A JURA do Cuima

A JURA do Cuima O propósito desta página é buscar jovens que não se revêm na UNITA!

10/10/2023
🟥🟩🟥𝐆𝐑𝐔𝐏𝐎 𝐏𝐀𝐑𝐋𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑 𝐃𝐀 𝐔𝐍𝐈𝐓𝐀𝐆𝐀𝐁𝐈𝐍𝐄𝐓𝐄 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐄𝐒𝐈𝐃𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐂𝐎𝐍𝐅𝐄𝐑Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐄 𝐈𝐌𝐏𝐑𝐄𝐍𝐒𝐀 𝐁𝐀𝐋𝐀𝐍Ç𝐎 𝐏𝐎𝐋Í𝐓𝐈𝐂𝐎 𝐃𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐄𝐌𝐏𝐄𝐍𝐇𝐎 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐄𝐒𝐈𝐃𝐄𝐍𝐓𝐄...
14/09/2023

🟥🟩🟥𝐆𝐑𝐔𝐏𝐎 𝐏𝐀𝐑𝐋𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐀𝐑 𝐃𝐀 𝐔𝐍𝐈𝐓𝐀
𝐆𝐀𝐁𝐈𝐍𝐄𝐓𝐄 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐄𝐒𝐈𝐃𝐄𝐍𝐓𝐄

𝐂𝐎𝐍𝐅𝐄𝐑Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐃𝐄 𝐈𝐌𝐏𝐑𝐄𝐍𝐒𝐀

𝐁𝐀𝐋𝐀𝐍Ç𝐎 𝐏𝐎𝐋Í𝐓𝐈𝐂𝐎 𝐃𝐎 𝐃𝐄𝐒𝐄𝐌𝐏𝐄𝐍𝐇𝐎 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐄𝐒𝐈𝐃𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐀 𝐑𝐄𝐏Ú𝐁𝐋𝐈𝐂𝐀 𝐍𝐎 𝐒𝐄𝐔 𝐏𝐑𝐈𝐌𝐄𝐈𝐑𝐎 𝐀𝐍𝐎 𝐃𝐎 𝐒𝐄𝐆𝐔𝐍𝐃𝐎 𝐄 Ú𝐋𝐓𝐈𝐌𝐎 𝐌𝐀𝐍𝐃𝐀𝐓𝐎 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐓𝐈𝐓𝐔𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐋

Angolanas e angolanos:
Senhoras e senhores jornalistas,

Foi há um ano, no dia 15 de Setembro de 2022, uma quinta feira, que João Manuel Gonçalves Lourenço tomou posse pela segunda e última vez como Presidente da República de Angola.

O Presidente tomou posse em meio a um clima sombrio e de forte desconfiança do eleitorado que se manifestava inconformado com os resultados eleitorais oficiais anunciados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) como sendo a vontade dos inconformados cidadãos.

No acto de posse o Presidente João Lourenço jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição da República de Angola e as leis do País; jurou defender a democracia e promover a estabilidade, o bem-estar e o progresso social de todos os angolanos.

Na mesma altura, a Senhora Presidente do Tribunal Constitucional, que conferiu posse ao novo Presidente, instou o empossado a governar para todos, para os que votaram nele, para os que não votaram nele e também para aqueles que simplesmente não votaram em ninguém.

Passaram-se doze meses e é hora do balanço. O BALANÇO que fazemos do desempenho do Senhor Presidente da República – neste seu primeiro ano do último mandato constitucional – é NEGATIVO.

O Presidente governou com autoritarismo, governou contra a Constituição, governou contra a democracia, governou contra o bem-estar de todos os angolanos. A corrupção aumentou, o custo de vida elevou-se vertiginosamente, o desemprego continua a subir, as soluções ensaiadas pelo Governo mostram-se ineficazes e o Povo perdeu a confiança no Presidente da República. O futuro das nossas crianças está seriamente ameaçado. O sentimento geral dos cidadãos é de que o Presidente da República traiu o juramento que fez e já não tem soluções para o País.

