![CEO do TikTok reúne-se com Donald Trump para evitar suspensão do aplicativo📱🇺🇸 O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, reuniu-se...](https://img3.medioq.com/096/280/614045780962802.jpg)
18/12/2024
CEO do TikTok reúne-se com Donald Trump para evitar suspensão do aplicativo📱🇺🇸
O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, reuniu-se nesta segunda-feira, 16 de dezembro, com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, no resort de Mar-a-Lago, na Flórida. A reunião acontece num momento crucial, já que o prazo para a venda obrigatória do TikTok nos EUA termina no dia 19 de janeiro de 2025. Caso a venda não ocorra, o aplicativo será suspenso do território norte-americano antes da posse oficial de Trump, agendada para o dia 20 de janeiro de 2025.
⚠️Contexto do bloqueio do TikTok
A ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok, viu o seu recurso judicial ser negado pelas autoridades norte-americanas, o que reforçou a exigência de venda forçada da aplicação. A principal preocupação das autoridades dos EUA está ligada à segurança nacional e ao suposto acesso do governo chinês aos dados dos usuários norte-americanos.
Durante o governo de Joe Biden, essa política foi intensif**ada, mas agora, com a vitória de Trump, muitos acreditam que poderá haver uma mudança de posição. Donald Trump já se posicionou, no passado, contra a decisão de Biden de banir o TikTok, mas ainda não se sabe se ele terá o mesmo entendimento agora que está de volta ao cargo.
🤝Negociações em andamento
Ainda não se conhecem os detalhes oficiais do encontro entre Shou Zi Chew e Donald Trump, mas a reunião é vista como uma tentativa do CEO de evitar a suspensão do TikTok no mercado norte-americano, que é um dos mais lucrativos para a plataforma. Fontes próximas sugerem que a ByteDance está a considerar todas as opções possíveis, incluindo a possibilidade de venda parcial da operação do TikTok nos EUA para investidores locais, como ocorreu no passado com empresas como Oracle e Walmart.
📅O que esperar nos próximos dias?
O prazo para a venda obrigatória termina em 19 de janeiro de 2025, ou seja, um dia antes da posse de Trump. Se as negociações com Trump não derem resultado e a ByteDance não conseguir vender o TikTok, o aplicativo será oficialmente suspenso nos EUA. Isso poderá impactar milhões de usuários e criadores de conteúdo que dependem da plataforma para gerar renda e entretenimento.
A situação está a ser acompanhada de perto por governos, usuários e investidores, já que o resultado deste impasse poderá definir o futuro de outras plataformas de tecnologia estrangeiras nos EUA.
TecSaiba