser bem-vindo. Cuidado, senhor primeiro-ministro".
"Nao precisamos de abutres em Angola", disse, levantando a hipotese de uma futura responsabilizaÇao dos "dirigentes portugueses, para nao serem cumplices com o que esta a acontecer em Angola", ideia que mereceu um aplauso de muitos dos participantes deste encontro, mais de 200, que encheram a sala de um hotel em Lisboa.

A visita voltou a ser abordada no discurso do presidente da Uniao Nacional para a Independencia Total de Angola (UNITA), Adalberto Costa Junior, que foi recebido no evento com palmas e palavras de ordem: "Adalberto presidente", "presidente Adalberto".

O lider do movimento do "galo negro" nao gostou de ver "lado a lado um primeiro-ministro de um pais [Portugal] a ouvir esse Presidente" e a "ficar em silencio" quando Joao LourenÇo alegadamente afirmou

13/07/2024

Nos últimos dias, vários membros da UNITA renunciaram a sua militância. Mas a direção do maior partido da oposição angolana desvaloriza o abandono, considerando-o "normal". Situação não é "recomendável", diz analista.

Só na província do Bengo, pelo menos três candidatos à deputados nas últimas eleições gerais renunciaram a sua militância do maior partido da oposição angolana.

Maria João Mateus é uma das que entendeu colocar ponto final a uma trajetória de quinze anos na UNITA. Desempenhou várias funções, como de ministra das Pescas, Mar e Ambiente do Governo Sombra e foi candidata à deputada nas últimas eleições.

Elizário de Oliveira é outro que deu por encerrado o seu percurso de vinte e seis anos no galo negro. Já foi secretário provincial do braço juvenil dos maninhos, responsável pelos assuntos eleitorais, comissário eleitoral, candidato à deputado, entre outras funções. Oliveira desabafa:

Permanentemente, eu era acusado de combater a direção do partido, isto é, o secretário provincial, desde o tempo do senhor Simão Dembo, passando pelo malogrado Álvaro Ndenguembwale, até ao atual secretário, permanentemente", conta.

E Oliveira prossegue com as denúncias: "O atual secretário provincial e o seu núcleo duro dizem: o Elizário nunca pode ser secretário provincial. O secretário provincial, por exemplo, Senhor Moniz Alfredo chegou mesmo a dizer: que o atual vice-presidente da UNITA disse: o Elizário só chegará a esta função passando por cima do meu cadáver.”

UNITA minimiza saída de membros do partido

Quem também seguiu o mesmo rumo é Jovete Domingos, cujo nome constou da lista de candidatos a deputados nas eleições de 2022. Diz que o regionalismo, tribalismo e tráfico de influências levraram-nos a tomar a decisão. Jovete diz que há pessoas que transformaram a UNITA num péssimo partido e recorre a uma analogia desportiva para justificar a sua saída.

"Os excelentes jogadores já mais permitem ficar numa equipa onde não são tidos e nem achados...

11/07/2024

Bom dia Angela, o João Lourenço intenciona realizar as eleições autárquicas em 2027, pra confundir o eleitorado, serão em cimoltanio com as eleições gerais.

O que tens a dizer.

Observa a fonte de energia.
07/07/2024

Observa a fonte de energia.

29/05/2024

O Governo angolano e os sindicatos chegaram a acordo sobre o salário mínimo nacional e as atualizações salariais da função pública, o que deverá levar a desconvocar a greve geral marcada para a próxima semana.

O acordo sobre o caderno reivindicativo apresentado em setembro de 2023 foi alcançado no final de uma maratona negocial de mais de oito horas no Ministério da Administração Publica, Trabalho e Segurança Social (MAPTS), uma semana antes da terceira fase da greve que tinha sido convocada pelas três centrais sindicais angolanas.

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, anunciou os principais termos do acordo trianual, que vai vigorar até 2027, e onde foram aglutinadas "questões estruturantes" apresentadas pelos sindicatos nos últimos anos, entre as quais o salário mínimo, que vai aumentar para o dobro, e os salários da função pública.

