Carmen Mateia

  • Home
  • Carmen Mateia

Carmen Mateia 3XMÁ
Agitadora Cultural
Benguelense

Hojeeee
22/12/2024

Hojeeee

21/12/2024

Percebes que estás em casa (na tua banda) e/ou entre os teus quando um motoqueiro aleatório se dirige ao motoqueiro aleatório que escolheste para te levar e pergunta: comé*, é a cunhada??

Às vezes olho para trás e nem acredito que já se passaram 4 anos desde que a Associação Agitadores Culturais  nasceu. Qu...
21/12/2024

Às vezes olho para trás e nem acredito que já se passaram 4 anos desde que a Associação Agitadores Culturais nasceu. Quatro anos? Meu Deus, parece surreal.

Ainda mais incrível é pensar que estamos na quarta edição do Slam Acácias, a nossa competição de spoken word que começou como um sonho ousado em Benguela e hoje é um evento marcante para a cultura local.

Quatro anos a organizar competições, a dar palco às palavras e, sim, a premiar com dinheiro. Tudo isso sem financiamento fixo. Na primeira edição só tínhamos certificados para dar. Sim, somos mesmo malucos!

Por causa do Siriba (em memória), no final do ano sempre escolhemos um determinado número de dias e denominanos de dias de maldade. A primeira edição foi em 2021 e foram 7 dias de maldade. Realizamos a primeira edição do Slam Acácias e a primeira (e única) exposição de quadros no Xyami. O nome da exposição era Fetika, que significa "Começo".
Foram 7 dias intensos. O Siriba, o Rui e a Kioka trabalharam muito. E foi mesmo isso: um começo mágico e desafiador.

Em 2022 para a segunda edição foram 3 dias de maldade e trouxemos a Joice Zau de Luanda. Veio de autocarro, ficou hospedada numa das nossas casas, brilhou no palco e ainda foi júri no Slam. Nós? Nós tínhamos sonhos e vontade, mas dinheiro... nhete! 😂

Este ano, reduzimos os dias para dois de maldade, mas a paixão continua imensa. Hoje começamos com o Bootcamp Na Fila do Pão, do meu projecto NFL - Na Fila do Pão e no domingo será a quarta edição do Slam Acácias. Mal consigo acreditar!

Na primeira edição, tínhamos apenas certificados como prémio. Hoje, graças ao apoio institucional do Mosaiko, estamos a oferecer 200.000 Kz para o campeão e 100.000 Kz para o vice-campeão. Não é só dinheiro, é o reconhecimento do talento, do esforço, da arte que resiste em Benguela.

Amanhã também vamos apagar a vela, são fu***ng 4 anos 🥳

Agradeço a todos os que acreditam e caminham connosco, mesmo sem certezas, mas com muito amor pela cultura. É emocionante ver onde chegámos e saber que ainda há tanto por fazer.

Obrigada, Benguela. Obrigada, Siriba. Obrigada a cada poeta, artista e amigo que faz parte desta jornada.

Vamos juntos, porque este sonho não se constrói sozinho!

Mãe, tomei posse como vice-presidente do YALI Angola Chapter!Lembra-te de como sempre me ensinaste a chamar a atenção, a...
19/12/2024

Mãe, tomei posse como vice-presidente do YALI Angola Chapter!

Lembra-te de como sempre me ensinaste a chamar a atenção, a ser visível, a fazer barulho e a não ter medo. Disseste-me tantas vezes: "O mundo é grande, mas o teu espaço é tão grande quanto a tua coragem de ocupá-lo."

Sou agora vice-presidente de uma das maiores organizações juvenis internacionais do mundo a operar no nosso continente.
Este é um marco importante, mas também uma enorme responsabilidade. Representar os jovens do nosso país, colaborar com líderes inspiradores de toda África e continuar a mostrar que em Angola há talento, paixão e determinação para alcançar grandes feitos.

Obrigada, mãe, que os espaços que ocupamos são conquistas que podemos e devemos celebrar.
Hoje celebro contigo, mas amanhã começo a trabalhar para honrar este cargo e fazer a diferença.

