09/12/2022
SÓCRATES
Considerado por muitos como um dos primeiros filósofos a se ter registro, além de, um dos maiores da história da Grécia, Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo e pensador ateniense, filho de um escultor e uma parteira. Sobre sua infância, não se tem muitas informações, mas analisando a sociedade ateniense do período e as profissões de seus pais, acredita-se que tenha levado uma vida confortável, e durante sua juventude, participou de campanhas militares gregas.
Sua importância foi tamanha, que antes de sua existência e influência, a Grécia não possuía bases filosóficas que tentavam dar razão aos acontecimentos terrenos e atitudes humanas, sendo uma região fortemente influenciada por questões religiosas. Esse período histórico é definido como ‘’pré-socrático’’. E ao fim do século V a.C., com o apogeu do pensamento filosófico e sua disseminação por toda Grécia, consideramos como início do período socrático.
As dificuldades de se entender as ideias socráticas não estão somente no tempo que data sua existência, e sim, no fato do mesmo não ter deixado obras escritas, somente tendo como fonte obras realizadas por alunos ou terceiros. Segundo informações deixadas por Xenofonte e Platão, alunos e amigos de Sócrates, o filósofo não tinha ambições em ser um mestre ou argumentar ideias de modo professoral, e sim, desejava estabelecer um conhecimento universal, onde todos conseguissem absorver o conhecimento independente de seu grau de instrução.
Com aulas feitas a partir muitas vezes de peças teatrais, onde Sócrates se fingia de personagens para demonstrar exemplificações de seu pensamento, constituiu um círculo de estudos e reflexões, onde amigos e familiares participavam. Outra curiosidade da personalidade do filósofo, é que, a maioria dos registros sob o mesmo, dão conta que em suas conversas, não costumava a responder dúvidas de modo convencional, o fazia se utilizando de novas perguntas, para que seus próprios alunos pudessem ter uma resposta de seu conscien