Na Mira Do Crime

Na Mira Do Crime Na luta contra a Delinquência e a Corrupção

Todo efectivo da Polícia Nacional que não se apresentar rigorosamente uniformizado ou decentemente vestido quando usar a...
06/01/2025

Todo efectivo da Polícia Nacional que não se apresentar rigorosamente uniformizado ou decentemente vestido quando usar a roupa civil poderá ser responsabilizado disciplinarmente, nos termos da lei. A medida vem expressa no Despacho n.º 1252 do Comandante Geral, Francisco Monteiro Ribas da Silva, em obediência da alínea d) do artigo 5.º do Regulamento de Uniformes de Uso Exclusivo da Polícia Nacional de Angola, aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 242/21, de 1 de Outubro, que estabelece que não é permitido usar parte do uniforme em combinação com elementos de vestuário civil.

O Despacho proíbe o uso do uniforme da Polícia Nacional de Angola em simultâneo com peças de roupas civis, em quaisquer circunstâncias.

“Fica igualmente proibida a alteração do padrão das medidas previstas no Regulamento de Uniformes da PNA, tornando as peças de fardamento excessivamente ajustadas, representando uma imagem contrária à postura do agente da polícia”, lê-se no Despacho.

Todo efectivo da Polícia Nacional que não se apresentar rigorosamente uniformizado ou

Cinco anos depois, o político José Pedro Katchiungo deve estar de regresso às lides da UNITA, graças a um acordo do Trib...
06/01/2025

Cinco anos depois, o político José Pedro Katchiungo deve estar de regresso às lides da UNITA, graças a um acordo do Tribunal Constitucional, relativo a uma acção de impugnação de três deliberações de órgãos desse partido tomadas em 2021, 2023 e 2024 respectivamente, por violação dos Estatutos e da Lei.

De acordo com uma publicação feita por ele, a que este jornal teve acesso, no dia 03 Janeiro, foi notificado do Acórdão N.º 947/2024 do Tribunal Constitucional, relativo a uma acção de impugnação das referidas deliberações.

“Esgotado o diálogo interno, solicitei a intervenção judicial do Tribunal Constitucional em Março de 2024 e a resposta veio agora”, explicou, salientando que ficou satisfeito com o Acórdão por duas razões: “Em primeiro lugar, porque o Tribunal julgou improcedente tanto a excepção dilatória de ilegitimidade activa, como a excepção peremptória de caducidade, apresentadas pela direcção do meu Partido, tendo afirmado que, e cito, «a legitimidade do recorrente para a propositura da acção em sede desta Corte decorre da alegada violação de normas constitucionais, legais e estatutárias pelo partido UNITA, do prévio esgotamento das vias administrativas internas e da demonstração de interesse directo e legítimo, conforme previsto no art. 26º do CPC».

Doravante, acredita que os dirigentes de qualquer organização política que quiserem utilizar expedientes dilatórios, tais como processos ou sanções disciplinares para subverter a democracia intrapartidária ou para coartar os direitos de participação política dos seus colegas só porque pensam diferente, “terão de pensar duas vezes”.

“Em segundo lugar, fiquei satisfeito com o Acórdão, porque o colectivo de juízes, conhecendo a realidade político-cultural do nosso país e dos seus dirigentes, foi bastante pedagógico, isento e objectivo na apreciação das alegações de violações à lei que lhe foram colocadas”, aludiu.

Refere que o Tribunal percebeu claramente que o cidadão Estevão José Pedro Kachiungo foi vítima de “sanções ilegais, que lhe foram aplicadas com o único propósito de impedir a sua participação num Congresso electivo, no pleno gozo do exercício da sua capacidade eleitoral passiva”.

O Tribunal, acrescentou, confirmou as violações ao princípio da legalidade infelizmente cometidas pelo meu Partido e tomou boa nota do facto de que a UNITA já corrigiu os seus erros.

“De facto, afirma o Tribunal, nas contra-alegações apresentadas pelo meu Partido, a UNITA declara que já repôs todos os meus direitos cívicos e políticos, incluindo os plenos direitos de participação política e a capacidade eleitoral activa e passiva, razão pela qual o Tribunal considera não precisa de fazer mais nada”, interpretou.

Cinco anos depois, o político José Pedro Katchiungo deve estar de regresso às l

Na sequência do anúncio feito por um dos auxiliares do Titular do Poder Executivo, segundo o qual o Presidente da Repúbl...
06/01/2025

Na sequência do anúncio feito por um dos auxiliares do Titular do Poder Executivo, segundo o qual o Presidente da República já não vai executar, neste mês de Janeiro, o aumento de 25% do salário dos trabalhadores da Função Pública, que todos esperavam, o Grupo Parlamentar da UNITA exorta o Titular do Poder Executivo a ser transparente com os trabalhadores e a sociedade, sem receio de partilhar com os cidadãos as dificuldades reais de tesouraria que o Executivo enfrenta.