O importante é ser notada pelo Banco Mundial.(desculpem, não tinha facebook hehe).
19/12/2024

O importante é ser notada pelo Banco Mundial.

(desculpem, não tinha facebook hehe).

Meet Carmen Mateia, a 25-year-old social activist dedicated to empowering young people and fostering community development across Angola.

Through initiatives like "Turista Sem Kumbú - Consultoria Comunitária" (Tourist Without Money—Community Consulting) and "NFL - Na Fila Do Pão" (In the Bread Queue), Carmen is providing training, job opportunities, and support for local leaders.

Discover her inspiring journey and the impact of her work: http://wrld.bg/Toxn50THNVP.

19/12/2024

MEU DEUS, ISSO ESTÁ TÃO LINDO

É uma honra imensa ser o rosto da campanha promocional do Prémios Jovens do Musseke que é promovido há 3 anos pela Revista O outro lado do Musseke.

Ganhei a minha distinção em 2022 na categoria Sociedade.

Obrigada a todos os jovens dos diferentes guetos, musseques, ruas e vielas de Angola e do continente que estão a operar mudanças significativas na vida das pessoas.

E endereço os parabéns aos indiscutivelmente vencedores da edição deste ano.

Eu também vim do bairro da Camunda em Benguela e do bairro Kakuluvale no Cunene para o mundo.

Sobre a gala de premiação:
🗓 Data: 28/12/2024 - Sábado
🕒 Hora: 13:00
🏠 Local: Arquivo Nacional
🎟 Acesso Livre (ESGOTADOS)
🥼Dress Code: Traje Africano
☎ Contacto: +244 939 298 331 / +244 931 244 049


Foi uma honra absoluta falar sobre o papel das ONGs na Criação da Cultura de Respeito aos Direitos Humanos ontem na Medi...
11/05/2024

Foi uma honra absoluta falar sobre o papel das ONGs na Criação da Cultura de Respeito aos Direitos Humanos ontem na Mediateca de Luanda, especialmente por ter sido a Cerimónia de investidura dos membros da direcção da organização HUMAN RIGHTS WORLD ORGANIZATION em Angola.

É profundamente gratificante colaborar com os líderes que estão a utilizar apaixonadamente as suas competências e recursos para defender a justiça social no nosso país.

Agradeço à Dra Winny Mule pelo convite e à toda a audiência presente no evento.

Surpreendi-me quando disse que estava nervosa pelo número de pessoas e vocês gritaram: imagina que estás a falar na NFL (NFL - Na Fila do Pão), vocês que saem da internet para o mundo real são fantásticos.

Gratidão também aos jovens com quem conversei no final do evento, pelos feedbacks e troca de contactos.

Fotos por: Procers Photos

COMUNICADO IMPORTANTE!Ingressos esgotados para o evento ONDJANGO DAS MÁS.Não serão aceites pagamentos na entrada no dia ...
04/05/2024

COMUNICADO IMPORTANTE!

Ingressos esgotados para o evento ONDJANGO DAS MÁS.

Não serão aceites pagamentos na entrada no dia do evento para as pessoas que fizeram reservas.
Sempre no agito!

________________
Torne-se um doador financeiro e contribua para o crescimento da nossa acção juvenil, quer apoiar o movimento? Entre em contacto connosco pela página ou através dos WhatsApp: 923600881 | 936391034
Contactos telefónicos: 923600881 | 955841413 | 934775427
Email: [email protected]



03/05/2024

Tens que contar às pessoas histórias diferentes sobre a tua vida para quando fofocarem sobre ti discutirem!✍🏾

Com um potencial nato para a liderança, a vida de Carmen Mateia, uma jovem angolana de 25 anos, desenrola-se à volta do ...
11/04/2024

Com um potencial nato para a liderança, a vida de Carmen Mateia, uma jovem angolana de 25 anos, desenrola-se à volta do ativismo. Transforma o nada em esperança e põe a mão na massa sempre que encontra um problema que precisa de solução. Está por trás de iniciativas como Maus Maus Maus, Agitadores Culturais, Na Fila do Pão e já ganhou reconhecimento internacional pela sua capacidade de liderança comunitária.

