05/01/2025
Hetty Green, considerada uma das mulheres mais avarentas da história, acumulou uma fortuna estimada em mais de 2,3 bilhões de dólares. Nascida nos Estados Unidos em 1835, era filha única de um próspero homem de negócios e herdou cerca de 7,5 milhões de dólares. Aos 21 anos, mudou-se para Nova York para investir em Wall Street, onde ganhou o apelido de “A Bruxa Malvada de Wall Street”.
Mesmo após se casar com um milionário, Hetty mantinha hábitos extremamente econômicos: recolhia sobras de bolos e biscoitos nas mercearias e costumava discutir para conseguir um osso de graça para seu cachorro.
Apesar de ser uma das mulheres mais ricas dos Estados Unidos durante a Idade Dourada, Hetty era conhecida por sua ganância e austeridade: desde os 16 anos costurava suas próprias roupas íntimas, sem trocá-las até o fim da vida. Evitava ao máximo gastar, não usava água quente, vestia sempre o mesmo traje preto até estar totalmente gasto, e se alimentava de bolos que custavam apenas alguns centavos.
Em um episódio polêmico, seu filho precisou amputar uma perna porque Hetty atrasou o tratamento médico, insistindo em encontrar atendimento gratuito. Hetty Green faleceu em 1916, aos 81 anos, em Nova York, e foi registrada no Guinness Book dos Recordes como a pessoa mais avarenta do mundo.
A causa de sua morte foi um derrame, ocorrido durante uma discussão com sua empregada, que havia solicitado um aumento de salário. Após sua morte, deixou uma grande fortuna, mas seus filhos não seguiram seu exemplo de avareza; ao contrário, sua filha foi generosa ao ponto de construir um hospital gratuito com a herança que recebeu.