Pedro Filipe considerou o acordo como um "exercício de muita paciência e de muita responsabilidade" entre o executivo e os sindicatos que tinham "posições diferentes" sobre uma série de temas.

Entre as questões estruturantes está o salário da função pública, que vai ser ajustado em 35% no próximo ano, sendo revisto em véspera da preparação do Orçamento Geral do Estado nos anos subsequentes.

Foram também definidos "princípios gerais de fixação do salário mínimo nacional", que vai subir para 70 mil kwanzas, quase o dobro dos atuais 32.000 kwanzas (35 euros)

Para microempresas e `startups` o salário vai ser fixado em 50 mil kwanzas, enquanto as empresas que já pagam 70 mil kwanzas terão 12 meses para chegar aos 100 mil kwanzas, enquanto as que estão abaixo deste nível terão dois anos para chegar aos 100 mil kwanzas.

O executivo vai também rever os critérios de atribuição de subsídios para as zonas recônditas em função das categorias dos municípios e aceitou incorporar um representante dos sindicatos no conselho fiscal do Instituto Nacional de Segurança Social.

09/03/2024

A polícia de Angola não consegue manter a tranquilidade nos cimiteiros, esse funeral foi um problema.

15/02/2024

O presidente da UNITA afastou hoje em Cabinda, província angolana onde obteve uma vitória eleitoral em 2022, o “fantasma” de um eventual terceiro mandato do Presidente, João Lourenço.

Adalberto da Costa Júnior falava à saída de um encontro com o bispo de Cabinda, Belmiro Chissengueti – o primeiro de uma jornada de quatro dias pela província mais a norte de Angola, em que vai reunir-se com várias entidades e realizar o primeiro comício do ano.

Expressando “grande satisfação” por voltar à região pela primeira vez desde as eleições, o líder da UNITA que escolheu viajar de catamarã, a partir da cidade do Soyo, em vez do habitual avião, explicou aos jornalistas que quis “entrar pelos passos normais, das pessoas comuns”.

“Vim verificar como as pessoas viajam, vim no meio das populações, foi uma belíssima experiência, para repetir”, destacou.

Sobre os objetivos da vinda a Cabinda, afirmou que quer partilhar a visão da UNITA sobre os desafios do país, apontando, entre estes, a necessidade de estabilidade, o Estado democrático e de direito, o combate à pobreza e à diminuição dos direitos.

“Há uma claríssima redução das liberdades com um Governo que começa a fazer aprovar leis que muito preocupam o país”, realçou o político, sublinhando que a UNITA tem “uma grande responsabilidade”.

“Com o voto de Cabinda, a UNITA conseguiu quebrar os dois terços tradicionais [de maioria parlamentar do MPLA, partido no poder desde 1975]”, disse, considerando que se trata de um elemento estratégico para contrariar “o fantasma” do terceiro mandato do Presidente, João Lourenço, que a Constituição angolana impede.

“E impossível haver terceiro mandato sem a UNITA, nós não vamos entrar por essa via”, reforçou o líder do partido do 'galo negro'.

O presidente da UNITA, acompanhado de uma delegação com vários deputados e dirigentes partidários, foi também recebido pelo vice-governador de Cabinda, Miguel Oliveira, a quem apontou a importância do poder local em Angola, que considerou complementa

05/02/2024

Bom dia povo Angolano, este ano as eleicoes autarquicas sera realizadas.

24/08/2023

Caso, distribuição do presidente João Lourenço, está a 90% do caminhão andado.

E precisa se do apóio do apoio de todo povo angolano.

28/02/2023

ACJ será presidente Antes de 2027.

Adalberto Costa Júnior discursa na Conferência da IDC sobre a Democracia em ÁfricaO Presidente da UNITA, Adalberto Costa...
26/02/2023

Adalberto Costa Júnior discursa na Conferência da IDC sobre a Democracia em África

O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior discursou nesta sexta-feira (24), em Lisboa na Conferência da Internacional Democrática do Centro sobre a Democracia em África.