BANTUMEN | Carmen Mateia, quando o ativismo torna-se profissão | Com um potencial nato para a liderança, Carmen Mateia é uma jovem angolana, de 25 anos de idade, Carmen Mateia, tornou-se numa das vozes mais sonantes do | BANTUMEN

25/03/2024

Quem vê a selfie não vê a correria!

24/03/2024

Watimba Kalete!😳

23/03/2024
23/03/2024

📢 Olá pessoal!
Estou à procura de sugestões de locais em Luanda para realizar um evento especial!
Preciso de um espaço confortável e acessível, que possa acomodar cerca de 40 pessoas. Idealmente, gostaria que o local tivesse um refeitório ou uma área onde possamos desfrutar de um coffee break. Se você conhece algum lugar que se encaixe nessas características, por favor, compartilhe nos comentários. Obrigado desde já! 🙏

Em vários pontos ao longo do teu processo de desenvolvimento, podes te sentir presa, confusa ou desmotivada. Não te dese...
23/03/2024

Em vários pontos ao longo do teu processo de desenvolvimento, podes te sentir presa, confusa ou desmotivada. Não te desesperes. Essa é uma parte normal do processo e, muitas vezes, nesses momentos tirarás o teu melhor aprendizado.

Obtém suporte: Tenta encontrar alguém com quem possas conversar e partilhar ideias – uma amiga, responsável, pai, professora ou colega. Apoio pessoal e encorajamento são importantes, então tenta encontrar alguém para te conectares.

Lembra-te que não estás sozinha: Às vezes, serás a primeira pessoa a trilhar um caminho que outros podem seguir e essa pode ser uma experiência solitária. Lembra-te que jovens de todo o mundo realizaram tarefas semelhantes e enfrentam desafios semelhantes. Lê as histórias de outras pessoas, procura exemplos semelhantes aos teus e vê como as outras pessoas lidaram com as tuas situações. Conecta-te com jovens em diferentes plataformas – na tua comunidade local ou num grupo online – para partilhar ideias. Ao fazer isso, começarás a desenvolver soluções criativas ou inovadoras.

Não tentes fazer tudo sozinha: Podes servir como a principal impulsionadora de uma causa, mas não és super-humana e não podes fazer tudo sozinha.
É fácil se envolver demais e ainda assim dar facilmente errado, então cuida de ti mesma, bem como da tua causa. Começa a construir uma equipa de pessoas que podem ajudar-te a alcançar os teus objectivos.
Lembra-te, todos têm um conjunto diferente de habilidades e possibilidades e, ao trabalhar em equipa, podes começar a distribuir a carga de trabalho e te envolveres de forma mais eficaz.

Recorre aos recursos e pessoas disponíveis: Existem muitos recursos para apoiar-te durante a tua jornada. Dá uma olhada em Voices of Youth, Internet of Good Things e outras plataformas para inspiração e orientação. Procura organizações que trabalham na tua área temática para apoio e potencial colaboração com outros jovens.

Os primeiros passos para criar qualquer tipo de impulso para uma ideia são comunicar o que sabes – contar a história – e aumentar a conscientização sobre a importância disso e por quê acções precisam ser realizadas. As actividades de conscientização podem variar de uma discussão em sala de aula a uma campanha nacional.

Gasta tempo a desenvolver a tua narrativa para torná-la o mais significativa possível. No entanto, tenta evitar usar linguagem excessivamente agressiva ou provocativa. Estás a tentar iniciar uma discussão construtiva.

O que faz uma boa história? Pensa em algo que te afectou, seja algo que a tua avó te disse, um filme que viste ou até mesmo um meme da internet.

Examina as histórias que achas poderosas e que evocaram emoções em ti.

Carmen Mateia,
UNICEF Champion Trainer.

Participar de muitos eventos pode ser divertido, mas deves pensar nas tuas acções de forma crítica.Assistir e participar...
22/03/2024

Participar de muitos eventos pode ser divertido, mas deves pensar nas tuas acções de forma crítica.

