14/08/2022
5 SINAIS DE FALSOS AMIGOS 🤡
Vou usar aqui como referência os livros: Dangerous Personalities, de Joe Navarro; 40 Dicas para você Identif**ar e Excluir da sua Vida Pessoas Manipuladoras, de Di Saval; e The Confidence Game, de Maria Konnikova;
Então, o que seria um falso amigo? Uma pessoa que se aproxima de nós mas que não tem genuinamente emoções positivas. Podemos ainda defini-lo por exs, como alguém que preocupa-se maioritariamente consigo ao ponto de causar ao próximo prejuízos reais aparentemente sem reação de remorso, culpa ou busca por resseacimento. É alguém que foca em utilizar as pessoas ao redor como meios para obter de forma egoísta prazer pessoal ou objetivos egoícos e, é alguém que frequentemente te machuca emocionalmente, psicologicamente e até as vezes fisicamente e não aparenta sentir nada, nenhum tipo de culpa sobre isso. Quais sinais então deves se atentar com aqueles que se aproximam de ti para se tornarem seus amigos? Primeiro, pessoas que têm esse tipo de atitude nê, que têm esses tais complexos de superioridade.
1. O primeiro critério que quero que você preste atenção é se a pessoa tem tendência de se exaltar sempre, digo constantemente, ou se ela tem a mania de ti inferiorizar, substimar e coisas assim. Fique bastante atento, você pode estar cercado de uma pessoa extremamente egocêntrica.
2. O segundo critério gira em torno de gestos de superioridade, também chamados de gestos de dominação. São gestos que tendem a ser feitos com a palma da mão de cima para baixo. É muito comum por exs um gesto chamado do livro "O Corpo Fala, de Pierre Weil.", pinçar... "pinçar" é um gesto de dominação comum, a pessoa chega, coloca a mão por cima do seu ombro e pinça, como se ela estivesse ali a fazer um marionete contigo, te segurando de cima para baixo. Esse é um gesto que além de mostrar superioridade, revela muito pessoas que gostam se sentir no controle das situações. Há diferença em alguém chegar em ti e dizer: Ó Jovem, por favor vem aqui só por um instante, obrigado. E alguém chegar e dizer: Ó psiu, vem cá, anda logo. Na primeira situação vimos alguém querendo ajuda, na segunda, parece mais um rude, um psicopata desgramado que merece morrer(I'm kidding).
3. Nosso terceiro critério é estilo verbal imperativo, que bate um pouco com o segundo. Bem, aqui tem um tom imperativo onde a pessoa está sempre dando ordem e nunca suplicando ou algo parecido. Ela nunca chegaria dizendo: por favor deixe seu like e compartilhe. Ela chegaria assim: curta agora o post e já compartilha com os seus amigos, porque bla bla bla... ela vai sempre interagir contigo de forma imperativa. E isso gera um ciclo vicioso. Chega numa altura que ela começa falar contigo numa voz amigável, mas perceba que nunca é num pedido, é sempre numa ordem bem mascarada, maquiada e as vezes tu podes ñ perceber porque estás numa situação afetiva positiva com essa tal pessoa, mas perceba que degradativamente essa ordem maquiada vai mudando, voltando na sua forma normal, f**ando assim um comando mesmo: "Pegue isso pra mim, ali oh, pegue aquilo pra mim, faz logo o que 'tou dizendo", e aos poucos com a tal atitude tu começas parecer um funcionário ou mesmo escravo do manipulador. E ao longo prazo f**a ainda mais difícel de se livrar desse tipo de pessoa, por isso descarte pessoas assim já logo no início, é o que os especialistas recomendam! A vítima tem aí um terço de culpa, mas o resto mesmo recai aos manipuladores(psicopatas)
4. O quarto critério está ligado a forçar intimidade, esse tipo de pessoa força uma intimidade inexistente nos primeiros momentos, tenta fazer piadas que te deixam desconfortáveis, recorre-se a uma linguagem muito íntima para aquele momento, coisas que ñ querias dizer, ela vai dizer. Ela vai procurar sempre te expor publicamente de alguma forma, vai querer trazer algo a tona da vossa conversa ou mesmo vida. Aqui estamos abordar uma pessoa chata, intrusiva e proxêmica.
5. E o nosso último critério tem a ver com pessoas que ñ apresentam evidências concretas de altruísmo para contigo. Se você parar e avaliar de tudo quanto já aconteceu no vosso relacionamento(amizade, relação amorosa, profissional, etc), vais perceber uma tendência, na maioria dos casos, que foi você quem mais estive lá quando alguém precisou um do outro, vais perceber que tudo sempre foi sobre ele/ela e nunca sobre você.
Se você identificou todos esses sinais de uma pessoa próxima de ti, cuidado, eu ñ sou a prrr dum... pa' fazer a previsão do que vai acontecer na sua vida, mas recomendo que se atentas muito a esses sinais. Digo isso com base nas referências dos livros citados aqui. Identificou esse tipo de comportamento? Se afaste e deia um "delete" em pessoas assim. De forma resumida, é isso que queria compartilhar convosco. Se você gostou do post, espero que deixes seu like, compartilhe para ajudar mais pessoas a identif**ar falsos amigos. Combinado? Vejo te no próximo post! Thanks!