Vamos apresentar o nosso ponto de vista sobre o desempenho geral do Presidente da República como Titular do Poder Executivo, Chefe de Estado e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas.

TITULAR DO PODER EXECUTIVO
Pela orientação política que fixou na governação do País, enquanto Titular do Poder Executivo, o Presidente da República não só falhou em alcançar os objectivos do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) reflectidos no Orçamento Geral do Estado (OGE) como fez pior: subverteu o processo democrático, tendo consolidado no País um regime monolítico, que atenta contra a paz e contra os direitos fundamentais dos angolanos.

O Presidente da República eliminou o já fraco pluralismo que existia nos órgãos públicos de comunicação social; consolidou as desigualdades de oportunidades e de tratamento das diversas correntes de opinião política no espaço público. Consolidou também as desigualdades no acesso à riqueza entre os diferentes grupos políticos, sociais e religiosos. Subverteu a Constituição, transformando Angola numa República de um só poder, o Partido-Estado, que se apropria também da riqueza nacional, a olho nu, por via dos mais variados, ardilosos e fraudulentos esquemas. O Presidente da República aboliu o Estado Democrático de Direito que a Constituição consagra e, no seu lugar, consolidou um Estado autocrático e securitário que viola sistematicamente os direitos e liberdades fundamentais dos angolanos. Tal subversão, constitui um crime de violação da Constituição que atenta gravemente contra o Estado Democrático de Direito, por isso, passível de destituição e responsabilização.

Durante o ano acumularam-se também as evidências de violação dos princípios constitucionais da legalidade, da transparência, da boa governação e da responsabilização, da parte do Presidente da República, na execução do Orçamento Geral do Estado. As contas que o Presidente apresentou à Assembleia Nacional não batem certo. O Tribunal de Contas emitiu um parecer altamente crítico sobre a Conta Geral do Estado. Além disso, o Presidente não informou a ninguém sobre o paradeiro do dinheiro em excesso que resulta do diferencial entre o preço do barril de petróleo estimado, que foi utilizado para elaborar o orçamento, e o preço real, mais alto, que foi REALMENTE ARRECADADO ao longo do exercício económico.

No primeiro ano do seu primeiro mandato o Senhor Presidente da República havia justificado e explicado ao País como utilizou tal receita que não consta do orçamento. DESDE ENTÃO DEIXOU DE TER ESSA CONDUTA DE TRANSPARÊNCIA e agora, no primeiro ano do seu último mandato, não justificou nada. Trata-se de uma receita significativa, não orçamentada. Onde pára este dinheiro? Está guardado? Foi gasto? COMO, QUANDO, AONDE e com quem foi gasto?

Por outro lado, o Presidente escolheu quatro empresas de amigos ou de pessoas do seu grupo político.

‼️ÚLTIMA HORA Líder da UNITA Adalberto Costa Júnior, pediu hoje, 05 de Setembro, desculpas públicas à Nação em nome da U...
05/09/2023

‼️ÚLTIMA HORA

Líder da UNITA Adalberto Costa Júnior, pediu hoje, 05 de Setembro, desculpas públicas à Nação em nome da UNITA pelas vítimas da guerra civil que assolou o país desde 1975 até 2002 durante a conferência de impressa, sobre as buscas das vítimas da Jamba realizada pela CIVICOP.

"Hoje aqui e agora em nome da UNITA venho humildemente, dirigir mais uma vez as vitimas dos conflitos ao heróico Povo Angolano e a Deus um pedido sincero de desculpas, pela nossa parte da responsabilidade deste conflito".

LÍDER DOS OUTROS👉O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, vai falar esta terça-feira, 05 de setembro, à imprensa, ...
04/09/2023

LÍDER DOS OUTROS👉O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, vai falar esta terça-feira, 05 de setembro, à imprensa, sobre os mais variados assuntos da vida sociopolítica do país, soube a Rádio Correio da Kianda.