"África enfrenta hoje movimentos políticos sem precedentes, com dinâmicas desestabilizadoras e violentas, como o terrorismo, golpes de estado, fraudes eleitorais, tenções sociais, agravados pela fragilidade das instituições, a falta de liberdade de expressão e de imprensa ou corrupção, entre outros. Perante estas tendências, a democracia em África está em risco de regressão, colocando em causa os avanços e compromissos assumidos com os respectivos povos e com a comunidade internacional", frisou o líder da UNITA.

Participam na Conferência o Presidente da Guiné Bissau Umaro Chissoko, o Primeiro Ministro de São Tomé Patrice Trovoada, o Presidente da UNITA Adalberto Costa Junior, o Presidente do IDC Andres Pastrana e representações de Moçambique, Marrocos, Somália, Senegal, Madagascar. De Portugal, França, Espanha, Hungria, entre outras.

26/02/2023

Angola. Aprovada na generalidade proposta de Lei Geral do Trabalho

A Assembleia Nacional angolana aprovou hoje, na generalidade, a proposta de lei de alteração à Lei Geral do Trabalho em vigor, de 2015, que traz pelo menos oito novidades, nomeadamente a reintrodução do contrato de trabalho por tempo indeterminado.

Aproposta de lei, que foi aprovada por unanimidade, com 189 votos a favor, é revista oito anos depois da aprovação da atual lei em vigor.

Na apresentação do documento, o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, disse que a proposta de lei salvaguarda a inclusão, porque reuniu várias sensibilidades representativas de organizações dos trabalhadores, desde sindicatos, organizações patronais, académicos, magistrados judiciais e do Ministério Público e quadros da administração pública.

Pedro Filipe destacou também que esta nova proposta de lei vem trazer estabilidade aos trabalhadores, já que reintroduz o contrato de trabalho por tempo indeterminado, como regime regra.

O governante angolano salientou ainda como novos pontos a destacar a dignidade, inovação, com a redefinição dos contratos especiais de trabalho, com principal enfoque para o teletrabalho e para o contrato de trabalho desportivos.

Outra inovação, apontou Pedro Filipe, prende-se com a flexibilidade da lei na organização e duração do trabalho, permitindo o regime de horário do trabalhador-estudante, o regime do trabalhador com responsabilidades familiares e a licença de paternidade.

26/02/2023

Lideres da UNITA e da Renamo de Moçambique denunciam "farsa eleitoral" em Angola

Os líderes da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) criticaram hoje a "farsa eleitoral" que deu a vitória ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) em agosto.

"Não precisamos de ir longe, basta olhar para Angola, onde a UNITA venceu e convenceu, mas não está a governar, como consequência dessa farsa eleitoral", disse Ossufo Momade, líder da Renamo, durante a sua intervenção numa conferência sobre a democracia em África, que decorre hoje em Lisboa.

O líder da oposição em Moçambique intervinha na conferência “Democracia em África”, promovida pela Internacional Democrática do Centro (IDC), e que decorre hoje em Lisboa, na qual passou em revista as principais dificuldades da implementação democrática nos países africanos, com especial destaque para Angola e para o seu país, no qual considerou que o processo eleitoral está "viciado" pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) desde 1994.

As críticas de Ossufo Momade surgiram poucos minutos depois de o presidente da UNITA ter feito uma intervenção na qual passou em revista as principais dificuldades enfrentadas para garantir eleições justas em Angola.

"Em três anos de liderança da oposição, nunca me deixaram debater com o Presidente João Lourenço, nunca fui entrevistado nos canais públicos de comunicação social, o Tribunal Constitucional anulou, a 10 meses das eleições, o congresso que elegeu o candidato da oposição, que tinha sido feito três anos antes", exemplificou Adalberto da Costa Júnior na intervenção na conferência sobre a democracia em África, na qual considerou que ganhou as eleições de agosto de 2022.

