06/10/2024
Domingo, 6 de Outubro de 2024
XXVII Domingo do Tempo Comum – Ano B
Gn 2, 18-24; Sal 127; Heb 2, 9-11; Mc 10, 2-16
Neste primeiro Domingo Missionário de Outubro, reconhecemos as bênçãos que o Senhor nos quis dar desde a criação do mundo! A bênção dos esposos que se ajudam mutuamente (1ª leitura); a bênção da vida familiar e a felicidade de caminhar nos caminhos do Senhor (Salmo); a bênção da santificação trazida por Jesus Cristo que nos conduz pelo caminho do amor (2ª leitura); e, por fim, a bênção do coração dos filhos que acolhem a vida do Reino (Evangelho).
Neste Mês Missionário, celebramos, portanto, os abençoados pelo Senhor que, na sua vida consagrada ao Senhor, bem como na vida dos casais e das famílias, se empenham, em nome da sua fé, na construção do Reino de justiça, de fraternidade, de entreajuda, de caridade e de solidariedade. Através deles, Deus actua para unir os povos e ajudar os mais pobres e necessitados. Juntos, e não sozinhos, aprendemos a superar o individualismo, o egocentrismo e a dureza de coração, e a crescer no amor, na partilha, no esquecimento e no dom de nós mesmos. Estamos habituados a ver sacerdotes e comunidades religiosas empenhados na causa do Reino de Deus; o nosso tempo oferece-nos a graça de casais e famílias missionárias, e mesmo de movimentos que assumem o desafio missionário: “Ide, fazei discípulos todos os povos” (Mt 28, 19), Ide e convidai a todos para o banquete (cf. Mt 22, 9) (tema do DMM 2024). Comentando o tema escolhido pelo Santo Padre, ele disse:
“Há dois verbos que expressam o núcleo da missão: «ide» e chamai, «convidai». Quanto ao primeiro verbo, convém recordar que antes os servos tinham sido já enviados para transmitir a mensagem do rei aos convidados (cf. 22, 3-4). Daqui se deduz que a missão é ida incansável rumo a toda a humanidade para a convidar ao encontro e à comunhão com Deus. Incansável! Deus, grande no amor e rico de misericórdia, está sempre em saída ao encontro de cada ser humano para o chamar à fe