NENHUM PODER É ETERNO|O Sr. na foto é o  Doutor Cyriaque Mvourandjiami, era o braço directo do Presidente da República d...
03/09/2023

NENHUM PODER É ETERNO|

O Sr. na foto é o Doutor Cyriaque Mvourandjiami, era o braço directo do Presidente da República do Gabão Ali Bongo e exercia a função de Director do Gabinete do Presidente, ou seja, todo dossiêr presidencial era elaborado por ele, um intelectual de grande qualificação que escrutinava e assinava, inclusive, despachos de ministérios, porque o PR ou estava a dormir por causa das injeções que apanhava ou estava na fisioterapia.

O "poderoso", como era apelidado, se não fosse com a cara de um ministro ou governador, a exoneração era na hora. Após o golpe, o "poderoso" foi detido e encontra-se nesta posição humilhante.

O poder apodrece! Que sirva sempre de lição.

Baixe a música "Golpe de Estado", de UCM.👇

https://www.mediafire.com/download/n1tz3wsf025pn5b

02/08/2023

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
PROCEDIMENTOS CONSTITUCIONAIS E LEGAIS PARA A INICIATIVA DE ACUSAÇÃO E DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Angolanas e angolanos,
Senhoras e senhores jornalistas,
Excelências.

A proposta de iniciativa de acusação e destituição do Presidente da República continua a suscitar o interesse dos cidadãos e também algumas inquietações, que precisam de ser esclarecidas.

Consideramos ser um processo muito importante para a consolidação da nossa democracia e para o triunfo do combate ao autoritarismo, à corrupção e à impunidade. Por isso, achamos importante manter este diálogo todas as semanas, para responder em conjunto às várias questões que os cidadãos nos têm colocado de várias formas, todos os dias.

Em primeiro lugar, manifestamos a todos o nosso apreço pelas mensagens de encorajamento e apoio que temos recebido dos cidadãos.

Em segundo lugar, lembramos a todos, especialmente aos mais apreensivos, na sua maioria dirigentes de outros partidos políticos, que nós também os representamos, também apreciamos e tomamos boa nota das suas inquietações, e, por isso, também vamos respondê-las aqui.

A questão da eleição ou da destituição do Presidente da República de Angola não é uma questão de partidos políticos, a ser debatida em comunicados num espírito beligerante, como se de uma contenda se tratasse. Nada disso. Trata-se apenas do exercício do direito que o Povo tem de avaliar a prestação daquele a quem paga para administrar os recursos públicos em nome de todos. O Senhor Presidente da República não é rei ao estilo Luís XIV, não é soba, não é o Santo Papa. O Presidente da República é um agente público, sujeito ao instituto constitucional da responsabilização.





Povo angolano,

No Estado de Direito Democrático, o exercício do cargo de Presidente da República acarreta sempre responsabilidade perante o Povo. E porquê?

Porque o Presidente exerce um poder que não lhe pertence. O dono do poder que o Presidente exerce é o Povo, daí a ne

ADALBERTO COSTA JÚNIOR ELEITO PERSONALIDADE DO ANOA Gala "Personalidades do Ano", com várias categorias entre elas a Cul...
30/07/2023

ADALBERTO COSTA JÚNIOR ELEITO PERSONALIDADE DO ANO

A Gala "Personalidades do Ano", com várias categorias entre elas a Cultura, Política, Desporto, etc, tem sido organizado pelo Novo Jornal há pelo menos três anos.

Na categoria Política foram indicados os candidatos Luís Nunes, Carolina Cerqueira e
Adalberto Costa Júnior.

Os leitores do NJ escolheram o Adalberto Costa Júnior, Presidente da UNITA, como a figura que mais se destacou no ano 2022.

Os prêmios do Novo Jornal "Personalidades do Ano - Política" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear e conferir reconhecimento do mérito e excelência as personalidades que em 2022 mais se distinguiram nesta categoria e que mais contribuíram para o progresso de Angola.