Em uma nota distribuída à imprensa, na tarde deste domingo, 05, o GPU lembra que o aumento acordado entre o Governo e os sindicatos já foi aprovado pela Assembleia Nacional, em sede da Lei do Orçamento Geral do Estado para 2025, a 12 de Dezembro de 2024.

“Não há, portanto, na Assembleia Nacional, absolutamente nada pendente que condicione a execução do Orçamento Geral do Estado para 2025”, sublinha.

Este quadro, para o GPU, é revelador da crise de gestão de tesouraria que o país vive, já considerada por especialistas como uma “falência técnica do Estado angolano, o que tem levado o Presidente da República a recorrer permanentemente a empréstimos no exterior e no País”.

“Estamos em 2025 e a Administração do Estado está em pleno funcionamento, o Presidente da República está em funções, os contratos estão a ser firmados, os ministros estão a viajar e os governantes estão a gastar dinheiro público, executando o mesmo orçamento já aprovado pela Assembleia Nacional”, lê-se na nota.

As centrais sindicais vieram a público informar que a posição mandada anunciar pelo Senhor Presidente da República não teve o acordo dos sindicatos e constitui, portanto, uma violação ao Acordo rubricado a 28 de Maio de 2024.

Na sequência do anúncio feito por um dos auxiliares do Titular do Poder Executivo, segu

A Polícia Nacional, no município de Cuvelai, província do Cunene, deteve uma cidadã nacional de 42 anos, sob a acusação ...
06/01/2025

A Polícia Nacional, no município de Cuvelai, província do Cunene, deteve uma cidadã nacional de 42 anos, sob a acusação de ofensas graves à integridade física da própria filha, menor de 06 anos de idade, na vila de Mukolongondjo.

Fontes deste Jornal avançaram que o facto ocorreu quando a menor revelou ao seu pai sobre a saída da mãe, enquanto o mesmo está de prevenção, no comando municipal.

Revoltada, a mãe ferveu água e mergulhou nela a mão da filha. O comando municipal tomou conhecimento da ocorrência através do hospital local e a criminosa foi imediatamente detida e, como é evidente, vai ser responsabilizada criminalmente.

A Polícia Nacional, no município de Cuvelai, província do Cunene, deteve uma ci

EMPREGADA ZAMBIANA CONDENADA POR 40 ANOS DE PRISÃO POR TORTURA A MENOR DE IDADEPrecious Tumuhirwe de 35 anos Zambiana qu...
05/01/2025

EMPREGADA ZAMBIANA CONDENADA POR 40 ANOS DE PRISÃO POR TORTURA A MENOR DE IDADE

Precious Tumuhirwe de 35 anos Zambiana que trabalhava em como empregada doméstica por 4 anos em uma residência, foi condenada por 40 anos de prisão.

Fruto de uma denúncia pública que se tornou viral nas redes sociais, onde mostrava Precious Tumuhirwe torturando uma menor de 4 anos de idade, filha do patrão da residência onde a mesma trabalhava em Uganda, distrito de Wakisa, município de Kira na cidade capital de Kampala já há 4 anos.

O incidente foi filmado no dia 27 de Dezembro e durante a tortura da menor, a mesma não desconfiava que estava sendo filmada, após os vídeos se tornarem viral, a mesma meteu-se em fuga, tendo sido presa no Distrito de Kabale e na tarde de sexta-feira (04 de Janeiro de 2025) foi lida a sentença da mesma que lhe condena a 40 anos de prisão.

Claire Tumwekwase a menina torturada felizmente está viva, mas se encontra em estado crítico e recebendo assistência médica em uma unidade hospitalar de Kampala.

A Força Policial de Uganda condena todas as formas de violência, especialmente contra as crianças, e continua empenhada em garantir que a justiça seja feita em incidentes do caso. Exorta o público a denunciar quaisquer casos suspeitos de abuso em delegacias mais próximas.

ASP Luke Owoyesigyire Oficial Adjunto de Relações Públicas Polícia Metropolitana de Kampala.

05/01/2025

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), em coordenação com o Serviço de Inteligência e Segurança Militar (SISM), procedeu na tarde do dia 26 de Dezembro, à detenção de um cidadão nacional, de 36 anos de idade, acusado no crime de uso ilegítimo de designação, sinal ou uniforme, ocorrido no bairro 5 de Abril, no município de Moçâmedes.

Consta que os factos sucederam por volta das 17h30 minutos, momento em que o acusado se encontrava na residência de um cidadão Tenente-coronel das FAA, que ele desconhecia, para oficializar a sua relação amorosa com uma das sobrinhas desse oficial superior.