"Faço daqui um apelo à União Africana, à União Europeia, ao parlamento português e aos Estados Unidos para que não fechem os olhos aos atos inconstitucionais que o partido no poder fez e faz para se manter no poder e perpetuar a pobreza....

17/12/2022

Para imprimir mais dinamismo, eficiência e eficácia, o Presidente Adalberto Costa Júnior, procedeu as seguintes nomeações:

Secretário da Presidência: Diamantino Mussokola

1.º Ministro do Governo Sombra: Dr. Raul Taty

Secretário Nacional P/ Organização: Helder Manuel dos Santos

Secretário Nacional P/ Comunicação e Marketing: Evaldo Evangelista

Secretária da Comissão Política: Sandra Kakunda

Secretária do Comité Permanente: Marta Solange

Secretário P/ gestão de Pessoal e Quadros: Lucas Kananay

Secretário Nacional para as Autarquias: Alcino Jonas Kuvalela

Secretário Provincial de Cabinda: João Manuel

Secretária Provincial Adjunta de Cabinda: Mónica Ntango

Secretário Provincial do Huambo: Apolo Yakuvela

Secretário Provincial do Bié: Celso Torres

Secretário Provincial do Kuando Kubango: Joaquim Sakondo

Secretário Provincial Adjunto do Kuando Kubango: David Chiyovo

Secretário Provincial da Lunda Norte: Gaio Kakoma

Secretário Adjunto da Lunda-norte: Fernando Muanza

Secretário Provincial da Lunda Sul: Zola Makuta

Secretária Provincial Adjunta da Lunda- Sul: Adélia Marcos

Inspector geral do Partido: Luís Godinho

Vice-presidente da LIMA: Etna Ivete Kapapelo

Diretora do IDD (Instituto de desenvolvimento e democracia) : Kuyanga Diamantino

Porta-voz: Adriano Marcial Dachala

Conselheiros do Presidente:
Lukamba Paulo Gato
Eugênio Manuvakola
Horácio Njunjuvile
João Vahekeni
Silvestre Gabriel Samy
Adriano Marcial Dachala

A UNITA mostra se que mesmo com as situações que houve, o povo ainda com ele.Viva a democracia angolana
24/09/2022

A UNITA mostra se que mesmo com as situações que houve, o povo ainda com ele.

Viva a democracia angolana

22/09/2022

Bom dia minha família
Estamos de volta.

Ajude a página a crescer, deixando a sua opinião mas informações

01/09/2022

A CEAST esqueceu a sua missão.

Há corruptos dentro da CEAST

Actas sínfise.MPLA não ganhou em nenhuma assembleia
26/08/2022

Actas sínfise.
MPLA não ganhou em nenhuma assembleia

19/05/2022
18/05/2022

MPLA PREPARA CAMPANHA PARA SABOTAR A ACTIVIDADE DA UNITA, NESTE SÁBADO DIA 21 NO CAZENGA COM A GARANTIA DE 300.000.00 CADA JOVEM

DENÚNCIA, Partilha, Partilha, Partilha, Partilha por favor!

Segundo uma fonte segura do MPLA em Luanda, diz que o Bureau Político do Comitê Central do MPLA reunido após a actividade dos camaradas na província planaltina do Huambo, orientou no domingo passado os jovens da sua agremiação juvenil JMPLA para timbragem de camisolas da UNITA com o rosto de Adalberto Costa Júnior, Presidente da UNITA apontado como o substituto de João Lourenço na Presidência da República de Angola, no sentido de criar sabotagem total ao ponto de desestabilizar a actividade que segundo tornou-se público a realizar-se no Município do Cazenga.
Segundo a mesma reunião, os jovens já receberam 50.000,00, kz como garantias dos 300.000,00 KZ pelo trabalho completo que hão de receber os 250.000,00 kz já nesta sexta-feira.

Endereço

10
Luanda
ZUA

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando AQUI TEM Informação publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para AQUI TEM Informação:

Vídeos

Compartilhar

Categoria