*Lider da UNITA em Washington para “melhorar abordagem do relacionamento” entre EUA e Angola* https://l.kphx.net/s?d=932...
27/07/2023

*Lider da UNITA em Washington para “melhorar abordagem do relacionamento” entre EUA e Angola* https://l.kphx.net/s?d=932139043001529372&extra=Q1RSWT1BTyZMTkc9cHQtUFQ=&g=9d0e378cb8972a0827c80d80caa80bef (Do Phoenix App)

Lider da UNITA em Washington para “melhorar abordagem do relacionamento” entre EUA e AngolaAngola24horasjul. 27, 2023Leia o originalO presidente da UNITA encontra-se em Washington para contatos nos quais procura “ajudar a melhorar a abordagem do relacionamento entre os dois países que deve se...

🔴🟩🔴|𝐏𝐑𝐄𝐒𝐈𝐃𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐀 𝐔𝐍𝐈𝐓𝐀  𝐍𝐎𝐒 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎𝐒 𝐔𝐍𝐈𝐃𝐎𝐒 𝐃𝐀 𝐀𝐌𝐄́𝐑𝐈𝐂𝐀  |A Assessoria de Imprensa da Presidência da UNITA informa a opi...
27/07/2023

🔴🟩🔴|𝐏𝐑𝐄𝐒𝐈𝐃𝐄𝐍𝐓𝐄 𝐃𝐀 𝐔𝐍𝐈𝐓𝐀 𝐍𝐎𝐒 𝐄𝐒𝐓𝐀𝐃𝐎𝐒 𝐔𝐍𝐈𝐃𝐎𝐒 𝐃𝐀 𝐀𝐌𝐄́𝐑𝐈𝐂𝐀 |A Assessoria de Imprensa da Presidência da UNITA informa a opinião pública nacional e internacional, que o Presidente da UNITA se encontra nos Estados Unidos da América onde trabalhará no decorrer da semana.

A Democracia e o Estado Democrático e de Direito são factores fundamentais para o desenvolvimento que todos os angolanos ambicionam.

𝐀𝐬𝐬𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐈𝐦𝐩. 𝐝𝐨 𝐆𝐚𝐛. 𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐚 𝐔𝐍𝐈𝐓𝐀

27/07/2023

Liberty Chiyaka, Líder da Bancada Parlamentar da UNITA, apresenta razões para a destituição de João Lourenço

“Senhores Deputados,

Não adianta mais criticar e sussurrar nos cantos sobre o mau desempenho do Governo. É preciso mudar o Governo. E a forma constitucional, pacífica e civilizada de se fazer isso é aqui no Parlamento, através de um processo de responsabilização política do Senhor Presidente da República- a DESTITUIÇÃO!

E porquê o Senhor Presidente da República?

Porque, nos termos da Constituição, o único que decide sobre as políticas do Estado e sobre o rumo que o País deve seguir é o Presidente da República. O poder democrático vem sempre associado à responsabilidade. Não há poder democrático sem responsabilidade. Muito poder significa muita responsabilidade! A censura ou desconfiança sobre o desempenho do Presidente traduz-se na DESTITUIÇÃO, e só na DESTITUIÇÃO.

Excelências,
Por ser a primeira vez que este instituto vai ser utilizado, as pessoas tendem a reagir de forma emotiva, sem rever a Constituição e a lei que o Povo aprovou através dos seus representantes.

A DESTITUIÇÃO do Presidente é uma sanção sobre a sua gestão política, económica, financeira e patrimonial. Quando o Povo elege o Presidente estabelece-se uma relação de confiança entre o servidor eleito e a vontade do Povo.

Quando o Presidente da República perde a confiança do Povo, deverá ser destituído pelo Povo, na Assembleia Nacional.