Assistir e participar de forma activa em eventos importantes beneficiará o teu trabalho e permitirá que te envolvas com alguns apoiadores em potencial e principais interessados (no que fazes).

Considera a relevância de cada compromisso e como o teu envolvimento beneficiaria a tua causa antes de te comprometeres a participar. Também é importante entrar num espaço sabendo o que tu esperas da actividade.

Podes procurar reuniões e conferências que ocorram na tua comunidade e online que se adequam ao teu interesse, ao teu trabalho ou à tua causa de advocacia.

À medida que constróis a tua rede, pergunta às pessoas qual é a melhor forma de te envolveres e como conseguir convites para eventos que te interessam.
Há um jovem no meu whatsapp que sempre me envia banners e diz: minha kota, pede ingressos pra esse evento por mim, por favor. Da última vez foi um evento que custa 22 mil kwanzas, eu ri e perguntei-lhe quem ele pensa que eu sou afinal. Ele respondeu: és a Carmen Mateia.
Eu entendi que na cabeça dele, estas intituições organizadoras geralmente me conhecem e oferecem ingressos, não custa nada ele questionar-me se sim.

→ Informa a tua rede sobre a tua intenção de te envolveres: Podes surpreender-te com a quantidade de convites em potencial que as pessoas perdem porque não contam aos outros sobre o seu desejo de participar. As pessoas são menos propensas a convidar-te se não souberem que gostarias de participar. Entra em contacto com pessoas que já participaram ou organizaram um evento do teu interesse.

→ Entra na lista: Garantir um convite para uma reunião local ou nacional pode ser tão simples quanto entrar na lista de discussão ou rede certa. Identifica organizações e agências governamentais. Pergunta se realizam reuniões com as partes interessadas e se podes ser adicionado/a a uma lista de correspondência geral ou lista de contactos para reuniões futuras.

Lembra-te que cada evento é diferente, portanto, precisarás alterar a tua preparação de acordo:

Colecta informações sobre a lista de eventos
→ Quem está a organizar o evento?
→ Onde está a acontecer o evento?
→ Qual é o propósito e a história do evento?
→ Quem estará presente no evento?
→ Quais são algumas das actividades previstas para o evento?

Pesquisa o assunto do evento
→ Quais assuntos serão discutidos durante o evento?
→ Existem documentos específicos que precisas conhecer?
→ Existe alguma informação relevante que precisas antes de participar?

Escolhe o papel que desempenharás no evento
→ Esta é uma oportunidade para observar e aprender ou vais falar?
→ Vais propor algum tipo de mudança ou tentar influenciar uma decisão que está a ser tomada?
→ Estás a representar um grupo maior ou apenas a ti mesmo?
→ Como podes te preparar para isso?

Organiza qualquer recurso ou apoio que irás precisar para o evento
→ Precisas pagar para participar do evento ou viajar até o local?
→ Existem oportunidades de bolsas de estudo?
→ Precisas de um acompanhante para ir e assistir contigo?

Muitos jovens sentem que as oportunidades de eventos estão fechadas para eles, possivelmente devido a restrições financeiras ou porque não se sentem bem-vindos nesses espaços.
Eles também podem presumir que não possuem as qualificações ou habilidades necessárias para participar de reuniões, workshops ou conferências!

Embora estejas apenas a começar a tua educação superior (ou ensino médio) ou carreira, lembra-te que as tuas experiências e ideias são importantes.

Podes não ser o chefe de uma organização ou ter um doutorado, mas a tua experiência vivida como jovem importa, a tua voz e pontos de vista devem ser ouvidos. Ter confiança em si mesmo é uma grande parte da batalha (não tenhas medo de falar à toa, todos falamos às vezes).

Mostra-te.
Ouve.
Diz algo se achares que é a hora certa.
Faz contacto com as pessoas. Nada disso é fácil. Mas vais te sentir muito melhor por teres tentado e te colocado lá fora.

Carmen Mateia,
UNICEF Champion Trainer

21/03/2024

Como benguelense, a minha vida se baseia em esperar o mês de maio!

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Carmen Mateia posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Carmen Mateia:

Shortcuts

  • Address
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share