Entretanto, devido a várias divergências no local, o acusado, sem se conter e de forma a intimidar as pessoas, em tom de arrogância, disse que não tinha medo de ninguém, pois era major das Forças Armadas Angolanas.

Surpreso com a situação, o oficial superior que ali se encontrava, suspeitou do acusado e, denunciou o caso ao SIC. Este, por sua vez, realizou diligências e constatou que o acusado não passava de um falso efectivo das FAA.

Em acto contínuo, foi apreendido na sua residência um par de fardas e botas militar, três passadores, sendo um de subtenente, um de capitão e um de major, este último promovido no passado mês de Novembro de 2024.

05/01/2025

BRASILEIRO TRANSPORTA MAIS DE 4 KG DE COCAÍNA DO BRASIL PARA ANGOLA PARA GANHAR 1 MILHÃO E 500 MIL KWANZAS

05/01/2025

TRABALHADORES DA FAZENDA `` NOVA AGRO LIDER´´ SÃO TRANSPORTADOS DAS SUAS CASAS PARA FAZENDA, DE FORMA ARRISCADA TODOS OS DIAS, NA ESTRADA N120 SENTIDO DONDO KIBALA

Um cidadão estrangeiro, de nacionalidade brasileira, de 35 anos, auxiliar de cozinha, foi detido no Aeroporto Internacio...
05/01/2025

Um cidadão estrangeiro, de nacionalidade brasileira, de 35 anos, auxiliar de cozinha, foi detido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, por Tráfico de Droga do tipo co***na.

A droga estava dissimulada nas regiões torácica e abdominal, bem como nas caneleiras (região do joelho) fita-coladas com fita adesiva.

Segundo o Porta-voz do SIC-Geral, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, o cidadão foi detido após o desembarque em território nacional, proveniente da República Federativa do Brasil, Estado de São Paulo, cidade de Guarulhos.

"Mediante uma avaliação técnica feita pelo SIC, foi possível prever que o indivíduo apresentava características de mula, pelo que, foi interpelado e posto ao RX e detectou-se a substância escondida, e, por via do teste clorimétrico provou-se tratar-se de droga do tipo co***na, com o peso de 4, 935 kilogramas", informou.

Um cidadão estrangeiro, de nacionalidade brasileira, de 35 anos, auxiliar de cozinha, foi det

05/01/2025

ACIDENTE MORTAL: VIATURA DO HOSPITAL GERAL DE CACUACO EMBATE CONTRA VIATURA DA ELISAL E MATA UM 'CATADOR' DE LIXO

Um efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC), identificado como Alfredo dos Santos Caramelo, agente de terceira...
05/01/2025

Um efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC), identificado como Alfredo dos Santos Caramelo, agente de terceira, disparou contra dois vizinhos seus, na noite de sexta-feira, 03, no Benfica, província de Luanda, durante uma discussão.

No entanto, em nota tornada púbica, o SIC informa que, no âmbito do trabalho que tem vindo a realizar no quadro da estratégia de pureza interna do Órgão, mediante denúncia, procedeu a detenção, ontem, 4 de Janeiro, de um efectivo, afecto ao Departamento Nacional de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, por agressão física, consubstanciado em ter efectuado disparos de arma de fogo, usando uma arma do tipo pi***la, em que foram atingidos dois cidadãos nacionais, na região da virilha e do abdómen, respectivamente.

Referir que os cidadãos alvejados foram socorridos para o Hospital Geral de Luanda, aonde encontram-se sob cuidados médicos, desde o dia 3 de Janeiro. Sendo que o SIC apurou tratar-se de vizinhos que envolveram-se numa contenda.

Face a gravidade dos factos o agente recebeu ordem de Detenção e será presente ao Ministério público para trâmites legais subsequentes.

Por outro lado, foi ordenada a abertura do competente processo disciplinar para medidas que se impõem.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/12952

Um efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC), identificado como Alfredo dos Santos Caramelo, agente de terceira...
05/01/2025

Um efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC), identificado como Alfredo dos Santos Caramelo, agente de terceira, disparou contra dois vizinhos seus, na noite de sexta-feira, 03, no Benfica, província de Luanda, durante uma discussão.

No entanto, em nota tornada púbica, o SIC informa que, no âmbito do trabalho que tem vindo a realizar no quadro da estratégia de pureza interna do Órgão, mediante denúncia, procedeu a detenção, ontem, 4 de Janeiro, de um efectivo, afecto ao Departamento Nacional de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, por agressão física, consubstanciado em ter efectuado disparos de arma de fogo, usando uma arma do tipo pi***la, em que foram atingidos dois cidadãos nacionais, na região da virilha e do abdómen, respectivamente.