Quem é “eleito democraticamente” pelo Povo também pode ser destituído democraticamente pelo Povo, em qualquer altura, antes do fim do mandato, quando estiver a governar contra a vontade geral, contra os fundamentos do Estado Democrático de Direito.

Povo angolano,
Ninguém deve impedir, dificultar ou bloquear o exercício do direito de manifestação, porque o Povo não destitui o seu Presidente nas ruas, por via de manifestações. O Povo destitui o Presidente da República no Parlamento, através dos seus representantes eleitos. Os angolanos não precisam marcha

Compre o livro meus amores, vai aumentar no vosso conhecimento.
07/07/2023

Compre o livro meus amores, vai aumentar no vosso conhecimento.

📚🔥 "A DOR QUE TRAZ SUCESSO" 🔥📚

Você já se perguntou por que algumas pessoas alcançam o sucesso enquanto outras continuam presas na mediocridade? Bem-vindo ao livro que vai revolucionar sua mentalidade e te guiar para o topo: "A Dor que Traz Sucesso".

💡 Descubra os segredos dos vencedores 💡

Ao longo das páginas deste livro, você encontrará estratégias práticas e ferramentas poderosas para enfrentar seus medos de frente, transformando-os em combustível para o sucesso. Aprenda a dominar sua mente, desenvolver resiliência e construir uma mentalidade vencedora.

📚 Conteúdo exclusivo
🔥 Estratégias comprovadas
💡 Segredos para alcançar o sucesso

Não perca essa oportunidade única de transformar sua vida! Garanta seu livro agora mesmo e trilhe o caminho rumo ao sucesso!

ObS: NÃO É UM LIVRO FÍSICO

Tenho a plena consciência que depois de leres este livro não serás a mesma pessoa!

Para adquirir o livro , faça o pagamento para a seguinte conta bancária:
IBAN: 005100005851017510165
Titular: Jacob Foloma
Att: Após o pagamento envie o comprovativo Para o nosso WhatsApp e receberás o ebook👊

O nosso WhatsApp 👇

https://wa.me/message/2CF3NTLJ4ECHB1

01/07/2023

Lanço o meu livro digital no mercado de venda com o título 👇

A DOR QUE TRAZ SUCESSO

Acabe com o medo de fracassar.

Todo e qualquer empreendedor é obrigado a possuir este livro pois lhe permitirá a conviver com a dor. Seja ela física, sentimental e emocional.

Mas da dor também pode nascer arte!

A DOR QUE TRAZ SUCESSO fornece as ferramentas e estratégias necessárias para superar a dor e alcançar o sucesso que você merece".

O livro vai te ajudar e superar os obstáculos e conquistar o sucesso.

Os grandes empreendedores faliram porque não compreenderam o segredo da dor e este livro é a ferramenta perfeita para atingir os seus sonhos.

Logo vença os obstáculos seguindo milimetricamente os conselhos deste livro.

✔️O livro estará num Valor promocional.

✔️O livro estaria no valor de 20.000kz porém nestes dias de promoção você não comprará com este valor, nem 10.000kz muito menos 5.000kz ou mesmo 3,000kz.

✔️Você comprará no valor inferior a 3,000kz.
Este valor não será o meu pagamento como autor mas sim é para valorizares o livro pois é rico no conhecimento.

E você o que esperas em adquirir um ebook como este?
Invista em si próprio pois o maior Tesouro está na sua mente.

✔️Se estás interessado clique em👇👇 https://wa.me/message/2CF3NTLJ4ECHB1

07/06/2023
07/06/2023

Huambo está subir de nível!

Estou a gostar da coragem da juventude do Huambo. 💪💪

Curtem essa página não vão se arrepender!
07/06/2023

Curtem essa página não vão se arrepender!

Este livro estará disponível no dia 30 de Junho e estará no valor promocional para os que comprarem primeiro.

Esteja atento para não perderes esta oportunidade!

Partilha a nossa página para que muitos seus amigos possam conhecer essa obra.

