03/04/2021
Sara Saka é uma cantora, compositora, produtora musical e empresária angolana de música MPB, World music, Jazz, Zouk e Pop.
Sara Helena Saka (1997) nasceu em Luanda, Angola, no dia 03 de Julho de 1997. Cantava no coral da Universidade e da igreja que frequentava. Começou sua carreira profissional aos 18 anos (2016) época em que se estreou pela primeira vez como artista de Jazz.
Entre 2016 e 2017 Sara Saka se apresentou no Restaurante Alvalade 61 onde apresentou vários números de Jazz na companhia do tecladista Shaik Faisal Ahmed, na época, dono do Mix&Master.
No ano de 2018 deu uma pausa para investir mais no seu lado profissional e aperfeiçoar as suas técnicas musicais.
Na sua volta, se apresentou na primeira edição do Zwela Spoken Word, que teve lugar na Casa Rede. Marcando assim os seus primeiros passos para mais trabalhos.
Em 2019, passou a integrar o grupo coral da universidade, onde assumiu o papel de solista e liderou boa parte das apresentações feitas pela tuna acadêmica, em eventos organizados pela Universidade, pelo Ministério da educação e por outras Universidades de Angola. E neste mesmo ano, apresentou-se no espaço King's Club.
Ainda neste mesmo ano, deu um passo grande e abriu o concerto acústico do renomado artista Filipe Mukenga, numa apresentação acústica, isto no Chá de Caxinde.
No mês de Novembro de 2019, tendo conquistado alguma experiência, é convidada para participar do evento "Jazz é Fixe", evento organizado pelo Palácio de Ferro, onde partilhou o palco com as cantoras Aylasa e Unekka, acompanhadas pela banda Ixi Rises, composta pelos artistas Binga de Castro, Jesus Baptista e Clóvis Esteves.
Em Outubro, actuou como corista do concerto bwé acústico de MC K e convidados (Phedilson Ananás, Kool Klever, Renata Torres, Zola Kuzidiua*e entre outros) que decorreu no Shopping Avenida, sala Zap Cinemas, em parceria com a Arte sem letras e Kwanza eventos que levaram um novo conceito de shows ao vivo de rap, acústicos.
Em 2020 começa a receber mais convites para eventos específicos. No dia 14 de Fevereiro, junto da cantora Unekka, organizou, produziu e actuou no concerto "A la garde de l'amour" que foi alusivo ao mês dos namorados, tendo como convidada especial a artista visual e apresentadora Renata Torres. Abrilhantando assim o anfiteatro Wyza da Fundação Arte e Cultura.
Sara Saka, voltou a se apresentar na mesma fundação desta vez para um evento alusivo ao mês da mulher, que foi apresentado pela artista e apresentadora Renata Torres. Por conta do seu sucesso local e apreciação por suas performances, voltou a cantar no mesmo local, desta vez na exposição de arte do artista plástico Kabudi Ely.
No dia 01 de Dezembro, estreou exclusivamente 3 de suas 5 canções originais no programa televisivo Sexto Sentido. Onde falou um pouco sobre si e sobre o seu projecto musical, a EP Poesias.
Ainda em 2020, foi convidada para abrir um concerto alusivo ao mês natalino (26/12) no restautante Kulikawata/Estação de Serviço no Nova Vida, junto dos artistas Anderson Mario, Os gabeladas, Cef Tanzy, Konstantino e entre outros.
Numa nova era, já em 2021, de Março para Abril, se apresentou em restaurantes, denominando o Quick Bites, no Shopping Talatona, no Espaço Luanda e no Bazar da Diva, no Pôr-do-Sol, que é um espaço pertencente à cantora/Diva Ary. Trabalhou também com a Artes sem Letra, junto da Alliança Francesa e Fundaçâo Arte e Cultura, para apresentação de números musicais francófonos alusivo ao mês da Francofonia "Francofolia com a arte sem letras".
Apareceu pela segunda vez no programa televisivo da Tv Zimbo, Sexto Sentido, onde voltou apresentar obras musicais do seu projecto EP Poesias.
Actualmente, em 30 de Abril de 2021, prepara-se para participar do evento "Clássicos na Kwanza" onde irá também partilhar o palco com os artistas Wilmar Nakeni e Jay Lourenzo.
Como artista, Sara Saka escreve, pre-produz e compõe as suas músicas. Com a ajuda do seu parceiro de trabalho Nataniel Africano, ela é capaz de trazer uma vibe diferente nos seus trabalhos.
Como empresária, co-fundou e criou a empresa Nyawela Records, que tem como slogan "Life is Generous". Uma produtora que actualmente trabalha em prol da orientação e identidade musical, prestação de serviços (sala de ensaio e apresentações musicais para eventos) e promoção e divulgação de trabalho discográfico.
Prevista para se tornar numa promissora gravadora/produtora/label, a empresa já se compõe de mais uma artista (Heróide dos Prazeres) e uma banda de guitarrista, bateirista, tecladista, baixista, saxofonista e percusionista. Na iniciativa de construir uma marca de sucesso, Sara Saka e Nataniel Africano (CEO) buscam apostar no talento, na criatividade e na originalidade artística, para fazer chegar até você música e performances de qualidade.
Sara Saka brevemente irá lançar a sua EP intitulada Poesias, no qual contém 5 faixas musicais, onde o estilo predominante é a música popular. Pretende ainda neste mês de Abril de 2021, liberar os singles "Poesia" (pop) e Você Sabe (Coladeira/Kizomba)