Referir que os cidadãos alvejados foram socorridos para o Hospital Geral de Luanda, aonde encontram-se sob cuidados médicos, desde o dia 3 de Janeiro. Sendo que o SIC apurou tratar-se de vizinhos que envolveram-se numa contenda.

Face a gravidade dos factos o agente recebeu ordem de Detenção e será presente ao Ministério público para trâmites legais subsequentes.

Por outro lado, foi ordenada a abertura do competente processo disciplinar para medidas que se impõem.

Um efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC), identificado como Alfred

O Na Mira do Crime deseja um Feliz aniversario ao Subinspector Amorim Silva, Porta-voz do SIC no Cuanza-Sul
05/01/2025

O Na Mira do Crime deseja um Feliz aniversario ao Subinspector Amorim Silva, Porta-voz do SIC no Cuanza-Sul

04/01/2025

É DO MÁRTIRES: GAMBIANO TENTAVA SAIR DO PAÍS COM OURO AVALIADO EM 1 BILIÃO DE KWANZAS E MAIS DE MEIO MILHÃO DE DÓLARES

Seis cidadãos nacionais e um de nacionalidade gambiana, comerciante, de 37 anos de idade, foram detidos pelo  Serviço de...
04/01/2025

Seis cidadãos nacionais e um de nacionalidade gambiana, comerciante, de 37 anos de idade, foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal, através do seu Departamento Nacional de Investigação Criminal destacado no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em cooperação com outras forças do sistema de segurança no aeroporto, por transporte e exportação de moeda estrangeira no momento de embarcação em posse de 15 lingotes de ouro e mais de 600 mil dólares norte-americanos.

O cidadão gambiano, residente no Território Nacional há mais de 20 anos, é comerciante de artigos diversos (como telefones e outros meios informáticos) na zona do Mártires do Kifangondo, município da Maianga.

O cidadão foi detido quando pretendia sair de Angola com 688 mil e 450 mil dólares norte-americanos, com destino ao Dubai.
De acordo com o Porta-voz do SIC-GERAL, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, o implicado pretendia levar 15 lingotes de ouro, e foi detido no momento de embarque de passageiros do vôo da companhia aérea Emirates.

"Ao ser interpelado pelas forças de segurança, verificou-se que excedeu os limites legalmente previstos para o transporte ou transferência de moeda para o exterior do país, pelo que", disse, para conseguir escapar, sublinhou, socorreu-se ao auxílio de funcionários da Sociedade Gestora de Aeroporto (SGA), para sair do país, que foram mais tarde detidos em sede de uma investigação.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/12951

Seis cidadãos nacionais e um de nacionalidade gambiana, comerciante, de 37 anos de idade, foram detidos pelo  Serviço de...
04/01/2025

Seis cidadãos nacionais e um de nacionalidade gambiana, comerciante, de 37 anos de idade, foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal, através do seu Departamento Nacional de Investigação Criminal destacado no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em cooperação com outras forças do sistema de segurança no aeroporto, por transporte e exportação de moeda estrangeira no momento de embarcação em posse de 15 lingotes de ouro e mais de 600 mil dólares norte-americanos.

O cidadão gambiano, residente no Território Nacional há mais de 20 anos, é comerciante de artigos diversos (como telefones e outros meios informáticos) na zona do Mártires do Kifangondo, município da Maianga.
O cidadão foi detido quando pretendia sair de Angola com 688 mil e 450 dólares norte-americanos, com destino ao Dubai.

De acordo com o Porta-voz do SIC-GERAL, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, o implicado pretendia levar 15 lingotes de ouro, e foi detido no momento de embarque de passageiros do vôo da companhia aérea Emirates.

"Ao ser interpelado pelas forças de segurança, verificou-se que excedeu os limites legalmente previstos para o transporte ou transferência de moeda para o exterior do país, pelo que", disse, para conseguir escapar, sublinhou, socorreu-se ao auxílio de funcionários da Sociedade Gestora de Aeroporto (SGA), para sair do país, que foram mais tarde detidos em sede de uma investigação.

Seis cidadãos nacionais e um de nacionalidade gambiana, comerciante, de 37 anos de idade, for

PROCURA DE PARADEIRO LUIS JOSÉ SOITO, MENOR 12 ANOS IDADE. FILHO DE VALENTE MATEUS SOITO E DE SUZENE MATEUS SOITO, RESID...
04/01/2025

PROCURA DE PARADEIRO

LUIS JOSÉ SOITO, MENOR 12 ANOS IDADE. FILHO DE VALENTE MATEUS SOITO E DE SUZENE MATEUS SOITO, RESIDENTE EM CACUACO - VIDRUL. ESTA NA ESQUADRA DA VILA ESTORIL (32) JUNTO AOS BOMBEIROS.

Endereço

Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Na Mira Do Crime publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Na Mira Do Crime:

Vídeos

Compartilhar

Categoria