07/06/2023

Boa noite minha gente como vai?

17/05/2023

Não há 3° mandato para o JLO.

15/05/2023

Ainda existe esperança
Espera um pouco mais!

Sigam a página
08/05/2023

Sigam a página

12/03/2023

Não se desesperem, ainda existe esperança para todos vós.

10/03/2023

Boa noite gente querida como está o vosso nível com o MPLA?

20/01/2023

Boa Tarde pessoal da banda do cuima!

25/10/2022

Dentro do Buró político do mpla não está tranquilo...

24/10/2022

Ainda estamos juntos nessa luta!

07/08/2022

UNITA ou MPLA?

03/08/2022

🟥🟩🟥COMUNICADO DE IMPRENSA
Depois de décadas de incompreensões e conflito armado, é ponto assente que a Angola de hoje e a do futuro pressupõem diálogo e concertação permanentes, entre os seus filhos.
Neste âmbito, o encontro informal entre dirigentes da UNITA e do MPLA, realizado dentro do espírito de abertura que é característico ao Presidente da UNITA, Eng.º Adalberto Costa Júnior, visava estabelecer pontes de forma a garantir um ambiente eleitoral tranquilo e a estabilidade nacional, o que nas sociedades democráticas é recomendável.

O Secretariado da Comunicação e Marketing da UNITA acompanhou com preocupação a conferência de imprensa realizada a 1 de Agosto e dirigida pelo Secretário do Bureau Político do Partido no poder para os Assuntos Eleitorais, com conteúdos intimidatórios e de insinuação belicosa.
Assim:

1. O Secretariado da Comunicação e Marketing da UNITA dá a conhecer à opinião pública nacional e internacional que toda e qualquer manifestação de violência verbal a indiciar uma provável instabilidade política é totalmente alheia ao interesse da UNITA e dos Angolanos.

2. A plataforma eleitoral suportada pela UNITA liderada por Adalberto Costa Júnior representa, hoje, a vontade da grande maioria dos Angolanos que, de forma democrática, clamam pela alternância do poder. Nada justifica todo este alarmismo manifestado pelo senhor João Martins, que, na verdade, apenas esconde as reais intenções do seu Partido.

3. O Secretariado da Comunicação e Marketing da UNITA lamenta o facto do aludido dirigente, devidamente mandatado pela cúpula do seu partido, confunda, de forma reiterada, este partido com o Estado, pois estes são dois entes absolutamente distintos.

4. Todas as reivindicações apresentadas, documentalmente, pela UNITA junto das instâncias do Estado, nomeadamente, o Tribunal Constitucional e a CNE, com conhecimento da opinião pública, são legítimas como também podem ser provadas material e juridicamente.

5. Este Secretariado desafia a di

29/07/2022

‼️ UTILIDADE PÚBLICA
Sondagem realizada nas 18 províncias de Angola, dão vitória à UNITA/FPU com 50,2% de intenção de votos

O MPLA é o segundo classificado com 27,9% de intenção de votos, em terceiro a CASA-CE com 7,1% da intenção de votos e 6,5% de abstenções (ou votos em branco).

De acordo com a mesma sondagem o MPLA tem larga maioria na intenção de votos de pessoas com nenhum grau de escolaridade (analfabetos) com 51,7%, já a UNITA 23,3% na mesma categoria.

Ainda na categoria de escolaridade aqueles que terminaram o ensino superior (faculdade) a UNITA tem uma vitória esmagadora com 66,8% da intenção de votos, já o segundo classificado o MPLA com 17,9% de intenções de votos.

A sondagem foi realizada pela organização sem fins lucrativos, "Movimento Cívico Mudei, em Defesa do Voto Justo e da Verdade Eleitoral, nos meses de Junho-Julho, nos quatro cantos do país.

Endereço

Huambo-Cuima
Caála

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando A JURA do Cuima publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Vídeos

Compartilhar



Você pode gostar